Alfabetização/Folclore/ Sitio do Picapau Amarelo/Reforço Escolar



Professora: Rosangela Lucineia Scheuer Vali
Sala de APOIO Pedagógico
2º ao 5º Ano
Tema Folclore
Titulo Sitio do Picapau Amarelo
Duração: De Agosto a Setembro

Objetivos:
- Resgatar a diversidade culturas através das brincadeiras
- Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avós, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos.
-Despertar a curiosidade da vida no sitio e personagens trazendo para nossa realidade.
- Criar oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana;
- Ampliar a possibilidade de observação das crianças através de reportagens e vídeo sobre a vida no campo, permitindo construir uma série de conhecimentos ligados ao projeto;
- Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
- Explorar e Valorizar os cuidados com materiais do uso individual e coletivo;
- Propor atividades de escrita e de prática como receitas culinárias que fazem sentido para as crianças.
- Desenvolver atitudes de colaboração compartilhando as suas vivências;
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a coordenação motora ampla e fina para a ampliação do conhecimento do controle sobre o próprio corpo e seus movimentos;
- Participar de situações que envolvam a linguagem escrita através dos jogos;
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
- Desenvolver a linguagem oral através de relatos, conversas informais, necessidades, ideias, etc...
- Escutar diversas histórias, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Praticar a escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita;
- Reconhecer e valorizar os números, as vantagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
- Utilizar anotação numérica e/ou registros não convencionais para a comunicação de quantidades envolvendo as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão.
- Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, gráficos, trilhas, etc...

Justificativa
Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica.

Atividades
- Desenho do personagem preferido;
- Construção de gráficos e trilhas;
- Confecção de um álbum dos personagens do Sítio;
- Apresentação dos personagens do Sítio, através de Cd-Rom do Sítio do Picapau amarelo;
- Degustação de milho;
- Confecção de um boneco de sabugo de milho, palha, papel colorido e etc...
- Apreciação e conversa com alguns personagens do Sítio: Visconde e Cuca;
- Através da Silhueta construção da Emília e do Visconde;
- Visita a Biblioteca Pública Infantil de Montenegro e participação da Hora do Conto;
- Construção de um boneco ou boneca de pano de pano através da silheta recebida;
- Visita dos avós para relato de experiências e auxílio na costura dos cabelos e roupas dos bonecos e bonecas de pano;
- Jogos matemáticos estruturados sobre as histórias: AS JABUTICABAS E OS BOLINHOS DA TIA NASTÁCIA;
- Utilização, no computador, do Paintbrush para desenhar os personagens do Sítio;
- Jogo da forca;
- Músicas da trilha sonora do Sítio;
- Correspondência da música preferida com o número da mesma no CD;
- Elaboração de um feitiço da Cuca, um coletivo e um outro individual;
- Dramatização da Lenda Iara;
- Elaboração dos bolinhos de chuva da Tia Nastácia;
- Registro da receita;
- Atividades físicas como: Vamos trocar de casa; O mestre manda; Sai saci; Saia da floresta; Pulando como saci; Vamos aprisionar o saci e etc...
- Técnicas: dobradura, recorte e colagem;
- Relatos orais;
- Construção de fantoches dos personagens do sítio;
- A partir de fantoches construídos, cada grupo criará uma história onde apareça cada personagem;
- Observação do Sítio do Pica-Pau Amarelo antigo, primeira versão (vídeo);
- A partir da história da Cuca, ouvida, organizá-la observando a sequência lógica (começo, meio e fim);
- Pintura;
- Registro através de desenho ou da escrita espontânea, sobre o que aprenderam com o projeto;
- Quebra-cabeça sobre os personagens do Sítio.

Recursos:
Livros de literatura variados disponíveis na instituição sobre a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. 
Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, lápis de cor, glitter e argila;
Recursos áudio-visuais: som, tv, dvd, filmadora e câmera digital;
Ingredientes pertinentes ao prato regional escolhido;
Fantoches e material para encenações teatrais (Sítio do Pica –Pau Amarelo).

Avaliação
A avaliação será contínua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças através de sua realidade do trabalho intencional do professor.

A mesma será instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e o grupo.


Professora: Rosangela Lucineia Scheuer Vali
Sala de APOIO Pedagógico
2º ao 5º Ano
Tema Folclore
Titulo Sitio do Picapau Amarelo
Duração: De Agosto a Setembro

Objetivos:
- Resgatar a diversidade culturas através das brincadeiras
- Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avós, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos.
-Despertar a curiosidade da vida no sitio e personagens trazendo para nossa realidade.
- Criar oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações da vida cotidiana;
- Ampliar a possibilidade de observação das crianças através de reportagens e vídeo sobre a vida no campo, permitindo construir uma série de conhecimentos ligados ao projeto;
- Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;
- Explorar e Valorizar os cuidados com materiais do uso individual e coletivo;
- Propor atividades de escrita e de prática como receitas culinárias que fazem sentido para as crianças.
- Desenvolver atitudes de colaboração compartilhando as suas vivências;
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam a coordenação motora ampla e fina para a ampliação do conhecimento do controle sobre o próprio corpo e seus movimentos;
- Participar de situações que envolvam a linguagem escrita através dos jogos;
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
- Desenvolver a linguagem oral através de relatos, conversas informais, necessidades, ideias, etc...
- Escutar diversas histórias, apreciando a leitura feita pelo professor;
- Praticar a escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento, sobre o sistema de escrita;
- Reconhecer e valorizar os números, as vantagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
- Utilizar anotação numérica e/ou registros não convencionais para a comunicação de quantidades envolvendo as operações básicas de adição,subtração,multiplicação e divisão.
- Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, gráficos, trilhas, etc...

Justificativa
Mostrar que todos os personagens que fazem parte do sitio estão interligados com o nosso folclore relembrando as situações vivenciadas quando crianças e nos dias atuais como, por exemplo, a vovó Benta nos lembra o aconchego, a Emilia a boneca de pano brinquedos antigos, o Visconde o estudioso, Narizinho e Pedrinho a fantasia, inocência, sonhos , encantamento, Tia Anastácia os quitutes receitas diversas, tio Barnabé contos e causas, a Cuca os medos, Saci as lendas e outros personagens cada um com sua característica.

Atividades
- Desenho do personagem preferido;
- Construção de gráficos e trilhas;
- Confecção de um álbum dos personagens do Sítio;
- Apresentação dos personagens do Sítio, através de Cd-Rom do Sítio do Picapau amarelo;
- Degustação de milho;
- Confecção de um boneco de sabugo de milho, palha, papel colorido e etc...
- Apreciação e conversa com alguns personagens do Sítio: Visconde e Cuca;
- Através da Silhueta construção da Emília e do Visconde;
- Visita a Biblioteca Pública Infantil de Montenegro e participação da Hora do Conto;
- Construção de um boneco ou boneca de pano de pano através da silheta recebida;
- Visita dos avós para relato de experiências e auxílio na costura dos cabelos e roupas dos bonecos e bonecas de pano;
- Jogos matemáticos estruturados sobre as histórias: AS JABUTICABAS E OS BOLINHOS DA TIA NASTÁCIA;
- Utilização, no computador, do Paintbrush para desenhar os personagens do Sítio;
- Jogo da forca;
- Músicas da trilha sonora do Sítio;
- Correspondência da música preferida com o número da mesma no CD;
- Elaboração de um feitiço da Cuca, um coletivo e um outro individual;
- Dramatização da Lenda Iara;
- Elaboração dos bolinhos de chuva da Tia Nastácia;
- Registro da receita;
- Atividades físicas como: Vamos trocar de casa; O mestre manda; Sai saci; Saia da floresta; Pulando como saci; Vamos aprisionar o saci e etc...
- Técnicas: dobradura, recorte e colagem;
- Relatos orais;
- Construção de fantoches dos personagens do sítio;
- A partir de fantoches construídos, cada grupo criará uma história onde apareça cada personagem;
- Observação do Sítio do Pica-Pau Amarelo antigo, primeira versão (vídeo);
- A partir da história da Cuca, ouvida, organizá-la observando a sequência lógica (começo, meio e fim);
- Pintura;
- Registro através de desenho ou da escrita espontânea, sobre o que aprenderam com o projeto;
- Quebra-cabeça sobre os personagens do Sítio.

Recursos:
Livros de literatura variados disponíveis na instituição sobre a Turma do Sítio do Picapau Amarelo. 
Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, lápis de cor, glitter e argila;
Recursos áudio-visuais: som, tv, dvd, filmadora e câmera digital;
Ingredientes pertinentes ao prato regional escolhido;
Fantoches e material para encenações teatrais (Sítio do Pica –Pau Amarelo).

Avaliação
A avaliação será contínua levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças através de sua realidade do trabalho intencional do professor.

A mesma será instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário