Plano de aula sobre alimentação saudável para o 5° ano Plano de Aula sobre alimentação saudável Objetivos 1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada; 2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares; 3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares. Ponto de partida Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções: Açúcares - fonte de energia Gorduras - reservas energéticas Proteínas - parte da constituição celular Vitaminas - reguladores e auxiliares Sais minerais - reguladores e auxiliares Água - solvente e agente de transporte Estratégias 1) Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento: a) Quantas vezes você se alimenta por dia? b) Que alimentos você consome mais freqüentemente? c) Quais alimentos você consome em maior quantidade? 2) A partir desse levantamento, cada aluno deve elaborar um cartaz relacionando os alimentos ingeridos com seus respectivos grupos alimentares; 3) Reunidos em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada; 4) Num debate aberto a toda a classe, os alunos elaboram suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentares. Maria Sílvia Abrão é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).

Plano de aula sobre alimentação saudável para o 5° ano

Plano de Aula sobre alimentação saudável

Objetivos

1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.

Ponto de partida

Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções:
  • Açúcares - fonte de energia
  • Gorduras - reservas energéticas
  • Proteínas - parte da constituição celular
  • Vitaminas - reguladores e auxiliares
  • Sais minerais - reguladores e auxiliares
  • Água - solvente e agente de transporte

Estratégias

1) Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento:
a) Quantas vezes você se alimenta por dia?
b) Que alimentos você consome mais freqüentemente?
c) Quais alimentos você consome em maior quantidade?
2) A partir desse levantamento, cada aluno deve elaborar um cartaz relacionando os alimentos ingeridos com seus respectivos grupos alimentares;
3) Reunidos em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada;
4) Num debate aberto a toda a classe, os alunos elaboram suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentares.









Maria Sílvia Abrão
é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).

Plano de aula sobre alimentação saudável para o 5° ano

Plano de Aula sobre alimentação saudável

Objetivos

1) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
2) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares;
3) Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.

Ponto de partida

Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções:
  • Açúcares - fonte de energia
  • Gorduras - reservas energéticas
  • Proteínas - parte da constituição celular
  • Vitaminas - reguladores e auxiliares
  • Sais minerais - reguladores e auxiliares
  • Água - solvente e agente de transporte

Estratégias

1) Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento:
a) Quantas vezes você se alimenta por dia?
b) Que alimentos você consome mais freqüentemente?
c) Quais alimentos você consome em maior quantidade?
2) A partir desse levantamento, cada aluno deve elaborar um cartaz relacionando os alimentos ingeridos com seus respectivos grupos alimentares;
3) Reunidos em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada;
4) Num debate aberto a toda a classe, os alunos elaboram suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentares.









Maria Sílvia Abrão
é bióloga, pós-graduada em fisiologia pela Universidade de São Paulo e professora de ciências da Escola Vera Cruz (Associação Universitária Interamericana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário