Plano de Sondagem 2016 / turma pré-b


PLANO DE SONDAGEM


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA

TURMA: PRÉ-B

TURNO: TARDE

DURAÇÃO

23/02/2015 a 13/03/2015

PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO

CIDREIRA/2015

Objetivo geral: observar, conhecer e identificar o conhecimento prévio dos alunos através de atividades que possibilitam o acesso à escrita do nome, leitura oral do alfabeto e reconhecimento dos números de 01 a 10.  

Conteúdos:

·         Linguagem oral;

·         Nome;

·         Criatividade, imaginação e dramatização.

·         Motricidade fina e ampla;

·         Regras de convivência;

·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;

·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido;

·         Expressão corporal;

·         Música e ritmo.

 Objetivos específicos:

·         Promover e estimular a linguagem oral;

·         Reconhecer a escrita do nome;

·         Estimular a imaginação e a criatividade;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·         Reconhecer as regras de convivência;

·         Desenvolver e estimular a expressão corporal.

 Metodologia:

·         Conversas e debates relacionados ao tema;

·         Grafismo – desenho, pintura, traçado;

·         Recortes e colagens;

·         Músicas – cantigas;

·         Construção dos crachás de mesa com nomes;

·         Mural das regras de convivência;

·         Dinâmicas em grupo;

·         Brincadeiras dirigidas.

 Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

 
ROTINAS SEMANAIS PARA O PERÍODO DE SONDAGEM / 2015 – PRÉ-B /  PERÍODO 23/02 A 13/03
 
SEGUNDA-FEIRA 23/02
TERÇA –FEIRA 24/02
QUARTA-FEIRA 25/02
QUINTA-FEIRA 26/02
SEXTA-FEIRA 27/02
- Acolhida dos alunos no
Ambiente escolar com música e muita animação.
- Apresentação da professora e dos alunos
- Identificar o nome próprio no crachá (os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu).
- Roda de conversa sobre as férias.
- Dinâmica envolvendo todos os alunos (Abraçando amigos Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçarem grupo de três; "abraço de cinco","abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem).
- Desenho no caderno sobre as férias.
- Escrita no nome no caderno.
- Acolhida.
- Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
- Visita as dependências da escola.
- Identificar o nome próprio no crachá (chamada individual, onde o professor mostra o crachá e cada aluno se apresenta).
- Desenho livre sobre a escola.
- Conversa sobre as preferências (comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades).
- Painel da ESCOLA, pintura, recorte e colagem.
- Noção de quantidade (as crianças se espalham em um lugar amplo, até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz com o número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo com o número dito. Discutir quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de fora?).
- Questionário para os pais responderem (surgimento do nome).
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
 
ITINERANTE
- Música de entrada
- Rodinha para seminário dos nomes (questionário que os pais responderam).
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         A Escolinha do Mar.
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Misturar os crachás para cada um identificar o seu.
- Dança da cadeira com Nomes (O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras. Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-nas cadeiras. Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome. Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar).
- Contrato didático: enfatizando os direitos e deveres.
- Observar os crachás e montar o nome com alfabeto móvel.
 
 
 
 
 
 
 
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         A Lebre e a Tartaruga
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Música com nomes próprios.
·         Quem comeu pão.
- Ditado (Dite um nome da lista). Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo é importante fornecer algumas ajudas, diga a letra inicial e final, por exemplo.
- Contagem e registro (contar e registrar da forma que souber a quantidade de letras do nome encontrado) - Brincadeiras com música:
·         Dança do jornal;
·         Caranguejo;
·         A serpente.
.
SEGUNDA-FEIRA 02/03
TERÇA-FEIRA 03/03
QUARTA-FEIRA 04/03
QUINTA-FEIRA 05/03
SEXTA-FEIRA 06/03
 - Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
ITINERANTE
 - Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         Festa no céu.
- Colagem de papel picado caracterizando o casco da tartaruga.
- Música com nomes próprios.
·         Festa no céu.
- Recorte e colagem da 1º letra do nome.
- Contagem e registro (contar no crachá a quantidade de letras e registrar).
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
 
 ITINERANTE
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         A Barata Comilona.
- Música com nomes próprios.
·         A barata da vizinha.
- Escrita do nome próprio (a partir da observação).
- Identificar os nomes dos colegas que inicia com a mesma letra.
- Jogo (memória dos nomes próprios com fotos).
  
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor-Fábula.
·         A história do Eu, do Tu e do Ele.
- Bingo dos nomes.
 - Identificação de números (identificar e pintar o número correspondente a sua idade).
 
 
SEGUNDA-FEIRA 09/03
TERÇA –FEIRA 10/03
QUARTA-FEIRA 11/03
QUINTA-FEIRA 12/03
SEXTA-FEIRA 13/03
 - Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
ITINERANTE
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·         O Pássaro que enganou o Gato.
- Pesquisa de nomes que inicia com a mesma letra do nome.
- Observar o alfabeto e identificar a letras do nome, circular.
- Diferenciar números e letras. Recorte e colagem no caderno.
 
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
ITINERANTE
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·         Bom dia todas as Cores.
- Cores: utilização de material concreto.
- Atividade Escrita, pintura, números e quantidades.
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Identificação das vogais no nome próprio.
- Ditado mudo (leitura labial do nome para a entrega do crachá).
 - Leitura pelo professor - Fábula
·         O Menino que viu uma coisa.
- Construir um monstro com massinha de modelar e lã.
 

PLANO DE SONDAGEM


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA

TURMA: PRÉ-B

TURNO: TARDE

DURAÇÃO

23/02/2015 a 13/03/2015

PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO

CIDREIRA/2015

Objetivo geral: observar, conhecer e identificar o conhecimento prévio dos alunos através de atividades que possibilitam o acesso à escrita do nome, leitura oral do alfabeto e reconhecimento dos números de 01 a 10.  

Conteúdos:

·         Linguagem oral;

·         Nome;

·         Criatividade, imaginação e dramatização.

·         Motricidade fina e ampla;

·         Regras de convivência;

·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;

·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido;

·         Expressão corporal;

·         Música e ritmo.

 Objetivos específicos:

·         Promover e estimular a linguagem oral;

·         Reconhecer a escrita do nome;

·         Estimular a imaginação e a criatividade;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·         Reconhecer as regras de convivência;

·         Desenvolver e estimular a expressão corporal.

 Metodologia:

·         Conversas e debates relacionados ao tema;

·         Grafismo – desenho, pintura, traçado;

·         Recortes e colagens;

·         Músicas – cantigas;

·         Construção dos crachás de mesa com nomes;

·         Mural das regras de convivência;

·         Dinâmicas em grupo;

·         Brincadeiras dirigidas.

 Avaliação: Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

 
ROTINAS SEMANAIS PARA O PERÍODO DE SONDAGEM / 2015 – PRÉ-B /  PERÍODO 23/02 A 13/03
 
SEGUNDA-FEIRA 23/02
TERÇA –FEIRA 24/02
QUARTA-FEIRA 25/02
QUINTA-FEIRA 26/02
SEXTA-FEIRA 27/02
- Acolhida dos alunos no
Ambiente escolar com música e muita animação.
- Apresentação da professora e dos alunos
- Identificar o nome próprio no crachá (os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu).
- Roda de conversa sobre as férias.
- Dinâmica envolvendo todos os alunos (Abraçando amigos Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçarem grupo de três; "abraço de cinco","abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem).
- Desenho no caderno sobre as férias.
- Escrita no nome no caderno.
- Acolhida.
- Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
- Visita as dependências da escola.
- Identificar o nome próprio no crachá (chamada individual, onde o professor mostra o crachá e cada aluno se apresenta).
- Desenho livre sobre a escola.
- Conversa sobre as preferências (comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades).
- Painel da ESCOLA, pintura, recorte e colagem.
- Noção de quantidade (as crianças se espalham em um lugar amplo, até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz com o número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo com o número dito. Discutir quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de fora?).
- Questionário para os pais responderem (surgimento do nome).
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
 
ITINERANTE
- Música de entrada
- Rodinha para seminário dos nomes (questionário que os pais responderam).
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         A Escolinha do Mar.
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Misturar os crachás para cada um identificar o seu.
- Dança da cadeira com Nomes (O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras. Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-nas cadeiras. Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome. Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar).
- Contrato didático: enfatizando os direitos e deveres.
- Observar os crachás e montar o nome com alfabeto móvel.
 
 
 
 
 
 
 
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         A Lebre e a Tartaruga
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Música com nomes próprios.
·         Quem comeu pão.
- Ditado (Dite um nome da lista). Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo é importante fornecer algumas ajudas, diga a letra inicial e final, por exemplo.
- Contagem e registro (contar e registrar da forma que souber a quantidade de letras do nome encontrado) - Brincadeiras com música:
·         Dança do jornal;
·         Caranguejo;
·         A serpente.
.
SEGUNDA-FEIRA 02/03
TERÇA-FEIRA 03/03
QUARTA-FEIRA 04/03
QUINTA-FEIRA 05/03
SEXTA-FEIRA 06/03
 - Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
ITINERANTE
 - Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         Festa no céu.
- Colagem de papel picado caracterizando o casco da tartaruga.
- Música com nomes próprios.
·         Festa no céu.
- Recorte e colagem da 1º letra do nome.
- Contagem e registro (contar no crachá a quantidade de letras e registrar).
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
 
 ITINERANTE
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·         A Barata Comilona.
- Música com nomes próprios.
·         A barata da vizinha.
- Escrita do nome próprio (a partir da observação).
- Identificar os nomes dos colegas que inicia com a mesma letra.
- Jogo (memória dos nomes próprios com fotos).
  
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor-Fábula.
·         A história do Eu, do Tu e do Ele.
- Bingo dos nomes.
 - Identificação de números (identificar e pintar o número correspondente a sua idade).
 
 
SEGUNDA-FEIRA 09/03
TERÇA –FEIRA 10/03
QUARTA-FEIRA 11/03
QUINTA-FEIRA 12/03
SEXTA-FEIRA 13/03
 - Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
ITINERANTE
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·         O Pássaro que enganou o Gato.
- Pesquisa de nomes que inicia com a mesma letra do nome.
- Observar o alfabeto e identificar a letras do nome, circular.
- Diferenciar números e letras. Recorte e colagem no caderno.
 
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
 
 
ITINERANTE
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·         Bom dia todas as Cores.
- Cores: utilização de material concreto.
- Atividade Escrita, pintura, números e quantidades.
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Identificação das vogais no nome próprio.
- Ditado mudo (leitura labial do nome para a entrega do crachá).
 - Leitura pelo professor - Fábula
·         O Menino que viu uma coisa.
- Construir um monstro com massinha de modelar e lã.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário