DICA DE LIVRO
DICA DE VÍDEO
PINDORAMA: PALAVRA CANTADA
DICA DE REVISTA
DOWNLOAD
ESTE PLANO DE AULA É UM PROJETO FEITO PELA PROFESSORA E RETIRADA DO SITE E REVISTA GUIA PRÁTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.VOU FAZER COM OS MEUS ALUNOS DE TEMPO INTEGRAL.
Terra à vista
Confira um projeto interdisciplinar que trabalhou o descobrimento do Brasil com todo o encantamento que a data merece
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Objetivos:
★ Compreender a importância das nossas raízes e incentivar o respeito às diferenças
★Estimular a reflexão sobre as verdadeiras origens e como os antepassados foram importantes para o desenvolvimento do Brasil
★Trabalhar o descobrimento do Brasil de maneira interdisciplinar (Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa)
Faixa etária: 1º ao 5º ano
Quem descobriu o Brasil?
A resposta até pode estar na ponta da língua, mas como ir além do dia
22 de abril de 1500 e do feito de Pedro Álvares Cabral? As educadoras
Maristael Palasios e Lindalva Maria Rodrigues, da Escola Municipal
Manoel Joaquim Gonçalves, de Rialma (GO), encontraram o caminho para o
aluno vivenciar um dos capítulos mais importantes da nossa história. “O
principal objetivo do projeto Descobrimento de um Brasil Multicolorido é
fazer com que o aluno compreenda a importância das nossas raízes e
respeite as diferenças, valorizando o índio que habitava o Brasil antes
da chegada dos portugueses”, comenta Maristael.
Para envolver os alunos na descoberta da Terra de Santa Cruz –
atual cidade de Porto Seguro (BA) e primeiro nome dado ao Brasil –, as
educadoras recorreram ao humor dos bonecos de fantoche, a uma peça de
teatro encenada pelas crianças, a imagens e clipes que retratam
monumentos históricos e à pesquisa sobre diferentes versões do
descobrimento. “Também usamos a história em quadrinhos para estimular a
leitura e a escrita e fazer com que o aluno transforme o aprendizado em
algo concreto”, acrescenta a professora de Goiás.
Segundo Maristael, o projeto também desenvolveu potencialidades
artísticas e resgatou valores: “Ao encenar o descobrimento do Brasil, os
alunos demonstraram a alegria dos portugueses ao avistar novas terras e
valorizaram a participação do índio na construção e na cultura de um
país multicolorido. A turma entendeu que as diferenças devem ser
respeitadas e podem ser um motivo a mais para a nossa união”. Acompanhe
as atividades do projeto Descobrimento de um Brasil Multicolorido e
inspire-se!
Vamos colorir um Brasil multicolorido? (1º e 2º ano)
1. Selecione alguns desenhos que representem o descobrimento e
faça cópia em número suficiente para os alunos. 2. Peça para a turma
colorir os desenhos. 3. Após a atividade, aproveite para falar sobre as
diferentes raças que compõem o Brasil.
De Portugal para o Brasil (1º ao 3º ano)
1. Selecione imagens de monumentos históricos portugueses, com o
objetivo de mostrar as origens do Brasil e de onde veio Pedro Álvares
Cabral.
2. Introduza imagens da Terra de Santa Cruz (Porto Seguro – BA) para mostrar o local da chegada dos portugueses.
3. Promova um debate sobre o que mais chamou a atenção nas imagens e vídeos.
4. Incentive o registro das descobertas.
Dica esperta!
Antes de começar a montagem e os ensaios da peça, discuta com
os alunos sobre as roupas e hábitos da época, sugira materiais que
possam ser usados no cenário e no figurino dos personagens. Não se
esqueça de valorizar cada personagem, sobretudo o índio.
Vamos vivenciar o descobrimento? (4º e 5º ano)
1. Reúna a turma e proponha que vivenciem o descobrimento do Brasil em uma peça de teatro.
2. Em conjunto com os alunos, elabore um texto curto e fácil de ser interpretado com as principais informações do descobrimento.
3. Solicite uma pesquisa sobre hábitos e costumes da época.
4. Peça que escolham suas funções no espetáculo. Lembre que o
trabalho vai muito além do palco e serão necessários figurinistas, uma
equipe para cuidar da divulgação, outra para pesquisar a trilha sonora
mais adequada, um grupo para buscar opções de cenário e por aí vai.
História em quadrinhos (4º e 5º ano)
1. Com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita por meio
da observação do senso crítico do aluno, sugira a confecção de uma
história em quadrinhos. Pode ser apenas uma tirinha que narre um momento
importante do descobrimento.
2. Mostre as diferenças do gênero (os textos são mais curtos e
diretos, representados com balões e os desenhos precisam ser atrativos e
retratar a cena descrita com fidelidade).
3. Promova a troca de tirinhas para que todos possam ler e apreciar o trabalho do outro.
4. Ao final, coloque as tirinhas em um mural na classe ou no pátio para valorizar o trabalho dos alunos.
Móbile de caravelas (1º ao 5º ano)
Materiais:
• Papel kraft
• Cartolina branca
• Papel color set vermelho
• Palito de churrasco
• Linha de bordado
• Cola
• Tesoura
1. Cole três palitos de churrasco formando a armação do móbile.
2. Recorte os moldes de barco, vela e cruz vermelha para a frente e o verso das caravelas.
3. Cole os dois lados da caravela com a linha de bordado no meio.
4. Amarre as caravelas na armação de palitos de churrasco.
5. Amarre três linhas no centro da armação de palitos para prender o móbile onde desejar. |
OU
FONTE: BAÚ DE IDÉIAS
Carta de Pero Vaz de Caminha (4º e 5º ano)
1. Na aula de português, utilize o texto da Carta de Pero Vaz de
Caminha, enviada a Dom Manuel (rei de Portugal) para mostrar a
importância da escrita em nossas vidas.
2. Ressalte que foi por meio dela que os portugueses ficaram sabendo as maravilhas da terra descoberta
. 3. Aproveite para abordar a importância do documento histórico e do registro por meio da escrita.
Dica esperta!
A carta pode render um trabalho interdisciplinar em sala de
aula e envolver as disciplinas de História, Português, Geografia, Artes e
até Religião. |
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DICA DE LIVRO
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Terra à vista
Confira um projeto interdisciplinar que trabalhou o descobrimento do Brasil com todo o encantamento que a data merece
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Objetivos:
★ Compreender a importância das nossas raízes e incentivar o respeito às diferenças
★Estimular a reflexão sobre as verdadeiras origens e como os antepassados foram importantes para o desenvolvimento do Brasil
★Trabalhar o descobrimento do Brasil de maneira interdisciplinar (Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa)
Faixa etária: 1º ao 5º ano
Quem descobriu o Brasil?
A resposta até pode estar na ponta da língua, mas como ir além do dia
22 de abril de 1500 e do feito de Pedro Álvares Cabral? As educadoras
Maristael Palasios e Lindalva Maria Rodrigues, da Escola Municipal
Manoel Joaquim Gonçalves, de Rialma (GO), encontraram o caminho para o
aluno vivenciar um dos capítulos mais importantes da nossa história. “O
principal objetivo do projeto Descobrimento de um Brasil Multicolorido é
fazer com que o aluno compreenda a importância das nossas raízes e
respeite as diferenças, valorizando o índio que habitava o Brasil antes
da chegada dos portugueses”, comenta Maristael.
Para envolver os alunos na descoberta da Terra de Santa Cruz –
atual cidade de Porto Seguro (BA) e primeiro nome dado ao Brasil –, as
educadoras recorreram ao humor dos bonecos de fantoche, a uma peça de
teatro encenada pelas crianças, a imagens e clipes que retratam
monumentos históricos e à pesquisa sobre diferentes versões do
descobrimento. “Também usamos a história em quadrinhos para estimular a
leitura e a escrita e fazer com que o aluno transforme o aprendizado em
algo concreto”, acrescenta a professora de Goiás.
Segundo Maristael, o projeto também desenvolveu potencialidades
artísticas e resgatou valores: “Ao encenar o descobrimento do Brasil, os
alunos demonstraram a alegria dos portugueses ao avistar novas terras e
valorizaram a participação do índio na construção e na cultura de um
país multicolorido. A turma entendeu que as diferenças devem ser
respeitadas e podem ser um motivo a mais para a nossa união”. Acompanhe
as atividades do projeto Descobrimento de um Brasil Multicolorido e
inspire-se!
Vamos colorir um Brasil multicolorido? (1º e 2º ano)
1. Selecione alguns desenhos que representem o descobrimento e
faça cópia em número suficiente para os alunos. 2. Peça para a turma
colorir os desenhos. 3. Após a atividade, aproveite para falar sobre as
diferentes raças que compõem o Brasil.
De Portugal para o Brasil (1º ao 3º ano)
1. Selecione imagens de monumentos históricos portugueses, com o
objetivo de mostrar as origens do Brasil e de onde veio Pedro Álvares
Cabral.
2. Introduza imagens da Terra de Santa Cruz (Porto Seguro – BA) para mostrar o local da chegada dos portugueses.
3. Promova um debate sobre o que mais chamou a atenção nas imagens e vídeos.
4. Incentive o registro das descobertas.
Dica esperta!
Antes de começar a montagem e os ensaios da peça, discuta com
os alunos sobre as roupas e hábitos da época, sugira materiais que
possam ser usados no cenário e no figurino dos personagens. Não se
esqueça de valorizar cada personagem, sobretudo o índio.
Vamos vivenciar o descobrimento? (4º e 5º ano)
1. Reúna a turma e proponha que vivenciem o descobrimento do Brasil em uma peça de teatro.
2. Em conjunto com os alunos, elabore um texto curto e fácil de ser interpretado com as principais informações do descobrimento.
3. Solicite uma pesquisa sobre hábitos e costumes da época.
4. Peça que escolham suas funções no espetáculo. Lembre que o
trabalho vai muito além do palco e serão necessários figurinistas, uma
equipe para cuidar da divulgação, outra para pesquisar a trilha sonora
mais adequada, um grupo para buscar opções de cenário e por aí vai.
História em quadrinhos (4º e 5º ano)
1. Com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita por meio
da observação do senso crítico do aluno, sugira a confecção de uma
história em quadrinhos. Pode ser apenas uma tirinha que narre um momento
importante do descobrimento.
2. Mostre as diferenças do gênero (os textos são mais curtos e
diretos, representados com balões e os desenhos precisam ser atrativos e
retratar a cena descrita com fidelidade).
3. Promova a troca de tirinhas para que todos possam ler e apreciar o trabalho do outro.
4. Ao final, coloque as tirinhas em um mural na classe ou no pátio para valorizar o trabalho dos alunos.
Móbile de caravelas (1º ao 5º ano)
Materiais:
• Papel kraft
• Cartolina branca
• Papel color set vermelho
• Palito de churrasco
• Linha de bordado
• Cola
• Tesoura
1. Cole três palitos de churrasco formando a armação do móbile.
2. Recorte os moldes de barco, vela e cruz vermelha para a frente e o verso das caravelas.
3. Cole os dois lados da caravela com a linha de bordado no meio.
4. Amarre as caravelas na armação de palitos de churrasco.
5. Amarre três linhas no centro da armação de palitos para prender o móbile onde desejar. |
OU
FONTE: BAÚ DE IDÉIAS
Carta de Pero Vaz de Caminha (4º e 5º ano)
1. Na aula de português, utilize o texto da Carta de Pero Vaz de
Caminha, enviada a Dom Manuel (rei de Portugal) para mostrar a
importância da escrita em nossas vidas.
2. Ressalte que foi por meio dela que os portugueses ficaram sabendo as maravilhas da terra descoberta
. 3. Aproveite para abordar a importância do documento histórico e do registro por meio da escrita.
Dica esperta!
A carta pode render um trabalho interdisciplinar em sala de
aula e envolver as disciplinas de História, Português, Geografia, Artes e
até Religião. |
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