Na creche/Pré-escola Saúde SAS/USP, do momento da
escovação à hora das atividades, tudo é planejado pelos educadores para
garantir um ambiente limpo e organizado. Isso contribui para que os
momentos da rotina dos bebês resultem em saúde e aprendizagens.
Especialistas são unânimes ao dizer que no dia dos pequenos os cuidados e
a Educação devem ser articulados. "Cuida-se ao educar e educa-se ao
cuidar", explica Zilma de Oliveira, docente da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão
Preto.
Para que os bebês estejam bem acolhidos e preparados para uma rotina
cheia de descobertas, desafios e aprendizagens, é preciso um olhar
atento às questões de higiene. E isso não tem a ver só com a limpeza do
ambiente, dos objetos e dos brinquedos. Envolve também o modo como as
crianças se relacionam com elas mesmas, com as outras, com o espaço ao
redor e com as tarefas cotidianas. Isso inclui a hora do banho e de
dormir.
A permanência em ambientes fechados (que aumenta a concentração de
germes) e as mãos mal lavadas (que disseminam agentes causadores de
doenças) estão entre os principais problemas das creches hoje, segundo
Damaris Maranhão, docente da pós-graduação em Educação Infantil do
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), ambos localizados em
São Paulo.
Na creche/Pré-escola Saúde SAS/USP, do momento da
escovação à hora das atividades, tudo é planejado pelos educadores para
garantir um ambiente limpo e organizado. Isso contribui para que os
momentos da rotina dos bebês resultem em saúde e aprendizagens.
Especialistas são unânimes ao dizer que no dia dos pequenos os cuidados e
a Educação devem ser articulados. "Cuida-se ao educar e educa-se ao
cuidar", explica Zilma de Oliveira, docente da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão
Preto.
Para que os bebês estejam bem acolhidos e preparados para uma rotina
cheia de descobertas, desafios e aprendizagens, é preciso um olhar
atento às questões de higiene. E isso não tem a ver só com a limpeza do
ambiente, dos objetos e dos brinquedos. Envolve também o modo como as
crianças se relacionam com elas mesmas, com as outras, com o espaço ao
redor e com as tarefas cotidianas. Isso inclui a hora do banho e de
dormir.
A permanência em ambientes fechados (que aumenta a concentração de
germes) e as mãos mal lavadas (que disseminam agentes causadores de
doenças) estão entre os principais problemas das creches hoje, segundo
Damaris Maranhão, docente da pós-graduação em Educação Infantil do
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), ambos localizados em
São Paulo.
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