sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Historinha do Macaquinho Jujuba


O MACAQUINHO JUJUBA
Carmem Lúcia R. Noronha
Jujuba é um macaquinho muito alegre e brincalhão. Ele é marronzinho e tem uma manchinha branca que parece uma estrelinha bem no alto da cabeça.
O macaquinho adora pular nos galhos das árvores mais altas da floresta e de saltar nas águas limpinhas do riacho.
Ele também adora brincar de pique esconde com os amigos: o coelhinho Joca, a tartaruga Belinha, a girafinha Gigi  e o sapo Virgulino.
Mas tem uma coisa que Jujuba não gosta de fazer, ele não gosta de ir à escola dos animais.
Todo ano mamãe Macaca fica muito triste e aborrecida com Jujuba. Ela diz:
— Jujuba você precisa estudar! Você precisa ir para a escola, lá você encontrará seus amigos, aprenderá a cantar, ouvir histórias, pintar, desenhar, ler e escrever!
Jujuba só ri, mas não vai à escola. Ele quer mesmo é correr atrás das borboletas, brincar de esconde-esconde e ficar balançando nos galhos das palmeiras.
As aulas já vão começar e mamãe macaca não desiste. Ela organiza todos os materiais de Jujuba na mochila. Guarda a cola, a tesoura, o estojo e até um lindo jogo de canetinhas. Ela encapa os cadernos, faz as pontas nos lápis e coloca nome em tudo.
Jujuba só olha e vê mamãe Macaca escrevendo nas etiquetas.
— O que você está escrevendo mamãe?
— Seu nome, JUJUBA!
Jujuba acha tudo muito lindo, mas diz:
— Eu não quero ir para a escola!
Jujuba faz beicinho e até chora. Ele sempre inventa mil desculpas.   
Mamãe macaca fica pensativa e tem uma grande idéia! Ela vai pedir ajuda ao mestre Corujão.
No dia seguinte, mamãe Macaca sai bem cedinho e vai à escola procurar Mestre Corujão. Ela conta para o professor o que a está preocupando.
Então, eles combinam de fazer neste ano uma grande festa para receber os alunos no primeiro dia de aula.
Mamãe Macaca leva o convite de Jujuba  e o deixa na mesinha de estudo, perto da mochila. Ela não fala nada para o macaquinho e saí para comprar tudo o que é necessário para a festa.
Na hora de acordar Jujuba para ir à escola, mamãe leva um susto, ela percebe que o macaquinho não está mais na cama, ele saiu de mansinho e foi brincar na floresta.
Mamãe Macaca fica triste, mas pega sua cesta e vai ajudar na festa de mestre Corujão. Os bichinhos já estão chegando para a aula! Eles vão adorar a festa. Mamãe Macaca fez tudo com muito carinho!


E onde está o macaquinho Jujuba?!
Ele está brincando sozinho na floresta, ele viu o convite na mesa perto da mochila, mas como não sabia ler, perdeu a festa.
No fim do dia, ele encontra seus amigos que contam o que havia acontecido e como a mamãe Macaca fez uma linda festa na escola. Eles contaram das comidas, das brincadeiras, do mestre Corujão, da biblioteca e da sala de informática da escola, da cantina e das atividades legais que fizeram.
Jujuba foi para casa muito triste. Havia perdido a festa, justo ele que adorava comer os docinhos feitos pela mamãe Macaca e nem tinha conhecido como era a escola por dentro.
Jujuba chegou em casa correndo e gritando:
— Mamãe!!!! Eu quero ir para a escola, estou muito arrependido, quero  ser um macaquinho estudioso e obediente.
Mamãe abraçou e beijou carinhosamente Jujuba e deu a ele uns docinhos que haviam sobrado da festa.
Agora todos os dias Jujuba é o primeiro a chegar à escola. Ele estuda muito e até já aprendeu a ler. Ele ainda brinca na floresta com seus amigos, mas agora só depois de fazer as tarefas que o professor Corujão passa.
Mamãe Macaca agora é só orgulho! Jujuba virou um macaquinho nota dez!

   





Link: http://professoracalu.blogspot.com/

Historinhas para alfabetizar

0 comentários :

Postar um comentário