PROFESSOR É FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAR O TDAH
Com o início do ano letivo chegam também as preocupações com o
desenvolvimento escolar dos alunos. Dentre uma das dificuldades mais
comuns para o aprendizado está o Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH), transtorno neurobiológico, de causas genéticas,
que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a
sua vida.
A criança com TDAH enfrenta dificuldade de concentração, inquietude e
impulsividade, o que impacta negativamente no seu desempenho na escola. O
transtorno, no entanto, é tratável e os professores são atores
fundamentais para identificar o problema em seus alunos.
“Um aluno que dificilmente fica sentado durante uma explicação mais
longa ou que se distrai com muita facilidade, pode apresentar TDAH e,
por isso, é preciso estar atento a esses sinais, para informar aos
pais”, pontua o neuropsiquiatra Paulo Mattos (UFRJ/IDOR), pesquisador
associado da Rede CpE e especialista no assunto, com diversos estudos
científicos publicados internacionalmente sobre o tema.
O TDAH atinge cerca de 5% das crianças e adolescentes e é mais comum
entre os meninos. Estima-se que no Brasil existam 2 milhões e meio de
portadores do transtorno. O diagnóstico em crianças é feito idealmente a
partir dos sete anos de idade, justamente no período de alfabetização.
Antes disso, pode ser difícil distinguir a “agitação normal” de uma
criança pequena daquela existente no TDAH.
“Embora o acesso excessivo e acelerado da tecnologia leve a uma situação
por vezes parecida com o TDAH, o transtorno se difere pela extrema
dificuldade em manter-se atento e quieto em inúmeras situações do
cotidiano, quando todas as demais crianças conseguem,” nota o
pesquisador.
Alguns dos sinais para os quais os educadores podem ficar atentos são:
- A criança parece não escutar o que os outros falam
- Não se lembra onde deixou as coisas
- Não se concentra na sala de aula
- Não consegue permanecer sentada quando deveria
- Agita constantemente pernas e mãos
- Não consegue ficar quieta para ouvir uma história
O diagnóstico do TDAH é clínico e complexo e só pode ser feito por um
profissional de saúde,. O processo de investigação pode incluir
questionários (para os pais e professores), entrevista com os pacientes e
pais.
O TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um distúrbio
secundário a alterações principalmente na região frontal do cérebro e
suas conexões, responsável por autocontrole, memória, atenção e
organização. O tratamento pode incluir tanto farmacoterapia quanto
psicoterapia, em particular a terapia cognitivo-comportamental.
“Há inúmeras pesquisas mostrando que o TDAH está associado ao fracasso
acadêmico, abandono escolar, maior risco de acidentes, uso de drogas e
álcool, entre outras situações negativas na vida adulta. Por isso,
diagnóstico e tratamento o quanto antes antes são tão importantes”,
aponta Mattos.
PROFESSOR É FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAR O TDAH
Com o início do ano letivo chegam também as preocupações com o
desenvolvimento escolar dos alunos. Dentre uma das dificuldades mais
comuns para o aprendizado está o Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH), transtorno neurobiológico, de causas genéticas,
que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a
sua vida.
A criança com TDAH enfrenta dificuldade de concentração, inquietude e
impulsividade, o que impacta negativamente no seu desempenho na escola. O
transtorno, no entanto, é tratável e os professores são atores
fundamentais para identificar o problema em seus alunos.
“Um aluno que dificilmente fica sentado durante uma explicação mais
longa ou que se distrai com muita facilidade, pode apresentar TDAH e,
por isso, é preciso estar atento a esses sinais, para informar aos
pais”, pontua o neuropsiquiatra Paulo Mattos (UFRJ/IDOR), pesquisador
associado da Rede CpE e especialista no assunto, com diversos estudos
científicos publicados internacionalmente sobre o tema.
O TDAH atinge cerca de 5% das crianças e adolescentes e é mais comum
entre os meninos. Estima-se que no Brasil existam 2 milhões e meio de
portadores do transtorno. O diagnóstico em crianças é feito idealmente a
partir dos sete anos de idade, justamente no período de alfabetização.
Antes disso, pode ser difícil distinguir a “agitação normal” de uma
criança pequena daquela existente no TDAH.
“Embora o acesso excessivo e acelerado da tecnologia leve a uma situação
por vezes parecida com o TDAH, o transtorno se difere pela extrema
dificuldade em manter-se atento e quieto em inúmeras situações do
cotidiano, quando todas as demais crianças conseguem,” nota o
pesquisador.
Alguns dos sinais para os quais os educadores podem ficar atentos são:
- A criança parece não escutar o que os outros falam
- Não se lembra onde deixou as coisas
- Não se concentra na sala de aula
- Não consegue permanecer sentada quando deveria
- Agita constantemente pernas e mãos
- Não consegue ficar quieta para ouvir uma história
O diagnóstico do TDAH é clínico e complexo e só pode ser feito por um
profissional de saúde,. O processo de investigação pode incluir
questionários (para os pais e professores), entrevista com os pacientes e
pais.
O TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um distúrbio
secundário a alterações principalmente na região frontal do cérebro e
suas conexões, responsável por autocontrole, memória, atenção e
organização. O tratamento pode incluir tanto farmacoterapia quanto
psicoterapia, em particular a terapia cognitivo-comportamental.
“Há inúmeras pesquisas mostrando que o TDAH está associado ao fracasso
acadêmico, abandono escolar, maior risco de acidentes, uso de drogas e
álcool, entre outras situações negativas na vida adulta. Por isso,
diagnóstico e tratamento o quanto antes antes são tão importantes”,
aponta Mattos.
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