O desejo de aprender e experimentar é bem-vindo na sala de aula e, mais tarde, em todas as carreiras profissionais. Veja como incentivar essa competência em seu filho
Texto Cynthia Costa
Foto: Aline Casassa
Livros, filmes e revistas pela casa estimulam a curiosidade e criatividade do seu filho
Há 2.200 anos, Arquimedes gritou "Eureka!" ao perceber
que o seu corpo deslocava a água da banheira - estava aberto o caminho
para as noções de volume e densidade. Cerca de 800 anos depois, a queda
de uma maçã fez Isaac Newton pensar na gravidade. E, em 2012, a pequena
norte-americana Clara Lazen, de 10 anos, inventou uma nova molécula em
sua aula de ciências. Isso mesmo: ali no laboratório do Ensino
Fundamental, em uma escola pública de Kansas City.
Pode até ser que Clara tenha dado sorte. Mas a descoberta teria passado em branco caso ela não demonstrasse a curiosidade e a iniciativa de compartilhá-la com o professor e os colegas. Quem não quer um aluno e, mais tarde, um profissional como Clara por perto? "Não existem mais profissões acomodadas. Vão se sobressair os que trouxerem algo de novo e/ou tiverem uma abertura para o novo", defende a psicopedagoga Paula Furtado. E, claro, que também saibamexpressar essas novidades: "Hoje o mundo pede pessoas que saibam falar e argumentar", lembra Elizabete Duarte, coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo.
A abertura a novas ideias e experiências, considerada uma habilidade não cognitiva (ou uma competência socioemocional) fundamental para o aprendizado, é sonho de consumo em uma sociedade que precisa, cada vez mais, adaptar-se a novas realidades - à preservação do planeta, ao desenvolvimento de tecnologias, à luta por justiça social, entre outras.
Veja os caminhos que o Educar selecionou para que você possa trabalhar com o seu filho a curiosidade e a abertura ao novo.
Pode até ser que Clara tenha dado sorte. Mas a descoberta teria passado em branco caso ela não demonstrasse a curiosidade e a iniciativa de compartilhá-la com o professor e os colegas. Quem não quer um aluno e, mais tarde, um profissional como Clara por perto? "Não existem mais profissões acomodadas. Vão se sobressair os que trouxerem algo de novo e/ou tiverem uma abertura para o novo", defende a psicopedagoga Paula Furtado. E, claro, que também saibamexpressar essas novidades: "Hoje o mundo pede pessoas que saibam falar e argumentar", lembra Elizabete Duarte, coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo.
A abertura a novas ideias e experiências, considerada uma habilidade não cognitiva (ou uma competência socioemocional) fundamental para o aprendizado, é sonho de consumo em uma sociedade que precisa, cada vez mais, adaptar-se a novas realidades - à preservação do planeta, ao desenvolvimento de tecnologias, à luta por justiça social, entre outras.
Veja os caminhos que o Educar selecionou para que você possa trabalhar com o seu filho a curiosidade e a abertura ao novo.
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/curiosidade-habilidade-778248.shtml
O desejo de aprender e experimentar é bem-vindo na sala de aula e, mais tarde, em todas as carreiras profissionais. Veja como incentivar essa competência em seu filho
Texto Cynthia Costa
Foto: Aline Casassa
Livros, filmes e revistas pela casa estimulam a curiosidade e criatividade do seu filho
Há 2.200 anos, Arquimedes gritou "Eureka!" ao perceber
que o seu corpo deslocava a água da banheira - estava aberto o caminho
para as noções de volume e densidade. Cerca de 800 anos depois, a queda
de uma maçã fez Isaac Newton pensar na gravidade. E, em 2012, a pequena
norte-americana Clara Lazen, de 10 anos, inventou uma nova molécula em
sua aula de ciências. Isso mesmo: ali no laboratório do Ensino
Fundamental, em uma escola pública de Kansas City.
Pode até ser que Clara tenha dado sorte. Mas a descoberta teria passado em branco caso ela não demonstrasse a curiosidade e a iniciativa de compartilhá-la com o professor e os colegas. Quem não quer um aluno e, mais tarde, um profissional como Clara por perto? "Não existem mais profissões acomodadas. Vão se sobressair os que trouxerem algo de novo e/ou tiverem uma abertura para o novo", defende a psicopedagoga Paula Furtado. E, claro, que também saibamexpressar essas novidades: "Hoje o mundo pede pessoas que saibam falar e argumentar", lembra Elizabete Duarte, coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo.
A abertura a novas ideias e experiências, considerada uma habilidade não cognitiva (ou uma competência socioemocional) fundamental para o aprendizado, é sonho de consumo em uma sociedade que precisa, cada vez mais, adaptar-se a novas realidades - à preservação do planeta, ao desenvolvimento de tecnologias, à luta por justiça social, entre outras.
Veja os caminhos que o Educar selecionou para que você possa trabalhar com o seu filho a curiosidade e a abertura ao novo.
Pode até ser que Clara tenha dado sorte. Mas a descoberta teria passado em branco caso ela não demonstrasse a curiosidade e a iniciativa de compartilhá-la com o professor e os colegas. Quem não quer um aluno e, mais tarde, um profissional como Clara por perto? "Não existem mais profissões acomodadas. Vão se sobressair os que trouxerem algo de novo e/ou tiverem uma abertura para o novo", defende a psicopedagoga Paula Furtado. E, claro, que também saibamexpressar essas novidades: "Hoje o mundo pede pessoas que saibam falar e argumentar", lembra Elizabete Duarte, coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo.
A abertura a novas ideias e experiências, considerada uma habilidade não cognitiva (ou uma competência socioemocional) fundamental para o aprendizado, é sonho de consumo em uma sociedade que precisa, cada vez mais, adaptar-se a novas realidades - à preservação do planeta, ao desenvolvimento de tecnologias, à luta por justiça social, entre outras.
Veja os caminhos que o Educar selecionou para que você possa trabalhar com o seu filho a curiosidade e a abertura ao novo.
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/curiosidade-habilidade-778248.shtml
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