Projeto Animais
Demarcamos no texto do projeto palavras, indicando com isso algum material que pode ser utilizado para trabalhar aquela área ou unidade. Clique sobre cada palavra demarcada para visitar os materiais disponíveis!
I –
Tema: Animais / Educadora:
Karla Mendes
II –
Faixa etária: 4 anos
III – Justificativa:
Este projeto foi elaborado para promover uma
reflexão sobre uma das questões básicas da nossa sociedade: a
conscientização da importância dos animais em nosso ambiente e estimular a
preservação dos mesmos.
IV – Objetivos:
- Possibilitar a linguagem oral
- Desenvolver o raciocínio e a criatividade
- Diferenciar os aspectos positivos e negativos da convivência com animais na vida doméstica
- Conhecer animais ferozes e dóceis
- Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
V – Meta:
Elaborar e estabelecer conceitos básicos da
preservação e consciência ecológica e respeito à natureza e
animais.
VI – Metodologia:
Desenvolver atividades
onde a criança realizará em sala e extra sala experiências
próprias, possibilitando a ampliação de seu conhecimento,
mostrando a importância e benefícios que os animais possuem em
nossas vidas com a ajuda também de profissionais que atuam na área.
VII – Recursos:
- Livros de histórias e livros didáticos;
- Revistas e jornais;
- Giz de cera e lápis de cor;
- Filmes, TV, som;
- Palestras educativas.
VIII – Avaliação:
A educadora utilizará
um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se
encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades
realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.
IX – Cronograma:
Duração
de aproximadamente 15 semanas
X - Bibliografia:
- Internet
- Referência Curricular Nacional
- BARRO, Carlos. Ciência Meio Ambiente, programas de saúde, ecologia. S.P., 1997.
Planejamento Mensal
(Março, Abril, Maio
e Junho)
01/03 à 05/03
- Apresentação do tema
- Surgimento dos animais (criação de Deus)
- Exploração do conhecimento do aluno em relação ao tema
- Mostrar gravuras ou desenhos de animais
08/03 à 12/03
- Questionários para a família – se tem animal em casa, qual o animal que mais gosta, já foi ao zoológico.
- Trabalhar com brinquedos de animais
- Trabalhar historinhas que tenha animais (Ex. Os três porquinhos – dentro da historinha explorar números, cores, tamanhos e forma).
- Procurar em revistas e jornais, gravuras de animais
- Trabalhar com músicas de animais
15/03 à 19/03
- Falar dos animais que trabalham em circo
- Falar sobre a Arca de Noé (Bíblia Gênesis Vers. 7)
- Falar sobre os animais domésticos
- Trabalhar animais como fonte de alimentação
22/03 à 26/03
- Início do outono (alimentação dos animais)
- Assistir desenhos na TV e depois perguntar ou desenhar os animais que apareceram no filme
- Mostrar a palavra ANIMAL – Mostrar vogais, quantidade, número
- Os cuidados básicos que devemos ter com os animais e com o homem
- Trabalhar cores, galinha, porco, gato, cachorro etc.
29/03 à 02/04
- Falar dos animais que vivem na água (Jacaré, Peixe)
- Falar dos animais terrestres
- Falar dos animais que voam
- Trabalha os que têm quatro patas, os que têm dois pés, os que rastejam.Falar sobre os mamíferos
05/04 à 08/04
- Animais que são bons para a saúde (peixe, frango, leite)
- Falar sobre a alimentação dos animais
- Ex: Coelho, vaca comem folhas.
- Leão e raposa comem carne
- Porco e galinha comem vegetais
- Trabalhar sobre os animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas possuem veneno)
12/04 à 16/04
- Trabalhar limite (dentro, fora, embaixo, em cima)
- Ex: O peixe mora dentro da água.
- O passarinho mora em cima da árvore.
- Trabalhar a reprodução dos animais
- Animais vivíparos – filhotes desenvolvem dentro do seu corpo
- Animais que se reproduzem através de ovos (são os ovíparos)
19/04 à 23/04
- Visualizar, questionar e ensinar:
- O homem com um animal (racional)
- Mostrar a diferença e igualdade do homem e do animal (questão da socialização, respeito ao espaço, sobrevivência, etc.)
- Trabalhar a questão da perda (quando matamos um animal ou quando ele vai embora, etc.)
- Desenvolver atividades de noções (grande, pequeno)
- Trabalhar a alimentação do índio
26/04 à 30/04
- Deixar as crianças falarem sobre animais que tenham em casa ou que gostariam de ter
- Trabalhar com dobraduras e montar painéis ou cartazes
- Trabalhar cor branca, preta e marrom
Ex.
Cachorro (branco, preto, marrom, com manchas)
Sapo
(verde)
Passarinho
(laranja)
03/05 à 07/05
- Animais utilizados para trabalhar (Cavalo, camelo, etc.)
- Explicar e realizar atividades sobre os movimentos dos animais
Ex:
Canguru, cobra, peixe, cavalo, etc.
- Perguntar e escrever num painel as coisas que já sabemos
- Atividades de adivinhaçãoNumerais e letrinhas com animais
10/05 à 14/05
- Trabalhar as famílias de cada animal em estudo
Ex:
Cão – cadela, pato – pata – patinho
- Falar um pouco do Canguru – onde carrega seu filhote
- Higiene da casa ( bichos peçonhentos, barata, ratos)
- Trazer de casa um brinquedo em forma de bichinho (ursinho, cachorrinho)
17/05 à 21/05
- Trabalhar o corpo do homem e o corpo de algum animal
- Realizar atividades com colagem, pintura e desenho livre
- Falar sobre o preparo de carnes (lavar antes, fritar ou cozinhar bem)
24/05 à 28/05
- Trabalhar a questão da textura da pele
Ex:
cachorro pele macia, porco pele áspera, tartaruga casco duro, etc.
- Trabalhar a reprodução de bichos com massinha de modelar
- Trabalhar as noções de dia e noite
Ex:
a coruja voa mais à noite, os passarinhos voam mais de dia
- Explicar que cada animal possui um ambiente e a questão da adaptação em outro lugar
31/05 à 04/06
- Realizar atividades de saltar, pular, rastejar
- Trabalhar matemática
Ex:
quanto dedo tem no pé e na mão
- Visualizar, explorar e ensinar conceitos básicos da preservação e consciência ecológica
- Trabalhar o respeito à natureza e aos animais
- Máscara de animais para as crianças
07/06 à 09/06
- Falar e trabalhar sobre as festas juninas
- Filmes educativos
- Palestras e passeios educativos
- Elaborar folhetos informativos sobre animais
- Para família e para as crianças
- Construir brinquedos sobre o tema com sucata
14/06 à 18/06
- Avaliar as crianças
- Rever o que ficou vago
- Explorar e questionar com a turma um novo tema
21/06 à 09/07
- Avaliar o projeto no geral com a educadora
- Propor, discutir e preparar o tema para o 2º semestre
- Festas Juninas
- Quadrilha
Datas comemorativas:
15 de março – Dia do
Circo
21 de março – Início
do Outono
31 de março – Dia da
Integração Nacional
03 de abril –
Cozinheira
07 de abril – Dia
Mundial da Saúde
15 de abril – Páscoa
e Dia da Conservação do Solo
18 de abril –
Monteiro Lobato
19 de abril – Dia do
Índio
21 de abril –
Tiradentes
01 de maio – Dia do
Trabalhador
05 de maio – Dia das
Comunicações
13 de maio – Dia das
Mães
1ª semana de Junho –
Prevenção contra incêndio
12 de Junho – Dia do
Correio Nacional
13 a 29 de Junho –
Festas Juninas
Projeto Animais
Demarcamos no texto do projeto palavras, indicando com isso algum material que pode ser utilizado para trabalhar aquela área ou unidade. Clique sobre cada palavra demarcada para visitar os materiais disponíveis!
I –
Tema: Animais / Educadora:
Karla Mendes
II –
Faixa etária: 4 anos
III – Justificativa:
Este projeto foi elaborado para promover uma
reflexão sobre uma das questões básicas da nossa sociedade: a
conscientização da importância dos animais em nosso ambiente e estimular a
preservação dos mesmos.
IV – Objetivos:
- Possibilitar a linguagem oral
- Desenvolver o raciocínio e a criatividade
- Diferenciar os aspectos positivos e negativos da convivência com animais na vida doméstica
- Conhecer animais ferozes e dóceis
- Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
V – Meta:
Elaborar e estabelecer conceitos básicos da
preservação e consciência ecológica e respeito à natureza e
animais.
VI – Metodologia:
Desenvolver atividades
onde a criança realizará em sala e extra sala experiências
próprias, possibilitando a ampliação de seu conhecimento,
mostrando a importância e benefícios que os animais possuem em
nossas vidas com a ajuda também de profissionais que atuam na área.
VII – Recursos:
- Livros de histórias e livros didáticos;
- Revistas e jornais;
- Giz de cera e lápis de cor;
- Filmes, TV, som;
- Palestras educativas.
VIII – Avaliação:
A educadora utilizará
um diagnóstico preciso do nível conceitual que a criança se
encontra, produzindo um relatório verbal escrito de atividades
realizadas pelas crianças sobre o tema proposto.
IX – Cronograma:
Duração
de aproximadamente 15 semanas
X - Bibliografia:
- Internet
- Referência Curricular Nacional
- BARRO, Carlos. Ciência Meio Ambiente, programas de saúde, ecologia. S.P., 1997.
Planejamento Mensal
(Março, Abril, Maio
e Junho)
01/03 à 05/03
- Apresentação do tema
- Surgimento dos animais (criação de Deus)
- Exploração do conhecimento do aluno em relação ao tema
- Mostrar gravuras ou desenhos de animais
08/03 à 12/03
- Questionários para a família – se tem animal em casa, qual o animal que mais gosta, já foi ao zoológico.
- Trabalhar com brinquedos de animais
- Trabalhar historinhas que tenha animais (Ex. Os três porquinhos – dentro da historinha explorar números, cores, tamanhos e forma).
- Procurar em revistas e jornais, gravuras de animais
- Trabalhar com músicas de animais
15/03 à 19/03
- Falar dos animais que trabalham em circo
- Falar sobre a Arca de Noé (Bíblia Gênesis Vers. 7)
- Falar sobre os animais domésticos
- Trabalhar animais como fonte de alimentação
22/03 à 26/03
- Início do outono (alimentação dos animais)
- Assistir desenhos na TV e depois perguntar ou desenhar os animais que apareceram no filme
- Mostrar a palavra ANIMAL – Mostrar vogais, quantidade, número
- Os cuidados básicos que devemos ter com os animais e com o homem
- Trabalhar cores, galinha, porco, gato, cachorro etc.
29/03 à 02/04
- Falar dos animais que vivem na água (Jacaré, Peixe)
- Falar dos animais terrestres
- Falar dos animais que voam
- Trabalha os que têm quatro patas, os que têm dois pés, os que rastejam.Falar sobre os mamíferos
05/04 à 08/04
- Animais que são bons para a saúde (peixe, frango, leite)
- Falar sobre a alimentação dos animais
- Ex: Coelho, vaca comem folhas.
- Leão e raposa comem carne
- Porco e galinha comem vegetais
- Trabalhar sobre os animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas possuem veneno)
12/04 à 16/04
- Trabalhar limite (dentro, fora, embaixo, em cima)
- Ex: O peixe mora dentro da água.
- O passarinho mora em cima da árvore.
- Trabalhar a reprodução dos animais
- Animais vivíparos – filhotes desenvolvem dentro do seu corpo
- Animais que se reproduzem através de ovos (são os ovíparos)
19/04 à 23/04
- Visualizar, questionar e ensinar:
- O homem com um animal (racional)
- Mostrar a diferença e igualdade do homem e do animal (questão da socialização, respeito ao espaço, sobrevivência, etc.)
- Trabalhar a questão da perda (quando matamos um animal ou quando ele vai embora, etc.)
- Desenvolver atividades de noções (grande, pequeno)
- Trabalhar a alimentação do índio
26/04 à 30/04
- Deixar as crianças falarem sobre animais que tenham em casa ou que gostariam de ter
- Trabalhar com dobraduras e montar painéis ou cartazes
- Trabalhar cor branca, preta e marrom
Ex.
Cachorro (branco, preto, marrom, com manchas)
Sapo
(verde)
Passarinho
(laranja)
03/05 à 07/05
- Animais utilizados para trabalhar (Cavalo, camelo, etc.)
- Explicar e realizar atividades sobre os movimentos dos animais
Ex:
Canguru, cobra, peixe, cavalo, etc.
- Perguntar e escrever num painel as coisas que já sabemos
- Atividades de adivinhaçãoNumerais e letrinhas com animais
10/05 à 14/05
- Trabalhar as famílias de cada animal em estudo
Ex:
Cão – cadela, pato – pata – patinho
- Falar um pouco do Canguru – onde carrega seu filhote
- Higiene da casa ( bichos peçonhentos, barata, ratos)
- Trazer de casa um brinquedo em forma de bichinho (ursinho, cachorrinho)
17/05 à 21/05
- Trabalhar o corpo do homem e o corpo de algum animal
- Realizar atividades com colagem, pintura e desenho livre
- Falar sobre o preparo de carnes (lavar antes, fritar ou cozinhar bem)
24/05 à 28/05
- Trabalhar a questão da textura da pele
Ex:
cachorro pele macia, porco pele áspera, tartaruga casco duro, etc.
- Trabalhar a reprodução de bichos com massinha de modelar
- Trabalhar as noções de dia e noite
Ex:
a coruja voa mais à noite, os passarinhos voam mais de dia
- Explicar que cada animal possui um ambiente e a questão da adaptação em outro lugar
31/05 à 04/06
- Realizar atividades de saltar, pular, rastejar
- Trabalhar matemática
Ex:
quanto dedo tem no pé e na mão
- Visualizar, explorar e ensinar conceitos básicos da preservação e consciência ecológica
- Trabalhar o respeito à natureza e aos animais
- Máscara de animais para as crianças
07/06 à 09/06
- Falar e trabalhar sobre as festas juninas
- Filmes educativos
- Palestras e passeios educativos
- Elaborar folhetos informativos sobre animais
- Para família e para as crianças
- Construir brinquedos sobre o tema com sucata
14/06 à 18/06
- Avaliar as crianças
- Rever o que ficou vago
- Explorar e questionar com a turma um novo tema
21/06 à 09/07
- Avaliar o projeto no geral com a educadora
- Propor, discutir e preparar o tema para o 2º semestre
- Festas Juninas
- Quadrilha
Datas comemorativas:
15 de março – Dia do
Circo
21 de março – Início
do Outono
31 de março – Dia da
Integração Nacional
03 de abril –
Cozinheira
07 de abril – Dia
Mundial da Saúde
15 de abril – Páscoa
e Dia da Conservação do Solo
18 de abril –
Monteiro Lobato
19 de abril – Dia do
Índio
21 de abril –
Tiradentes
01 de maio – Dia do
Trabalhador
05 de maio – Dia das
Comunicações
13 de maio – Dia das
Mães
1ª semana de Junho –
Prevenção contra incêndio
12 de Junho – Dia do
Correio Nacional
13 a 29 de Junho –
Festas Juninas
Nenhum comentário:
Postar um comentário