terça-feira, 18 de outubro de 2016

Formação - Literatura Infantil na escola.



(baixe aqui a música do cd quinteto violado - a música de fátima maia - criar e recrear)
Esse poema na formação foi apresentado em forma de uma dinâmica, no cartaz o poema escrito e embaixo um pote de barro azul. Lemos o poema em voz alta, depois cantamos o poema (está nesta postagem para baixar). Em seguida ela combinou de quem cantasse mais alto poderia ver o que tinha dentro do pote e foi passando o pote uma por uma, umas cheiravam, outras olhavam e outras não tiveram oportunidade... para criar uma situação de curiosidade, ansiedade.

Quando a música parou, ela retirou uma caixa de madeira dentro do pote e deixou separada, em seguida passou para cada um tirar um chocolate dentro do pote, quem retirasse não poderia mostrar a ninguém... enquando isso todos tinham que cantar bem alto para poder retirar também. Quando todos retiraram, no chocolate tinha um convite para cada uma: Esse convite todas tinham que socializar o que nele tinha escrito.
* brincadeira de infância
* a história do seu nome
* do contos de fada eu sou...
* quando criança tinha medo de... tem medo de...
* hoje é domingo...
* advinhas...
* água mole...
* cantinga de roda...
* conte uma piada
* cantiga de ninar
* branda-nos com uma poesia...
e assim por diante... todas apresentaram seu convite e socializaram... foi ótimo... Em seguida pegou a caixa e abriu e mostrou o tesouro com uma linda história (depois eu trago para vocês) O pequeno grão de areia - uma história emocionante. Depois a caixa foi passando por todas para observar o que tinha dentro, uma estrela e algumas raspas de madeira para representar a areia da história.

0 comentários :

Postar um comentário