Jean
Piaget é um dos autores mais influentes da psicologia. Este filósofo e
biólogo se interessou pelas etapas do desenvolvimento das pessoas, e
hoje seu trabalho é referência em psicologia e outras ciências humanas.
Deste modo, a teoria das etapas do desenvolvimento cognitivo de Jean
Piaget é conhecida por psicólogos. É uma das teorias que deu origem a
toda uma disciplina, como a psicologia evolucionista.
Desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget
Uma criança não é um adulto meio crescido. Pelo menos em um nível
quantitativo, e é que por um longo tempo foi ampliada a ideia de que uma
criança é um pequeno adulto que não tem experiência na vida. Piaget foi
encarregado de demonstrar a parte mais qualitativa do assunto. O
desenvolvimento cognitivo não deve ser entendido como algo linear e
cumulativo, mas cada pessoa tem características cognitivas diferentes,
dependendo do estágio da vida em que se encontra.
Desta forma, as pessoas que estão em um estágio evolucionário têm uma
maneira de ver as coisas diferentes daquelas encontradas em outro. Não
só é que os mais velhos têm mais experiência na vida, mas no nível
psicológico, há uma série de coisas que devem ser levadas em conta.
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget
Hoje, a psicologia evolutiva não seria a mesma sem a figura de Jean
Piaget. E, mais especificamente, a psicologia evolucionista, e essa é a
teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget,
estabeleceu as bases dessa disciplina psicológica. Abaixo estão os
famosos estádios propostos pelo autor. Eles são a parte essencial desta
teoria que hoje é estudada em todas as faculdades de psicologia, embora
também haja algumas críticas a ela.
1. Estágio Sensório-motor
O estágio sensório-motor vai do nascimento do bebê até este começar a
falar. Esse momento chega por volta dos dois anos de idade, quando a
pessoa consegue construir frases simples. O primeiro dos estágios do
desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget tem como característica
fundamental a maneira como o bebê interage com o mundo. Seus sentidos
dão a ele toda a informação sobre o mundo, sendo sua ânsia por uma
exploração fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.
A necessidade de compreender o mundo através dos sentidos não impede que
os bebês saibam que existem objetos que existem, apesar de não tê-los
na frente deles. Por outro lado, há pessoas que estão no estágio
sensório-motor e são basicamente egocêntricas. Não é até etapas
posteriores que tendem a mostrar comportamentos mais ligados ao
altruísmo e à autonegação.
2. Etapa pré-operacional
O estágio pré-operacional é aquele que corresponde entre dois e sete
anos de idade. As pessoas que estão nesta fase do desenvolvimento de
Jean Piaget já são mais capazes de interagir, e o jogo é frequentemente
desempenhado por papéis fictícios. É, portanto, um período no qual a
capacidade de usar objetos com um caráter simbólico é adquirida. É o
caso dos jogos infantis, onde eles podem cozinhar e lutar com brinquedos
que representam potes ou espadas.
Embora continuem sendo pessoas egocêntricas, é a partir desse estágio
que aparecem manifestações claras que podem ser colocadas no lugar de
outra pessoa. Portanto, começam a mostrar reações empáticas e
altruístas, embora isso não seja usual.
No estágio pré-operacional, a capacidade de associação de ideias é
clara, mas também sua simplicidade e baixa capacidade de contraste. É
por essa razão que crianças entre dois e sete anos de idade podem
facilmente recorrer ao pensamento mágico para explicar fatos diferentes.
3. Estágio das operações concretas
O estágio das operações concretas vai de sete a doze anos de idade
aproximadamente. Neste episódio evolutivo, a pessoa já é capaz de
adquirir muitas das capacidades mentais de uma pessoa adulta.
É nesse estágio, por exemplo, quando o uso da lógica ganha força. É,
portanto, um episódio evolutivo em que a pessoa pode chegar a conclusões
usando capacidades associativas maiores. A pessoa pode se tornar menos
egocêntrica nesse estágio de Piaget e está numa fase de desenvolvimento
de sua capacidade de abstração.
4. Estágio de operações formais
O estágio das operações formais vai de doze anos até o final da idade
adulta . A maioria da população, portanto, está nesta fase da vida e
representa a culminação do desenvolvimento cognitivo no nível evolutivo.
Nesta etapa de Piaget, a pessoa já é capaz de recorrer à sua capacidade
total de abstração e ao uso da lógica para resolver problemas.
É assim que o pensamento hipotético-dedutivo toma importância nessa fase
da vida. Baseia-se na ideia de que uma pessoa gera hipóteses para
tentar explicar o que observa, sendo que experimentação e raciocínio são
os meios para prová-la. Embora algumas pessoas permaneçam egocêntricas,
isso não é mais uma característica definidora desse estágio. As pessoas
no estágio das operações formais são capazes de condicionar seu
pensamento ou comportamento por motivos que vão além de sua pessoa.
Jean
Piaget é um dos autores mais influentes da psicologia. Este filósofo e
biólogo se interessou pelas etapas do desenvolvimento das pessoas, e
hoje seu trabalho é referência em psicologia e outras ciências humanas.
Deste modo, a teoria das etapas do desenvolvimento cognitivo de Jean
Piaget é conhecida por psicólogos. É uma das teorias que deu origem a
toda uma disciplina, como a psicologia evolucionista.
Desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget
Uma criança não é um adulto meio crescido. Pelo menos em um nível
quantitativo, e é que por um longo tempo foi ampliada a ideia de que uma
criança é um pequeno adulto que não tem experiência na vida. Piaget foi
encarregado de demonstrar a parte mais qualitativa do assunto. O
desenvolvimento cognitivo não deve ser entendido como algo linear e
cumulativo, mas cada pessoa tem características cognitivas diferentes,
dependendo do estágio da vida em que se encontra.
Desta forma, as pessoas que estão em um estágio evolucionário têm uma
maneira de ver as coisas diferentes daquelas encontradas em outro. Não
só é que os mais velhos têm mais experiência na vida, mas no nível
psicológico, há uma série de coisas que devem ser levadas em conta.
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget
Hoje, a psicologia evolutiva não seria a mesma sem a figura de Jean
Piaget. E, mais especificamente, a psicologia evolucionista, e essa é a
teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget,
estabeleceu as bases dessa disciplina psicológica. Abaixo estão os
famosos estádios propostos pelo autor. Eles são a parte essencial desta
teoria que hoje é estudada em todas as faculdades de psicologia, embora
também haja algumas críticas a ela.
1. Estágio Sensório-motor
O estágio sensório-motor vai do nascimento do bebê até este começar a
falar. Esse momento chega por volta dos dois anos de idade, quando a
pessoa consegue construir frases simples. O primeiro dos estágios do
desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget tem como característica
fundamental a maneira como o bebê interage com o mundo. Seus sentidos
dão a ele toda a informação sobre o mundo, sendo sua ânsia por uma
exploração fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.
A necessidade de compreender o mundo através dos sentidos não impede que
os bebês saibam que existem objetos que existem, apesar de não tê-los
na frente deles. Por outro lado, há pessoas que estão no estágio
sensório-motor e são basicamente egocêntricas. Não é até etapas
posteriores que tendem a mostrar comportamentos mais ligados ao
altruísmo e à autonegação.
2. Etapa pré-operacional
O estágio pré-operacional é aquele que corresponde entre dois e sete
anos de idade. As pessoas que estão nesta fase do desenvolvimento de
Jean Piaget já são mais capazes de interagir, e o jogo é frequentemente
desempenhado por papéis fictícios. É, portanto, um período no qual a
capacidade de usar objetos com um caráter simbólico é adquirida. É o
caso dos jogos infantis, onde eles podem cozinhar e lutar com brinquedos
que representam potes ou espadas.
Embora continuem sendo pessoas egocêntricas, é a partir desse estágio
que aparecem manifestações claras que podem ser colocadas no lugar de
outra pessoa. Portanto, começam a mostrar reações empáticas e
altruístas, embora isso não seja usual.
No estágio pré-operacional, a capacidade de associação de ideias é
clara, mas também sua simplicidade e baixa capacidade de contraste. É
por essa razão que crianças entre dois e sete anos de idade podem
facilmente recorrer ao pensamento mágico para explicar fatos diferentes.
3. Estágio das operações concretas
O estágio das operações concretas vai de sete a doze anos de idade
aproximadamente. Neste episódio evolutivo, a pessoa já é capaz de
adquirir muitas das capacidades mentais de uma pessoa adulta.
É nesse estágio, por exemplo, quando o uso da lógica ganha força. É,
portanto, um episódio evolutivo em que a pessoa pode chegar a conclusões
usando capacidades associativas maiores. A pessoa pode se tornar menos
egocêntrica nesse estágio de Piaget e está numa fase de desenvolvimento
de sua capacidade de abstração.
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