• LETRAMENTO
Processo
de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a
criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala,
mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da
convivência dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com
materiais escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de
embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da
sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de
uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e
simbólicoscriados em sociedade.
•• NÍVEL DE LETRAMENTO
Este,
é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a
criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se
leêm livros, jornais, revistas, bulas de renédios, enfim, e qualquer
outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou
mesmo, em que uns leêm para os outros em voz alta, leêm para a criança
enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será
superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o
privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato
com o mundo letrado.
• ALFABETIZAÇÃO
O
processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado
pelas significações que os diversos tipos de discursos têm para ela,
ampliando seu campo de leitura através da alfabetização. Antigamente,
acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao
ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de
letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com
leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente,
não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e
escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.
Portanto,
letramento decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem
nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e
verbal. É a função social da escrita. Enquanto que a alfabetização se
refere ao desenvolvimento de habilidadesda leitura e escrita.
• LETRAMENTO
Processo
de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a
criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala,
mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da
convivência dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com
materiais escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de
embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da
sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de
uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e
simbólicoscriados em sociedade.
•• NÍVEL DE LETRAMENTO
Este,
é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a
criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se
leêm livros, jornais, revistas, bulas de renédios, enfim, e qualquer
outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou
mesmo, em que uns leêm para os outros em voz alta, leêm para a criança
enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será
superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o
privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato
com o mundo letrado.
• ALFABETIZAÇÃO
O
processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado
pelas significações que os diversos tipos de discursos têm para ela,
ampliando seu campo de leitura através da alfabetização. Antigamente,
acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao
ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de
letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com
leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente,
não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e
escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.
Portanto,
letramento decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem
nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão lógica e
verbal. É a função social da escrita. Enquanto que a alfabetização se
refere ao desenvolvimento de habilidadesda leitura e escrita.
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