Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ampliar os conhecimentos sobre a estação estudada (características e datas) a partir de um gênero textual: textos informativos
- Produzir um texto narrativo a partir de uma imagem
- Trabalhar a coordenação motora fina tendo como recurso atividades de recorte e colagem sobre o tema proposto
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora deve explorar o conhecimento que os alunos têm sobre as
estações do ano. Deve perguntar se sabem quando acontece cada estação e
se conhecem as características de cada uma. Após essa conversa
informal, explicar que trabalharão durante as próximas aulas sobre a
estação do outono, através de textos informativos. A professora deve
explicar que textos informativos são aqueles que, como o próprio nome
diz, trazem informações sobre um determinado assunto, geralmente, não
fazem defesas de pontos de vista e não contam histórias. Dessa maneira,
textos informativos instruem, ensinam e fazem com que a pessoa tome
conhecimento a respeito de algo.
Momento 2
A professora deve providenciar o xerox do texto abaixo para trabalhar com os alunos:
A professora deve ler o texto com as crianças e fazer uma
interpretação oral buscando tirar informações sobre o tema estudado.
Poderão ser feitas as seguintes perguntas:
- Sobre o que esse texto nos informa?
- Quando começa o outono?
- Quais são as características dessa região?
- Qual estação vem antes do outono?
- Qual é a estação que vem depois?
- Como ficam as folhas das árvores durante o outono?
- Quando termina o outono em nosso hemisfério?
* É importante ressaltar e deixar claro que o Brasil localiza-se no hemisfério sul.
Chamar a atenção dos alunos para as várias informações contidas no
texto fazendo, assim, com que percebam as características do texto
informativo.
Momento 3
Distribuir para cada aluno um calendário xerocado:
Baseando-se no texto lido, pedir aos alunos para colorir (de uma
determinada cor) a estação do outono. Lembrar da data inicial e final do
outono, pois esses meses não terão todos os dias pintados.
Momento 4
Ler para as crianças o seguinte texto:
A professora também deve fazer a interpretação oral desse texto
através de perguntas, para que os alunos percebam as diversas
informações contidas.
- De que se trata o texto?
- Como fica o clima nessa estação?
- Quais as frutas citadas no texto típicas do outono?
- Qual é a fruta que ajuda no desenvolvimento dos dentes e dos ossos?
Momento 5
A partir do trabalho desenvolvido, a professora deve propor a
criação de um pequeno texto no gênero narrativo de acordo com a imagem
abaixo.
Essa produção pode ser feita coletivamente. Explicar que um
texto narrativo é aquele que conta uma história, tem um personagem, um
lugar, não necessariamente vai ensinar alguma coisa como acontece nos
textos informativos.
Sugestão para a produção do texto narrativo:
O outono
Era uma linda tarde de outono. Não havia muito sol, mas a temperatura estava muito agradável. As amigas Dani e Letícia foram até o parque brincar. As folhas caiam das árvores e as meninas corriam atrás delas. Mas, de repente...
Momento 6
No caderno ou em uma folha de papel ofício A4 pedir às crianças para
representar a estação do outono com suas respectivas características.
Os alunos irão precisar de papel colorido (pelo menos verde e marrom),
tesoura e cola para que possam cortar folhas, fazer árvores e montar uma
paisagem dessa estação. Os trabalhos poderão ficar expostos na sala de
aula ou nos murais da escola com o título "A ESTAÇÃO OUTONO".
Recursos Complementares
Vídeo sobre as estações do ano disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE
Avaliação
Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Através das interpretações orais, a professora deve estar atenta se
os alunos conseguiram tirar informações dos textos trabalhados
percebendo as características do gênero estudado.
Observar se souberam colorir corretamente as datas referentes ao outono no calendário
Analisar a coerência das ideias e se usaram elementos de uma narração ao produzir um texto no momento 5
Fonte: Portal do Mec
Observe textos produzidos por alunos a partir deste tema:
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ampliar os conhecimentos sobre a estação estudada (características e datas) a partir de um gênero textual: textos informativos
- Produzir um texto narrativo a partir de uma imagem
- Trabalhar a coordenação motora fina tendo como recurso atividades de recorte e colagem sobre o tema proposto
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora deve explorar o conhecimento que os alunos têm sobre as
estações do ano. Deve perguntar se sabem quando acontece cada estação e
se conhecem as características de cada uma. Após essa conversa
informal, explicar que trabalharão durante as próximas aulas sobre a
estação do outono, através de textos informativos. A professora deve
explicar que textos informativos são aqueles que, como o próprio nome
diz, trazem informações sobre um determinado assunto, geralmente, não
fazem defesas de pontos de vista e não contam histórias. Dessa maneira,
textos informativos instruem, ensinam e fazem com que a pessoa tome
conhecimento a respeito de algo.
Momento 2
A professora deve providenciar o xerox do texto abaixo para trabalhar com os alunos:
A professora deve ler o texto com as crianças e fazer uma
interpretação oral buscando tirar informações sobre o tema estudado.
Poderão ser feitas as seguintes perguntas:
- Sobre o que esse texto nos informa?
- Quando começa o outono?
- Quais são as características dessa região?
- Qual estação vem antes do outono?
- Qual é a estação que vem depois?
- Como ficam as folhas das árvores durante o outono?
- Quando termina o outono em nosso hemisfério?
* É importante ressaltar e deixar claro que o Brasil localiza-se no hemisfério sul.
Chamar a atenção dos alunos para as várias informações contidas no
texto fazendo, assim, com que percebam as características do texto
informativo.
Momento 3
Distribuir para cada aluno um calendário xerocado:
Baseando-se no texto lido, pedir aos alunos para colorir (de uma
determinada cor) a estação do outono. Lembrar da data inicial e final do
outono, pois esses meses não terão todos os dias pintados.
Momento 4
Ler para as crianças o seguinte texto:
A professora também deve fazer a interpretação oral desse texto
através de perguntas, para que os alunos percebam as diversas
informações contidas.
- De que se trata o texto?
- Como fica o clima nessa estação?
- Quais as frutas citadas no texto típicas do outono?
- Qual é a fruta que ajuda no desenvolvimento dos dentes e dos ossos?
Momento 5
A partir do trabalho desenvolvido, a professora deve propor a
criação de um pequeno texto no gênero narrativo de acordo com a imagem
abaixo.
Essa produção pode ser feita coletivamente. Explicar que um
texto narrativo é aquele que conta uma história, tem um personagem, um
lugar, não necessariamente vai ensinar alguma coisa como acontece nos
textos informativos.
Sugestão para a produção do texto narrativo:
O outono
Era uma linda tarde de outono. Não havia muito sol, mas a temperatura estava muito agradável. As amigas Dani e Letícia foram até o parque brincar. As folhas caiam das árvores e as meninas corriam atrás delas. Mas, de repente...
Momento 6
No caderno ou em uma folha de papel ofício A4 pedir às crianças para
representar a estação do outono com suas respectivas características.
Os alunos irão precisar de papel colorido (pelo menos verde e marrom),
tesoura e cola para que possam cortar folhas, fazer árvores e montar uma
paisagem dessa estação. Os trabalhos poderão ficar expostos na sala de
aula ou nos murais da escola com o título "A ESTAÇÃO OUTONO".
Recursos Complementares
Vídeo sobre as estações do ano disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE
Avaliação
Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Através das interpretações orais, a professora deve estar atenta se
os alunos conseguiram tirar informações dos textos trabalhados
percebendo as características do gênero estudado.
Observar se souberam colorir corretamente as datas referentes ao outono no calendário
Analisar a coerência das ideias e se usaram elementos de uma narração ao produzir um texto no momento 5
Fonte: Portal do Mec
Observe textos produzidos por alunos a partir deste tema:
Nenhum comentário:
Postar um comentário