Psicologia do desenvolvimento
Entendendo as teorias de aprendizagem e linguagem
Piaget > Psicólogo
Sua teoria e estudos se baseiam no cognitivismo construtivista, ou seja, a aquisição da linguagem e a aprendizagem se darão somente quando a criança adquirir uma inteligência completa, passando por estágios pré-estabelecidos, levando em consideração o meio e a interação da mesma com o meio.
Piaget divide estes estágios em:
1° Estágio sensório motor “0 aos 18 meses”.
Onde a criança irá desenvolver habilidades como engatinhar, pegar, sentir, andar e posteriormente assimilar objetos.
2° Estágio pré-operatório “2 aos 7 anos de idade”
Dividindo-se em mais subestágios que são:
2°a) Egocêntrico “ 2 aos 4 anos”
Um exemplo simples para entender sobre o egocentrismo é quando a criança narrar uma história ou estória, irá sempre trabalhar com sua própria identidade colocando-se no centro de tudo.
2°b) Intuitivo “ 5 aos 7 anos”.
Neste subestágio a criança começa a desenvolver funções simbólicas, ou seja, os objetos passam a se transformar em símbolos, por exemplo: Uma caixa de fósforo vira uma carrinho, um pedaço de papel dobrado vira um avião etc, um papel amaçado vira uma bola.
A teoria proposta por Piaget defende que somente e a partir deste ponto, é que a criança começa a desenvolver a representação de algo e também quando a mesma irá transformar um objeto em um símbolo para compor sua brincadeira.
Podemos considera também que as ações praticadas pela criança baseadas na teoria de Piaget, são todas intuitivas, ou seja, a assimilação é adquirida por meio da intuição e repetição. Neste subestágio se propõe o aparecimento das noções de tempo e espaço.
3°) Estágio pré-operatório concreto “07 aos 11 anos”
É quando a criança começa a desenvolver segundo sua teoria a capacidade de resolver problemas mais concretos, utilizando a matemática e suas equações básicas.
4°) Estágio pré-operatório formal “A partir dos 12 anos de idade”.
É quando a criança desenvolve a capacidade de assimilar o abstrato e o concreto.
Vygotsky > Psicólogo.
Sua teoria se baseia no interacionismo social defendendo que a linguagem se adquire com muito mais facilidade pela interação de no mínimo duas pessoas, em que o direcionamento proposto para tal desenvolvimento, seria preciso a figura de um “Mediador” para que a aprendizagem aconteça com mais facilidade como dito.
Vygotsky defende em seus estudos, que a criança irá se desenvolver e consequentemente aprender muito mais rápido e com eficiência, com a utilização de uma linguagem direcionada a mesma, contrapondo a teria de Piaget que é baseada em se trabalhar uma linguagem proposta por um meio.
Vygotsky propõe que “O meio, mediato por outro, lhe trará a experiência de aprendizagem”.
Partido deste princípio, Vygotsky desenvolve um componente teórico conhecido como “ ZDP” Zona de desenvolvimento proximal, que divide as formas de conhecimento adquirido em “ Real” que quer dizer aquilo que a criança consegue aprender sozinha e que a mesma tenha capacidade de aplica-la no âmbito da criatividade ou atividades propostas e “ Proximal”, que é a aprendizagem em que há a necessidade de um mediador para ajudar no desenvolvimento de tais capacidades. Em se tratando de desenvolvimento real, podemos exemplificar a linguagem: Uma criança que já saiba dizer as palavras “Bola, prato, vaca”, por exemplo, e consequentemente já sabe aplica-las em um contexto proposto de atividade ou brincadeira. Quanto ao desenvolvimento proximal, utiliza-se um mediador que explique ou ajude a criança a formar uma frase ou brincadeiras com estas palavras.
A aprendizagem ocorre com mais facilidade quando há mediação para aplicar o entendimento proposto da linguagem ou conhecimento a ser adquirido.
Uma das maiores diferenças destes dois teóricos é que: Piaget baseia sua teoria em que o conhecimento é adquirido de dentro pra fora. Vygotsky por outro lado, defende o oposto, a aprendizagem ocorre de fora para dentro.
TEXTO Prof. Marcos L Souza
Pedagogo – Psicopedagogo – Historiador
Psicologia do desenvolvimento
Entendendo as teorias de aprendizagem e linguagem
Piaget > Psicólogo
Sua teoria e estudos se baseiam no cognitivismo construtivista, ou seja, a aquisição da linguagem e a aprendizagem se darão somente quando a criança adquirir uma inteligência completa, passando por estágios pré-estabelecidos, levando em consideração o meio e a interação da mesma com o meio.
Piaget divide estes estágios em:
1° Estágio sensório motor “0 aos 18 meses”.
Onde a criança irá desenvolver habilidades como engatinhar, pegar, sentir, andar e posteriormente assimilar objetos.
2° Estágio pré-operatório “2 aos 7 anos de idade”
Dividindo-se em mais subestágios que são:
2°a) Egocêntrico “ 2 aos 4 anos”
Um exemplo simples para entender sobre o egocentrismo é quando a criança narrar uma história ou estória, irá sempre trabalhar com sua própria identidade colocando-se no centro de tudo.
2°b) Intuitivo “ 5 aos 7 anos”.
Neste subestágio a criança começa a desenvolver funções simbólicas, ou seja, os objetos passam a se transformar em símbolos, por exemplo: Uma caixa de fósforo vira uma carrinho, um pedaço de papel dobrado vira um avião etc, um papel amaçado vira uma bola.
A teoria proposta por Piaget defende que somente e a partir deste ponto, é que a criança começa a desenvolver a representação de algo e também quando a mesma irá transformar um objeto em um símbolo para compor sua brincadeira.
Podemos considera também que as ações praticadas pela criança baseadas na teoria de Piaget, são todas intuitivas, ou seja, a assimilação é adquirida por meio da intuição e repetição. Neste subestágio se propõe o aparecimento das noções de tempo e espaço.
3°) Estágio pré-operatório concreto “07 aos 11 anos”
É quando a criança começa a desenvolver segundo sua teoria a capacidade de resolver problemas mais concretos, utilizando a matemática e suas equações básicas.
4°) Estágio pré-operatório formal “A partir dos 12 anos de idade”.
É quando a criança desenvolve a capacidade de assimilar o abstrato e o concreto.
Vygotsky > Psicólogo.
Sua teoria se baseia no interacionismo social defendendo que a linguagem se adquire com muito mais facilidade pela interação de no mínimo duas pessoas, em que o direcionamento proposto para tal desenvolvimento, seria preciso a figura de um “Mediador” para que a aprendizagem aconteça com mais facilidade como dito.
Vygotsky defende em seus estudos, que a criança irá se desenvolver e consequentemente aprender muito mais rápido e com eficiência, com a utilização de uma linguagem direcionada a mesma, contrapondo a teria de Piaget que é baseada em se trabalhar uma linguagem proposta por um meio.
Vygotsky propõe que “O meio, mediato por outro, lhe trará a experiência de aprendizagem”.
Partido deste princípio, Vygotsky desenvolve um componente teórico conhecido como “ ZDP” Zona de desenvolvimento proximal, que divide as formas de conhecimento adquirido em “ Real” que quer dizer aquilo que a criança consegue aprender sozinha e que a mesma tenha capacidade de aplica-la no âmbito da criatividade ou atividades propostas e “ Proximal”, que é a aprendizagem em que há a necessidade de um mediador para ajudar no desenvolvimento de tais capacidades. Em se tratando de desenvolvimento real, podemos exemplificar a linguagem: Uma criança que já saiba dizer as palavras “Bola, prato, vaca”, por exemplo, e consequentemente já sabe aplica-las em um contexto proposto de atividade ou brincadeira. Quanto ao desenvolvimento proximal, utiliza-se um mediador que explique ou ajude a criança a formar uma frase ou brincadeiras com estas palavras.
A aprendizagem ocorre com mais facilidade quando há mediação para aplicar o entendimento proposto da linguagem ou conhecimento a ser adquirido.
Uma das maiores diferenças destes dois teóricos é que: Piaget baseia sua teoria em que o conhecimento é adquirido de dentro pra fora. Vygotsky por outro lado, defende o oposto, a aprendizagem ocorre de fora para dentro.
TEXTO Prof. Marcos L Souza
Pedagogo – Psicopedagogo – Historiador
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