PROJETO PRIMAVERA





TEMA: Primavera, a Estação das Flores

DURAÇÃO: Agosto a Novembro de 2009.

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil.


JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.

Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.



CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;

Plantio de diferentes mudas;

Floreira;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;

Brincadeiras;

Músicas e Danças;

Móbiles;

Culinária (apresentação de chá);

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Matérias recicláveis (sucatas);

Histórias com fantoches (O Segredo da Borboleta);

Confecção de livros;

Técnicas de pintura;

Máscaras de flores trabalhadas;

Argila;

Massinha de modelar;

Confecção de esculturas em flores;

Painéis;

Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;

Exposição de telas – Romero Brito



MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).

Palitos de churrasco e picolé;

Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).

Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz , régua, gliter.

Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.

Sementes e mudas.



CULMINÂNCIA: Festa da Primavera (apresentação teatral, exposições dos trabalhos de sucatas e releituras das obras de Romero Brito)



AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.



BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.



- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)



- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc – também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)



- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.



- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera – é simpático e as crianças amam.



- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.



- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.



Mais idéias…

Sugestão I:

Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.Explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.



Sugestão II:

Que tal iniciar com algumas musicas infantis?

Um passeio pelo jardim florido… mostrando alguns cuidados com as plantas…

Que tal contar historias e depois pedir que desenhem… fazer dobradura e dar a eles.

Trabalhar junto as cores da natureza… montar um cartaz com todo tipo de flor e fazer colagem…

são algumas ideias...



Músicas:

- A Linda Rosa Juvenil
- Borboleta, da Xuxa
- Primavera, cd da Eliana


Poesias:

1)- NO JARDIM

HELENA PINTO VIEIRA



JARDINEIRO, JARDINEIRO

VAI REGAR O TEU CANTEIRO

LINDAS FLORES

LINDAS FLORES

COLHERÁS O ANO INTEIRO



2)- PRIMAVERA

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES



A PRIMAVERA EXPLODIU

EM FOLHAS E CORES NOVAS!

QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU

MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS…



3)- PRIMAVERA

(autor desconhecido)



O JARDIM ESTÁ FLORIDO

LINDAS FLORES MULTICORES

TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES

FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS

PASSARINHOS A CANTAR

É A PRIMAVERA QUE CHEGOU

PARA TODOS ALEGRAR



LINDA PRIMAVERA

COMO VOCÊ É LINDA

É A PRIMAVERA

NO JARDIM DA BEM VINDA

HÁ FLORES LINDAS E BELAS.



NA PRIMAVERA

SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS

A NATUREZA IMPERA

NO SÍTIO DO ROSALVO.



O AR FICA CHEIROSO

FAZ BEM PARA AS NARINAS

TUDO SE TORNA FORMOSO

PARAÍSO DAS MENINAS.



LINDA PRIMAVERA

COM PÉTALAS A ABRIR

A COISA MAIS SINGELA

QUE PODEMOS ASSISTIR.



ÉPOCA DE ALEGRIA

QUE TRANSMITE MUITA CALMA

NADA DISSO EXISTIRIA

SE NÃO HOUVESSE A ALMA.



DESABROCHAM LINDAS FLORES

E CHEIROSAS TAMBÉM

DE ONDE SURGEM OS FRUTOS

E EXCELENTES ARES CONTÊM.










TEMA: Primavera, a Estação das Flores

DURAÇÃO: Agosto a Novembro de 2009.

PÚBLICO ALVO: Educação Infantil.


JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.

Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.



CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;

Plantio de diferentes mudas;

Floreira;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;

Brincadeiras;

Músicas e Danças;

Móbiles;

Culinária (apresentação de chá);

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Matérias recicláveis (sucatas);

Histórias com fantoches (O Segredo da Borboleta);

Confecção de livros;

Técnicas de pintura;

Máscaras de flores trabalhadas;

Argila;

Massinha de modelar;

Confecção de esculturas em flores;

Painéis;

Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;

Exposição de telas – Romero Brito



MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).

Palitos de churrasco e picolé;

Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).

Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz , régua, gliter.

Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.

Sementes e mudas.



CULMINÂNCIA: Festa da Primavera (apresentação teatral, exposições dos trabalhos de sucatas e releituras das obras de Romero Brito)



AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.



BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.



- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)



- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc – também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)



- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.



- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera – é simpático e as crianças amam.



- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.



- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.



Mais idéias…

Sugestão I:

Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.Explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.



Sugestão II:

Que tal iniciar com algumas musicas infantis?

Um passeio pelo jardim florido… mostrando alguns cuidados com as plantas…

Que tal contar historias e depois pedir que desenhem… fazer dobradura e dar a eles.

Trabalhar junto as cores da natureza… montar um cartaz com todo tipo de flor e fazer colagem…

são algumas ideias...



Músicas:

- A Linda Rosa Juvenil
- Borboleta, da Xuxa
- Primavera, cd da Eliana


Poesias:

1)- NO JARDIM

HELENA PINTO VIEIRA



JARDINEIRO, JARDINEIRO

VAI REGAR O TEU CANTEIRO

LINDAS FLORES

LINDAS FLORES

COLHERÁS O ANO INTEIRO



2)- PRIMAVERA

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES



A PRIMAVERA EXPLODIU

EM FOLHAS E CORES NOVAS!

QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU

MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS…



3)- PRIMAVERA

(autor desconhecido)



O JARDIM ESTÁ FLORIDO

LINDAS FLORES MULTICORES

TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES

FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS

PASSARINHOS A CANTAR

É A PRIMAVERA QUE CHEGOU

PARA TODOS ALEGRAR



LINDA PRIMAVERA

COMO VOCÊ É LINDA

É A PRIMAVERA

NO JARDIM DA BEM VINDA

HÁ FLORES LINDAS E BELAS.



NA PRIMAVERA

SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS

A NATUREZA IMPERA

NO SÍTIO DO ROSALVO.



O AR FICA CHEIROSO

FAZ BEM PARA AS NARINAS

TUDO SE TORNA FORMOSO

PARAÍSO DAS MENINAS.



LINDA PRIMAVERA

COM PÉTALAS A ABRIR

A COISA MAIS SINGELA

QUE PODEMOS ASSISTIR.



ÉPOCA DE ALEGRIA

QUE TRANSMITE MUITA CALMA

NADA DISSO EXISTIRIA

SE NÃO HOUVESSE A ALMA.



DESABROCHAM LINDAS FLORES

E CHEIROSAS TAMBÉM

DE ONDE SURGEM OS FRUTOS

E EXCELENTES ARES CONTÊM.







Nenhum comentário:

Postar um comentário