ATIVIDADES COM RÓTULOS e PANFLETOS
Particularmente,
eu gosto muito de trabalhar com rótulos em alfabetização. São
portadores de texto que podem ser bem explorados, fazem parte do
cotidiano das crianças, são materiais de fácil acesso.
Aqui
estão algumas sugestões, tanto para educadores quanto para os pais,
neste momento de isolamento social em que estamos nos desdobrando na
tarefa de cuidar, educar e ensinar.
São
materiais simples e que não demandam gastos nem muito tempo para serem
produzidos. Também incentivam a sustentabilidade, no que se refere ao
reaproveitamento de materiais.
*Se
não tiverem alfabeto móvel disponível, pode ser feito com recortes de
letras de jornais e revistas, muitos livros didáticos (cartilhas) trazem
um alfabeto móvel para recorte em seus anexos.
*Adequar
a faixa etária da criança, colocando alguns recortes de panfletos ou
rótulos em uma caixa. Pedir que a criança observe, manipule o material.
Após, sem ela ver, deverá ser retirado um rótulo da caixa para que ela
tente descobrir qual foi. Poderão serem dadas dicas.
*
Uma variação, para crianças que já avançaram na leitura, seria ao invés
de duas figuras iguais; utilizar uma figura e outra peça com o nome
escrito da figura.
ATIVIDADES COM RÓTULOS e PANFLETOS
Particularmente,
eu gosto muito de trabalhar com rótulos em alfabetização. São
portadores de texto que podem ser bem explorados, fazem parte do
cotidiano das crianças, são materiais de fácil acesso.
Aqui
estão algumas sugestões, tanto para educadores quanto para os pais,
neste momento de isolamento social em que estamos nos desdobrando na
tarefa de cuidar, educar e ensinar.
São
materiais simples e que não demandam gastos nem muito tempo para serem
produzidos. Também incentivam a sustentabilidade, no que se refere ao
reaproveitamento de materiais.
*Se
não tiverem alfabeto móvel disponível, pode ser feito com recortes de
letras de jornais e revistas, muitos livros didáticos (cartilhas) trazem
um alfabeto móvel para recorte em seus anexos.
*Adequar
a faixa etária da criança, colocando alguns recortes de panfletos ou
rótulos em uma caixa. Pedir que a criança observe, manipule o material.
Após, sem ela ver, deverá ser retirado um rótulo da caixa para que ela
tente descobrir qual foi. Poderão serem dadas dicas.
*
Uma variação, para crianças que já avançaram na leitura, seria ao invés
de duas figuras iguais; utilizar uma figura e outra peça com o nome
escrito da figura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário