Todos sabemos que a educação é o alicerce de desenvolvimento de uma nação, e que também, neste país é pouco, ou nada, valorizada.
A qualidade é lástimável, onde professores não são valorizados e os alunos não usufruem de satisfatórias condições estruturais, em que ter anos de estudos, por aqui, nem sempre significa uma boa vida: dinheiro, reconhecimento, apoio e evolução.
Sempre fiquei inquieto com o propósito de se ter um diploma, e de até mesmo frequentar uma instituiçao de ensino. O "aprender apenas para passar no vestibular" me revoltava, pois achava que poderia aprender coisas mais úteis.
Sempre tive a
escola mais como um lugar onde poderia me relacionar com as pessoas do
que aprender o que era ensinado algo útil para a minha vida. Não que o
segundo deva excluir o primeiro, mas a didática do ensino no Brasil é
péssima.
Puto com isso, eu fiquei aqui imaginando matérias que poderiam ser ensinadas na escola para realmente desenvolver as pessoas.
1 - Noções de economia: Vivemos no sistema capitalista, mas poucos sabem usar, de
maneira inteligente, o dinheiro. Deveriam ensinar o funcionamento dos
bancos, impostos, investimentos, dívidas, juros. e etc. Também, diminuir
o alto poder consumista do brasileiro e explicar o funcionamento do
imposto de renda.
2 - Noções de Direito: Esse é o mais absurdo! Pra rodar a máquina dos concursos públicos e
ter servidores relaxados (pra não dizer outra coisa) as pessoas
precisam aprender direito. Mas pra se tornarem cidadãos conscientes...
aí esquece. O direito é uma doutrina básica para se viver em sociedade,
ainda mais numa sociedade que diz valorizar a democracia. E o direito
vai além. Inclui o respeito, a participação e a responsabilidade.
3 - Alimentação e Saúde: "Nós
somos aquilo que comemos." Problemas de saúde advindos de uma dieta
irregular aumentam a cada dia. Educar as pessoas para um desfrute maior
dos alimentos é fundamental. O vício dos fast-food e
porcarias das ruas, tudo para se gastar menos tempo, está acabando com
as pessoas. Ficar aprendendo na escolinha apenas o nome dos órgãos do
aparelho digestivo é deplorável. E nessa matéria pode-se explicar de
tudo: alimentos para ganhar massa muscular, acabar com a depressão,
evitar o uso indiscriminado de remédios, exercícios físicos, ou seja,
uma saúde de ótima qualidade.
4 - Sociedade e Cooperação: As
pessoas estão cada vez mais individualistas, materialistas e
imediatistas. O que acontece com os outros pouco vem importando. O que é
feito em grupo nas escolas são apenas trabalhos feitos em Power Point,
ou seja, coisas internas e muitas vezes "apenas para passar". O ideal
seria o desenvolvimento de projetos externos, visando a melhoria de
problemas na comunidade e a continuidade do que há de bom.
5 - Artes: Mas não é essa "Artes"
que é ensinada. Artes Plásticas: história da arte e fazer uns rabiscos e
Artes Cênicas: pura embromação. É explorar a dança (dar aulas de dança
mesmo), a música (principalmente a criatividade e iniciação em algum
instrumento), o cinema (exibição e discussão de filmes, além de
propostas de estímulo à produção) e todas as outras formas artísticas. É
fazer o aluno sentir a arte e não só estudar em livros. Arte é
expressão!
6 - Tecnologias: A tecnologia
sempre vem para auxiliar o homem, facilitar em suas atividades e
cooperar na evolução. Porém, esse mesmo homem pode usá-la com outros
propósitos, sem contar que o seu vício pode levá-lo a um abismo.
Compreender sua história, funções e benefícios/malefícios é necessário
para que não sejamos engolidos pelas novidades.
7 - Jogos: Com essa geração de videogame,
internet e tudo muito rápido, jogos de cartas, tabuleiro e os mais
simples parecem inúteis, sem graça e precários. Mas garanto que os
benefícios são enormes: concentração, paciência, variado desenvolvimento
cerebral, espírito competitivo (saber ganhar e perder). Pode-se começar
ensinando palavras cruzadas e chegar a campeonatos de xadrez. Mas quem
quiser ficar só no videogame, fica à vontade aí e atrofie o cérebro. Até
os problemas físicos, como dores nas juntas e obesidade, são explicados
porque hoje em dia não se pula mais corda e nem se brinca de
pique-pega. É mais legal twittar pelo celular e encontrar os amigos pra
bater foto no espelho do shopping.
8 - Planejamento e Controle do Tempo: Seria
uma aula em que os alunos aprenderiam a administrar o seu tempo.
Técnicas contra a ansiedade e impaciência e eficácia das tarefas, além
de relaxamento e auto-controle. Yoga, respiração, postura, linguagem
não-verbal, horários, agenda, compromissos, pontualidade, priorização de
tarefas. Tudo poderia ser ensinado para evoluir o aluno no processo de
desenvolvimento de suas capacidades.
9 - Percepção de Defeitos e Aprimoramento das Qualidades: É
a aula do autoconhecimento buscando sempre a evolução. Seja ela física,
mental ou espiritual. É buscar a vocação, explorar os dons e corrigir
as imperfeições. É deixar o aluno pronto para explorar o mundo. Seria
uma mistura de terapia com aplicação de testes, leituras dirigidas, com
atividades/desafios específicos. Uma verdadeira salada, pois o ser
humano veio para se misturar, e não se isolar.
10 - Práticas do Lar: Com essa
coisa de internet, sem limites, o homem é um ser do mundo... o lar (a
família) vem perdendo espaço e sendo desmerecido. Um grande erro da
humanidade. O lar é o núcleo de tudo, de toda vivência do ser. Não estou
falando de ser mimado, superprotegido e isolado do mundo. Mas o lar
oferece todas as bases sociais. E nessa aula poderia ser ensinadas
muitas coisas: atividades manuais, jardinagem, plantas, hidráulica,
elétrica, cozinha, design, e claro, as relações familiares: amor,
respeito, consciência, papéis sociais, planejamento familiar, sexo,
sentimentos...
FONTE:http://www.byll10.com/2013/03/10-materias-que-escola-poderia-ensinar.html
Todos sabemos que a educação é o alicerce de desenvolvimento de uma nação, e que também, neste país é pouco, ou nada, valorizada.
A qualidade é lástimável, onde professores não são valorizados e os alunos não usufruem de satisfatórias condições estruturais, em que ter anos de estudos, por aqui, nem sempre significa uma boa vida: dinheiro, reconhecimento, apoio e evolução.
Sempre fiquei inquieto com o propósito de se ter um diploma, e de até mesmo frequentar uma instituiçao de ensino. O "aprender apenas para passar no vestibular" me revoltava, pois achava que poderia aprender coisas mais úteis.
Sempre tive a
escola mais como um lugar onde poderia me relacionar com as pessoas do
que aprender o que era ensinado algo útil para a minha vida. Não que o
segundo deva excluir o primeiro, mas a didática do ensino no Brasil é
péssima.
Puto com isso, eu fiquei aqui imaginando matérias que poderiam ser ensinadas na escola para realmente desenvolver as pessoas.
1 - Noções de economia: Vivemos no sistema capitalista, mas poucos sabem usar, de
maneira inteligente, o dinheiro. Deveriam ensinar o funcionamento dos
bancos, impostos, investimentos, dívidas, juros. e etc. Também, diminuir
o alto poder consumista do brasileiro e explicar o funcionamento do
imposto de renda.
2 - Noções de Direito: Esse é o mais absurdo! Pra rodar a máquina dos concursos públicos e
ter servidores relaxados (pra não dizer outra coisa) as pessoas
precisam aprender direito. Mas pra se tornarem cidadãos conscientes...
aí esquece. O direito é uma doutrina básica para se viver em sociedade,
ainda mais numa sociedade que diz valorizar a democracia. E o direito
vai além. Inclui o respeito, a participação e a responsabilidade.
3 - Alimentação e Saúde: "Nós
somos aquilo que comemos." Problemas de saúde advindos de uma dieta
irregular aumentam a cada dia. Educar as pessoas para um desfrute maior
dos alimentos é fundamental. O vício dos fast-food e
porcarias das ruas, tudo para se gastar menos tempo, está acabando com
as pessoas. Ficar aprendendo na escolinha apenas o nome dos órgãos do
aparelho digestivo é deplorável. E nessa matéria pode-se explicar de
tudo: alimentos para ganhar massa muscular, acabar com a depressão,
evitar o uso indiscriminado de remédios, exercícios físicos, ou seja,
uma saúde de ótima qualidade.
4 - Sociedade e Cooperação: As
pessoas estão cada vez mais individualistas, materialistas e
imediatistas. O que acontece com os outros pouco vem importando. O que é
feito em grupo nas escolas são apenas trabalhos feitos em Power Point,
ou seja, coisas internas e muitas vezes "apenas para passar". O ideal
seria o desenvolvimento de projetos externos, visando a melhoria de
problemas na comunidade e a continuidade do que há de bom.
5 - Artes: Mas não é essa "Artes"
que é ensinada. Artes Plásticas: história da arte e fazer uns rabiscos e
Artes Cênicas: pura embromação. É explorar a dança (dar aulas de dança
mesmo), a música (principalmente a criatividade e iniciação em algum
instrumento), o cinema (exibição e discussão de filmes, além de
propostas de estímulo à produção) e todas as outras formas artísticas. É
fazer o aluno sentir a arte e não só estudar em livros. Arte é
expressão!
6 - Tecnologias: A tecnologia
sempre vem para auxiliar o homem, facilitar em suas atividades e
cooperar na evolução. Porém, esse mesmo homem pode usá-la com outros
propósitos, sem contar que o seu vício pode levá-lo a um abismo.
Compreender sua história, funções e benefícios/malefícios é necessário
para que não sejamos engolidos pelas novidades.
7 - Jogos: Com essa geração de videogame,
internet e tudo muito rápido, jogos de cartas, tabuleiro e os mais
simples parecem inúteis, sem graça e precários. Mas garanto que os
benefícios são enormes: concentração, paciência, variado desenvolvimento
cerebral, espírito competitivo (saber ganhar e perder). Pode-se começar
ensinando palavras cruzadas e chegar a campeonatos de xadrez. Mas quem
quiser ficar só no videogame, fica à vontade aí e atrofie o cérebro. Até
os problemas físicos, como dores nas juntas e obesidade, são explicados
porque hoje em dia não se pula mais corda e nem se brinca de
pique-pega. É mais legal twittar pelo celular e encontrar os amigos pra
bater foto no espelho do shopping.
8 - Planejamento e Controle do Tempo: Seria
uma aula em que os alunos aprenderiam a administrar o seu tempo.
Técnicas contra a ansiedade e impaciência e eficácia das tarefas, além
de relaxamento e auto-controle. Yoga, respiração, postura, linguagem
não-verbal, horários, agenda, compromissos, pontualidade, priorização de
tarefas. Tudo poderia ser ensinado para evoluir o aluno no processo de
desenvolvimento de suas capacidades.
9 - Percepção de Defeitos e Aprimoramento das Qualidades: É
a aula do autoconhecimento buscando sempre a evolução. Seja ela física,
mental ou espiritual. É buscar a vocação, explorar os dons e corrigir
as imperfeições. É deixar o aluno pronto para explorar o mundo. Seria
uma mistura de terapia com aplicação de testes, leituras dirigidas, com
atividades/desafios específicos. Uma verdadeira salada, pois o ser
humano veio para se misturar, e não se isolar.
10 - Práticas do Lar: Com essa
coisa de internet, sem limites, o homem é um ser do mundo... o lar (a
família) vem perdendo espaço e sendo desmerecido. Um grande erro da
humanidade. O lar é o núcleo de tudo, de toda vivência do ser. Não estou
falando de ser mimado, superprotegido e isolado do mundo. Mas o lar
oferece todas as bases sociais. E nessa aula poderia ser ensinadas
muitas coisas: atividades manuais, jardinagem, plantas, hidráulica,
elétrica, cozinha, design, e claro, as relações familiares: amor,
respeito, consciência, papéis sociais, planejamento familiar, sexo,
sentimentos...
FONTE:http://www.byll10.com/2013/03/10-materias-que-escola-poderia-ensinar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário