Projeto: VERDE QUE TE QUERO VER TE
OBJETIVOS GERAIS
·
Preservar o meio
ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat;
·
Incentivar a
Coleta Seletiva;
·
Promover a
educação ambiental com nossos usuários;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conscientizar e
motivar os empresários da comunidade inclusa no projeto, a se envolverem
maciçamente na separação das diferentes partes de seu lixo;
·
Promover a
criação e desenvolvimento de novas empresas e associações de coleta, reciclagem
e reutilização das diferentes partes do lixo produzido pela comunidade em
questão;
·
Envolver as
escolas na conscientização das crianças, pais e educadores quanto à importância
da atenção na hora da compra para incentivar as empresas conscientes e
responsáveis, e seu papel fiscalizador e multiplicador em casa e em todos os
locais que freqüenta para a separação do lixo produzido;
·
Valorizar todos
os profissionais, organizações, associações e empresas participantes através da
divulgação de seu envolvimento no projeto.
Para
que o projeto se desenvolva com tranqüilidade e competência alcançando seus
objetivos, deve-se prever a contratação
de um profissional ou estagiário de engenharia sanitária e
ambiental ou, um professor de educação
ambiental, para assumir a coordenação das ações externas à
escola previstas no projeto.
O
primeiro passo para a implantação do projeto de EA nas escolas de educação
infantil deverá ser a realização de parcerias
com empresas privadas e públicas, visando estruturar a coleta e
o direcionamento para empresas de reciclagem, das diferentes partes do lixo a
serem separados pelas crianças. (Caso uma escola queira iniciar o projeto em
âmbito interno sem estar associada ao projeto maior da comunidade, deve
selecionar previamente empresas que realizam estas etapas de coleta e
reciclagem).
Escolhida
a escola multiplicadora
das ações de educação ambiental na comunidade, iniciaremos o trabalho junto a
estas crianças de conscientização da problemática do excesso de lixo produzido
pelo homem, como segue:
1.
As crianças tomarão consciência do real tamanho do problema visualizando a
absurda quantidade de lixo que sua cidade produz, a partir da visita pedagógica
ao lixão e outra visita a Companhia de água e esgoto de sua cidade.
2.
Discute-se e apresentam-se as diferentes partes do lixo produzido na cidade
através de diferentes atividades pedagógicas. O que tem no seu lixo em casa? O
que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a
faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
3. A professora recorta figuras de todos as "partes
do lixo" encontradas na escola e na casa das crianças e, em sala de aula
realiza uma atividade com a turma de separação de todos estas partes em grupos
diferentes... Plástico, papel, metal, óleo, orgânico.
4.
Tentar descobrir com as crianças o que fazer com cada “grupo de lixo separado”.
Apresentar produtos reciclados e Montar uma exposição com eles.
5.
Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma
que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico.
6.
Montando NOSSA SEPARAÇÃO DO LIXO, criação de latas de lixo de coleta seletiva
na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo.
Projeto: VERDE QUE TE QUERO VER TE
OBJETIVOS GERAIS
·
Preservar o meio
ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat;
·
Incentivar a
Coleta Seletiva;
·
Promover a
educação ambiental com nossos usuários;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conscientizar e
motivar os empresários da comunidade inclusa no projeto, a se envolverem
maciçamente na separação das diferentes partes de seu lixo;
·
Promover a
criação e desenvolvimento de novas empresas e associações de coleta, reciclagem
e reutilização das diferentes partes do lixo produzido pela comunidade em
questão;
·
Envolver as
escolas na conscientização das crianças, pais e educadores quanto à importância
da atenção na hora da compra para incentivar as empresas conscientes e
responsáveis, e seu papel fiscalizador e multiplicador em casa e em todos os
locais que freqüenta para a separação do lixo produzido;
·
Valorizar todos
os profissionais, organizações, associações e empresas participantes através da
divulgação de seu envolvimento no projeto.
Para
que o projeto se desenvolva com tranqüilidade e competência alcançando seus
objetivos, deve-se prever a contratação
de um profissional ou estagiário de engenharia sanitária e
ambiental ou, um professor de educação
ambiental, para assumir a coordenação das ações externas à
escola previstas no projeto.
O
primeiro passo para a implantação do projeto de EA nas escolas de educação
infantil deverá ser a realização de parcerias
com empresas privadas e públicas, visando estruturar a coleta e
o direcionamento para empresas de reciclagem, das diferentes partes do lixo a
serem separados pelas crianças. (Caso uma escola queira iniciar o projeto em
âmbito interno sem estar associada ao projeto maior da comunidade, deve
selecionar previamente empresas que realizam estas etapas de coleta e
reciclagem).
Escolhida
a escola multiplicadora
das ações de educação ambiental na comunidade, iniciaremos o trabalho junto a
estas crianças de conscientização da problemática do excesso de lixo produzido
pelo homem, como segue:
1.
As crianças tomarão consciência do real tamanho do problema visualizando a
absurda quantidade de lixo que sua cidade produz, a partir da visita pedagógica
ao lixão e outra visita a Companhia de água e esgoto de sua cidade.
2.
Discute-se e apresentam-se as diferentes partes do lixo produzido na cidade
através de diferentes atividades pedagógicas. O que tem no seu lixo em casa? O
que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a
faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?
3. A professora recorta figuras de todos as "partes
do lixo" encontradas na escola e na casa das crianças e, em sala de aula
realiza uma atividade com a turma de separação de todos estas partes em grupos
diferentes... Plástico, papel, metal, óleo, orgânico.
4.
Tentar descobrir com as crianças o que fazer com cada “grupo de lixo separado”.
Apresentar produtos reciclados e Montar uma exposição com eles.
5.
Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma
que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico.
6.
Montando NOSSA SEPARAÇÃO DO LIXO, criação de latas de lixo de coleta seletiva
na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo.
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