PLANO DE TRABALHO - MEDIDAS DE TEMPO
CONTEÚDOS:
• Medidas de tempo: hora; semana, dia.
• Situações problemas
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Matemática
OBJETIVOS:
• Reconhecer as horas nos diferentes relógios;
• Resolver as situações problemas
DESENVOLVIMENTO
Para
iniciar a aula, vamos ler o poema de Vinicius de Moraes;
O Relógio
Vinicius de Moraes
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
ATIVIDADES
Compreendendo o texto e o poema:
Qual o titulo do texto ?________________________________
Qual o nome do autor?________________________________
Que gênero textual o autor utilizou?______________________________
Sobre o que fala o texto?__________________________
Que instrumentos utilizamos para marcar o tempo?___________________________
Aprendendo as horas :
Os números vão de 1 ao ______
Quantos ponteiros tem esse relógio?______________________
Como são os ponteiros?____________________
Enquanto o ponteiro grande da uma volta inteira o pequeno vai de um __________a outro.
O ponteiro pequeno marca as _____________
O ponteiro grande marca os _________________
O ponteiro fininho marca os _____________
1. Complete os espaços:
a) 45 dias: _______ mês e _______ dias
b) 90 dias: _______ meses
c) 180 dias: _______ meses
d) 250 dias: _______ meses e _______ dias
e) 60 meses: _______ anos
f) 86 meses: _______ anos e _______ dias
g) 4 anos: _______ meses
h) 2 anos e 6 meses: _______ meses
i) 7 semanas: _______ dias
j) 3 semanas e 15 dias: _______ dias
k) 9 meses: _______ dias
l) 6 meses e 7 dias: _______ dias
2. Complete corretamente:
a) Um biênio são: _______ anos
b) _______ horas são 180 minutos
c) Cinco décadas são _______ anos
d) Dois trimestres são _______ dias
e) Duas quinzenas são _______ dias
f) _______ meses formam 3 semestres
g) Três dias são _______ horas
h) Duas semanas são _______ dias
i) Dez décadas são _______ anos
j) Um quinquênio são _______ anos
Converta em segundos
a) 2 min ________s
b) 8 min _______ s
c) 5 min _______ s
d) 12 min _______ s
e) 3 min 25 s _______s
f) 8 min 45 s _______s
g) 4 min e 10 s _______s
h) 1 min 15 s _______ s
3. Expresse o tempo de forma completa:
a) 150 s _________________________________
b) 230 s _________________________________
c) 450 s _________________________________
d) 545 s_________________________________
e) 650 s _________________________________
f) 715 s _________________________________
g) 500 s _________________________________
h) 1.000 s _________________________________
PROBLEMAS
1. Marcelo ganha R$ 9,80 por hora e trabalha 6 horas por dia. Vai trabalhar todos os dias de um trimestre. Quanto receberá?
2. Samuel recebe R$ 420,00 por semana. Quanto receberá em um mês? E em um trimestre?
3. Quanto recebe por ano um empregado que ganha R$ 1.200,00 por mês?
4. Alice fez uma viajem em 8 semanas. Quantos dias passou viajando?
5. No ano de 2001 o Brasil comemorou quantos anos da chegada dos portugueses?
6. Um chafariz fornece 80 litros de água por minuto. Quantos litros fornece em duas horas?
7. Um automóvel percorre 80 quilômetros por hora. Em quantas horas percorrerá 720 quilômetros?
8. Trabalhei durante 6 horas e meia. Quantos minutos trabalhei?
9. Quantas horas uma motocicleta correndo a uma velocidade de 60 Km por hora, gastará para fazer uma viajem de 480 Km?.
10. Um relógio atrasa 6 minutos a cada hora. Calcule os minutos que terá atrasado em dois dias.
Avaliação : se dará nas atividades de interpretação e resolução das situações problemas
PLANO DE TRABALHO - MEDIDAS DE TEMPO
CONTEÚDOS:
• Medidas de tempo: hora; semana, dia.
• Situações problemas
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Matemática
OBJETIVOS:
• Reconhecer as horas nos diferentes relógios;
• Resolver as situações problemas
DESENVOLVIMENTO
Para
iniciar a aula, vamos ler o poema de Vinicius de Moraes;
O Relógio
Vinicius de Moraes
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
ATIVIDADES
Compreendendo o texto e o poema:
Qual o titulo do texto ?________________________________
Qual o nome do autor?________________________________
Que gênero textual o autor utilizou?______________________________
Sobre o que fala o texto?__________________________
Que instrumentos utilizamos para marcar o tempo?___________________________
Aprendendo as horas :
Os números vão de 1 ao ______
Quantos ponteiros tem esse relógio?______________________
Como são os ponteiros?____________________
Enquanto o ponteiro grande da uma volta inteira o pequeno vai de um __________a outro.
O ponteiro pequeno marca as _____________
O ponteiro grande marca os _________________
O ponteiro fininho marca os _____________
1. Complete os espaços:
a) 45 dias: _______ mês e _______ dias
b) 90 dias: _______ meses
c) 180 dias: _______ meses
d) 250 dias: _______ meses e _______ dias
e) 60 meses: _______ anos
f) 86 meses: _______ anos e _______ dias
g) 4 anos: _______ meses
h) 2 anos e 6 meses: _______ meses
i) 7 semanas: _______ dias
j) 3 semanas e 15 dias: _______ dias
k) 9 meses: _______ dias
l) 6 meses e 7 dias: _______ dias
2. Complete corretamente:
a) Um biênio são: _______ anos
b) _______ horas são 180 minutos
c) Cinco décadas são _______ anos
d) Dois trimestres são _______ dias
e) Duas quinzenas são _______ dias
f) _______ meses formam 3 semestres
g) Três dias são _______ horas
h) Duas semanas são _______ dias
i) Dez décadas são _______ anos
j) Um quinquênio são _______ anos
Converta em segundos
a) 2 min ________s
b) 8 min _______ s
c) 5 min _______ s
d) 12 min _______ s
e) 3 min 25 s _______s
f) 8 min 45 s _______s
g) 4 min e 10 s _______s
h) 1 min 15 s _______ s
3. Expresse o tempo de forma completa:
a) 150 s _________________________________
b) 230 s _________________________________
c) 450 s _________________________________
d) 545 s_________________________________
e) 650 s _________________________________
f) 715 s _________________________________
g) 500 s _________________________________
h) 1.000 s _________________________________
PROBLEMAS
1. Marcelo ganha R$ 9,80 por hora e trabalha 6 horas por dia. Vai trabalhar todos os dias de um trimestre. Quanto receberá?
2. Samuel recebe R$ 420,00 por semana. Quanto receberá em um mês? E em um trimestre?
3. Quanto recebe por ano um empregado que ganha R$ 1.200,00 por mês?
4. Alice fez uma viajem em 8 semanas. Quantos dias passou viajando?
5. No ano de 2001 o Brasil comemorou quantos anos da chegada dos portugueses?
6. Um chafariz fornece 80 litros de água por minuto. Quantos litros fornece em duas horas?
7. Um automóvel percorre 80 quilômetros por hora. Em quantas horas percorrerá 720 quilômetros?
8. Trabalhei durante 6 horas e meia. Quantos minutos trabalhei?
9. Quantas horas uma motocicleta correndo a uma velocidade de 60 Km por hora, gastará para fazer uma viajem de 480 Km?.
10. Um relógio atrasa 6 minutos a cada hora. Calcule os minutos que terá atrasado em dois dias.
Avaliação : se dará nas atividades de interpretação e resolução das situações problemas
Nenhum comentário:
Postar um comentário