Tabela
elaborada para acompanhar a evolução da escrita dos alunos.
NÍVEL DE ESCRITA
|
CARACTERIZAÇÃO
|
EXEMPLOS:
§
BRIGADEIRO
§
PIPOCA
§
SUCO
§
BIS
|
|
P
R
|
Grafismo Primitivo
|
Predomínio de rabiscos
e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais
é um intento para a
criança.
Desenvolvem
procedimentos para diferenciar escritas.
|
|
É
|
Escrita sem controle de
quantidade
|
A criança escreve
ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado
a escrita.
|
A
R M S MO H A O R U I L N M
A M T O X A M H N TS K
H U I
M H O T I P E R T C L
P M N B O
A T R O C D G P E S IP
U T D F F
|
|
Escrita Unigráfica
|
A criança utiliza
somente uma letra para representar a palavra.
|
A
L
F
C
|
S
I
|
Escrita Fixa
|
A
mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias
convencionais.
|
A L N I
A L N I
A L N I
A L N I
|
L
Á
|
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
|
Algumas
letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma
diferente. Varia a
quantidade de letras para cada palavra.
|
S A M T
A M T
A M T S A
S A T
|
B
I
|
Quantidade constante
Repertório variável
|
Quantidade
constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da
diferenciação
qualitativa: as letras mudam ou muda a
ordem das letras.
|
HRUM
ASGK
ONBJ
CFTV
|
C
A
|
Quantidade variável
Repertório variado
|
Expressam
máxima diferenciação controlada para
diferenciar uma escrita
de outra.
|
R A M Q N
A B E A M F
G E P F A
O S D L
|
|
Quantidade
e repertório variáveis
Presença de valor sonoro
início e/ou fim
|
Variedade
na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se
em utilizar letras que
correspondem ao som inicial e/ou final.
|
I M S A B R O
I B R N S A
U R M T O
I N B O X I X
|
|
Sem valor sonoro:
a criança escreve uma letra para representar a sílaba
sem se preocupar com o
valor sonoro correspondente
|
R O M T
B U D
A S
R
|
|
|
Iniciando uma correspondência sonora:
a criança escreve uma letra para
cada sílaba e começa a
utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
|
I T M O
P Q A
R O
G I
|
|
SILÁBICA
|
Com valor sonoro:
a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando
letras que
correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras
vezes consoantes e
vogais.
|
I A E O – B H D O
I O A – P O K
U O – S C
I S – B I
|
|
|
Silábico em conflito ou hipótese falsa
necessária: momento de conflito
cognitivo relacionado
à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a
contradição entre a
interpretação silábica e as escritas alfabéticas que
têm sempre mais
letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu
para o pré- silábico.
|
B H D U L E
I O K E C
U O K U
I S I S
|
|
SILÁBICA - ALFABÉTICA
|
A
criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a
sílaba completa.
Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
|
B I H D R O
P I P O K
S U K O
B I Z
|
|
ALFABÉTICA
|
A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se
das convenções
ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..
|
BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
|
Essas
informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças
sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente
para que avancem. As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas
“gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para
conhecê-las.
Tabela
elaborada para acompanhar a evolução da escrita dos alunos.
NÍVEL DE ESCRITA
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CARACTERIZAÇÃO
|
EXEMPLOS:
§
BRIGADEIRO
§
PIPOCA
§
SUCO
§
BIS
|
|
P
R
|
Grafismo Primitivo
|
Predomínio de rabiscos
e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais
é um intento para a
criança.
Desenvolvem
procedimentos para diferenciar escritas.
|
|
É
|
Escrita sem controle de
quantidade
|
A criança escreve
ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado
a escrita.
|
A
R M S MO H A O R U I L N M
A M T O X A M H N TS K
H U I
M H O T I P E R T C L
P M N B O
A T R O C D G P E S IP
U T D F F
|
|
Escrita Unigráfica
|
A criança utiliza
somente uma letra para representar a palavra.
|
A
L
F
C
|
S
I
|
Escrita Fixa
|
A
mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
Predomínio de grafias
convencionais.
|
A L N I
A L N I
A L N I
A L N I
|
L
Á
|
Quantidade variável
Repertório Fixo/Parcial
|
Algumas
letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma
diferente. Varia a
quantidade de letras para cada palavra.
|
S A M T
A M T
A M T S A
S A T
|
B
I
|
Quantidade constante
Repertório variável
|
Quantidade
constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da
diferenciação
qualitativa: as letras mudam ou muda a
ordem das letras.
|
HRUM
ASGK
ONBJ
CFTV
|
C
A
|
Quantidade variável
Repertório variado
|
Expressam
máxima diferenciação controlada para
diferenciar uma escrita
de outra.
|
R A M Q N
A B E A M F
G E P F A
O S D L
|
|
Quantidade
e repertório variáveis
Presença de valor sonoro
início e/ou fim
|
Variedade
na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se
em utilizar letras que
correspondem ao som inicial e/ou final.
|
I M S A B R O
I B R N S A
U R M T O
I N B O X I X
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|
Sem valor sonoro:
a criança escreve uma letra para representar a sílaba
sem se preocupar com o
valor sonoro correspondente
|
R O M T
B U D
A S
R
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|
Iniciando uma correspondência sonora:
a criança escreve uma letra para
cada sílaba e começa a
utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
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I T M O
P Q A
R O
G I
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SILÁBICA
|
Com valor sonoro:
a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando
letras que
correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras
vezes consoantes e
vogais.
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I A E O – B H D O
I O A – P O K
U O – S C
I S – B I
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Silábico em conflito ou hipótese falsa
necessária: momento de conflito
cognitivo relacionado
à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a
contradição entre a
interpretação silábica e as escritas alfabéticas que
têm sempre mais
letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu
para o pré- silábico.
|
B H D U L E
I O K E C
U O K U
I S I S
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SILÁBICA - ALFABÉTICA
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A
criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a
sílaba completa.
Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
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B I H D R O
P I P O K
S U K O
B I Z
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ALFABÉTICA
|
A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se
das convenções
ortográficas; principalmente nas sílabas complexas..
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BRIGADEIRO
PIPOCA
SUCO
BIS
|
Essas
informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças
sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente
para que avancem. As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas
“gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para
conhecê-las.
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