Uma sala disposta de modo a possibilitar às crianças espaços para se organizarem em pequenos grupos abre novas oportunidades de interação. Espaços mais reservados para atender a uma eventual necessidade de a criança ficar sozinha e outros para reunir todo o grupo propiciam o desenvolvimento da autonomia da criança, considerando-a sujeito de suas aprendizagens. Cabe ressaltar que a interação criança-criança é tão importante e necessária quanto a interação criança adulto.
De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil – OCEI (p. 53-59), na rotina diária das crianças de creche e pré-escola pode haver mais de uma atividade, acontecendo simultaneamente, o que dá oportunidade às crianças de fazerem suas escolhas.
É importante disponibilizar um espaço para uma criança ou pequenos grupos de crianças brincarem sem a interferência de outras crianças, garantindo sua privacidade na brincadeira. Ali, elas podem ler um livro, brincar com seus pares ou simplesmente relaxar. A organização intencional do espaço pode proporcionar novas formas de encontro, evitando que as crianças se envolvam a todo o momento em atividades ativas, o que pode acarretar cansaço, irritação ou desgastes desnecessários.
Em relação à organização da sala e dos materiais, o adulto pode considerar as seguintes sugestões:
* Estantes baixas são ótimas para delimitar espaços amplos para brincadeiras ativas, ou espaços restritos, para atividades calmas. Ao mesmo tempo, possibilitam ao adulto visualizar as crianças e vice-versa, possibilitando interações e supervisões.
* Inicialmente, é necessário organizar as mesas e os cantinhos com diferentes propostas e mostrar para o grupo como eles funcionam.
* Conversar com as crianças na rodinha sobre o funcionamento dos cantinhos, assim como solicitar que deem sugestões de atividades que gostariam de realizar no planejamento do dia.
* Organizar, juntamente com as crianças, diferentes cantinhos, propostos a partir das sugestões das crianças e das intencionalidades expressas no planejamento. Uma possibilidade é construir com elas uma tabela de dupla entrada, com as atividades oferecidas e o nome das crianças. Importante preencher com elas a tabela, durante a semana, conforme forem desenvolvendo as propostas de trabalho na ordem em que escolherem.
* Pode-se começar, oferecendo três cantinhos: o de faz de conta, o de jogos e o de arte. As crianças circulam por eles em rodízio. Além desses cantinhos, há ainda a possibilidade de se sentarem no chão ou em um tapete para trabalharem com os jogos ou com os blocos de construção. Esses cantinhos precisam também ser confortáveis para o adulto, de modo que ele possa interagir com o grupo e ajudar as crianças na solução de problemas.
* Materiais como brinquedos, jogos, papéis, ferramentas, lápis e outros podem ficar em caixas com o desenho do material e a legenda, ou mesmo em caixas transparentes.
* Após algum tempo de vivência, as atividades já integrarão a rotina do grupo, sendo possível criar novas propostas e organizações.
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4644996/4119240/OrientaAesparaaOrganizauodasalanaEducauoInfantil.pdf
Uma sala disposta de modo a possibilitar às crianças espaços para se organizarem em pequenos grupos abre novas oportunidades de interação. Espaços mais reservados para atender a uma eventual necessidade de a criança ficar sozinha e outros para reunir todo o grupo propiciam o desenvolvimento da autonomia da criança, considerando-a sujeito de suas aprendizagens. Cabe ressaltar que a interação criança-criança é tão importante e necessária quanto a interação criança adulto.
De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil – OCEI (p. 53-59), na rotina diária das crianças de creche e pré-escola pode haver mais de uma atividade, acontecendo simultaneamente, o que dá oportunidade às crianças de fazerem suas escolhas.
É importante disponibilizar um espaço para uma criança ou pequenos grupos de crianças brincarem sem a interferência de outras crianças, garantindo sua privacidade na brincadeira. Ali, elas podem ler um livro, brincar com seus pares ou simplesmente relaxar. A organização intencional do espaço pode proporcionar novas formas de encontro, evitando que as crianças se envolvam a todo o momento em atividades ativas, o que pode acarretar cansaço, irritação ou desgastes desnecessários.
Em relação à organização da sala e dos materiais, o adulto pode considerar as seguintes sugestões:
* Estantes baixas são ótimas para delimitar espaços amplos para brincadeiras ativas, ou espaços restritos, para atividades calmas. Ao mesmo tempo, possibilitam ao adulto visualizar as crianças e vice-versa, possibilitando interações e supervisões.
* Inicialmente, é necessário organizar as mesas e os cantinhos com diferentes propostas e mostrar para o grupo como eles funcionam.
* Conversar com as crianças na rodinha sobre o funcionamento dos cantinhos, assim como solicitar que deem sugestões de atividades que gostariam de realizar no planejamento do dia.
* Organizar, juntamente com as crianças, diferentes cantinhos, propostos a partir das sugestões das crianças e das intencionalidades expressas no planejamento. Uma possibilidade é construir com elas uma tabela de dupla entrada, com as atividades oferecidas e o nome das crianças. Importante preencher com elas a tabela, durante a semana, conforme forem desenvolvendo as propostas de trabalho na ordem em que escolherem.
* Pode-se começar, oferecendo três cantinhos: o de faz de conta, o de jogos e o de arte. As crianças circulam por eles em rodízio. Além desses cantinhos, há ainda a possibilidade de se sentarem no chão ou em um tapete para trabalharem com os jogos ou com os blocos de construção. Esses cantinhos precisam também ser confortáveis para o adulto, de modo que ele possa interagir com o grupo e ajudar as crianças na solução de problemas.
* Materiais como brinquedos, jogos, papéis, ferramentas, lápis e outros podem ficar em caixas com o desenho do material e a legenda, ou mesmo em caixas transparentes.
* Após algum tempo de vivência, as atividades já integrarão a rotina do grupo, sendo possível criar novas propostas e organizações.
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4644996/4119240/OrientaAesparaaOrganizauodasalanaEducauoInfantil.pdf
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