Projeto e Plano de aula - Água é vida

Projeto e Plano de aula - Água é vida

Esse projeto e plano de aula fiz com minha mãe para conclusão da matéria de docência do curso de pedagogia que está cursando, aproveitem e adaptem como quiserem.

Abraços!

Andreza Menezes.


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: Luzia Santos de Melo
Escola xxxxxxxxxxx
Endereço da escola: xxxxxxxx
·Turma: 4º Ano A
·Turno: Vespertino
·Professor Regente: xxxxxxxxx
1. Perfil da turma
A turma é formada por 26 meninos e 07 meninas, somando um total de 33 alunos. Com idade entre 08 e 10 anos. Os alunos tem um comportamento regular, são dinâmicos, ágeis, comprometidos, afetivos e participativos. São atentos as ordens da professora, interagem bem um com o outro, respondem com freqüência as questões da professora e são geralmente cordiais.
Tema
Água é vida
Justificativa
Observando o uso da água no espaço escolar que é desperdiçada pelos alunos, sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema, visando ofertar-lhes atividades que permitam a reflexão sobre a importância deste recurso natural indispensável para a manutenção da vida no planeta terra.

PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma podemos incutir na criança a importância sobre o consumo e racionamento adequado da água nos locais em que estivermos? Como poderemos utilizar a água de forma consciente?
Objetivo Geral
- Perceber que a água é uma fonte natural e essencial para a vida.
Objetivos Específicos
-Identificar e expor as formas como água é encontrada na natureza;
-Explorar os estados da água e como podemos observá-los no dia a dia;
-Perceber de que forma a água dos rios chega limpa em nossas casas;
-Refletir sobre água poluída e potável;
-Estabelecer e expor normas e regras sobre racionamento da água.  
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            De acordo com os PCN´s a introdução de matérias relacionadas a saúde e meio ambiente possibilita as crianças uma aprendizagem transformadora de atitudes e hábitos de vida.
            Na educação básica, no caso o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries entendemos a importância de focar nos hábitos saudáveis de consumo e higiene e o tema água se torna indispensável para o currículo escolar.
Conteúdos de aprendizagem:
Língua portuguesa:
- Leitura, interpretação de texto, rimas.
Matemática:
- Problemas matemáticos, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Artes:
-Pinturas, desenhos livres.
Recursos:
- Lápis, borracha, caderno, canetinhas e tintas.
-Cartolina e revistas velhas.
-Som e DVD com musicas gravadas sobre o tema.
ESTRÁTEGIAS DE AÇÃO
PRIMEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
Iniciaremos a aula com um breve diálogo sobre o consumo da água. Será feita a leitura da música Planeta Água de Guilherme Arantes, após a leitura iremos refletir com as crianças como é o seu dia a dia, quantas horas passam tomando banho, escovando os dentes, diferentes maneiras de racionar água e explanar sobre a importância da água para a nossa vida. Na sequência entregaremos as crianças o texto “A enchente”, conforme anexo I, onde será lida de forma sincronizada com a turma, levantaremos a questão sobre a poluição do planeta, hábitos de higiene e uso correto do lixo orgânico e reciclável. Após o diálogo faremos um ditado relâmpago, onde a professora escreverá no quadro palavras relacionadas ao texto de forma rápida e logo em seguida será apagado, para avaliarmos o nível de atenção da sala de aula, será colocado dez palavras para o ditado relâmpago: encharca, fechadura, chispa, galocha, enchente, chuva, enche, chão, chega, chove. Após a atividades faremos a correção no quadro dos erros ortográficos.
SEGUNDO MOMENTO:
Após o intervalos, iremos questionar as crianças se tiveram oportunidades de economizar água, se foi possível ver algum tipo de desperdício de água e quais delas consumiram água. Após o questionamento iremos solicitar os seus cadernos de português e utilizar as mesmas palavras do ditado relâmpago e trabalharemos com rimas, ou seja, para cada palavra as crianças terão que criar uma frase que tenha rima. Essa atividade será individual, dessa forma podermos conhecer os alunos e suas dificuldades.
SEGUNDO DIA
PRIMEIRO MOMENTO:
Iremos iniciar a aula com uma brincadeira sobre a água, iremos colocar três copos de água sobre a mesa e escolher três crianças, cada uma delas terá os olhos vendados e irão escolher um copo e experimentar a água, todos os copos serão cheios com água potável, sendo que o primeiro terá um pouco de sal, o segundo um pouco de açúcar e o terceiro não terá nada.  Essa atividade consiste em alertar as crianças sobre a importância da procedência da água, sobre a água potável e não potável, aproveitando o momento iremos dialogar com elas sobre diferentes maneiras de consumir água limpa, na rua e em casa. Após o dialogo iremos solicitar que cada criança faça uma desenho de possível fonte hídricas de água como rios, lagos, nascentes. E junto com o desenho uma frase sobre a água.
SEGUNDO MOMENTO:
Será entregue a cada criança uma atividade de matemática impressa, conforme anexo II, faremos a leitura do texto que contem informações e atividades curiosas sobre a água no nosso corpo e no planeta. Daremos abertura para que as crianças exponham suas curiosidades, dúvidas e questionamentos sobre o texto, após o diálogo iremos problemas matemáticos envolvendo as quatro operações. Iremos fazer a leitura dos problemas e dar uma breve explicação sobre a resolução, em seguida daremos tempo as crianças para que tentem resolver as questões sozinhas. Após esse período faremos a correção no quadro com o auxilio das crianças.
TERCEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
No terceiro dia separamos atividades dinâmicas e concretas, levaremos recortes de jornais e revistas com imagens e matérias sobre água, consumo, racionamento, desperdício, imagens que retratem a poluição das águas e águas limpas e potáveis. Iremos expor e comentar sobre as imagens, vamos separar a sala em quatro grupo e separar as imagens, cada grupo escolherá um tema: -Água limpa, -Economia da água, -Desperdício da Água e -Salvem nosso planeta. Após a divisão cada grupo dará inicio a confecção dos cartazes. A confecção será livre e criativa, como a imaginação de cada criança quiser. Nosso papel será de fiscalizar, observar e corrigir eventuais problemas ortográficos e visuais sobre os cartazes.
TERCEIRO MOMENTO
Limparemos a sala de aula e organizaremos as carteiras em círculos, iremos expor os cartazes e comentar sobre cada um deles. Colocaremos também em exposição das rimas feitas pelas crianças. Iniciaremos neste momento nossa culminância, onde convidaremos professores e funcionários lotados na escola para que possam ver os trabalhos dos alunos.
Culminância:
-Exposição de cartazes e atividades em sala de aula.
Avaliação:
-A avaliação será feita através de observação do professor e desenvolvimento individual e coletivo.
Refências Bibliográficas:
BRASIL. MEC. SEF. Saúde. In: _____. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
 Rodrigo Educar < http://rodrigoeducar.wordpress.com/2013/05/10/textos-para-o-momento-leitura-deleite/>. Acesso em 30/09/2014 às 17:02;
ANEXO
Anexo I:
A Enchente
(Autor desconhecido)
Chama o Alexandre ! Chama !
Olha a chuva que chega!
É  a enchente.
Olha o chão que foge com a chuva ...
Olha a chuva que encharca a gente.
Põe a chave na fechadura.
Fecha a porta por causa da chuva,
olha a rua como se enche !
Enquanto chove bota a chaleira no fogo: olha a chama! Olha a chispa.
Olha a chuva nos feixes de lenha !

Vamos tomar chá pois a chuva é tanta que nem de galocha se pode andar na rua cheia !

Chama o Alexandre! Chama!
Fonte:http://rodrigoeducar.files.wordpress.com/2013/05/a-nchente3.doc


Projeto e Plano de aula - Água é vida

Esse projeto e plano de aula fiz com minha mãe para conclusão da matéria de docência do curso de pedagogia que está cursando, aproveitem e adaptem como quiserem.

Abraços!

Andreza Menezes.


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Estagiária: Luzia Santos de Melo
Escola xxxxxxxxxxx
Endereço da escola: xxxxxxxx
·Turma: 4º Ano A
·Turno: Vespertino
·Professor Regente: xxxxxxxxx
1. Perfil da turma
A turma é formada por 26 meninos e 07 meninas, somando um total de 33 alunos. Com idade entre 08 e 10 anos. Os alunos tem um comportamento regular, são dinâmicos, ágeis, comprometidos, afetivos e participativos. São atentos as ordens da professora, interagem bem um com o outro, respondem com freqüência as questões da professora e são geralmente cordiais.
Tema
Água é vida
Justificativa
Observando o uso da água no espaço escolar que é desperdiçada pelos alunos, sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema, visando ofertar-lhes atividades que permitam a reflexão sobre a importância deste recurso natural indispensável para a manutenção da vida no planeta terra.

PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma podemos incutir na criança a importância sobre o consumo e racionamento adequado da água nos locais em que estivermos? Como poderemos utilizar a água de forma consciente?
Objetivo Geral
- Perceber que a água é uma fonte natural e essencial para a vida.
Objetivos Específicos
-Identificar e expor as formas como água é encontrada na natureza;
-Explorar os estados da água e como podemos observá-los no dia a dia;
-Perceber de que forma a água dos rios chega limpa em nossas casas;
-Refletir sobre água poluída e potável;
-Estabelecer e expor normas e regras sobre racionamento da água.  
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            De acordo com os PCN´s a introdução de matérias relacionadas a saúde e meio ambiente possibilita as crianças uma aprendizagem transformadora de atitudes e hábitos de vida.
            Na educação básica, no caso o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries entendemos a importância de focar nos hábitos saudáveis de consumo e higiene e o tema água se torna indispensável para o currículo escolar.
Conteúdos de aprendizagem:
Língua portuguesa:
- Leitura, interpretação de texto, rimas.
Matemática:
- Problemas matemáticos, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Artes:
-Pinturas, desenhos livres.
Recursos:
- Lápis, borracha, caderno, canetinhas e tintas.
-Cartolina e revistas velhas.
-Som e DVD com musicas gravadas sobre o tema.
ESTRÁTEGIAS DE AÇÃO
PRIMEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
Iniciaremos a aula com um breve diálogo sobre o consumo da água. Será feita a leitura da música Planeta Água de Guilherme Arantes, após a leitura iremos refletir com as crianças como é o seu dia a dia, quantas horas passam tomando banho, escovando os dentes, diferentes maneiras de racionar água e explanar sobre a importância da água para a nossa vida. Na sequência entregaremos as crianças o texto “A enchente”, conforme anexo I, onde será lida de forma sincronizada com a turma, levantaremos a questão sobre a poluição do planeta, hábitos de higiene e uso correto do lixo orgânico e reciclável. Após o diálogo faremos um ditado relâmpago, onde a professora escreverá no quadro palavras relacionadas ao texto de forma rápida e logo em seguida será apagado, para avaliarmos o nível de atenção da sala de aula, será colocado dez palavras para o ditado relâmpago: encharca, fechadura, chispa, galocha, enchente, chuva, enche, chão, chega, chove. Após a atividades faremos a correção no quadro dos erros ortográficos.
SEGUNDO MOMENTO:
Após o intervalos, iremos questionar as crianças se tiveram oportunidades de economizar água, se foi possível ver algum tipo de desperdício de água e quais delas consumiram água. Após o questionamento iremos solicitar os seus cadernos de português e utilizar as mesmas palavras do ditado relâmpago e trabalharemos com rimas, ou seja, para cada palavra as crianças terão que criar uma frase que tenha rima. Essa atividade será individual, dessa forma podermos conhecer os alunos e suas dificuldades.
SEGUNDO DIA
PRIMEIRO MOMENTO:
Iremos iniciar a aula com uma brincadeira sobre a água, iremos colocar três copos de água sobre a mesa e escolher três crianças, cada uma delas terá os olhos vendados e irão escolher um copo e experimentar a água, todos os copos serão cheios com água potável, sendo que o primeiro terá um pouco de sal, o segundo um pouco de açúcar e o terceiro não terá nada.  Essa atividade consiste em alertar as crianças sobre a importância da procedência da água, sobre a água potável e não potável, aproveitando o momento iremos dialogar com elas sobre diferentes maneiras de consumir água limpa, na rua e em casa. Após o dialogo iremos solicitar que cada criança faça uma desenho de possível fonte hídricas de água como rios, lagos, nascentes. E junto com o desenho uma frase sobre a água.
SEGUNDO MOMENTO:
Será entregue a cada criança uma atividade de matemática impressa, conforme anexo II, faremos a leitura do texto que contem informações e atividades curiosas sobre a água no nosso corpo e no planeta. Daremos abertura para que as crianças exponham suas curiosidades, dúvidas e questionamentos sobre o texto, após o diálogo iremos problemas matemáticos envolvendo as quatro operações. Iremos fazer a leitura dos problemas e dar uma breve explicação sobre a resolução, em seguida daremos tempo as crianças para que tentem resolver as questões sozinhas. Após esse período faremos a correção no quadro com o auxilio das crianças.
TERCEIRO DIA
PRIMEIRO MOMENTO
No terceiro dia separamos atividades dinâmicas e concretas, levaremos recortes de jornais e revistas com imagens e matérias sobre água, consumo, racionamento, desperdício, imagens que retratem a poluição das águas e águas limpas e potáveis. Iremos expor e comentar sobre as imagens, vamos separar a sala em quatro grupo e separar as imagens, cada grupo escolherá um tema: -Água limpa, -Economia da água, -Desperdício da Água e -Salvem nosso planeta. Após a divisão cada grupo dará inicio a confecção dos cartazes. A confecção será livre e criativa, como a imaginação de cada criança quiser. Nosso papel será de fiscalizar, observar e corrigir eventuais problemas ortográficos e visuais sobre os cartazes.
TERCEIRO MOMENTO
Limparemos a sala de aula e organizaremos as carteiras em círculos, iremos expor os cartazes e comentar sobre cada um deles. Colocaremos também em exposição das rimas feitas pelas crianças. Iniciaremos neste momento nossa culminância, onde convidaremos professores e funcionários lotados na escola para que possam ver os trabalhos dos alunos.
Culminância:
-Exposição de cartazes e atividades em sala de aula.
Avaliação:
-A avaliação será feita através de observação do professor e desenvolvimento individual e coletivo.
Refências Bibliográficas:
BRASIL. MEC. SEF. Saúde. In: _____. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
 Rodrigo Educar < http://rodrigoeducar.wordpress.com/2013/05/10/textos-para-o-momento-leitura-deleite/>. Acesso em 30/09/2014 às 17:02;
ANEXO
Anexo I:
A Enchente
(Autor desconhecido)
Chama o Alexandre ! Chama !
Olha a chuva que chega!
É  a enchente.
Olha o chão que foge com a chuva ...
Olha a chuva que encharca a gente.
Põe a chave na fechadura.
Fecha a porta por causa da chuva,
olha a rua como se enche !
Enquanto chove bota a chaleira no fogo: olha a chama! Olha a chispa.
Olha a chuva nos feixes de lenha !

Vamos tomar chá pois a chuva é tanta que nem de galocha se pode andar na rua cheia !

Chama o Alexandre! Chama!
Fonte:http://rodrigoeducar.files.wordpress.com/2013/05/a-nchente3.doc



Nenhum comentário:

Postar um comentário