Projeto Fábulas

Compartilhar:

-->
Leitura de Fábulas
Aqui tem "O leão e o Javali com interpretação"
Aqui tem o leão e o ratinho historinha colorida
Aqui tem a galinha dos ovos de ouro historinha
Aqui tem A cigarra e a Formiga
Aqui tem a lebre e a raposa 
Aqui tem a raposa e o galo
Aqui tem o lobo disfarçado 
Aqui tem os músicos de Bremen
Objetivos
Promover atividades que desenvolvam a habilidade de:
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte;
Desenvolver sua capacidade de construir um conjunto de expectativas (pressuposições antecipadas dos sentidos, de forma e da função do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre gênero, suporte e universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc);
Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade;
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
Formulação dos Problemas
Observando que, de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, elaborei um projeto, que visasse oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades possibilitassem o prazer da leitura.
Tempo da Atividade
Aproximadamente uma semana
Material
Atividades de leitura silenciosa e oral acompanhada de ilustração do texto com o uso de retroprojetor.
Livros de fábulas e folhas para o desenho.
Planejamento
1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição
Temas Transversais
  • ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
    O respeito a todo ser humano independente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
  • PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
    Línguas: dialetos, variantes e variação lingüística: regionalismos; sotaques, gírias, expressões e acentos regionais.
    Literatura e tradição: mitos, lendas, histórias; contos. Interação com o ambiente. Diferentes abordagens do tempo, conforme diferentes culturas. Visão do mundo em diferentes culturas, momentos históricos: povos e etnias
Execução
Sensibilização:
Com a finalidade de trazer parte da história do aluno para a escola, professor e alunos elaboraram um projeto, cujo conteúdo principal seriam histórias trazidas de casa.
Concretização:
- Momentos de HORA DO CONTO vivenciados com leitura e ilustração das fábulas através da sombra/silhueta dos personagens.
Selecionam-se algumas fábulas, de diferentes estilos e autores, que são apresentadas aos alunos. Os alunos são convidados a ler com o propósito de preparar uma leitura oral para a classe no momento da Hora do Conto.
O professor realiza leituras em várias aulas procurando conduzir a leitura com inferências, também é importante motivar a escuta do texto com mudança no tom de voz, enfatizar as expressões, enfim, dar vida ao texto.
Em duplas, os alunos escolhem duas fábulas (uma para cada aluno) e preparam o material para a hora do conto: definem personagens e cenário; desenham a silhueta dos personagens e do cenário numa folha de sulfite.
Com o apoio do retro, que projeta a sombra do personagem e do cenário, os alunos realizam a leitura das fábulas.
OBS: Enquanto um aluno lê o outro movimenta os personagens e troca o cenário, assim os dois têm a oportunidade de ler e fazer mágica com as sombras. É pura magia!!
Conclusões e Aplicações
AVALIAÇÃO: Durante o preparo e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Percebi que os alunos tiveram prazer e curiosidade em participar desta atividade. Assim, de uma maneira natural, os alunos sentem-se à vontade para a leitura e os ouvintes motivados para a escuta porque há um elemento inovador.
Autor Profª Meire Cristina Fiuza Canal



Um comentário:

  1. Excelente! Atividades com fábulas sempre agregarem e sempre vão agregar mais valores e culturas para as crianças. Como supracitado, nosso escritor Monteiro Lobato, um grande fabulista, tem um acervo cultural amplo, principalmente por causa do Sítio do Pica-pau amarelo.
    Recomendo que as fábulas estejam mais engajadas nas atividades pedagógicas e didáticas das crianças. Cultura e leitura nunca é demais.
    Parabéns pelo blog e pelas ótimas atividades propostas.

    ResponderExcluir