segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Atividades com o livro: O Grande Rabanete.


Hoje indico como obra literária bem legal para ser explorada em sala de aula "O Grande Rabanete" de Tatiana Belinky. As crianças adoraram quando estudamos. Fiz um grande cartaz e o fixei em sala de aula. Como sabemos, cartazes devem ser retirados em um determinado tempo. Geralmente entre uma ou duas semanas, para que se possa utilizar o espaço com outros materiais literários e não ficar cansativo e desmotivar as crianças. Nesse caso, precisei ficar com o cartaz fixado mais tempo do que eu queria, quando achava que não interessava mais as crianças, iam eles para lá lerem uns para os outros e mostrar aos amigos que já estavam conseguindo ler. Foi bem legal e divertido ver isso. Por essa razão, estou postando mais uma sequência didática para compartilhar com vocês, queridos visitantes. 
Espero que gostem! 
E não se esqueçam! 
Se copiar, dê os devidos créditos.

Sugiro aos interessados nesta postagem que procurem fazer um acervo de livros literários para serem utilizados em sala de aula ou mesmo em casa com os filhos. Infelizmente, não são todos livros que agradam as crianças. Por isso, torna-se necessário manter um acervo com livros que realmente agradam aos pequeninos. Já estou organizando o meu a bastante tempo. Fica mais fácil o trabalho quando temos nosso próprio material. Fica a dica!


Como sempre, visito sites para ver se há o livro para baixar. Nos endereços abaixo encontra-se a obra completa. Embora sejam com imagens diferentes o material é o mesmo. Edições diferentes acho. Mas está tudo certinho. Já conferi. Mesmo assim, sugiro que se tenha o livro, pois é  bem melhor manuseá-lo para  adquirir um melhor contato com as obras literárias.
https://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/OGrandeRabanete#

As atividades complementares fiz com base no PAEBES. É claro que adaptada a esta obra literária.

Se possível, organizar junto aos alunos a preparação de uma salada envolvendo o rabanete. Isso torna a aula mais interessante e  o aprendizado dinâmico. 

Está certo! Vamos a sequência didática!




















Fiz esta borda para a atividade de produção. Estou postando abaixo caso queiram utilizá-la em outras atividades. 

1 comentários :

Rosângela ... disse...

Olá Maria!
Adorei que ver que esse trabalho foi postado aqui.
Pena que faltou dizer que tudo que está nessa postagem é do Blog Educando com Simplicidade.
Blog que, com certeza não se importa que esteja aqui postado, mas que seja dado os devidos créditos.
Grande Abraço,
Rosângela.

Postar um comentário