Desenvolvimento da Motricidade Fina - competências manipulativas
Quando
falamos de motricidade fina ou competências manipulativas estamos nos
referir-nos a várias ações,que podemos resumir da seguinte forma:
1- Alcançar- extensão ou movimento do braço para agarrar um objeto
2- Agarrar -apanhar um objeto
3- Carregar ou transportar -segurar e levar um objeto de um lugar para outro
4-Soltar voluntário -deixar intencionalmente o objeto que tinha na mão, num tempo e espaço específico.
5- Uso Bilateral das mãos -utilização conjunta das mãos para realizar uma atividade.
6-
Manipulação na mão - ajustamento da mão, de um objeto. depois de
agarrar. Exemplo: agarrar um lápis e posicionar corretamente para
colorir ou escrever
7-
Destreza- capacidade para realizar pequenos movimentos com as nossas
mãos, de forma precisa, eficiente, com acuidade sem esforço.
Normalmente,
só quando a criança vai para pré-escola é que se começa a falar do
desenvolvimento da motricidade fina e,também nesta fase que alguns
adultos começam a notar dificuldades na criança,caso elas existam. É
também na pré-escola que normalmente se toma mais atenção á forma como
pintar dentro do contornos,cortar com tesoura, pegar no lápis, abotoar
botões e comer com talheres.
Fonte:A criança e motricidade fina ;Paula Serrano e Cira de Luque
Desenvolvimento da Motricidade Fina - competências manipulativas
Quando
falamos de motricidade fina ou competências manipulativas estamos nos
referir-nos a várias ações,que podemos resumir da seguinte forma:
1- Alcançar- extensão ou movimento do braço para agarrar um objeto
2- Agarrar -apanhar um objeto
3- Carregar ou transportar -segurar e levar um objeto de um lugar para outro
4-Soltar voluntário -deixar intencionalmente o objeto que tinha na mão, num tempo e espaço específico.
5- Uso Bilateral das mãos -utilização conjunta das mãos para realizar uma atividade.
6-
Manipulação na mão - ajustamento da mão, de um objeto. depois de
agarrar. Exemplo: agarrar um lápis e posicionar corretamente para
colorir ou escrever
7-
Destreza- capacidade para realizar pequenos movimentos com as nossas
mãos, de forma precisa, eficiente, com acuidade sem esforço.
Normalmente,
só quando a criança vai para pré-escola é que se começa a falar do
desenvolvimento da motricidade fina e,também nesta fase que alguns
adultos começam a notar dificuldades na criança,caso elas existam. É
também na pré-escola que normalmente se toma mais atenção á forma como
pintar dentro do contornos,cortar com tesoura, pegar no lápis, abotoar
botões e comer com talheres.
Fonte:A criança e motricidade fina ;Paula Serrano e Cira de Luque
Nenhum comentário:
Postar um comentário