5 dicas para ser mais eficiente na sala de aula



Nós professores quando saímos da faculdade e vamos para sala de aula encontramos muitas dificuldades no dia a dia, mas calma não precisa se desesperar. Existem algumas coisas que só com o tempo você aprende a se organizar e facilitar seu trabalho. Mas nós do blog HoraDeColorir vamos te dar uma forcinha pra melhorar seu trabalho.

Nós separamos pra vocês 5 dicas super importantes para facilitar seu trabalho e tornar você um(a) profissional exemplar.

1- Regras são regras - o combinado não sai caro:
Ao iniciar as aulas com uma turma nova, logo no início estabeleça suas regras de disciplina, como será a avaliação, como você irá proceder com eles durante todo o período letivo. 


2- Passe no teste dos alunos - nem ditador, nem frouxo(a).
Não seja um ditador  para que os alunos não sintam aversão de você logo de cara, mas também não seja muito "legalzão", pois é nas primeiras aulas que você determina o comportamento dos alunos durante o ano todo. Nas primeiras aulas os alunos irão te testar para saber até onde eles podem ir com você, quais os limites, se você é um tanga frouxa que permite que eles façam o que quiserem.


3 - Incentive o uso correto do tradutor
Será que é possivel usar os aparelhos
smartphone para o bem da aula?

Permitir ou não o uso do tradutor é algo complicado, alguns professores são radicais e não admitem isso, porém não tem como negar que ele ajuda muito e os alunos vão usar mesmo então é conveniente que você use ele a seu favor.
Durante as aulas é interessante usar procedimentos diferentes de acordo com a idade dos alunos. Quando se trata do ensino Fundamental II fazer uso do tradutor em sala de aula é complicado, pois eles não tem maturidade suficiente para utiliza-lo de maneira produtiva. Sem duvidas quando você virar as costas eles estarão navegando no facebook... 
     
A minha sugestão é que quando for trabalhar com tradução de textos é que peça que os alunos façam a tradução em casa e que utilizem o tradutor como um dicionário para agilizar seu trabalho e que façam assim sua tradução e que não digitem todo o texto para que o tradutor faça todo trabalho sozinho. 
Ao trabalhar o inglês instrumental na graduação normalmente é bom permitir que os alunos utilizem em sala de aula o tradutor. Orienta-los a usar o tradutor como um dicionário e que façam sua própria tradução é essencial. É claro que mesmo lidando com adultos por muitas vezes vai acontecer de vê-los acessando outras coisas além do tradutor, seja no computador ou no celular, por isso cabe o professor jogo de cintura para lidar com isso. Quando se está lidando com adultos na graduação a situação é mais fácil ainda pois eles tem ou pelo menos deveriam ter consciência de que são responsáveis  por seu aprendizado.


4 - Seja metódico para a correção das avaliações.

a) Para facilitar seu trabalho ao corrigir as avaliações, tornar mais rápido eficiente faca o seguinte: pelos exercícios de múltipla escolha, separe a sequencia de respostas e corrija. Por exemplo: 1-A, 2-B, 3-C. Assim você decora com facilidade a sequencia e consegue corrigir todos com mais rapidez.
·    b) Questões dissertativas: para questões dissertativas você deve corrigir uma por vez de todos os alunos . Por exemplo: Questão 1 - " O que é língua franca? " Corrija essa questão de todos os alunos assim você será mais justo ao corrigir, pois a tendência é ser mais rigoroso com as primeiras provas e nem tão rigoroso com as últimas. Além de poder utilizar o mesmo critério de avaliação em todas as provas ficará mais fácil de perceber respostas iguais, ou seja, se o aluno “colou”. ;)
·     c) Quando for preparar a avaliação já estabeleça o valor de cada questão e coloque o valor na prova, assim o aluno saberá o valor e ficará mais fácil para você professor pontuar a questão ao corrigir.
5 - Organize seus materiais

Não sei se é só comigo, mas sempre tive problemas para encontrar no computador as provas, exercícios, textos que tinha salvo. Já vi muitos professores com a mania de salvar as coisas na "área de trabalho" por preguiça e depois ter de refazer muitas coisas. Nem preciso dizer que isso não é nada legal pro seu rendimento. 

Por isso essa dica é para as avaliações:
a) Se vc trabalha em mais de uma escola crie pastas separadas para cada escola

      Assim dentro de cada pasta separe os bimestres:





      Quando for nomear os arquivos de provas especifique o bimestre, o ano e se é a 1ª, 2ª avaliação ou ainda a recuperação:





E ai? Gostou do post? 

Então compartilha ai no seu Facebook, Google +, Whatsapp, Comunidades, E-mail com todos seus amigos. Não esqueça de curtir pra ajudar nosso site a crescer.



Nós professores quando saímos da faculdade e vamos para sala de aula encontramos muitas dificuldades no dia a dia, mas calma não precisa se desesperar. Existem algumas coisas que só com o tempo você aprende a se organizar e facilitar seu trabalho. Mas nós do blog HoraDeColorir vamos te dar uma forcinha pra melhorar seu trabalho.

Nós separamos pra vocês 5 dicas super importantes para facilitar seu trabalho e tornar você um(a) profissional exemplar.

1- Regras são regras - o combinado não sai caro:
Ao iniciar as aulas com uma turma nova, logo no início estabeleça suas regras de disciplina, como será a avaliação, como você irá proceder com eles durante todo o período letivo. 


2- Passe no teste dos alunos - nem ditador, nem frouxo(a).
Não seja um ditador  para que os alunos não sintam aversão de você logo de cara, mas também não seja muito "legalzão", pois é nas primeiras aulas que você determina o comportamento dos alunos durante o ano todo. Nas primeiras aulas os alunos irão te testar para saber até onde eles podem ir com você, quais os limites, se você é um tanga frouxa que permite que eles façam o que quiserem.


3 - Incentive o uso correto do tradutor
Será que é possivel usar os aparelhos
smartphone para o bem da aula?

Permitir ou não o uso do tradutor é algo complicado, alguns professores são radicais e não admitem isso, porém não tem como negar que ele ajuda muito e os alunos vão usar mesmo então é conveniente que você use ele a seu favor.
Durante as aulas é interessante usar procedimentos diferentes de acordo com a idade dos alunos. Quando se trata do ensino Fundamental II fazer uso do tradutor em sala de aula é complicado, pois eles não tem maturidade suficiente para utiliza-lo de maneira produtiva. Sem duvidas quando você virar as costas eles estarão navegando no facebook... 
     
A minha sugestão é que quando for trabalhar com tradução de textos é que peça que os alunos façam a tradução em casa e que utilizem o tradutor como um dicionário para agilizar seu trabalho e que façam assim sua tradução e que não digitem todo o texto para que o tradutor faça todo trabalho sozinho. 
Ao trabalhar o inglês instrumental na graduação normalmente é bom permitir que os alunos utilizem em sala de aula o tradutor. Orienta-los a usar o tradutor como um dicionário e que façam sua própria tradução é essencial. É claro que mesmo lidando com adultos por muitas vezes vai acontecer de vê-los acessando outras coisas além do tradutor, seja no computador ou no celular, por isso cabe o professor jogo de cintura para lidar com isso. Quando se está lidando com adultos na graduação a situação é mais fácil ainda pois eles tem ou pelo menos deveriam ter consciência de que são responsáveis  por seu aprendizado.


4 - Seja metódico para a correção das avaliações.

a) Para facilitar seu trabalho ao corrigir as avaliações, tornar mais rápido eficiente faca o seguinte: pelos exercícios de múltipla escolha, separe a sequencia de respostas e corrija. Por exemplo: 1-A, 2-B, 3-C. Assim você decora com facilidade a sequencia e consegue corrigir todos com mais rapidez.
·    b) Questões dissertativas: para questões dissertativas você deve corrigir uma por vez de todos os alunos . Por exemplo: Questão 1 - " O que é língua franca? " Corrija essa questão de todos os alunos assim você será mais justo ao corrigir, pois a tendência é ser mais rigoroso com as primeiras provas e nem tão rigoroso com as últimas. Além de poder utilizar o mesmo critério de avaliação em todas as provas ficará mais fácil de perceber respostas iguais, ou seja, se o aluno “colou”. ;)
·     c) Quando for preparar a avaliação já estabeleça o valor de cada questão e coloque o valor na prova, assim o aluno saberá o valor e ficará mais fácil para você professor pontuar a questão ao corrigir.
5 - Organize seus materiais

Não sei se é só comigo, mas sempre tive problemas para encontrar no computador as provas, exercícios, textos que tinha salvo. Já vi muitos professores com a mania de salvar as coisas na "área de trabalho" por preguiça e depois ter de refazer muitas coisas. Nem preciso dizer que isso não é nada legal pro seu rendimento. 

Por isso essa dica é para as avaliações:
a) Se vc trabalha em mais de uma escola crie pastas separadas para cada escola

      Assim dentro de cada pasta separe os bimestres:





      Quando for nomear os arquivos de provas especifique o bimestre, o ano e se é a 1ª, 2ª avaliação ou ainda a recuperação:





E ai? Gostou do post? 

Então compartilha ai no seu Facebook, Google +, Whatsapp, Comunidades, E-mail com todos seus amigos. Não esqueça de curtir pra ajudar nosso site a crescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário