Atividades interpretação de texto - Ensino fundamental

Atividades interpretação de texto com tirinhas para produção e redação, interpretação de texto para o 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano do ensino fundamental com gabarito, propagandas, quadrinhos e textos bem criativos.

Você sabia?
É muito comum, mais do que se imagina, a ocorrência de erros de interpretação. Os mais freqüentes são:
  
a) Extrapolação (viagem)
Ocorre quando se sai do contexto, acrescentado idéias que não estão no texto, quer por conhecimento prévio do tema quer pela imaginação.
  
b) Redução
É o oposto da extrapolação. Dá-se atenção apenas a um aspecto, esquecendo que um texto é um conjunto de idéias, o que pode ser insuficiente para o total do entendimento do tema desenvolvido. 
  
c) Contradição
Não raro, o texto apresenta  idéias contrárias às do candidato, fazendo-o tirar conclusões equivocadas  e, conseqüentemente, errando a questão.

OBSERVAÇÃO -  Muitos pensam que há a ótica do escritor e a ótica do leitor. Pode ser que existam, mas numa prova, o que deve ser levado em consideração é o que o AUTOR DIZ e nada mais.

Atividades interpretação de texto com tirinhas para produção e redação, interpretação de texto para o 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano do ensino fundamental com gabarito, propagandas, quadrinhos e textos bem criativos.

Você sabia?
É muito comum, mais do que se imagina, a ocorrência de erros de interpretação. Os mais freqüentes são:
  
a) Extrapolação (viagem)
Ocorre quando se sai do contexto, acrescentado idéias que não estão no texto, quer por conhecimento prévio do tema quer pela imaginação.
  
b) Redução
É o oposto da extrapolação. Dá-se atenção apenas a um aspecto, esquecendo que um texto é um conjunto de idéias, o que pode ser insuficiente para o total do entendimento do tema desenvolvido. 
  
c) Contradição
Não raro, o texto apresenta  idéias contrárias às do candidato, fazendo-o tirar conclusões equivocadas  e, conseqüentemente, errando a questão.

OBSERVAÇÃO -  Muitos pensam que há a ótica do escritor e a ótica do leitor. Pode ser que existam, mas numa prova, o que deve ser levado em consideração é o que o AUTOR DIZ e nada mais.

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