Diferença de Alfabetização e Letramento
Surgem muitas
dúvidas entre os professores sobre qual é a diferença entre Letramento e
Alfabetização. Pois bem, agora veremos um pouquinho sobre os dois.
• LETRAMENTO
Processo de
aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança
pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo
antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da convivência
dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com materiais
escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de
embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da
sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de
uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e simbólicos
criados em sociedade.
•• NÍVEL DE LETRAMENTO
Este,
é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a
criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se
leem livros, jornais, revistas, bulas de remédios, enfim, e qualquer
outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou
mesmo, em que uns leem para os outros em voz alta, leem para a criança
enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será
superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o
privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato
com o mundo letrado.
• ALFABETIZAÇÃO
O processo de
descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas
significações que os diversos tipos de discursos têm para ela, ampliando
seu campo de leitura através da alfabetização. Antigamente,
acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao
ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de
letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com
leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente,
não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e
escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.
Portanto, letramento
decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem nos
diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e
verbal. É a função social da escrita. Enquanto que a alfabetização se
refere ao desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita.
Fonte: http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com.br
Diferença de Alfabetização e Letramento
Surgem muitas
dúvidas entre os professores sobre qual é a diferença entre Letramento e
Alfabetização. Pois bem, agora veremos um pouquinho sobre os dois.
• LETRAMENTO
Processo de
aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança
pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo
antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da convivência
dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com materiais
escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de
embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da
sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de
uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e simbólicos
criados em sociedade.
•• NÍVEL DE LETRAMENTO
Este,
é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a
criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se
leem livros, jornais, revistas, bulas de remédios, enfim, e qualquer
outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou
mesmo, em que uns leem para os outros em voz alta, leem para a criança
enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será
superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o
privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato
com o mundo letrado.
• ALFABETIZAÇÃO
O processo de
descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas
significações que os diversos tipos de discursos têm para ela, ampliando
seu campo de leitura através da alfabetização. Antigamente,
acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao
ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de
letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com
leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente,
não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e
escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.
Portanto, letramento
decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem nos
diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e
verbal. É a função social da escrita. Enquanto que a alfabetização se
refere ao desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita.
Fonte: http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com.br
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