Plano de aula sobre as famílias que moram no bairro - Geografia
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Para introduzir o assunto “As famílias que moram no bairro”, sugerimos a seguinte atividade.
Prepare tiras
coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm. Depois,
converse com os alunos sobre o que uma família faz. Faça uma primeira
lista com o nome dos familiares. Faça uma segunda lista com o tipo de
comida, atividades, celebrações, costumes, feriados preferidos. Faça uma
terceira lista com experiências e situações vividas pelo aluno junto
aos seus familiares.
Em cada tira, o
aluno escreve uma palavra ou frase de uma das listas que você
organizou. Cole as extremidades da tira com um pedaço de fita crepe ou
cola.
Em seguida,
peça aos alunos que insiram uma outra tira no “elo” ou círculo anterior.
Escolha uma outra palavra ou frase das listas organizadas e escreva na
tira. Cole as extremidades, como foi feito na primeira tira. Repita o
processo até que terminem as palavras das listas.
Pergunte aos
alunos com o que se parece a construção que eles fizeram? Permita que
eles possam perceber que assim como elos de uma corrente, os membros e
as situações que acontecem na família são encaixados e, por isso, devem
ser cultivados com respeito e companheirismo.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
• Saber que a família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte.
• Componentes que fazem parte da família.
• Regras e costumes das famílias.
CONCEITOS CENTRAIS
• Conceito de grupo social.
• Conceito de construção de identidade.
• Conceito de organização familiar.
IDÉIAS CENTRAIS
• Observar e descrever semelhanças e diferenças no modo de vida de diferentes grupos familiares.
• Respeitar a cultura e o modo de viver de outras pessoas.
• Despertar na criança a percepção sobre a família e o que a faz especial.
RECURSOS
• Tiras coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm;
• fita adesiva ou cola;
• tesoura;
• canetinha.
Plano de aula sobre as famílias que moram no bairro - Geografia
ATIVIDADE MOTIVACIONAL
Para introduzir o assunto “As famílias que moram no bairro”, sugerimos a seguinte atividade.
Prepare tiras
coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm. Depois,
converse com os alunos sobre o que uma família faz. Faça uma primeira
lista com o nome dos familiares. Faça uma segunda lista com o tipo de
comida, atividades, celebrações, costumes, feriados preferidos. Faça uma
terceira lista com experiências e situações vividas pelo aluno junto
aos seus familiares.
Em cada tira, o
aluno escreve uma palavra ou frase de uma das listas que você
organizou. Cole as extremidades da tira com um pedaço de fita crepe ou
cola.
Em seguida,
peça aos alunos que insiram uma outra tira no “elo” ou círculo anterior.
Escolha uma outra palavra ou frase das listas organizadas e escreva na
tira. Cole as extremidades, como foi feito na primeira tira. Repita o
processo até que terminem as palavras das listas.
Pergunte aos
alunos com o que se parece a construção que eles fizeram? Permita que
eles possam perceber que assim como elos de uma corrente, os membros e
as situações que acontecem na família são encaixados e, por isso, devem
ser cultivados com respeito e companheirismo.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
• Saber que a família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte.
• Componentes que fazem parte da família.
• Regras e costumes das famílias.
CONCEITOS CENTRAIS
• Conceito de grupo social.
• Conceito de construção de identidade.
• Conceito de organização familiar.
IDÉIAS CENTRAIS
• Observar e descrever semelhanças e diferenças no modo de vida de diferentes grupos familiares.
• Respeitar a cultura e o modo de viver de outras pessoas.
• Despertar na criança a percepção sobre a família e o que a faz especial.
RECURSOS
• Tiras coloridas de papel cartão de aproximadamente 20 cm x 5 cm;
• fita adesiva ou cola;
• tesoura;
• canetinha.
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