Projeto Pluralidade Cultural



Projeto Pluralidade Cultural

PÚBLICO ALVO:
Alunos do ensino fundamental II

JUSTIFICATIVA:
É notável que em sua composição populacional, o Brasil desconhece a si mesmo . É comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais como em relação a grupos étnicos, sociais e culturais.
Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Na escola, muitas vezes há manifestação de racismo, discriminação social e étnica, por parte de professores de alunos da equipe escolar ainda que de maneira involuntária ou inconsciente. Isso caracteriza violação dos direitos dos alunos, professores e funcionários discriminados influenciando nos processos educacionais devido ao constrangimento a que essas pessoas são expostas.

Em resposta a esse problema sancionada a lei 10.639 de 9 de janeiro 2003 artigo 26 A nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira.


OBJETIVO GERAL:
Através desse projeto queremos oportunizar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural, de suas origens como brasileiro e como participantes de grupos culturais específicos, propiciando a esses alunos a compreensão de seu próprio valor promovendo sua auto estima como ser humano pleno e digno.


OBJETIVO ESPECIFICO:
· Conhecer a diversidade do Patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando o respeito para com as pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural com um direito dos povos e dos indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.

· Compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribui para a percepção do campo de possibilidades individuais,coletivas,comunitárias e nacionais.


· Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.

· Valorização do ponto de vista de grupos sociais para compreensão dos processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.


· Conhecimento, respeito e valorização das diferentes linguagens pelas quais se expressa a pluralidade cultural.

· Levantamento e valorização das formas de produção cultural mediadas pela tradição ora envolvendo pesquisas do cunho literário e junto à comunidade;

· Relatos de descendentes indígenas, escravos, imigrantes, sacerdotes de diferentes cultos não constantes na nossa história.

· Conhecimento dos usos e costumes de diferentes grupos sociais em trajetória histórica;

· Conhecimento e compreensão da produção artística como expressão de identidade etnocultural

· Conhecimento de compreensão da língua como fator de identidade na interação sócio-política e cultural – bilingüismos, multilingüismos processos de aquisição de uma segunda língua – colônias de imigrantes.


· Relevância sócio/cultural e política, considerando a necessidade e a importância da atuação da escola em fornecer informações básica que permita conhecer a ampla diversidade sócio/cultural brasileira, divulgar contribuições dessas diferentes culturas presentes no território nacional e eliminar conceito errados, culturalmente disseminados acerca de povos e grupos humanos que constituem o Brasil.

· A possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, aos Direitos Universais da Pessoa Humana e aos direitos estabelecidos na Constituição Federal.


· A possibilidade de que os alunos compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sócio/cultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.

· A adequação às características de organização, limites e possibilidades do ensino fundamental.

· Compreesão da organização familiar como instituição em transformação com o mundo contemporânio.


BLOCO DE CONTEÚDO:
· Pluralidade Cultural e a vida dos adolescentes no Brasil.

· Conhecimento das origens continentais das diferentes populações do Brasil.

· Análise das influências hostóricas do mercado de trabalho na modalidade dos diferentes grupos humanos que formam o Brasil e levantamento de dados populacionais.

· Levantamento de análise da contribuiçãodas diversas heranças etnoculturais, como mecanismos de resistência ante as políticas explicitas de homogeneização da população que houveram no passado

· filmes –Hitler, Mussolini, Olga etc.

· Conhecimento, análise e valorização de visões de mundo, relações com a natureza e com o corpo, em diferentes culturas;

· Prática e valorização dos Direitos;

· Valorização da possibilidade de mudança como obra humana coletiva Conhecimento dos instrumentos disponíveis para fortalecimento da cidadania - consulta de documentos jurídicos nacionais, declarações internacionais.


Critério Seleção dos Conteúdos

Relevância Sócio-Cultural e político, considerando a necessidade e a importância da atuação da escola em fornecer informação básica que permita conhecer a ampla diversidade sociocultural brasileira, divulgar contribuições dessas diferentes culturas presentes no território nacional e eliminar conceito errados, culturalmente disseminados, acerca de povos e grupos humanos que constituem o Brasil;
A possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, aos Direitos estabelecidos na constituição Federal;
A possibilidade de que os alunos compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática;
A adequação ás características de organização, limites e possibilidades do ensino fundamental;
Compreensão da organização familiar como instituição em transformação com o mundo contemporânea.

Conteúdos

Língua Portuguesa e Literatura:

· Realizar com os alunos estudos e pesquisas de paises que falam a língua portuguesa. O que os une? Quais as razões ? Atualmente como estão estes países? Diferenças do Português falado e escrito entre eles. Exemplos: Na alimentação: vatapá, acarajé, caruru,canjica,etc. Na música: os instrumentos musicais, maracá, cuíca, atabaque,reco-reco,agogô. Na religião: umbanda e candomblé.
· Após debates em sala, a partir de textos trabalhados com os alunos, solicitar que produzam textos sobre temas como: o racismo no Brasil, a presença do negro na mídia, políticas afirmativas,cotas, mercado de trabalho, etc.
· Trabalhar com as implicações da carga pejorativa atribuída ao termo negro e outras expressões do vocabulário
· Realizar com os alunos estudos de obras literárias de escritores negros como Cruz e Souza; Lima Barreto.Machado de Assis; Solano Trindade, etc. destacando a contribuição do povo negro à cultura nacional.
· .Nossos cantores e compositores negros: A Cultura Africana e Afro-brasileira e as Artes Plásticas: máscaras, esculturas (argila, madeira, metal); ornamentos; tapeçaria; tecelagem; pintura corporal; estamparia;
· Artistas plásticos como Mestre Didi (Bahia-Brasil) e a presença/influência da arte africana nas obras de artistas contemporâneos.

Ciências:

· Contribuições dos povos africanos e de seus descendentes para os avanços da Ciência e da Tecnologia;
· Análise e reflexão sobre o panorama da saúde dos africanos, in loco. Essa análise deve considerar os aspectos políticos, econômicos, ambientais, culturais e sociais intrínsecos à referida situação.Neste sentido, o professor de Ciências pode abordar os conflitos entre epidemias/endemias e o atendimento à saúde, entre as doenças e as condições de higiene proporcionadas a população bem como o índice de desenvolvimento humano (IDH).


Educação Física:

· As danças e suas manifestações corporais na cultura Afro- Brasileira;
· Os brinquedos e brincadeiras na cultura africana e sua ressignificação nas práticas corporais afro-brasileiras;
· Os jogos praticados no Brasil pelos afro-descendentes e africanos numa perspectiva histórica;
· A capoeira, seus significados e sentidos no contexto histórico-social, como elemento da cultura corporal;
· Através da capoeira é possível resgatar toda historicidade do negro, desde o momento em que foi retirado do continente africano. São exemplos significativos as suas danças de guerra, caça, festas, como a da puberdade e as grandes caminhadas pelas florestas. Tais elementos representam subsídios na construção de propostas para o trabalho pedagógico nas escolas.

Matemática:

· Análise dos dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por cor, renda e escolaridade no país e no município.
· Analisar pesquisas relacionadas ao negro e mercado de trabalho no país.
· Realizar com os alunos pesquisas de dados no município com relação à população negra.


História:

· A democracia racial: que se forjou na sociedade brasileira, mascarando o tratamento desigual destinado aos afro-descendentes;
Sugere-se para a disciplina de História, entre outros, o trabalho com os seguintes temas :
· Estudo dos grandes reinos africanos, as organizações culturais, políticas e sociais de Mali, do Congo, do Zimbabwe, do Egito, entre outros;
· Dos povos escravizados trazidos para o Brasil pelo tráfico negreiro e as conseqüências da Diáspora Africana;
· Das resistências do povo negro (Quilombos, Revolta dos Malês, Canudos, Revolta da chibata e todas as formas de negociação e conflito);
· Da promulgação da Lei de Terras e do fim do Tráfico negreiro (1850) e o impacto das ideologias de branqueamento (darwinismo social) sobre o processo de imigração européia;
· Dos remanescentes de quilombos, sua cultura material e imaterial;
· Da frente Negra Brasileira, no início dos anos 30, criada em São Paulo:
· Do significado da data 20 de novembro, repensando o 13 de maio.

Geografia:

· População brasileira :miscigenação de povos;
· A contribuição espacial da população afro-descendente no Brasil;
· Questões relativas ao trabalho e renda;
· A origem dos grupos étnicos que foram trazidos para o Brasil (a rota da escravidão);
· Localiza e no mapa e pesquisar sobre a atualidade de alguns países (como vivem, população idioma, economia, cultura história,música religião)
· Discussões a respeito de práticas de segregação racial, como as acontecidas, por exemplo na África do Sul, e no Estados Unidos da América...

Ensino Religioso:

· Estudar a influência das celebrações religiosas das tradições afros na cultura do Brasil;
· Pesquisar sobre as religiões africanas presentes no Brasil.

Arte:

· A contribuição artística da cultura africana na formação da Música Popular Brasileira: origem do Batuque, do Lundu e do Samba, entre outros;
· Poética musical envolvendo a temática do negro;


Culminância:
· Peças teatrais;
· Mostrar a cultura através da dança e música;
· Exposição de trabalhos





Projeto Pluralidade Cultural

PÚBLICO ALVO:
Alunos do ensino fundamental II

JUSTIFICATIVA:
É notável que em sua composição populacional, o Brasil desconhece a si mesmo . É comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais como em relação a grupos étnicos, sociais e culturais.
Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Na escola, muitas vezes há manifestação de racismo, discriminação social e étnica, por parte de professores de alunos da equipe escolar ainda que de maneira involuntária ou inconsciente. Isso caracteriza violação dos direitos dos alunos, professores e funcionários discriminados influenciando nos processos educacionais devido ao constrangimento a que essas pessoas são expostas.

Em resposta a esse problema sancionada a lei 10.639 de 9 de janeiro 2003 artigo 26 A nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira.


OBJETIVO GERAL:
Através desse projeto queremos oportunizar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural, de suas origens como brasileiro e como participantes de grupos culturais específicos, propiciando a esses alunos a compreensão de seu próprio valor promovendo sua auto estima como ser humano pleno e digno.


OBJETIVO ESPECIFICO:
· Conhecer a diversidade do Patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando o respeito para com as pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural com um direito dos povos e dos indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.

· Compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribui para a percepção do campo de possibilidades individuais,coletivas,comunitárias e nacionais.


· Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.

· Valorização do ponto de vista de grupos sociais para compreensão dos processos culturais envolvidos na formação da população brasileira.


· Conhecimento, respeito e valorização das diferentes linguagens pelas quais se expressa a pluralidade cultural.

· Levantamento e valorização das formas de produção cultural mediadas pela tradição ora envolvendo pesquisas do cunho literário e junto à comunidade;

· Relatos de descendentes indígenas, escravos, imigrantes, sacerdotes de diferentes cultos não constantes na nossa história.

· Conhecimento dos usos e costumes de diferentes grupos sociais em trajetória histórica;

· Conhecimento e compreensão da produção artística como expressão de identidade etnocultural

· Conhecimento de compreensão da língua como fator de identidade na interação sócio-política e cultural – bilingüismos, multilingüismos processos de aquisição de uma segunda língua – colônias de imigrantes.


· Relevância sócio/cultural e política, considerando a necessidade e a importância da atuação da escola em fornecer informações básica que permita conhecer a ampla diversidade sócio/cultural brasileira, divulgar contribuições dessas diferentes culturas presentes no território nacional e eliminar conceito errados, culturalmente disseminados acerca de povos e grupos humanos que constituem o Brasil.

· A possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, aos Direitos Universais da Pessoa Humana e aos direitos estabelecidos na Constituição Federal.


· A possibilidade de que os alunos compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sócio/cultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.

· A adequação às características de organização, limites e possibilidades do ensino fundamental.

· Compreesão da organização familiar como instituição em transformação com o mundo contemporânio.


BLOCO DE CONTEÚDO:
· Pluralidade Cultural e a vida dos adolescentes no Brasil.

· Conhecimento das origens continentais das diferentes populações do Brasil.

· Análise das influências hostóricas do mercado de trabalho na modalidade dos diferentes grupos humanos que formam o Brasil e levantamento de dados populacionais.

· Levantamento de análise da contribuiçãodas diversas heranças etnoculturais, como mecanismos de resistência ante as políticas explicitas de homogeneização da população que houveram no passado

· filmes –Hitler, Mussolini, Olga etc.

· Conhecimento, análise e valorização de visões de mundo, relações com a natureza e com o corpo, em diferentes culturas;

· Prática e valorização dos Direitos;

· Valorização da possibilidade de mudança como obra humana coletiva Conhecimento dos instrumentos disponíveis para fortalecimento da cidadania - consulta de documentos jurídicos nacionais, declarações internacionais.


Critério Seleção dos Conteúdos

Relevância Sócio-Cultural e político, considerando a necessidade e a importância da atuação da escola em fornecer informação básica que permita conhecer a ampla diversidade sociocultural brasileira, divulgar contribuições dessas diferentes culturas presentes no território nacional e eliminar conceito errados, culturalmente disseminados, acerca de povos e grupos humanos que constituem o Brasil;
A possibilidade de desenvolvimento de valores básicos para o exercício da cidadania, voltados para o respeito ao outro e a si mesmo, aos Direitos estabelecidos na constituição Federal;
A possibilidade de que os alunos compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática;
A adequação ás características de organização, limites e possibilidades do ensino fundamental;
Compreensão da organização familiar como instituição em transformação com o mundo contemporânea.

Conteúdos

Língua Portuguesa e Literatura:

· Realizar com os alunos estudos e pesquisas de paises que falam a língua portuguesa. O que os une? Quais as razões ? Atualmente como estão estes países? Diferenças do Português falado e escrito entre eles. Exemplos: Na alimentação: vatapá, acarajé, caruru,canjica,etc. Na música: os instrumentos musicais, maracá, cuíca, atabaque,reco-reco,agogô. Na religião: umbanda e candomblé.
· Após debates em sala, a partir de textos trabalhados com os alunos, solicitar que produzam textos sobre temas como: o racismo no Brasil, a presença do negro na mídia, políticas afirmativas,cotas, mercado de trabalho, etc.
· Trabalhar com as implicações da carga pejorativa atribuída ao termo negro e outras expressões do vocabulário
· Realizar com os alunos estudos de obras literárias de escritores negros como Cruz e Souza; Lima Barreto.Machado de Assis; Solano Trindade, etc. destacando a contribuição do povo negro à cultura nacional.
· .Nossos cantores e compositores negros: A Cultura Africana e Afro-brasileira e as Artes Plásticas: máscaras, esculturas (argila, madeira, metal); ornamentos; tapeçaria; tecelagem; pintura corporal; estamparia;
· Artistas plásticos como Mestre Didi (Bahia-Brasil) e a presença/influência da arte africana nas obras de artistas contemporâneos.

Ciências:

· Contribuições dos povos africanos e de seus descendentes para os avanços da Ciência e da Tecnologia;
· Análise e reflexão sobre o panorama da saúde dos africanos, in loco. Essa análise deve considerar os aspectos políticos, econômicos, ambientais, culturais e sociais intrínsecos à referida situação.Neste sentido, o professor de Ciências pode abordar os conflitos entre epidemias/endemias e o atendimento à saúde, entre as doenças e as condições de higiene proporcionadas a população bem como o índice de desenvolvimento humano (IDH).


Educação Física:

· As danças e suas manifestações corporais na cultura Afro- Brasileira;
· Os brinquedos e brincadeiras na cultura africana e sua ressignificação nas práticas corporais afro-brasileiras;
· Os jogos praticados no Brasil pelos afro-descendentes e africanos numa perspectiva histórica;
· A capoeira, seus significados e sentidos no contexto histórico-social, como elemento da cultura corporal;
· Através da capoeira é possível resgatar toda historicidade do negro, desde o momento em que foi retirado do continente africano. São exemplos significativos as suas danças de guerra, caça, festas, como a da puberdade e as grandes caminhadas pelas florestas. Tais elementos representam subsídios na construção de propostas para o trabalho pedagógico nas escolas.

Matemática:

· Análise dos dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por cor, renda e escolaridade no país e no município.
· Analisar pesquisas relacionadas ao negro e mercado de trabalho no país.
· Realizar com os alunos pesquisas de dados no município com relação à população negra.


História:

· A democracia racial: que se forjou na sociedade brasileira, mascarando o tratamento desigual destinado aos afro-descendentes;
Sugere-se para a disciplina de História, entre outros, o trabalho com os seguintes temas :
· Estudo dos grandes reinos africanos, as organizações culturais, políticas e sociais de Mali, do Congo, do Zimbabwe, do Egito, entre outros;
· Dos povos escravizados trazidos para o Brasil pelo tráfico negreiro e as conseqüências da Diáspora Africana;
· Das resistências do povo negro (Quilombos, Revolta dos Malês, Canudos, Revolta da chibata e todas as formas de negociação e conflito);
· Da promulgação da Lei de Terras e do fim do Tráfico negreiro (1850) e o impacto das ideologias de branqueamento (darwinismo social) sobre o processo de imigração européia;
· Dos remanescentes de quilombos, sua cultura material e imaterial;
· Da frente Negra Brasileira, no início dos anos 30, criada em São Paulo:
· Do significado da data 20 de novembro, repensando o 13 de maio.

Geografia:

· População brasileira :miscigenação de povos;
· A contribuição espacial da população afro-descendente no Brasil;
· Questões relativas ao trabalho e renda;
· A origem dos grupos étnicos que foram trazidos para o Brasil (a rota da escravidão);
· Localiza e no mapa e pesquisar sobre a atualidade de alguns países (como vivem, população idioma, economia, cultura história,música religião)
· Discussões a respeito de práticas de segregação racial, como as acontecidas, por exemplo na África do Sul, e no Estados Unidos da América...

Ensino Religioso:

· Estudar a influência das celebrações religiosas das tradições afros na cultura do Brasil;
· Pesquisar sobre as religiões africanas presentes no Brasil.

Arte:

· A contribuição artística da cultura africana na formação da Música Popular Brasileira: origem do Batuque, do Lundu e do Samba, entre outros;
· Poética musical envolvendo a temática do negro;


Culminância:
· Peças teatrais;
· Mostrar a cultura através da dança e música;
· Exposição de trabalhos




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