Páscoa é, antes de qualquer outra
coisa, passagem da morte para a vida. É Ressurreição, alegria. O mestre
renasceu, venceu a morte e por isso, estamos felizes. Essa alegria da
Páscoa deve ser a essência das comemorações, durante toda a semana.
Elaborei o plano de aula ou de
atividades abaixo, pensando numa comemoração tradicionalmente cristã,
ou seja, que leve em consideração o relato bíblico do significado da
Páscoa ou "a verdadeira história da Páscoa".
Plano de Atividades
"A verdadeira história da páscoa"
(Desenvolvimento: Profª Elizabeth Freitas)
(Desenvolvimento: Profª Elizabeth Freitas)
Objetivos: Permitir que os pequenos conheçam a verdadeira história da Páscoa e seu significado.
Trazer à memória a alegria da ressurreição de jesus.
Conhecer os símbolos da páscoa;
Comemorar a Páscoa com os amigos,
identificando o seu real significado e partilhando da alegriada
ressurreição e de toda a simbologia verdadeira da festa.
Atividades e Recursos:
Vídeo, música, atividades impressas,
confecção de painel ou mural, recorte e colagem, confecção de
lembrancinha utilizando técnicas de reciclagem, pintura,
Sugestões de Atividades a serem desenvolvidas
As atividades abaixo são sugestões
para serem realizadas na Semana da páscoa. Elas não precisam ser
realizadas nesta ordem, necessariamente e o professor deve organizá-las
de acordo com o seu plano de trabalho.
1. Vamos assistir a um vídeo que fala da verdadeira história da Páscoa. O vídeo foi feito pela Voa Flor. A página deles no facebook pode ser encontrada clicando aqui.
***Passe o vídeo para os alunos e deixe
que comentem, que falem o que trazem, o que pensam, o que conhecem sobre
a verdadeira história e a que conclusões chegaram após assistir ao
vídeo.
2. Desenho Livre - Expressando a Páscoa: desenhar
livremente o que significa a Páscoa para ele. Se algum aluno desenhar
coelhinhos e chocolate, permita que deixe assim, afinal nossa intenção é
que se expresse.
3. Texto sobre a Páscoa: o texto pode ser entregue já impresso aos alunos, evitando o desgaste da cópia.
3. Texto sobre a Páscoa: o texto pode ser entregue já impresso aos alunos, evitando o desgaste da cópia.
*** Conversar sobre o texto, falar sobre o texto com eles, deixar que se expressem livemente.
4. Jogral; o verdadeiro sentido da Páscoa - Ensaiar as falas com os alunos. Eles podem estar caracterizados e o jogral pode ser apresentado para todas as turmas, num auditório. Isto valoriza o trabalho deles. Os cartazes do Alfabeto verdadeiro Sentido da páscoa podem ser a base para um bom jogral. Clique aqui e acesse os cartazes para imprimir.
5. Você conhece os símbolos da páscoa? Vamos ver um slide na aula de informática sobre eles?
Se a escola não tiver uma sala de informática, o texto sobre os símbolos da Páscoa pode ser dado aos alunos impresso ou podemos fazer uma atividade de texto lacunado, o que torna o aprendizado mais interessante. veja abaixo uma sugestão:
6. Por que o cordeiro é um símbolo da Páscoa? Vamos ler o texto e realizar uma atividade?
Atividade: montar o cordeiro com rolinho de papel: veja o molde abaixo:
Porém, clicando aqui você poderá ver muitas sugestões de atividades com ovelhinhas e cordeiros!
7. Quebra-cabeças dos símbolos da páscoa; os alunos podem colorir, colar sobre papel firme e depois podem montar.
8. Que tal montar um mural ou painel de páscoa junto com a turma? Deixo dois modelos abaixo, mas você pode usar o que tiver ou preferir. Os alunos podem pintar com guache e pincel, podem fazer com mosaico, recortes de revista bem pequeninos e colagem, podem usar colagem com algodão na ovelhinha, deixe que façam, que criem. É bonito um painel em eva, maravilhoso. Porém, pense em como irão se sentir diante de algo que fizeram com suas próprias mãos? Isto fará bem para a auto-estima deles!
Ovelhinha - Clique aqui para baixar ampliado!
Cruz Páscoa - Clique para baixar ampliado!
Trenzinho com crianças - Clique para baixar ampliado!
9. Vamos encenar o julgamento de Jesus? É
uma atividade a ser feita por turmas de faixa etária maior. Os alunos
vestidos a caráter, um local apropriado, com uma mesa para o júri, a
cadeira do réu, etc.
Personagens:
Jesus - réu
Pilatos, povo, Barrabás, guardas, sacerdotes,
Descrevo a cena abaixo, adaptando
detalhes, para que as crianças possam apresentar. Você pode fazer as
modificações que desejar. (Marcos 15)
Jesus está ferido e sangrando.
Ele é levado até Pilatos.
E Pilatos pergunta:
__Tu és o Rei dos judeus?
Jesus: __Tu o dizes.
Os sacerdotes falam alto, acusando jesus: Ele se diz o cristo, se diz filho de deus! Ele blasfema! Ele ri de todos nós!!
E Jesus continua em silêncio.
Pilatos: __Nada respondes? Ouves tudo quanto dizem de ti?
Jesus permanece em silêncio.
A multidão grita, se agita: Soltem barrabás!!!!
e Pilatos pergunta; E o que quereis que eu faça a jesus?
__Crucifica-o!!!!
E Pilatos diz à multidão:
___Mas que mal fez ele?
E gritam ainda mais alto, pedindo que crucifiquem Jesus.
Então Pilatos solta a Barrabás e Jesus segue, sendo açoitado.
Um dos alunos pode ler uma sentença; Crucificação e açoites.
Colocam uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus sai, levado e empurrado pelos guardas enquanto a multidão grita:
__Salve, rei dos judeus!!
***
10. Que tal montar um mural com dobraduras dos símbolos da páscoa? Você pode encontrar passo a passo clicando aqui.
11. Coro falado: sugestão de um coro para uma classe de faixa etária menor:
12. Que tal deixar que criem poesias sobre a Páscoa? trabalhar rimas é uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo amplamente educativa.
13. Para fazer colagem com algodão:
14. Acróstico de páscoa: uma ótima idéia! Deixe que escrevam, criem, a partie das iniciais PÁSCOA.
15. Trabalhando com receita:
Vamos fazer brigadeiro? A receita pode ser dada impressa ou em texto
lacunado para preencherem. O professor pode pedir que dobrem a receita e
assim precisarão fazer cálculos. Em seguida, mãos a obra! Vamos fazer
brigadeiro? Você pode pedir que eles usem encartes de supermercado,
recortem os ingredientes e colem no caderno, fazendo o cálculo geral de
quanto irão gastar para fazer brigadeiros.
16. Vamos colorir ou fazer colagem?
17. Vamos montar uma caixinha de ovelhinha? Podemos colocar nosso brigadeiro dentro e ofertar a um amigo! Neste momento, cada um faz a caixinha e coloca dentro um brigadeiro que fez junto com a turma. Vada um oferece a um amigo a lembrancinha. É preciso estar atento e organizar quem entregará a quem, para que ninguem fique sem a lembrancinha.
18. Vamos fazer recorte e colagem? Jesus morreu mas ressuscitou!
19. E agora, cálculos utilizando encartes de supermercado! Os alunos irão às compras, eles precisam comprar os ingredientes para a Ceia de Páscoa! Mas cada um deles recebe um valor, em notas de mentirinha. E a missão é fazer com que aquele dinheiro dê para comprar, apresentando os cálculos que foram feitos!!
Neste dia peça para cada aluno trazer encartes de supermercados!
A lista de compras é uma só pra toda a classe;
Pão, vinho, copos descartáveis, guardanapos, pratos descartáveis, vela, fósforo.
20. Montar a ceia com a turma: Agora, que tal montar com a turma a mesa da Ceia? Ela pode conter o pão e o vinho, os alimentos simbólicos e também outros alimentos, para que, enfim, se faça uma festa! Afinal, estamos celebrando a vida!!! Cada aluno pode trazer um prato anteriormente especificado pelo professor!
Espero que tenham gostado das sugestões. Fiquem a vontade para adaptar cada uma delas à realidade de sua turma.
Um abraço tamanho do mundo para todos os que sempre estão nos prestigiando com sua presença e carinho!!
Obrigada pelos recadinhos e mensagens e perdoem se às vezes não consigo responder a todos imediatamente.
Amigos queridos, quem copiar esta postagem, dê os créditos.
Planejamento de páscoa desenvolvido por Liza, do Espaço educar.
Páscoa é, antes de qualquer outra
coisa, passagem da morte para a vida. É Ressurreição, alegria. O mestre
renasceu, venceu a morte e por isso, estamos felizes. Essa alegria da
Páscoa deve ser a essência das comemorações, durante toda a semana.
Elaborei o plano de aula ou de
atividades abaixo, pensando numa comemoração tradicionalmente cristã,
ou seja, que leve em consideração o relato bíblico do significado da
Páscoa ou "a verdadeira história da Páscoa".
Plano de Atividades
"A verdadeira história da páscoa"
(Desenvolvimento: Profª Elizabeth Freitas)
(Desenvolvimento: Profª Elizabeth Freitas)
Objetivos: Permitir que os pequenos conheçam a verdadeira história da Páscoa e seu significado.
Trazer à memória a alegria da ressurreição de jesus.
Conhecer os símbolos da páscoa;
Comemorar a Páscoa com os amigos,
identificando o seu real significado e partilhando da alegriada
ressurreição e de toda a simbologia verdadeira da festa.
Atividades e Recursos:
Vídeo, música, atividades impressas,
confecção de painel ou mural, recorte e colagem, confecção de
lembrancinha utilizando técnicas de reciclagem, pintura,
Sugestões de Atividades a serem desenvolvidas
As atividades abaixo são sugestões
para serem realizadas na Semana da páscoa. Elas não precisam ser
realizadas nesta ordem, necessariamente e o professor deve organizá-las
de acordo com o seu plano de trabalho.
1. Vamos assistir a um vídeo que fala da verdadeira história da Páscoa. O vídeo foi feito pela Voa Flor. A página deles no facebook pode ser encontrada clicando aqui.
***Passe o vídeo para os alunos e deixe
que comentem, que falem o que trazem, o que pensam, o que conhecem sobre
a verdadeira história e a que conclusões chegaram após assistir ao
vídeo.
2. Desenho Livre - Expressando a Páscoa: desenhar
livremente o que significa a Páscoa para ele. Se algum aluno desenhar
coelhinhos e chocolate, permita que deixe assim, afinal nossa intenção é
que se expresse.
3. Texto sobre a Páscoa: o texto pode ser entregue já impresso aos alunos, evitando o desgaste da cópia.
3. Texto sobre a Páscoa: o texto pode ser entregue já impresso aos alunos, evitando o desgaste da cópia.
*** Conversar sobre o texto, falar sobre o texto com eles, deixar que se expressem livemente.
4. Jogral; o verdadeiro sentido da Páscoa - Ensaiar as falas com os alunos. Eles podem estar caracterizados e o jogral pode ser apresentado para todas as turmas, num auditório. Isto valoriza o trabalho deles. Os cartazes do Alfabeto verdadeiro Sentido da páscoa podem ser a base para um bom jogral. Clique aqui e acesse os cartazes para imprimir.
5. Você conhece os símbolos da páscoa? Vamos ver um slide na aula de informática sobre eles?
Se a escola não tiver uma sala de informática, o texto sobre os símbolos da Páscoa pode ser dado aos alunos impresso ou podemos fazer uma atividade de texto lacunado, o que torna o aprendizado mais interessante. veja abaixo uma sugestão:
6. Por que o cordeiro é um símbolo da Páscoa? Vamos ler o texto e realizar uma atividade?
Atividade: montar o cordeiro com rolinho de papel: veja o molde abaixo:
Porém, clicando aqui você poderá ver muitas sugestões de atividades com ovelhinhas e cordeiros!
7. Quebra-cabeças dos símbolos da páscoa; os alunos podem colorir, colar sobre papel firme e depois podem montar.
8. Que tal montar um mural ou painel de páscoa junto com a turma? Deixo dois modelos abaixo, mas você pode usar o que tiver ou preferir. Os alunos podem pintar com guache e pincel, podem fazer com mosaico, recortes de revista bem pequeninos e colagem, podem usar colagem com algodão na ovelhinha, deixe que façam, que criem. É bonito um painel em eva, maravilhoso. Porém, pense em como irão se sentir diante de algo que fizeram com suas próprias mãos? Isto fará bem para a auto-estima deles!
Ovelhinha - Clique aqui para baixar ampliado!
Cruz Páscoa - Clique para baixar ampliado!
Trenzinho com crianças - Clique para baixar ampliado!
9. Vamos encenar o julgamento de Jesus? É
uma atividade a ser feita por turmas de faixa etária maior. Os alunos
vestidos a caráter, um local apropriado, com uma mesa para o júri, a
cadeira do réu, etc.
Personagens:
Jesus - réu
Pilatos, povo, Barrabás, guardas, sacerdotes,
Descrevo a cena abaixo, adaptando
detalhes, para que as crianças possam apresentar. Você pode fazer as
modificações que desejar. (Marcos 15)
Jesus está ferido e sangrando.
Ele é levado até Pilatos.
E Pilatos pergunta:
__Tu és o Rei dos judeus?
Jesus: __Tu o dizes.
Os sacerdotes falam alto, acusando jesus: Ele se diz o cristo, se diz filho de deus! Ele blasfema! Ele ri de todos nós!!
E Jesus continua em silêncio.
Pilatos: __Nada respondes? Ouves tudo quanto dizem de ti?
Jesus permanece em silêncio.
A multidão grita, se agita: Soltem barrabás!!!!
e Pilatos pergunta; E o que quereis que eu faça a jesus?
__Crucifica-o!!!!
E Pilatos diz à multidão:
___Mas que mal fez ele?
E gritam ainda mais alto, pedindo que crucifiquem Jesus.
Então Pilatos solta a Barrabás e Jesus segue, sendo açoitado.
Um dos alunos pode ler uma sentença; Crucificação e açoites.
Colocam uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus sai, levado e empurrado pelos guardas enquanto a multidão grita:
__Salve, rei dos judeus!!
***
10. Que tal montar um mural com dobraduras dos símbolos da páscoa? Você pode encontrar passo a passo clicando aqui.
11. Coro falado: sugestão de um coro para uma classe de faixa etária menor:
12. Que tal deixar que criem poesias sobre a Páscoa? trabalhar rimas é uma atividade prazerosa e ao mesmo tempo amplamente educativa.
13. Para fazer colagem com algodão:
14. Acróstico de páscoa: uma ótima idéia! Deixe que escrevam, criem, a partie das iniciais PÁSCOA.
15. Trabalhando com receita:
Vamos fazer brigadeiro? A receita pode ser dada impressa ou em texto
lacunado para preencherem. O professor pode pedir que dobrem a receita e
assim precisarão fazer cálculos. Em seguida, mãos a obra! Vamos fazer
brigadeiro? Você pode pedir que eles usem encartes de supermercado,
recortem os ingredientes e colem no caderno, fazendo o cálculo geral de
quanto irão gastar para fazer brigadeiros.
16. Vamos colorir ou fazer colagem?
17. Vamos montar uma caixinha de ovelhinha? Podemos colocar nosso brigadeiro dentro e ofertar a um amigo! Neste momento, cada um faz a caixinha e coloca dentro um brigadeiro que fez junto com a turma. Vada um oferece a um amigo a lembrancinha. É preciso estar atento e organizar quem entregará a quem, para que ninguem fique sem a lembrancinha.
18. Vamos fazer recorte e colagem? Jesus morreu mas ressuscitou!
19. E agora, cálculos utilizando encartes de supermercado! Os alunos irão às compras, eles precisam comprar os ingredientes para a Ceia de Páscoa! Mas cada um deles recebe um valor, em notas de mentirinha. E a missão é fazer com que aquele dinheiro dê para comprar, apresentando os cálculos que foram feitos!!
Neste dia peça para cada aluno trazer encartes de supermercados!
A lista de compras é uma só pra toda a classe;
Pão, vinho, copos descartáveis, guardanapos, pratos descartáveis, vela, fósforo.
20. Montar a ceia com a turma: Agora, que tal montar com a turma a mesa da Ceia? Ela pode conter o pão e o vinho, os alimentos simbólicos e também outros alimentos, para que, enfim, se faça uma festa! Afinal, estamos celebrando a vida!!! Cada aluno pode trazer um prato anteriormente especificado pelo professor!
Espero que tenham gostado das sugestões. Fiquem a vontade para adaptar cada uma delas à realidade de sua turma.
Um abraço tamanho do mundo para todos os que sempre estão nos prestigiando com sua presença e carinho!!
Obrigada pelos recadinhos e mensagens e perdoem se às vezes não consigo responder a todos imediatamente.
Amigos queridos, quem copiar esta postagem, dê os créditos.
Planejamento de páscoa desenvolvido por Liza, do Espaço educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário