Projeto e Plano de aula - Água é vida
Esse
projeto e plano de aula fiz com minha mãe para conclusão da matéria de
docência do curso de pedagogia que está cursando, aproveitem e adaptem
como quiserem.
Abraços!
Andreza Menezes.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Estagiária:
Luzia Santos de Melo
Escola
xxxxxxxxxxx
Endereço
da escola: xxxxxxxx
·Turma:
4º Ano A
·Turno:
Vespertino
·Professor
Regente: xxxxxxxxx
1. Perfil da turma
A turma é formada por 26 meninos e 07 meninas,
somando um total de 33 alunos. Com idade entre 08 e 10 anos. Os alunos tem um
comportamento regular, são dinâmicos, ágeis, comprometidos, afetivos e
participativos. São atentos as ordens da professora, interagem bem um com o
outro, respondem com freqüência as questões da professora e são geralmente
cordiais.
Tema
Água é vida
Justificativa
Observando o uso da água no espaço escolar que é
desperdiçada pelos alunos, sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema, visando
ofertar-lhes atividades que permitam a reflexão sobre a importância deste
recurso natural indispensável para a manutenção da vida no planeta terra.
PROBLEMATIZAÇÃO
De
que forma podemos incutir na criança a importância sobre o consumo e
racionamento adequado da água nos locais em que estivermos? Como poderemos utilizar
a água de forma consciente?
Objetivo Geral
- Perceber que a água é uma fonte natural e essencial para
a vida.
Objetivos Específicos
-Identificar e expor as
formas como água é encontrada na natureza;
-Explorar os estados da água
e como podemos observá-los no dia a dia;
-Perceber de que forma a
água dos rios chega limpa em nossas casas;
-Refletir sobre água poluída
e potável;
-Estabelecer e expor normas e regras sobre
racionamento da água.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com
os PCN´s a introdução de matérias relacionadas a saúde e meio ambiente
possibilita as crianças uma aprendizagem transformadora de atitudes e hábitos
de vida.
Na educação básica, no caso o Ensino
Fundamental de 1ª a 4ª séries entendemos a importância de focar nos hábitos
saudáveis de consumo e higiene e o tema água se torna indispensável para o
currículo escolar.
Conteúdos de aprendizagem:
Língua portuguesa:
- Leitura,
interpretação de texto, rimas.
Matemática:
- Problemas
matemáticos, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Artes:
-Pinturas,
desenhos livres.
Recursos:
-Cartolina e
revistas velhas.
-Som e DVD com
musicas gravadas sobre o tema.
ESTRÁTEGIAS
DE AÇÃO
PRIMEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
Iniciaremos
a aula com um breve diálogo sobre o consumo da água. Será feita a leitura da
música Planeta Água de Guilherme Arantes, após a leitura iremos refletir com as
crianças como é o seu dia a dia, quantas horas passam tomando banho, escovando
os dentes, diferentes maneiras de racionar água e explanar sobre a importância
da água para a nossa vida. Na sequência entregaremos as crianças o texto “A
enchente”, conforme anexo I, onde será lida de forma sincronizada com a turma, levantaremos
a questão sobre a poluição do planeta, hábitos de higiene e uso correto do lixo
orgânico e reciclável. Após o diálogo faremos um ditado relâmpago, onde a
professora escreverá no quadro palavras relacionadas ao texto de forma rápida e
logo em seguida será apagado, para avaliarmos o nível de atenção da sala de
aula, será colocado dez palavras para o ditado relâmpago: encharca, fechadura,
chispa, galocha, enchente, chuva, enche, chão, chega, chove. Após a atividades
faremos a correção no quadro dos erros ortográficos.
SEGUNDO MOMENTO:
Após
o intervalos, iremos questionar as crianças se tiveram oportunidades de
economizar água, se foi possível ver algum tipo de desperdício de água e quais
delas consumiram água. Após o questionamento iremos solicitar os seus cadernos
de português e utilizar as mesmas palavras do ditado relâmpago e trabalharemos
com rimas, ou seja, para cada palavra as crianças terão que criar uma frase que
tenha rima. Essa atividade será individual, dessa forma podermos conhecer os
alunos e suas dificuldades.
SEGUNDO DIA
PRIMEIRO MOMENTO:
Iremos iniciar a aula com uma brincadeira sobre a
água, iremos colocar três copos de água sobre a mesa e escolher três crianças,
cada uma delas terá os olhos vendados e irão escolher um copo e experimentar a
água, todos os copos serão cheios com água potável, sendo que o primeiro terá
um pouco de sal, o segundo um pouco de açúcar e o terceiro não terá nada. Essa atividade consiste em alertar as
crianças sobre a importância da procedência da água, sobre a água potável e não
potável, aproveitando o momento iremos dialogar com elas sobre diferentes maneiras
de consumir água limpa, na rua e em casa. Após o dialogo iremos solicitar que
cada criança faça uma desenho de possível fonte hídricas de água como rios,
lagos, nascentes. E junto com o desenho uma frase sobre a água.
SEGUNDO MOMENTO:
Será entregue a cada criança uma atividade de
matemática impressa, conforme anexo II, faremos a leitura do texto que contem
informações e atividades curiosas sobre a água no nosso corpo e no planeta.
Daremos abertura para que as crianças exponham suas curiosidades, dúvidas e
questionamentos sobre o texto, após o diálogo iremos problemas matemáticos
envolvendo as quatro operações. Iremos fazer a leitura dos problemas e dar uma
breve explicação sobre a resolução, em seguida daremos tempo as crianças para
que tentem resolver as questões sozinhas. Após esse período faremos a correção
no quadro com o auxilio das crianças.
TERCEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
No
terceiro dia separamos atividades dinâmicas e concretas, levaremos recortes de
jornais e revistas com imagens e matérias sobre água, consumo, racionamento,
desperdício, imagens que retratem a poluição das águas e águas limpas e
potáveis. Iremos expor e comentar sobre as imagens, vamos separar a sala em
quatro grupo e separar as imagens, cada grupo escolherá um tema: -Água limpa, -Economia
da água, -Desperdício da Água e -Salvem nosso planeta. Após a divisão cada
grupo dará inicio a confecção dos cartazes. A confecção será livre e criativa,
como a imaginação de cada criança quiser. Nosso papel será de fiscalizar,
observar e corrigir eventuais problemas ortográficos e visuais sobre os
cartazes.
TERCEIRO MOMENTO
Limparemos a sala de aula e
organizaremos as carteiras em círculos, iremos expor os cartazes e comentar
sobre cada um deles. Colocaremos também em exposição das rimas feitas pelas
crianças. Iniciaremos neste momento nossa culminância, onde convidaremos
professores e funcionários lotados na escola para que possam ver os trabalhos
dos alunos.
Culminância:
-Exposição de
cartazes e atividades em sala de aula.
Avaliação:
-A avaliação será
feita através de observação do professor e desenvolvimento individual e
coletivo.
Refências Bibliográficas:
BRASIL. MEC. SEF. Saúde.
In: _____. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Rodrigo
Educar < http://rodrigoeducar.wordpress.com/2013/05/10/textos-para-o-momento-leitura-deleite/>.
Acesso em 30/09/2014 às 17:02;
ANEXO
Anexo I:
A Enchente
(Autor desconhecido)
Chama
o Alexandre ! Chama !
Olha
a chuva que chega!
É a enchente.
Olha
o chão que foge com a chuva ...
Olha
a chuva que encharca a gente.
Põe
a chave na fechadura.
Fecha
a porta por causa da chuva,
olha
a rua como se enche !
Enquanto
chove bota a chaleira no fogo: olha a chama! Olha a chispa.
Olha
a chuva nos feixes de lenha !
Vamos
tomar chá pois a chuva é tanta que nem de galocha se pode andar na rua cheia !
Chama o Alexandre! Chama!
Projeto e Plano de aula - Água é vida
Esse
projeto e plano de aula fiz com minha mãe para conclusão da matéria de
docência do curso de pedagogia que está cursando, aproveitem e adaptem
como quiserem.
Abraços!
Andreza Menezes.
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Estagiária:
Luzia Santos de Melo
Escola
xxxxxxxxxxx
Endereço
da escola: xxxxxxxx
·Turma:
4º Ano A
·Turno:
Vespertino
·Professor
Regente: xxxxxxxxx
1. Perfil da turma
A turma é formada por 26 meninos e 07 meninas,
somando um total de 33 alunos. Com idade entre 08 e 10 anos. Os alunos tem um
comportamento regular, são dinâmicos, ágeis, comprometidos, afetivos e
participativos. São atentos as ordens da professora, interagem bem um com o
outro, respondem com freqüência as questões da professora e são geralmente
cordiais.
Tema
Água é vida
Justificativa
Observando o uso da água no espaço escolar que é
desperdiçada pelos alunos, sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema, visando
ofertar-lhes atividades que permitam a reflexão sobre a importância deste
recurso natural indispensável para a manutenção da vida no planeta terra.
PROBLEMATIZAÇÃO
De
que forma podemos incutir na criança a importância sobre o consumo e
racionamento adequado da água nos locais em que estivermos? Como poderemos utilizar
a água de forma consciente?
Objetivo Geral
- Perceber que a água é uma fonte natural e essencial para
a vida.
Objetivos Específicos
-Identificar e expor as
formas como água é encontrada na natureza;
-Explorar os estados da água
e como podemos observá-los no dia a dia;
-Perceber de que forma a
água dos rios chega limpa em nossas casas;
-Refletir sobre água poluída
e potável;
-Estabelecer e expor normas e regras sobre
racionamento da água.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com
os PCN´s a introdução de matérias relacionadas a saúde e meio ambiente
possibilita as crianças uma aprendizagem transformadora de atitudes e hábitos
de vida.
Na educação básica, no caso o Ensino
Fundamental de 1ª a 4ª séries entendemos a importância de focar nos hábitos
saudáveis de consumo e higiene e o tema água se torna indispensável para o
currículo escolar.
Conteúdos de aprendizagem:
Língua portuguesa:
- Leitura,
interpretação de texto, rimas.
Matemática:
- Problemas
matemáticos, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Artes:
-Pinturas,
desenhos livres.
Recursos:
-Cartolina e
revistas velhas.
-Som e DVD com
musicas gravadas sobre o tema.
ESTRÁTEGIAS
DE AÇÃO
PRIMEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
Iniciaremos
a aula com um breve diálogo sobre o consumo da água. Será feita a leitura da
música Planeta Água de Guilherme Arantes, após a leitura iremos refletir com as
crianças como é o seu dia a dia, quantas horas passam tomando banho, escovando
os dentes, diferentes maneiras de racionar água e explanar sobre a importância
da água para a nossa vida. Na sequência entregaremos as crianças o texto “A
enchente”, conforme anexo I, onde será lida de forma sincronizada com a turma, levantaremos
a questão sobre a poluição do planeta, hábitos de higiene e uso correto do lixo
orgânico e reciclável. Após o diálogo faremos um ditado relâmpago, onde a
professora escreverá no quadro palavras relacionadas ao texto de forma rápida e
logo em seguida será apagado, para avaliarmos o nível de atenção da sala de
aula, será colocado dez palavras para o ditado relâmpago: encharca, fechadura,
chispa, galocha, enchente, chuva, enche, chão, chega, chove. Após a atividades
faremos a correção no quadro dos erros ortográficos.
SEGUNDO MOMENTO:
Após
o intervalos, iremos questionar as crianças se tiveram oportunidades de
economizar água, se foi possível ver algum tipo de desperdício de água e quais
delas consumiram água. Após o questionamento iremos solicitar os seus cadernos
de português e utilizar as mesmas palavras do ditado relâmpago e trabalharemos
com rimas, ou seja, para cada palavra as crianças terão que criar uma frase que
tenha rima. Essa atividade será individual, dessa forma podermos conhecer os
alunos e suas dificuldades.
SEGUNDO DIA
PRIMEIRO MOMENTO:
Iremos iniciar a aula com uma brincadeira sobre a
água, iremos colocar três copos de água sobre a mesa e escolher três crianças,
cada uma delas terá os olhos vendados e irão escolher um copo e experimentar a
água, todos os copos serão cheios com água potável, sendo que o primeiro terá
um pouco de sal, o segundo um pouco de açúcar e o terceiro não terá nada. Essa atividade consiste em alertar as
crianças sobre a importância da procedência da água, sobre a água potável e não
potável, aproveitando o momento iremos dialogar com elas sobre diferentes maneiras
de consumir água limpa, na rua e em casa. Após o dialogo iremos solicitar que
cada criança faça uma desenho de possível fonte hídricas de água como rios,
lagos, nascentes. E junto com o desenho uma frase sobre a água.
SEGUNDO MOMENTO:
Será entregue a cada criança uma atividade de
matemática impressa, conforme anexo II, faremos a leitura do texto que contem
informações e atividades curiosas sobre a água no nosso corpo e no planeta.
Daremos abertura para que as crianças exponham suas curiosidades, dúvidas e
questionamentos sobre o texto, após o diálogo iremos problemas matemáticos
envolvendo as quatro operações. Iremos fazer a leitura dos problemas e dar uma
breve explicação sobre a resolução, em seguida daremos tempo as crianças para
que tentem resolver as questões sozinhas. Após esse período faremos a correção
no quadro com o auxilio das crianças.
TERCEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
No
terceiro dia separamos atividades dinâmicas e concretas, levaremos recortes de
jornais e revistas com imagens e matérias sobre água, consumo, racionamento,
desperdício, imagens que retratem a poluição das águas e águas limpas e
potáveis. Iremos expor e comentar sobre as imagens, vamos separar a sala em
quatro grupo e separar as imagens, cada grupo escolherá um tema: -Água limpa, -Economia
da água, -Desperdício da Água e -Salvem nosso planeta. Após a divisão cada
grupo dará inicio a confecção dos cartazes. A confecção será livre e criativa,
como a imaginação de cada criança quiser. Nosso papel será de fiscalizar,
observar e corrigir eventuais problemas ortográficos e visuais sobre os
cartazes.
TERCEIRO MOMENTO
Limparemos a sala de aula e
organizaremos as carteiras em círculos, iremos expor os cartazes e comentar
sobre cada um deles. Colocaremos também em exposição das rimas feitas pelas
crianças. Iniciaremos neste momento nossa culminância, onde convidaremos
professores e funcionários lotados na escola para que possam ver os trabalhos
dos alunos.
Culminância:
-Exposição de
cartazes e atividades em sala de aula.
Avaliação:
-A avaliação será
feita através de observação do professor e desenvolvimento individual e
coletivo.
Refências Bibliográficas:
BRASIL. MEC. SEF. Saúde.
In: _____. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Rodrigo
Educar < http://rodrigoeducar.wordpress.com/2013/05/10/textos-para-o-momento-leitura-deleite/>.
Acesso em 30/09/2014 às 17:02;
ANEXO
Anexo I:
A Enchente
(Autor desconhecido)
Chama
o Alexandre ! Chama !
Olha
a chuva que chega!
É a enchente.
Olha
o chão que foge com a chuva ...
Olha
a chuva que encharca a gente.
Põe
a chave na fechadura.
Fecha
a porta por causa da chuva,
olha
a rua como se enche !
Enquanto
chove bota a chaleira no fogo: olha a chama! Olha a chispa.
Olha
a chuva nos feixes de lenha !
Vamos
tomar chá pois a chuva é tanta que nem de galocha se pode andar na rua cheia !
Chama o Alexandre! Chama!
Nenhum comentário:
Postar um comentário