Como avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização


Como avaliar a escrita dos
 alunos na Alfabetização

Nove dicas de atividades que você pode aplicar para a turma...

Como está a escrita dos alunos no final do ano letivo? Esse é o  momento  de
avaliarmos o processo de alfabetização dos alunos e ver se as práticas ou metodologias utilizadas deram conta de fazê-los compreender e se apropriar da base alfabética.

A avaliação é um processo e deve ocorrer o tempo todo na Alfabetização. Não deve ser uma única prova no fim do ano, mas que essas atividades façam parte do  dia a dia.

Para selecionar as atividades, leve em conta o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Veja as habilidades previstas na BNCC que podem ser abordadas na avaliação:


(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Abaixo,  atividades que podem compor uma provinha:
1-Escrita de nome completo:
Os alunos devem escrever seu nome e sobrenome, alfabeticamente, sozinhos, sem intervenções do professor;
2-Escrita de nomes de colegas da turma:
Sem consultar a lista com nomes dos alunos da turma, os alunos devem escrever o nome de pelo menos oito colegas;
3-Escrita de um texto de memória:
Proponha que os alunos escrevam os textos que eles sabem de memória. Pode ser uma cantiga de roda, ou outra música que eles gostem, um ditado popular ou uma parlenda. Eles devem escrever pelo menos
dois desses tipos de texto. Antes, a turma pode cantar ou declamar junta o texto que deve ser escrito individualmente;
4-Escrita de um bilhete:
As crianças devem escrever um bilhete para um personagem de conto de fadas ou outra história conhecida por todos. Por exemplo, um bilhete aos três porquinhos avisando sobre o cuidado que eles devem ter com o Lobo. Outra proposta é que escrevam um bilhete para colegas de outro período da própria escola, pedindo colaboração para organizar a sala de aula, por exemplo. O bilhete deve ser escrito alfabeticamente e levando em conta os elementos que compõem o gênero textual;
5-Escrita de legendas em fotos:
Apresente pelo menos três imagens para que as crianças escrevam legendas explicativas. Podem ser situações do cotidiano, dos estudos ou outras à sua escolha;
6-Escrita de lista:
Proponha a escrita de uma lista de compras para a família, com pelo menos doze produtos que são consumidos por eles;
7-Escrita de receita (texto instrucional):
Ofereça às crianças a receita escrita de um lanche, apresentando os ingredientes: pão, rodelas de tomate, fatias de queijo, orégano e alface. A turma deve escrever o modo de preparo. A atividade precisa de uma
organização anterior: imprima, em uma folha de sulfite, os ingredientes e linhas em branco no espaço do "modo de preparo" para que os alunos escrevem à sua maneira;
8-Escrita de perguntas para uma entrevista:
As crianças devem escrever pelo menos duas perguntas para a produção de uma entrevista com um profissional que atue na escola. Pode ser a merendeira, o porteiro, outro professor, etc;
9-Escrita de aviso:
Proponha a escrita de um aviso para ser fixado em um mural da escola. O tema pode ser limpeza, saúde ou qualquer outro que você considerar adequado. Há a possibilidade inclusive de mostrar um modelo a eles, do tipo "Não jogue lixo no chão!"

Essas são apenas algumas sugestões, mas são muitas as possibilidades de atividades para avaliar a escrita. A ideia é que, ao final do ano letivo, todos os alunos estejam escrevendo alfabeticamente e
com autonomia, mas nas habilidades previstas para o 1º ano, há a indicação de escrita em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor. Então, se houver alunos que precisam do seu auxílio e das
suas intervenções, está tudo bem. Mas não deixe de registrar esses casos na avaliação.
O propósito de avaliar é fazer os encaminhamentos pedagógicos necessários para que os alunos se desenvolvam em seu processo de alfabetização. Essa
avaliação pode ser um importante documento para já auxiliar o professor  a planejar o ano seguinte, quando assumir a turma.




Como avaliar a escrita dos
 alunos na Alfabetização

Nove dicas de atividades que você pode aplicar para a turma...

Como está a escrita dos alunos no final do ano letivo? Esse é o  momento  de
avaliarmos o processo de alfabetização dos alunos e ver se as práticas ou metodologias utilizadas deram conta de fazê-los compreender e se apropriar da base alfabética.

A avaliação é um processo e deve ocorrer o tempo todo na Alfabetização. Não deve ser uma única prova no fim do ano, mas que essas atividades façam parte do  dia a dia.

Para selecionar as atividades, leve em conta o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Veja as habilidades previstas na BNCC que podem ser abordadas na avaliação:


(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Abaixo,  atividades que podem compor uma provinha:
1-Escrita de nome completo:
Os alunos devem escrever seu nome e sobrenome, alfabeticamente, sozinhos, sem intervenções do professor;
2-Escrita de nomes de colegas da turma:
Sem consultar a lista com nomes dos alunos da turma, os alunos devem escrever o nome de pelo menos oito colegas;
3-Escrita de um texto de memória:
Proponha que os alunos escrevam os textos que eles sabem de memória. Pode ser uma cantiga de roda, ou outra música que eles gostem, um ditado popular ou uma parlenda. Eles devem escrever pelo menos
dois desses tipos de texto. Antes, a turma pode cantar ou declamar junta o texto que deve ser escrito individualmente;
4-Escrita de um bilhete:
As crianças devem escrever um bilhete para um personagem de conto de fadas ou outra história conhecida por todos. Por exemplo, um bilhete aos três porquinhos avisando sobre o cuidado que eles devem ter com o Lobo. Outra proposta é que escrevam um bilhete para colegas de outro período da própria escola, pedindo colaboração para organizar a sala de aula, por exemplo. O bilhete deve ser escrito alfabeticamente e levando em conta os elementos que compõem o gênero textual;
5-Escrita de legendas em fotos:
Apresente pelo menos três imagens para que as crianças escrevam legendas explicativas. Podem ser situações do cotidiano, dos estudos ou outras à sua escolha;
6-Escrita de lista:
Proponha a escrita de uma lista de compras para a família, com pelo menos doze produtos que são consumidos por eles;
7-Escrita de receita (texto instrucional):
Ofereça às crianças a receita escrita de um lanche, apresentando os ingredientes: pão, rodelas de tomate, fatias de queijo, orégano e alface. A turma deve escrever o modo de preparo. A atividade precisa de uma
organização anterior: imprima, em uma folha de sulfite, os ingredientes e linhas em branco no espaço do "modo de preparo" para que os alunos escrevem à sua maneira;
8-Escrita de perguntas para uma entrevista:
As crianças devem escrever pelo menos duas perguntas para a produção de uma entrevista com um profissional que atue na escola. Pode ser a merendeira, o porteiro, outro professor, etc;
9-Escrita de aviso:
Proponha a escrita de um aviso para ser fixado em um mural da escola. O tema pode ser limpeza, saúde ou qualquer outro que você considerar adequado. Há a possibilidade inclusive de mostrar um modelo a eles, do tipo "Não jogue lixo no chão!"

Essas são apenas algumas sugestões, mas são muitas as possibilidades de atividades para avaliar a escrita. A ideia é que, ao final do ano letivo, todos os alunos estejam escrevendo alfabeticamente e
com autonomia, mas nas habilidades previstas para o 1º ano, há a indicação de escrita em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor. Então, se houver alunos que precisam do seu auxílio e das
suas intervenções, está tudo bem. Mas não deixe de registrar esses casos na avaliação.
O propósito de avaliar é fazer os encaminhamentos pedagógicos necessários para que os alunos se desenvolvam em seu processo de alfabetização. Essa
avaliação pode ser um importante documento para já auxiliar o professor  a planejar o ano seguinte, quando assumir a turma.




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