Nós
professores quando saímos da faculdade e vamos para sala
de aula encontramos muitas dificuldades no dia a dia, mas calma não
precisa se desesperar. Existem algumas coisas que só com o tempo
você aprende a se organizar e facilitar seu trabalho. Mas nós do blog HoraDeColorir vamos te dar uma forcinha pra melhorar seu trabalho.
Nós separamos pra vocês 5 dicas super importantes para facilitar seu trabalho e tornar você um(a) profissional exemplar.
1- Regras são regras - o combinado não sai caro:
Ao
iniciar as aulas com uma turma nova, logo no início estabeleça suas
regras de disciplina, como será a avaliação, como você irá proceder com
eles durante todo o período letivo.
2- Passe no teste dos alunos - nem ditador, nem frouxo(a).
Não seja um ditador para que os alunos não sintam aversão de você logo de cara, mas também não seja muito "legalzão", pois é nas primeiras aulas que você determina o comportamento dos alunos durante o ano todo. Nas
primeiras aulas os alunos irão te testar para saber até onde eles podem
ir com você, quais os limites, se você é um tanga frouxa que permite
que eles façam o que quiserem.
3 - Incentive o uso correto do tradutor
Será que é possivel usar os aparelhos smartphone para o bem da aula? |
Permitir ou não o uso do tradutor é algo complicado, alguns professores são radicais e não admitem isso, porém não tem como negar que ele ajuda muito e os alunos vão usar mesmo então é conveniente que você use ele a seu favor.
Durante
as aulas é interessante usar procedimentos diferentes de acordo com a
idade dos alunos. Quando se trata do ensino Fundamental II fazer uso do
tradutor em sala de aula é complicado, pois eles não tem maturidade
suficiente para utiliza-lo de maneira produtiva. Sem duvidas quando você virar as costas eles estarão navegando no facebook...
A
minha sugestão é que quando for trabalhar com tradução de textos é que
peça que os alunos façam a tradução em casa e que utilizem o tradutor
como um dicionário para agilizar seu trabalho e que façam assim
sua tradução e que não digitem todo o texto para que o tradutor faça
todo trabalho sozinho.
Ao trabalhar o inglês
instrumental na graduação normalmente é bom permitir que os alunos
utilizem em sala de aula o tradutor. Orienta-los a usar o tradutor como
um dicionário e que façam sua própria tradução é essencial. É claro que
mesmo lidando com adultos por muitas vezes vai acontecer de vê-los
acessando outras coisas além do tradutor, seja no computador ou no
celular, por isso cabe o professor jogo de cintura para lidar com isso.
Quando se está lidando com adultos na graduação a situação é mais fácil
ainda pois eles tem ou pelo menos deveriam ter consciência de que são
responsáveis por seu aprendizado.
4 - Seja metódico para a correção das avaliações.
a) Para facilitar seu trabalho ao corrigir as avaliações,
tornar mais rápido eficiente faca o seguinte: pelos exercícios de múltipla escolha,
separe a sequencia de respostas e corrija. Por exemplo: 1-A, 2-B, 3-C. Assim
você decora com facilidade a sequencia e consegue corrigir todos com mais
rapidez.
· b) Questões dissertativas: para questões
dissertativas você deve corrigir uma por vez de todos os alunos . Por exemplo:
Questão 1 - " O que é língua franca? " Corrija essa questão de todos os alunos assim
você será mais justo ao corrigir, pois a
tendência é ser mais rigoroso com as primeiras provas e nem tão rigoroso com as
últimas. Além de poder utilizar o mesmo critério de avaliação em todas as
provas ficará mais fácil de perceber respostas iguais, ou seja, se o aluno
“colou”. ;)
· c) Quando for preparar a avaliação já estabeleça o
valor de cada questão e coloque o valor na prova, assim o aluno saberá o valor
e ficará mais fácil para você professor pontuar a questão ao corrigir.
5 - Organize seus materiais
Não
sei se é só comigo, mas
sempre tive problemas para encontrar no computador as provas,
exercícios,
textos que tinha salvo. Já vi muitos professores com a mania de salvar
as coisas na "área de trabalho" por preguiça e depois ter de refazer
muitas coisas. Nem preciso dizer que isso não é nada legal pro seu
rendimento.
Por isso essa dica é para as avaliações:
a) Se vc trabalha em mais de uma
escola crie pastas separadas para cada escola
Assim dentro de cada pasta separe os bimestres:
Quando for nomear os arquivos de provas especifique o
bimestre, o ano e se é a 1ª, 2ª avaliação ou ainda a recuperação:
E ai? Gostou do post?
Então
compartilha ai no seu Facebook, Google +, Whatsapp, Comunidades, E-mail
com todos seus amigos. Não esqueça de curtir pra ajudar nosso site a
crescer.
Nós
professores quando saímos da faculdade e vamos para sala
de aula encontramos muitas dificuldades no dia a dia, mas calma não
precisa se desesperar. Existem algumas coisas que só com o tempo
você aprende a se organizar e facilitar seu trabalho. Mas nós do blog HoraDeColorir vamos te dar uma forcinha pra melhorar seu trabalho.
Nós separamos pra vocês 5 dicas super importantes para facilitar seu trabalho e tornar você um(a) profissional exemplar.
1- Regras são regras - o combinado não sai caro:
Ao
iniciar as aulas com uma turma nova, logo no início estabeleça suas
regras de disciplina, como será a avaliação, como você irá proceder com
eles durante todo o período letivo.
2- Passe no teste dos alunos - nem ditador, nem frouxo(a).
Não seja um ditador para que os alunos não sintam aversão de você logo de cara, mas também não seja muito "legalzão", pois é nas primeiras aulas que você determina o comportamento dos alunos durante o ano todo. Nas
primeiras aulas os alunos irão te testar para saber até onde eles podem
ir com você, quais os limites, se você é um tanga frouxa que permite
que eles façam o que quiserem.
3 - Incentive o uso correto do tradutor
Será que é possivel usar os aparelhos smartphone para o bem da aula? |
Permitir ou não o uso do tradutor é algo complicado, alguns professores são radicais e não admitem isso, porém não tem como negar que ele ajuda muito e os alunos vão usar mesmo então é conveniente que você use ele a seu favor.
Durante
as aulas é interessante usar procedimentos diferentes de acordo com a
idade dos alunos. Quando se trata do ensino Fundamental II fazer uso do
tradutor em sala de aula é complicado, pois eles não tem maturidade
suficiente para utiliza-lo de maneira produtiva. Sem duvidas quando você virar as costas eles estarão navegando no facebook...
A
minha sugestão é que quando for trabalhar com tradução de textos é que
peça que os alunos façam a tradução em casa e que utilizem o tradutor
como um dicionário para agilizar seu trabalho e que façam assim
sua tradução e que não digitem todo o texto para que o tradutor faça
todo trabalho sozinho.
Ao trabalhar o inglês
instrumental na graduação normalmente é bom permitir que os alunos
utilizem em sala de aula o tradutor. Orienta-los a usar o tradutor como
um dicionário e que façam sua própria tradução é essencial. É claro que
mesmo lidando com adultos por muitas vezes vai acontecer de vê-los
acessando outras coisas além do tradutor, seja no computador ou no
celular, por isso cabe o professor jogo de cintura para lidar com isso.
Quando se está lidando com adultos na graduação a situação é mais fácil
ainda pois eles tem ou pelo menos deveriam ter consciência de que são
responsáveis por seu aprendizado.
4 - Seja metódico para a correção das avaliações.
a) Para facilitar seu trabalho ao corrigir as avaliações,
tornar mais rápido eficiente faca o seguinte: pelos exercícios de múltipla escolha,
separe a sequencia de respostas e corrija. Por exemplo: 1-A, 2-B, 3-C. Assim
você decora com facilidade a sequencia e consegue corrigir todos com mais
rapidez.
· b) Questões dissertativas: para questões
dissertativas você deve corrigir uma por vez de todos os alunos . Por exemplo:
Questão 1 - " O que é língua franca? " Corrija essa questão de todos os alunos assim
você será mais justo ao corrigir, pois a
tendência é ser mais rigoroso com as primeiras provas e nem tão rigoroso com as
últimas. Além de poder utilizar o mesmo critério de avaliação em todas as
provas ficará mais fácil de perceber respostas iguais, ou seja, se o aluno
“colou”. ;)
· c) Quando for preparar a avaliação já estabeleça o
valor de cada questão e coloque o valor na prova, assim o aluno saberá o valor
e ficará mais fácil para você professor pontuar a questão ao corrigir.
5 - Organize seus materiais
Não
sei se é só comigo, mas
sempre tive problemas para encontrar no computador as provas,
exercícios,
textos que tinha salvo. Já vi muitos professores com a mania de salvar
as coisas na "área de trabalho" por preguiça e depois ter de refazer
muitas coisas. Nem preciso dizer que isso não é nada legal pro seu
rendimento.
Por isso essa dica é para as avaliações:
a) Se vc trabalha em mais de uma
escola crie pastas separadas para cada escola
Assim dentro de cada pasta separe os bimestres:
Quando for nomear os arquivos de provas especifique o
bimestre, o ano e se é a 1ª, 2ª avaliação ou ainda a recuperação:
E ai? Gostou do post?
Então
compartilha ai no seu Facebook, Google +, Whatsapp, Comunidades, E-mail
com todos seus amigos. Não esqueça de curtir pra ajudar nosso site a
crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário