PROJETO DE NATAL







 “O LIXO QUE VIRA BRINQUEDO”




A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS COM BRINQUEDOS DE
SUCATA NA EDUCAÇÃO INFANTIL






“Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.”
Mário Quintana


O Brinquedo

Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, dispõem de brinquedos para brincar, individualmente ou em grupos, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos.

A Sucata

Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte.

Apresentação do Projeto

O Projeto Lixo que vira Brinquedo, será desenvolvido no ano de 2009, pela POUSADA INFANTIL SONHO MEU.
As oficinas ocorrerão durante os meses de novembro e dezembro e serão desenvolvidas pelas Educadoras: Elane, Cláudia, Gabriele, Tininha e Graciele.
O projeto tem por objetivo o resgate da arte de brincar fazendo brinquedos com sucata.

Estratégia do Projeto

Em cada proposta deverá haver a preocupação em explicar os conceitos ambientais e as técnicas de construção dos brinquedos.


A estratégia do projeto ocorrerá em dois módulos:
Educação Ambiental




·Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem”.

·Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.

Arte-Educação




Conhecer o brinquedo e o material alternativo.
Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.



Desenvolvimento do Projeto

A receptividade dos alunos nesta experiência, que durará 02 meses, totalizará a participação de 40 crianças, pretendemos alcançar resultados satisfatórios.

A oficina iniciará com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria Pousada. Assim cada criança gerará matéria-prima para a construção do seu brinquedo.
Dessa maneira, o projeto terá a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciarão um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilharemos momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações, juntos produziremos brinquedos, fantoches, fantasias, móveis, banda musical, ornamentação e enfeites, tudo de sucata.
No contexto aprender/fazendo estimulará nos participantes a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial, as habilidades dos mundos imaginários e o resgate da nossa cultura popular.
Estaremos trabalhando também com as crianças o conceito de solidariedade, preparando presentes para doar e este valor pode ser compreendido de diversas maneiras, por isso transmita as crianças o principal: é bom cultivar ligações afetivas e de carinho e ternura com outras pessoas e explicar que quando fazemos alguém feliz, nós mesmos também ficamos mais felizes.

Conclusão

As escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas, não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e criatividade, conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender estão garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O projeto mostrará a importância do resgate dos brinquedos artesanais, pois a urbanização verticalizada dos grandes centros - com a diminuição gradativa dos espaços de lazer – aliada ao processo tecnológico de industrialização dos brinquedos acena para uma quase extinção da produção artesanal de brinquedos, os que nos remete a necessidade de preservação desse bem cultural, que permanece vivo no imaginário popular.

Esperamos que o Projeto de Natal – O Lixo que vira Brinquedo venha contribuir para a formação de multiplicadores dessas idéias e que as crianças de hoje e adultos de amanhã, inventem as máquinas do futuro em um mundo sustentável.



FABÍOLA KARLA FACHETTI CRISTO

                                                                                                                         Professora, Pedagoga e Psicopedagoga










 “O LIXO QUE VIRA BRINQUEDO”




A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS COM BRINQUEDOS DE
SUCATA NA EDUCAÇÃO INFANTIL






“Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.”
Mário Quintana


O Brinquedo

Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, dispõem de brinquedos para brincar, individualmente ou em grupos, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se tornarem seres humanos criativos.

A Sucata

Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte.

Apresentação do Projeto

O Projeto Lixo que vira Brinquedo, será desenvolvido no ano de 2009, pela POUSADA INFANTIL SONHO MEU.
As oficinas ocorrerão durante os meses de novembro e dezembro e serão desenvolvidas pelas Educadoras: Elane, Cláudia, Gabriele, Tininha e Graciele.
O projeto tem por objetivo o resgate da arte de brincar fazendo brinquedos com sucata.

Estratégia do Projeto

Em cada proposta deverá haver a preocupação em explicar os conceitos ambientais e as técnicas de construção dos brinquedos.


A estratégia do projeto ocorrerá em dois módulos:
Educação Ambiental




·Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem”.

·Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.

Arte-Educação




Conhecer o brinquedo e o material alternativo.
Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.



Desenvolvimento do Projeto

A receptividade dos alunos nesta experiência, que durará 02 meses, totalizará a participação de 40 crianças, pretendemos alcançar resultados satisfatórios.

A oficina iniciará com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na própria Pousada. Assim cada criança gerará matéria-prima para a construção do seu brinquedo.
Dessa maneira, o projeto terá a oportunidade de promover mudanças de postura nos participantes envolvidos, que iniciarão um trabalho de separação, limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação ambiental para a preservação da natureza.
Nesse processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilharemos momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e de construir relações, juntos produziremos brinquedos, fantoches, fantasias, móveis, banda musical, ornamentação e enfeites, tudo de sucata.
No contexto aprender/fazendo estimulará nos participantes a curiosidade, autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e espacial, as habilidades dos mundos imaginários e o resgate da nossa cultura popular.
Estaremos trabalhando também com as crianças o conceito de solidariedade, preparando presentes para doar e este valor pode ser compreendido de diversas maneiras, por isso transmita as crianças o principal: é bom cultivar ligações afetivas e de carinho e ternura com outras pessoas e explicar que quando fazemos alguém feliz, nós mesmos também ficamos mais felizes.

Conclusão

As escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas, não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e criatividade, conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Nós educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras, jogos e brinquedos. E mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e aprender estão garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O projeto mostrará a importância do resgate dos brinquedos artesanais, pois a urbanização verticalizada dos grandes centros - com a diminuição gradativa dos espaços de lazer – aliada ao processo tecnológico de industrialização dos brinquedos acena para uma quase extinção da produção artesanal de brinquedos, os que nos remete a necessidade de preservação desse bem cultural, que permanece vivo no imaginário popular.

Esperamos que o Projeto de Natal – O Lixo que vira Brinquedo venha contribuir para a formação de multiplicadores dessas idéias e que as crianças de hoje e adultos de amanhã, inventem as máquinas do futuro em um mundo sustentável.



FABÍOLA KARLA FACHETTI CRISTO

                                                                                                                         Professora, Pedagoga e Psicopedagoga





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