Elaborado por: Profa.Lorena Costa Rosa
Procure controlar a disciplina das crianças com mudanças de atividades ou condutas e não com gritos. Preste atenção nas dicas:
- Aproxime-se dos alunos para dar ordens, use apitos, assobios, bater palmas para chamar a atenção, dirija-se sempre para um específico canto da sala quando quiser silêncio, abaixe o tom da voz até que seja necessário que eles precisem observar o que está falando (leitura labial).
- Faça os alunos mexerem de vez em quando, troque de lugar as famosas “panelinhas”.
- Caminhe pela sala de aula enquanto explica a matéria.
- Se possível use aulas expositivas.
- Use a pontuação como sua aliada, dê pontos de conceito.
- Incentive a participação dos alunos, com isso as aulas serão mais dinâmicas e você poupará a voz.
- Faça círculos na sala de aula.
- Faça-os trabalharem em grupo ou em dupla.
- Se estiverem inquietos, dê dois minutos para fazerem o que quiserem.
- Se necessário falar com um aluno específico, dirija-se a ele.
- Não fale fora do seu tom habitual (mais agudo ou mais grave).
- Quando estiver escrevendo no quadro negro, evite falar olhando para a classe, isso provoca mau posicionamento da laringe.
- Se possível adote um microfone.
- Mantenha na sala de aula uma garrafa com água (temperatura ambiente) e beba sempre que possível. E não se esqueça, é necessário que se consuma de seis a oito copos de água por dia.
- Evite ambientes com ar condicionado.
- Use roupas confortáveis (roupas apertadas inibem a respiração e podem atrapalhar a postura).
- Utilize pano úmido para apagar o quadro, o pó de giz causa irritação.
- Fique atento à postura corporal, quando incorreta sobrecarrega a musculatura da laringe.
- Não fume e evite fumar e permanecer em ambientes de fumantes.
- Realize o aquecimento e o desaquecimento vocais, orientados pelo seu fonoaudiólogo.
- Beba bastante água durante as aulas
- Beba a água em pequenos goles de 15 em 15 minutos
- Descubra um tom de voz para que possa falar sem grande esforço
- Mantenha o corpo relaxado enquanto fala, principalmente a região do pescoço
- Lembre-se de respirar o suficiente para completar o que quer dizer
- Fale de frente para a classe, articule bem as palavras, deixe seu corpo falar também
- Alimente-se bem, com qualidade, evitando longos períodos de jejum
- Faça sempre repouso vocal entre uma aula e outra
- Ordene as cadeiras em forma de meia lua para que recebam bem o som de sua voz (veja figura abaixo)
- Não faça uso de drops, pastilhas ou sprays para melhorar a rouquidão
- Nunca se automedique
- Evite forçar a voz em outras atividades além de lecionar
- Evite falar enquanto faz exercícios físicos
- Evite choques térmicos (café quente e água gelada)
- Jamais grite
- Evite cigarro, álcool e drogas ilícitas
- Opte por alimentos não congelados e pouco condimentados
- Utilize recursos audiovisuais para poupar a voz
- Evite falar muito quando estiver resfriado ou gripado
- Não cante ou fale fora de seu tom
- Não tente usar de forma profissional uma voz que não seja a sua, evite imitações.
Elaborado por: Profa.Lorena Costa Rosa
Procure controlar a disciplina das crianças com mudanças de atividades ou condutas e não com gritos. Preste atenção nas dicas:
- Aproxime-se dos alunos para dar ordens, use apitos, assobios, bater palmas para chamar a atenção, dirija-se sempre para um específico canto da sala quando quiser silêncio, abaixe o tom da voz até que seja necessário que eles precisem observar o que está falando (leitura labial).
- Faça os alunos mexerem de vez em quando, troque de lugar as famosas “panelinhas”.
- Caminhe pela sala de aula enquanto explica a matéria.
- Se possível use aulas expositivas.
- Use a pontuação como sua aliada, dê pontos de conceito.
- Incentive a participação dos alunos, com isso as aulas serão mais dinâmicas e você poupará a voz.
- Faça círculos na sala de aula.
- Faça-os trabalharem em grupo ou em dupla.
- Se estiverem inquietos, dê dois minutos para fazerem o que quiserem.
- Se necessário falar com um aluno específico, dirija-se a ele.
- Não fale fora do seu tom habitual (mais agudo ou mais grave).
- Quando estiver escrevendo no quadro negro, evite falar olhando para a classe, isso provoca mau posicionamento da laringe.
- Se possível adote um microfone.
- Mantenha na sala de aula uma garrafa com água (temperatura ambiente) e beba sempre que possível. E não se esqueça, é necessário que se consuma de seis a oito copos de água por dia.
- Evite ambientes com ar condicionado.
- Use roupas confortáveis (roupas apertadas inibem a respiração e podem atrapalhar a postura).
- Utilize pano úmido para apagar o quadro, o pó de giz causa irritação.
- Fique atento à postura corporal, quando incorreta sobrecarrega a musculatura da laringe.
- Não fume e evite fumar e permanecer em ambientes de fumantes.
- Realize o aquecimento e o desaquecimento vocais, orientados pelo seu fonoaudiólogo.
- Beba bastante água durante as aulas
- Beba a água em pequenos goles de 15 em 15 minutos
- Descubra um tom de voz para que possa falar sem grande esforço
- Mantenha o corpo relaxado enquanto fala, principalmente a região do pescoço
- Lembre-se de respirar o suficiente para completar o que quer dizer
- Fale de frente para a classe, articule bem as palavras, deixe seu corpo falar também
- Alimente-se bem, com qualidade, evitando longos períodos de jejum
- Faça sempre repouso vocal entre uma aula e outra
- Ordene as cadeiras em forma de meia lua para que recebam bem o som de sua voz (veja figura abaixo)
- Não faça uso de drops, pastilhas ou sprays para melhorar a rouquidão
- Nunca se automedique
- Evite forçar a voz em outras atividades além de lecionar
- Evite falar enquanto faz exercícios físicos
- Evite choques térmicos (café quente e água gelada)
- Jamais grite
- Evite cigarro, álcool e drogas ilícitas
- Opte por alimentos não congelados e pouco condimentados
- Utilize recursos audiovisuais para poupar a voz
- Evite falar muito quando estiver resfriado ou gripado
- Não cante ou fale fora de seu tom
- Não tente usar de forma profissional uma voz que não seja a sua, evite imitações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário