PROJETO LITERATURA INFANTIL



TEMA: Contos e História

JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de
outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a
compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de
leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o

repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.

OBJETIVO GERAL
- Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando
vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
• Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes,

letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de
personagens;
• Ampliar o vocabulário.

ÁREA DE CONHECIMENTOS
- LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.

- MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.

- CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.

- ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.

- MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras
dirigidas.

DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de ideias e análise de conhecimentos
prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;

ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.
●Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos
alunos (cantinhos da leitura);
●identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de
histórias, entre outros.

RECURSOS
●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;
●Aparelho de DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e cenários de diversos tipos;
●Tinta guache;
●CD’S

AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos
alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
- O LOBO E OS CABRITINHOS;
- UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
- O PATINHO FEIO
- PINÓQUIO
- O GATO DE BOTAS;
- CHAPEUZINHO VERMELHO
- OS TRÊS PORQUINHOS
- MOGLI
- JOÃO E MARIA
- A GALINHA RUIVA
- CHAPEUZINHO AMARELO
- JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
- MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
- BOM DIA TODAS AS CORES

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /

Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M.Como e por que ler os ClássicosUniversais desde cedo.Rio deJaneiro:
Editora Objetiva. 2002





TEMA: Contos e História

JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de
outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a
compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de
leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o

repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.

OBJETIVO GERAL
- Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando
vocabulário e a organização de pensamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
• Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes,

letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de
personagens;
• Ampliar o vocabulário.

ÁREA DE CONHECIMENTOS
- LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.

- MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.

- CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.

- ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.

- MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras
dirigidas.

DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de ideias e análise de conhecimentos
prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;

ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.
●Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos
alunos (cantinhos da leitura);
●identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de
histórias, entre outros.

RECURSOS
●Livros;
●Diferentes tipos de papel;
●Cola branca e colorida;
●Lápis de cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de modelar;
●Aparelho de DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e cenários de diversos tipos;
●Tinta guache;
●CD’S

AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.

CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos
alunos.

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
- O LOBO E OS CABRITINHOS;
- UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
- O PATINHO FEIO
- PINÓQUIO
- O GATO DE BOTAS;
- CHAPEUZINHO VERMELHO
- OS TRÊS PORQUINHOS
- MOGLI
- JOÃO E MARIA
- A GALINHA RUIVA
- CHAPEUZINHO AMARELO
- JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
- MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
- BOM DIA TODAS AS CORES

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /

Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M.Como e por que ler os ClássicosUniversais desde cedo.Rio deJaneiro:
Editora Objetiva. 2002




Nenhum comentário:

Postar um comentário