Organizando as notas de um ano todo em apenas 1 arquivo


 Se você trabalha em uma escola de grande porte, relativamente bem estruturada e que investe em tecnologia você deve estar acostumado com os "Sistemas Acadêmicos". 
  É claro estes sistemas são muito bons, utilizam muitos recursos legais. Entretanto, não são todos os lugares que tem este recurso e daí é claro que sobra pra você professor o trabalho. Ninguém melhor que você sabe como isso é feito... alguns usam aqueles cadernos que usam uma folha por turma e ainda temos aqueles famosos livro de chamada para preencher.
Realizar o controle das notas é simples, mas quando você trabalha com muitas turmas se você não for metódico com seu trabalho tudo fica mais difícil. Então você está no Facebook e aquele aluno abre o chat e pergunta "E aí professor, corrigiu minha prova?". Sei que muitos já passaram por isso, então o nosso blog irá ajudar você.
1 - Encarando o vilão de frente
Você tem que perder o medo dele, pois ele apesar de parecer algo feito para pessoas que "se dão bem com o computador" ele não é tão ruim assim. O Excel vai fazer com que esse seu trabalho chato de ficar somando e extraindo a média do aluno, passando corretivo e borrando o caderno todo quando você erra algo desaparecer.
2- Mas porque eu não posso fazer Word?
Esse trabalho não pode ser feito no Word, pois o Word é apenas um editor de texto. Ele não possui as ferramentas que você precisa pra fazer contas.
3- Tá bom... tá bom... Como eu faço então?
Bom primeira coisa que você vai ter que fazer é realizar o download do arquivo do Excel no link aqui em baixo:
Você como uma boa professora deve ter uma pasta aí no seu computador que você usa pra guardar seus arquivos da escola. A nossa planilha ela faz a gestão de Turmas, então você vai precisar dar um nome mais ou menos assim pra ela:
Coloque um bom nome nos seus arquivos
Você identificando bem a escola, turma e período fica muito difícil você não encontrar a turma certa.
4- Inserindo os dados da sua turma
O arquivo está separado em 5 planilhas como na figura
Ali na parte de baixo você tem: Relatório final, 1º bimestre, 2º bimestre, 3º bimestre e 4º bimestre. Na primeira planilha chamada "Relatório Final" você vai poder digitar o nome dos seus alunos, isto vai permitir que nas planilhas dos bimestres os nomes sejam preenchidos automaticamente. O mais legal é que a média final é feito automaticamente, ou seja você não precisa alterar.
Adicione neste relatório o nome dos seus alunos
Depois disso, você pode ir na parte dos bimestres e começar definir o valor das provas e trabalhos e começar a colocar as notas dos alunos. Olha só um exemplo que eu fiz pra você:
Exemplo de preenchimento das notas de um bimestre
Perceba que você só vai precisar inserir a nota final dos trabalhos, prova e recuperação. Já a média e a média bimestral são calculados automaticamente. 
Ah uma outra vantagem muito legal é que a nota da recuperação substitui uma das provas com o valor menor, tudo isso automaticamente.
5 - Observações importantes
Esta planilha foi feita pra você que não conhece muito de Excel. É claro que existem muitas coisas que é possível fazer a mais com o próprio Excel e com outros programas, mas esta planilha ia se tornar muito complicada e inútil pra você.
Outra dica importante é não excluir nenhuma fórmula, pois elas são as continhas que o programa faz pra calcular a média final entre outras coisas. Se você não conhece esse recurso pode deixar aqui no comentário suas dúvidas que eu vou responder com muito prazer.

 Se você trabalha em uma escola de grande porte, relativamente bem estruturada e que investe em tecnologia você deve estar acostumado com os "Sistemas Acadêmicos". 
  É claro estes sistemas são muito bons, utilizam muitos recursos legais. Entretanto, não são todos os lugares que tem este recurso e daí é claro que sobra pra você professor o trabalho. Ninguém melhor que você sabe como isso é feito... alguns usam aqueles cadernos que usam uma folha por turma e ainda temos aqueles famosos livro de chamada para preencher.
Realizar o controle das notas é simples, mas quando você trabalha com muitas turmas se você não for metódico com seu trabalho tudo fica mais difícil. Então você está no Facebook e aquele aluno abre o chat e pergunta "E aí professor, corrigiu minha prova?". Sei que muitos já passaram por isso, então o nosso blog irá ajudar você.
1 - Encarando o vilão de frente
Você tem que perder o medo dele, pois ele apesar de parecer algo feito para pessoas que "se dão bem com o computador" ele não é tão ruim assim. O Excel vai fazer com que esse seu trabalho chato de ficar somando e extraindo a média do aluno, passando corretivo e borrando o caderno todo quando você erra algo desaparecer.
2- Mas porque eu não posso fazer Word?
Esse trabalho não pode ser feito no Word, pois o Word é apenas um editor de texto. Ele não possui as ferramentas que você precisa pra fazer contas.
3- Tá bom... tá bom... Como eu faço então?
Bom primeira coisa que você vai ter que fazer é realizar o download do arquivo do Excel no link aqui em baixo:
Você como uma boa professora deve ter uma pasta aí no seu computador que você usa pra guardar seus arquivos da escola. A nossa planilha ela faz a gestão de Turmas, então você vai precisar dar um nome mais ou menos assim pra ela:
Coloque um bom nome nos seus arquivos
Você identificando bem a escola, turma e período fica muito difícil você não encontrar a turma certa.
4- Inserindo os dados da sua turma
O arquivo está separado em 5 planilhas como na figura
Ali na parte de baixo você tem: Relatório final, 1º bimestre, 2º bimestre, 3º bimestre e 4º bimestre. Na primeira planilha chamada "Relatório Final" você vai poder digitar o nome dos seus alunos, isto vai permitir que nas planilhas dos bimestres os nomes sejam preenchidos automaticamente. O mais legal é que a média final é feito automaticamente, ou seja você não precisa alterar.
Adicione neste relatório o nome dos seus alunos
Depois disso, você pode ir na parte dos bimestres e começar definir o valor das provas e trabalhos e começar a colocar as notas dos alunos. Olha só um exemplo que eu fiz pra você:
Exemplo de preenchimento das notas de um bimestre
Perceba que você só vai precisar inserir a nota final dos trabalhos, prova e recuperação. Já a média e a média bimestral são calculados automaticamente. 
Ah uma outra vantagem muito legal é que a nota da recuperação substitui uma das provas com o valor menor, tudo isso automaticamente.
5 - Observações importantes
Esta planilha foi feita pra você que não conhece muito de Excel. É claro que existem muitas coisas que é possível fazer a mais com o próprio Excel e com outros programas, mas esta planilha ia se tornar muito complicada e inútil pra você.
Outra dica importante é não excluir nenhuma fórmula, pois elas são as continhas que o programa faz pra calcular a média final entre outras coisas. Se você não conhece esse recurso pode deixar aqui no comentário suas dúvidas que eu vou responder com muito prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário