
Se
você trabalha em uma escola de grande porte, relativamente bem
estruturada e que investe em tecnologia você deve estar acostumado com
os "Sistemas Acadêmicos".
É claro estes sistemas são muito bons, utilizam muitos recursos
legais. Entretanto, não são todos os lugares que tem este recurso e daí é
claro que sobra pra você professor o trabalho. Ninguém melhor que você
sabe como isso é feito... alguns usam aqueles cadernos que usam uma
folha por turma e ainda temos aqueles famosos livro de chamada para
preencher.
Realizar o controle das notas é simples, mas quando você trabalha com
muitas turmas se você não for metódico com seu trabalho tudo fica mais
difícil. Então você está no Facebook e aquele aluno abre o chat e
pergunta "E aí professor, corrigiu minha prova?". Sei que muitos já
passaram por isso, então o nosso blog irá ajudar você.
Você tem que perder o medo dele, pois ele apesar de parecer algo feito para pessoas que "se dão bem com o computador" ele não é tão ruim assim. O Excel vai fazer com que esse seu trabalho chato de ficar somando e extraindo a média do aluno, passando corretivo e borrando o caderno todo quando você erra algo desaparecer.
2- Mas porque eu não posso fazer Word?
Esse trabalho não pode ser feito no Word, pois o Word é apenas um editor
de texto. Ele não possui as ferramentas que você precisa pra fazer
contas.
3- Tá bom... tá bom... Como eu faço então?
Bom primeira coisa que você vai ter que fazer é realizar o download do arquivo do Excel no link aqui em baixo:
Você como uma boa professora deve ter uma pasta aí no seu computador que
você usa pra guardar seus arquivos da escola. A nossa planilha ela faz a
gestão de Turmas, então você vai precisar dar um nome mais ou menos assim pra ela:
![]() |
Coloque um bom nome nos seus arquivos |
Você identificando bem a escola, turma e período fica muito difícil você não encontrar a turma certa.
4- Inserindo os dados da sua turma
![]() |
O arquivo está separado em 5 planilhas como na figura |
Ali na parte de baixo você tem: Relatório final, 1º bimestre, 2º
bimestre, 3º bimestre e 4º bimestre. Na primeira planilha chamada "Relatório Final" você
vai poder digitar o nome dos seus alunos, isto vai permitir que nas
planilhas dos bimestres os nomes sejam preenchidos automaticamente. O
mais legal é que a média final é feito automaticamente, ou seja você não
precisa alterar.
![]() |
Adicione neste relatório o nome dos seus alunos |
Depois disso, você pode ir na parte dos bimestres e começar definir o
valor das provas e trabalhos e começar a colocar as notas dos alunos.
Olha só um exemplo que eu fiz pra você:
![]() |
Exemplo de preenchimento das notas de um bimestre |
Perceba que você só vai precisar inserir a nota final dos trabalhos,
prova e recuperação. Já a média e a média bimestral são calculados
automaticamente.
Ah uma outra vantagem muito legal é que a nota da recuperação substitui
uma das provas com o valor menor, tudo isso automaticamente.
5 - Observações importantes
Esta planilha foi feita pra você que não conhece muito de Excel. É claro
que existem muitas coisas que é possível fazer a mais com o próprio
Excel e com outros programas, mas esta planilha ia se tornar muito
complicada e inútil pra você.
Outra dica importante é não excluir nenhuma fórmula, pois elas são as
continhas que o programa faz pra calcular a média final entre outras
coisas. Se você não conhece esse recurso pode deixar aqui no comentário
suas dúvidas que eu vou responder com muito prazer.

Se
você trabalha em uma escola de grande porte, relativamente bem
estruturada e que investe em tecnologia você deve estar acostumado com
os "Sistemas Acadêmicos".
É claro estes sistemas são muito bons, utilizam muitos recursos
legais. Entretanto, não são todos os lugares que tem este recurso e daí é
claro que sobra pra você professor o trabalho. Ninguém melhor que você
sabe como isso é feito... alguns usam aqueles cadernos que usam uma
folha por turma e ainda temos aqueles famosos livro de chamada para
preencher.
Realizar o controle das notas é simples, mas quando você trabalha com
muitas turmas se você não for metódico com seu trabalho tudo fica mais
difícil. Então você está no Facebook e aquele aluno abre o chat e
pergunta "E aí professor, corrigiu minha prova?". Sei que muitos já
passaram por isso, então o nosso blog irá ajudar você.
Você tem que perder o medo dele, pois ele apesar de parecer algo feito para pessoas que "se dão bem com o computador" ele não é tão ruim assim. O Excel vai fazer com que esse seu trabalho chato de ficar somando e extraindo a média do aluno, passando corretivo e borrando o caderno todo quando você erra algo desaparecer.
2- Mas porque eu não posso fazer Word?
Esse trabalho não pode ser feito no Word, pois o Word é apenas um editor
de texto. Ele não possui as ferramentas que você precisa pra fazer
contas.
3- Tá bom... tá bom... Como eu faço então?
Bom primeira coisa que você vai ter que fazer é realizar o download do arquivo do Excel no link aqui em baixo:
Você como uma boa professora deve ter uma pasta aí no seu computador que
você usa pra guardar seus arquivos da escola. A nossa planilha ela faz a
gestão de Turmas, então você vai precisar dar um nome mais ou menos assim pra ela:
![]() |
Coloque um bom nome nos seus arquivos |
Você identificando bem a escola, turma e período fica muito difícil você não encontrar a turma certa.
4- Inserindo os dados da sua turma
![]() |
O arquivo está separado em 5 planilhas como na figura |
Ali na parte de baixo você tem: Relatório final, 1º bimestre, 2º
bimestre, 3º bimestre e 4º bimestre. Na primeira planilha chamada "Relatório Final" você
vai poder digitar o nome dos seus alunos, isto vai permitir que nas
planilhas dos bimestres os nomes sejam preenchidos automaticamente. O
mais legal é que a média final é feito automaticamente, ou seja você não
precisa alterar.
![]() |
Adicione neste relatório o nome dos seus alunos |
Depois disso, você pode ir na parte dos bimestres e começar definir o
valor das provas e trabalhos e começar a colocar as notas dos alunos.
Olha só um exemplo que eu fiz pra você:
![]() |
Exemplo de preenchimento das notas de um bimestre |
Perceba que você só vai precisar inserir a nota final dos trabalhos,
prova e recuperação. Já a média e a média bimestral são calculados
automaticamente.
Ah uma outra vantagem muito legal é que a nota da recuperação substitui
uma das provas com o valor menor, tudo isso automaticamente.
5 - Observações importantes
Esta planilha foi feita pra você que não conhece muito de Excel. É claro
que existem muitas coisas que é possível fazer a mais com o próprio
Excel e com outros programas, mas esta planilha ia se tornar muito
complicada e inútil pra você.
Outra dica importante é não excluir nenhuma fórmula, pois elas são as
continhas que o programa faz pra calcular a média final entre outras
coisas. Se você não conhece esse recurso pode deixar aqui no comentário
suas dúvidas que eu vou responder com muito prazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário