1. SÉRIE
E ESCOLA DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Ano de
aplicação: 3º Ano do Ensino Fundamental
2.
SELEÇÃO DO TEMA
Conversar
com a turma sobre o conhecimento de histórias em quadrinhos e quais as
favoritas de cada um.
A seleção
foi realizada de forma dialética com a turma elencando histórias já conhecidas
pelos alunos.
3.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Língua
Portuguesa: leitura e interpretação, tipologia textual, produção textual,
formação de palavras, sinônimos, escrita correta: uso do dicionário. Etapas
para criação de uma história em Quadrinhos: personagens, balões, cenários,
onomatopéias, recordatórios e quadros.
Mundo
Físico e Natural: hábitos de higiene corporal e bucal.
Matemática:
fazer contagem, seleção, classificação e interpretação matemática através do
gráfico dos personagens principais da história em quadrinhos.
Ensino
Religioso: reflexão sobre boas maneiras acompanhada de mudança comportamental
dos alunos.
Ensino da
Arte: desenvolvimento de linguagem artística através confecção de fantoche,
desenho artístico em forma de história em quadrinho.
Psicomotricidade:
trabalho com motricidade fina ao trabalhar com os fantoches, coordenação motora
ao trabalhar com o mouse.
4.
PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma
o uso das histórias em quadrinhos podem contribuir mais e melhor na construção
do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 3º ano do ensino Fundamental?
Como a
linguagem apresentada nas histórias em quadrinhos podem contribuir para uma
melhor compreensão da leitura?
5.
OBJETIVOS
O
presente projeto objetiva colaborar com o trabalho dos professores em sala de
aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas
técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando,
levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de
conhecimento e conceitos consolidados como aquisição de novos conhecimentos.
Apresentar
ao aluno outro tipo de linguagem, as histórias em quadrinhos, levando-os a
distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.
Construir
uma história em quadrinhos a partir dos estudos anteriores no software
demonstrativo Quadrinhos da Turma da Mônica ou na ferramenta HagáQuê.
Montar
uma história em quadrinhos.
6. JUSTIFICATIVA
As
escolas precisam resgatar a prática da leitura, especialmente no Ensino
Fundamental, por ser nessa faixa etária que a criança aprende a gostar de ler
ou não. Precisa-se desenvolver uma prática de leitura prazerosa, sem cobranças
de entendimento dos textos através de avaliações cansativas.
Aprende-se
a ler lendo, não reproduzindo inúmeras vezes palavras ou frases, e menos ainda
através de cópias longas e exaustivas. Por isso a escola deveria, propiciar às
crianças o manuseio de livros em sala de aula para desenvolver os aspectos
sensoriais, emocionais e intelectuais da leitura, de uma forma racional e
dinâmica.
É
importante que o aluno seja valorizado como pessoa e tratado de modo
personalizado. A ele deve ser proporcionado oportunidades de experimentar,
pensar, comparar, criar hipóteses, estabelecer regras e aprender através do
erro. O conhecimento não é pronto e por isso a aprendizagem é construída
constantemente.
O
professor não é detentor do saber e sim um motivador, orientador e viabilizador
do processo ensino-aprendizagem, provocador de situações problemáticas a serem
resolvidas e regulador de conflito. É necessário que ele faça uso de
procedimentos democráticos, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno,
aproveitando os conhecimentos que o aluno tem, servindo-se deles para
desencadear novas aprendizagens. O professor pode ser um investigador,
pesquisador, um desafiador, um questionador, um crítico e um estimulador
criativo, dinâmico procurando avaliar sua prática pedagógica e de seus
resultados.
Segundo
Fonte:
As
Histórias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza
artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino
e aprendizagem da língua escrita. Cabe à escola utilizá-la de forma lúdica para
estabelecer uma relação harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno
precisa compreender que ler é um exercício que se presta ao prazer e não serve
apenas para a execução de tarefas escolares e atendimento de interesses
transitórios.
As
histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são conhecidas pelo público infantil
e podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas e
conteúdos. Como os personagens também são crianças, espera-se que as crianças
se identifiquem com algum deles.
7. MATERIAIS/RECURSOS DISPONÍVEIS/MÍDIA UTILIZADA
“Histórico
de Mauricio de Souza”, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Filme da
“Turma da Mônica em: Boas Maneiras”. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8.
Cartazes
da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/institut/cartazes/welcome.htm.
História
em quadrinhos “Turma da Mônica e a saúde bucal”. Disponível em:
http://www.monica.com.br/institut/s-bucal/pag1.htm
Creme
dental e escova de dente.
Material
para confecção de cartazes (cartolina ou papel pardo, pincel atômico, etc.).
Jogos da
turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Passatempos
da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Computador
com acesso à Internet.
Software
HagáQuê, disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
Software Quadrinhos da
Turma da Mônica, disponível em:
http://www.monica.com.br/software/download/quadrinh/qtmdemo.zip
Projetor
multimídia.
Gibis.
Material
escolar de uso diário: lápis, caderno, borracha, folhas, etc.
8.
AVALIAÇÃO
Retomar
os objetivos propostos, o interesse e a participação dos alunos no
desenvolvimento das atividades.
O
professor deve avaliar a produção da história em quadrinhos, observando os seguintes
aspectos:
· Apresenta
as características das histórias em quadrinhos?
· O
tema abordado está claro?
· As
ilustrações são criativas e dentro do contexto?
· Os
recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Os alunos
devem retomar suas anotações iniciais e refletir sobre o que aprenderam com o
trabalho, tanto em relação ao uso dos softwares quanto à estrutura da história
em quadrinhos, comparando com o que sabiam antes. O professor deve também rever
as anotações iniciais e fazer um momento de diálogo com os alunos, pontuando
juntos as aprendizagens da turma.
9.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Karla. Projeto
história em quadrinhos (HQ) Turma da Mônica! 2009. Disponível em:
http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/01/introduo-as-histrias-em-quadrinho-da.html.
Acesso em: 08 de Maio de 2011.
CARLI, Andréa De. Utilizando
Histórias em Quadrinhos. 2008. Disponível em:
http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html.
Acesso em: 08 de Maio de 2011.
CRIPPA, Maria Isabel. Projeto
história em quadrinhos na sala de aula. 2007.Disponível em:
http://blogakii.blogspot.com/2007/08/histrias-em-quadrinhos.html. Acesso
em: 08 de Maio de 2011.
FONTE, Paty. Histórias em
quadrinhos. Disponível em:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/quadrinhos.htm. Acesso em: 08 de
Maio de 2011.
PORTAL DA TURMA DA MÔNICA. Disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em: 08 de Maio de 2011.
1. SÉRIE
E ESCOLA DE APLICAÇÃO DO PROJETO
Ano de
aplicação: 3º Ano do Ensino Fundamental
2.
SELEÇÃO DO TEMA
Conversar
com a turma sobre o conhecimento de histórias em quadrinhos e quais as
favoritas de cada um.
A seleção
foi realizada de forma dialética com a turma elencando histórias já conhecidas
pelos alunos.
3.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Língua
Portuguesa: leitura e interpretação, tipologia textual, produção textual,
formação de palavras, sinônimos, escrita correta: uso do dicionário. Etapas
para criação de uma história em Quadrinhos: personagens, balões, cenários,
onomatopéias, recordatórios e quadros.
Mundo
Físico e Natural: hábitos de higiene corporal e bucal.
Matemática:
fazer contagem, seleção, classificação e interpretação matemática através do
gráfico dos personagens principais da história em quadrinhos.
Ensino
Religioso: reflexão sobre boas maneiras acompanhada de mudança comportamental
dos alunos.
Ensino da
Arte: desenvolvimento de linguagem artística através confecção de fantoche,
desenho artístico em forma de história em quadrinho.
Psicomotricidade:
trabalho com motricidade fina ao trabalhar com os fantoches, coordenação motora
ao trabalhar com o mouse.
4.
PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma
o uso das histórias em quadrinhos podem contribuir mais e melhor na construção
do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 3º ano do ensino Fundamental?
Como a
linguagem apresentada nas histórias em quadrinhos podem contribuir para uma
melhor compreensão da leitura?
5.
OBJETIVOS
O
presente projeto objetiva colaborar com o trabalho dos professores em sala de
aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas
técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando,
levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de
conhecimento e conceitos consolidados como aquisição de novos conhecimentos.
Apresentar
ao aluno outro tipo de linguagem, as histórias em quadrinhos, levando-os a
distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.
Construir
uma história em quadrinhos a partir dos estudos anteriores no software
demonstrativo Quadrinhos da Turma da Mônica ou na ferramenta HagáQuê.
Montar
uma história em quadrinhos.
6. JUSTIFICATIVA
As
escolas precisam resgatar a prática da leitura, especialmente no Ensino
Fundamental, por ser nessa faixa etária que a criança aprende a gostar de ler
ou não. Precisa-se desenvolver uma prática de leitura prazerosa, sem cobranças
de entendimento dos textos através de avaliações cansativas.
Aprende-se
a ler lendo, não reproduzindo inúmeras vezes palavras ou frases, e menos ainda
através de cópias longas e exaustivas. Por isso a escola deveria, propiciar às
crianças o manuseio de livros em sala de aula para desenvolver os aspectos
sensoriais, emocionais e intelectuais da leitura, de uma forma racional e
dinâmica.
É
importante que o aluno seja valorizado como pessoa e tratado de modo
personalizado. A ele deve ser proporcionado oportunidades de experimentar,
pensar, comparar, criar hipóteses, estabelecer regras e aprender através do
erro. O conhecimento não é pronto e por isso a aprendizagem é construída
constantemente.
O
professor não é detentor do saber e sim um motivador, orientador e viabilizador
do processo ensino-aprendizagem, provocador de situações problemáticas a serem
resolvidas e regulador de conflito. É necessário que ele faça uso de
procedimentos democráticos, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno,
aproveitando os conhecimentos que o aluno tem, servindo-se deles para
desencadear novas aprendizagens. O professor pode ser um investigador,
pesquisador, um desafiador, um questionador, um crítico e um estimulador
criativo, dinâmico procurando avaliar sua prática pedagógica e de seus
resultados.
Segundo
Fonte:
As
Histórias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza
artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino
e aprendizagem da língua escrita. Cabe à escola utilizá-la de forma lúdica para
estabelecer uma relação harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno
precisa compreender que ler é um exercício que se presta ao prazer e não serve
apenas para a execução de tarefas escolares e atendimento de interesses
transitórios.
As
histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são conhecidas pelo público infantil
e podem ser utilizadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas e
conteúdos. Como os personagens também são crianças, espera-se que as crianças
se identifiquem com algum deles.
7. MATERIAIS/RECURSOS DISPONÍVEIS/MÍDIA UTILIZADA
“Histórico
de Mauricio de Souza”, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Filme da
“Turma da Mônica em: Boas Maneiras”. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8.
Cartazes
da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/institut/cartazes/welcome.htm.
História
em quadrinhos “Turma da Mônica e a saúde bucal”. Disponível em:
http://www.monica.com.br/institut/s-bucal/pag1.htm
Creme
dental e escova de dente.
Material
para confecção de cartazes (cartolina ou papel pardo, pincel atômico, etc.).
Jogos da
turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Passatempos
da Turma da Mônica, disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Computador
com acesso à Internet.
Software
HagáQuê, disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
Software Quadrinhos da
Turma da Mônica, disponível em:
http://www.monica.com.br/software/download/quadrinh/qtmdemo.zip
Projetor
multimídia.
Gibis.
Material
escolar de uso diário: lápis, caderno, borracha, folhas, etc.
8.
AVALIAÇÃO
Retomar
os objetivos propostos, o interesse e a participação dos alunos no
desenvolvimento das atividades.
O
professor deve avaliar a produção da história em quadrinhos, observando os seguintes
aspectos:
· Apresenta
as características das histórias em quadrinhos?
· O
tema abordado está claro?
· As
ilustrações são criativas e dentro do contexto?
· Os
recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Os alunos
devem retomar suas anotações iniciais e refletir sobre o que aprenderam com o
trabalho, tanto em relação ao uso dos softwares quanto à estrutura da história
em quadrinhos, comparando com o que sabiam antes. O professor deve também rever
as anotações iniciais e fazer um momento de diálogo com os alunos, pontuando
juntos as aprendizagens da turma.
9.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Karla. Projeto
história em quadrinhos (HQ) Turma da Mônica! 2009. Disponível em:
http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/01/introduo-as-histrias-em-quadrinho-da.html.
Acesso em: 08 de Maio de 2011.
CARLI, Andréa De. Utilizando
Histórias em Quadrinhos. 2008. Disponível em:
http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html.
Acesso em: 08 de Maio de 2011.
CRIPPA, Maria Isabel. Projeto
história em quadrinhos na sala de aula. 2007.Disponível em:
http://blogakii.blogspot.com/2007/08/histrias-em-quadrinhos.html. Acesso
em: 08 de Maio de 2011.
FONTE, Paty. Histórias em
quadrinhos. Disponível em:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/quadrinhos.htm. Acesso em: 08 de
Maio de 2011.
PORTAL DA TURMA DA MÔNICA. Disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em: 08 de Maio de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário