A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS COM BRINQUEDOS DE
SUCATA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.”
Mário Quintana
Mário Quintana
O Brinquedo
Brincando,
as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as
ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que
elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar
o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, dispõem de
brinquedos para brincar, individualmente ou em grupos, vivem uma
experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se
tornarem seres humanos criativos.
A Sucata
Consumimos
um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis. O
homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte
dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de
sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade
sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com
criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e
objetos de arte.
Apresentação do Projeto
O Projeto Lixo que vira Brinquedo, será desenvolvido no ano de 2009, pela POUSADA INFANTIL SONHO MEU.
As
oficinas ocorrerão durante os meses de novembro e dezembro e serão
desenvolvidas pelas Educadoras: Elane, Cláudia, Gabriele, Tininha e
Graciele.
O projeto tem por objetivo o resgate da arte de brincar fazendo brinquedos com sucata.
Estratégia do Projeto
Em cada proposta deverá haver a preocupação em explicar os conceitos ambientais e as técnicas de construção dos brinquedos.
A estratégia do projeto ocorrerá em dois módulos:
Educação Ambiental
·Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem”.
·Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.
Arte-Educação
Conhecer o brinquedo e o material alternativo.
Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.
Desenvolvimento do Projeto
A receptividade dos alunos nesta experiência, que durará 02 meses, totalizará a participação de 40 crianças, pretendemos alcançar resultados satisfatórios.
A
oficina iniciará com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na
própria Pousada. Assim cada criança gerará matéria-prima para a
construção do seu brinquedo.
Dessa
maneira, o projeto terá a oportunidade de promover mudanças de postura
nos participantes envolvidos, que iniciarão um trabalho de separação,
limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências
ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação
ambiental para a preservação da natureza.
Nesse
processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilharemos
momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e
de construir relações, juntos produziremos brinquedos, fantoches,
fantasias, móveis, banda musical, ornamentação e enfeites, tudo de
sucata.
No
contexto aprender/fazendo estimulará nos participantes a curiosidade,
autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização
ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e
espacial, as habilidades dos mundos imaginários e o resgate da nossa
cultura popular.
Estaremos
trabalhando também com as crianças o conceito de solidariedade,
preparando presentes para doar e este valor pode ser compreendido de
diversas maneiras, por isso transmita as crianças o principal: é bom
cultivar ligações afetivas e de carinho e ternura com outras pessoas e
explicar que quando fazemos alguém feliz, nós mesmos também ficamos mais
felizes.
Conclusão
As
escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de
infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas,
não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e
cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e
criatividade, conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Nós
educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no
desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do
futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras,
jogos e brinquedos. E mesmo que
a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e
aprender estão garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O
projeto mostrará a importância do resgate dos brinquedos artesanais,
pois a urbanização verticalizada dos grandes centros - com a diminuição
gradativa dos espaços de lazer – aliada ao processo tecnológico de
industrialização dos brinquedos acena para uma quase extinção da
produção artesanal de brinquedos, os que nos remete a necessidade de
preservação desse bem cultural, que permanece vivo no imaginário
popular.
Esperamos
que o Projeto de Natal – O Lixo que vira Brinquedo venha contribuir
para a formação de multiplicadores dessas idéias e que as crianças de
hoje e adultos de amanhã, inventem as máquinas do futuro em um mundo
sustentável.
FABÍOLA KARLA FACHETTI CRISTO
Professora, Pedagoga e Psicopedagoga
A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE PROJETOS COM BRINQUEDOS DE
SUCATA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.”
Mário Quintana
Mário Quintana
O Brinquedo
Brincando,
as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as
ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que
elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade para mudar
o futuro. Quando as crianças têm oportunidade de brincar, dispõem de
brinquedos para brincar, individualmente ou em grupos, vivem uma
experiência que enriquece sua sociabilidade e sua capacidade de se
tornarem seres humanos criativos.
A Sucata
Consumimos
um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis. O
homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte
dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de
sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo. Na realidade
sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com
criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e
objetos de arte.
Apresentação do Projeto
O Projeto Lixo que vira Brinquedo, será desenvolvido no ano de 2009, pela POUSADA INFANTIL SONHO MEU.
As
oficinas ocorrerão durante os meses de novembro e dezembro e serão
desenvolvidas pelas Educadoras: Elane, Cláudia, Gabriele, Tininha e
Graciele.
O projeto tem por objetivo o resgate da arte de brincar fazendo brinquedos com sucata.
Estratégia do Projeto
Em cada proposta deverá haver a preocupação em explicar os conceitos ambientais e as técnicas de construção dos brinquedos.
A estratégia do projeto ocorrerá em dois módulos:
Educação Ambiental
·Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem”.
·Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.
Arte-Educação
Conhecer o brinquedo e o material alternativo.
Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.
Desenvolvimento do Projeto
A receptividade dos alunos nesta experiência, que durará 02 meses, totalizará a participação de 40 crianças, pretendemos alcançar resultados satisfatórios.
A
oficina iniciará com as sucatas trazidas pelos alunos ou recolhidas na
própria Pousada. Assim cada criança gerará matéria-prima para a
construção do seu brinquedo.
Dessa
maneira, o projeto terá a oportunidade de promover mudanças de postura
nos participantes envolvidos, que iniciarão um trabalho de separação,
limpeza e reutilização do material coletado em suas próprias residências
ou nas ruas, além de descobrirem o quanto é importante essa ação
ambiental para a preservação da natureza.
Nesse
processo de integração da Arte com o Meio Ambiente, compartilharemos
momentos de alegrias e problemas, de brincar, de criar, de descobrir e
de construir relações, juntos produziremos brinquedos, fantoches,
fantasias, móveis, banda musical, ornamentação e enfeites, tudo de
sucata.
No
contexto aprender/fazendo estimulará nos participantes a curiosidade,
autoconfiança, a coordenação motora, a socialização, a conscientização
ecológica, a concentração, a criatividade, a percepção tátil, visual e
espacial, as habilidades dos mundos imaginários e o resgate da nossa
cultura popular.
Estaremos
trabalhando também com as crianças o conceito de solidariedade,
preparando presentes para doar e este valor pode ser compreendido de
diversas maneiras, por isso transmita as crianças o principal: é bom
cultivar ligações afetivas e de carinho e ternura com outras pessoas e
explicar que quando fazemos alguém feliz, nós mesmos também ficamos mais
felizes.
Conclusão
As
escolas públicas, em geral, passam por momentos de carência de
infra-estrutura, onde os alunos pertencentes à classe menos favorecidas,
não tem acesso à informação e tecnologia e nem incentivo à arte e
cultura. Apesar de todas as dificuldades, através da adaptação e
criatividade, conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Nós
educadores temos um papel fundamental, de ser o facilitador no
desenvolvimento da construção do conhecimento na formação do cidadão do
futuro. Devemos buscar a melhoria do ensino por meios de brincadeiras,
jogos e brinquedos. E mesmo que
a Lei de Diretrizes e Bases não mencione o tema, o direito de brincar e
aprender estão garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O
projeto mostrará a importância do resgate dos brinquedos artesanais,
pois a urbanização verticalizada dos grandes centros - com a diminuição
gradativa dos espaços de lazer – aliada ao processo tecnológico de
industrialização dos brinquedos acena para uma quase extinção da
produção artesanal de brinquedos, os que nos remete a necessidade de
preservação desse bem cultural, que permanece vivo no imaginário
popular.
Esperamos
que o Projeto de Natal – O Lixo que vira Brinquedo venha contribuir
para a formação de multiplicadores dessas idéias e que as crianças de
hoje e adultos de amanhã, inventem as máquinas do futuro em um mundo
sustentável.
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