PLANO
DE SONDAGEM
ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA
TURMA:
PRÉ-B
TURNO:
TARDE
DURAÇÃO
23/02/2015
a 13/03/2015
PROFESSORA:
ALINE PIRES COUTO
CIDREIRA/2015
Objetivo geral: observar,
conhecer e identificar o conhecimento prévio dos alunos através de atividades
que possibilitam o acesso à escrita do nome, leitura oral do alfabeto e
reconhecimento dos números de 01 a 10.
Conteúdos:
·
Linguagem oral;
·
Nome;
·
Criatividade, imaginação e dramatização.
·
Motricidade fina e ampla;
·
Regras de convivência;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura,
traçado e pontilhado;
·
Artes plásticas: pintura, recorte e colagem,
desenho livre e dirigido;
·
Expressão corporal;
·
Música e ritmo.
Objetivos
específicos:
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Reconhecer a escrita do nome;
·
Estimular a imaginação e a criatividade;
·
Enriquecer e ampliar o vocabulário;
·
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·
Reconhecer as regras de convivência;
·
Desenvolver e estimular a expressão corporal.
Metodologia:
·
Conversas
e debates relacionados ao tema;
·
Grafismo
– desenho, pintura, traçado;
·
Recortes
e colagens;
·
Músicas
– cantigas;
·
Construção
dos crachás de mesa com nomes;
·
Mural
das regras de convivência;
·
Dinâmicas
em grupo;
·
Brincadeiras
dirigidas.
Avaliação: Deve
ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração
o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua
participação na aula e na realização das atividades.
ROTINAS SEMANAIS PARA O PERÍODO DE SONDAGEM / 2015 –
PRÉ-B / PERÍODO 23/02 A 13/03
SEGUNDA-FEIRA 23/02
|
TERÇA –FEIRA 24/02
|
QUARTA-FEIRA 25/02
|
QUINTA-FEIRA 26/02
|
SEXTA-FEIRA 27/02
| ||
- Acolhida dos alunos no
Ambiente escolar com música e muita animação.
- Apresentação da professora e dos alunos
- Identificar o nome próprio no crachá (os crachás são
colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o
seu).
- Roda de conversa sobre as férias.
- Dinâmica envolvendo todos os alunos (Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar
que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente.
Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçarem grupo de
três; "abraço de cinco","abraço de um", "abraço de
todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos
participem).
- Desenho no caderno sobre as férias.
- Escrita no nome no caderno.
|
- Acolhida.
- Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
- Visita as dependências da escola.
- Identificar o nome próprio no crachá (chamada individual,
onde o professor mostra o crachá e cada aluno se apresenta).
- Desenho livre sobre a escola.
- Conversa sobre as preferências (comece um gostoso
bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado
(como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de
acordo com as afinidades).
- Painel da ESCOLA, pintura, recorte e colagem.
- Noção de quantidade (as crianças se espalham
em um lugar amplo, até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz
com o número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo
com o número dito. Discutir quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de
fora?).
- Questionário para os pais responderem (surgimento do
nome).
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de
entrada
- Rodinha para seminário dos nomes (questionário que os pais
responderam).
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
A Escolinha do Mar.
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Misturar os crachás para cada um identificar o seu.
- Dança da cadeira com Nomes (O professor propõe às crianças
que façam um círculo com as cadeiras. Depois distribui as fichas com os nomes
para que as crianças fixem-nas cadeiras. Inicia-se a dança das cadeiras onde
ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com
o seu nome. Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras
de lugar).
- Contrato didático: enfatizando os direitos e deveres.
- Observar os crachás e montar o nome com alfabeto móvel.
|
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
A Lebre e a Tartaruga
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Música com nomes próprios.
·
Quem comeu pão.
- Ditado (Dite um nome da lista). Cada criança deverá
encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo é importante fornecer
algumas ajudas, diga a letra inicial e final, por exemplo.
- Contagem e registro (contar e registrar da forma
que souber a quantidade de letras do nome encontrado) - Brincadeiras com
música:
·
Dança do jornal;
·
Caranguejo;
·
A serpente.
.
|
SEGUNDA-FEIRA 02/03
|
TERÇA-FEIRA 03/03
|
QUARTA-FEIRA 04/03
|
QUINTA-FEIRA 05/03
|
SEXTA-FEIRA 06/03
|
- Música de
entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
Festa no céu.
- Colagem de papel picado caracterizando o casco da
tartaruga.
- Música com nomes próprios.
·
Festa no céu.
- Recorte e colagem da 1º letra do nome.
- Contagem e registro (contar no crachá a quantidade de
letras e registrar).
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
A Barata Comilona.
- Música com nomes próprios.
·
A barata da vizinha.
- Escrita do nome próprio (a partir da observação).
- Identificar os nomes dos colegas que inicia com a mesma
letra.
- Jogo (memória dos nomes próprios com fotos).
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor-Fábula.
·
A história do Eu, do Tu e do Ele.
- Bingo dos nomes.
- Identificação de
números (identificar e pintar o número correspondente a sua idade).
|
SEGUNDA-FEIRA 09/03
|
TERÇA –FEIRA 10/03
|
QUARTA-FEIRA 11/03
|
QUINTA-FEIRA 12/03
|
SEXTA-FEIRA 13/03
|
- Música de
entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·
O Pássaro que enganou o Gato.
- Pesquisa de nomes que inicia com a mesma letra do nome.
- Observar o alfabeto e identificar a letras do nome,
circular.
- Diferenciar números e letras. Recorte e colagem no
caderno.
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·
Bom dia todas as Cores.
- Cores: utilização de material concreto.
- Atividade Escrita, pintura, números e quantidades.
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Identificação das vogais no nome próprio.
- Ditado mudo (leitura labial do nome para a entrega do
crachá).
- Leitura pelo
professor - Fábula
·
O Menino que viu uma coisa.
- Construir um monstro com massinha de modelar e lã.
|
PLANO
DE SONDAGEM
ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ JURA
TURMA:
PRÉ-B
TURNO:
TARDE
DURAÇÃO
23/02/2015
a 13/03/2015
PROFESSORA:
ALINE PIRES COUTO
CIDREIRA/2015
Objetivo geral: observar,
conhecer e identificar o conhecimento prévio dos alunos através de atividades
que possibilitam o acesso à escrita do nome, leitura oral do alfabeto e
reconhecimento dos números de 01 a 10.
Conteúdos:
·
Linguagem oral;
·
Nome;
·
Criatividade, imaginação e dramatização.
·
Motricidade fina e ampla;
·
Regras de convivência;
·
Expressões gráficas: desenho, pintura,
traçado e pontilhado;
·
Artes plásticas: pintura, recorte e colagem,
desenho livre e dirigido;
·
Expressão corporal;
·
Música e ritmo.
Objetivos
específicos:
·
Promover e estimular a linguagem oral;
·
Reconhecer a escrita do nome;
·
Estimular a imaginação e a criatividade;
·
Enriquecer e ampliar o vocabulário;
·
Praticar a coordenação motora fina e ampla;
·
Reconhecer as regras de convivência;
·
Desenvolver e estimular a expressão corporal.
Metodologia:
·
Conversas
e debates relacionados ao tema;
·
Grafismo
– desenho, pintura, traçado;
·
Recortes
e colagens;
·
Músicas
– cantigas;
·
Construção
dos crachás de mesa com nomes;
·
Mural
das regras de convivência;
·
Dinâmicas
em grupo;
·
Brincadeiras
dirigidas.
Avaliação: Deve
ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração
o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua
participação na aula e na realização das atividades.
ROTINAS SEMANAIS PARA O PERÍODO DE SONDAGEM / 2015 –
PRÉ-B / PERÍODO 23/02 A 13/03
SEGUNDA-FEIRA 23/02
|
TERÇA –FEIRA 24/02
|
QUARTA-FEIRA 25/02
|
QUINTA-FEIRA 26/02
|
SEXTA-FEIRA 27/02
| ||
- Acolhida dos alunos no
Ambiente escolar com música e muita animação.
- Apresentação da professora e dos alunos
- Identificar o nome próprio no crachá (os crachás são
colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o
seu).
- Roda de conversa sobre as férias.
- Dinâmica envolvendo todos os alunos (Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar
que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente.
Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçarem grupo de
três; "abraço de cinco","abraço de um", "abraço de
todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos
participem).
- Desenho no caderno sobre as férias.
- Escrita no nome no caderno.
|
- Acolhida.
- Roda de conversa sobre o primeiro dia de aula.
- Visita as dependências da escola.
- Identificar o nome próprio no crachá (chamada individual,
onde o professor mostra o crachá e cada aluno se apresenta).
- Desenho livre sobre a escola.
- Conversa sobre as preferências (comece um gostoso
bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado
(como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de
acordo com as afinidades).
- Painel da ESCOLA, pintura, recorte e colagem.
- Noção de quantidade (as crianças se espalham
em um lugar amplo, até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz
com o número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo
com o número dito. Discutir quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de
fora?).
- Questionário para os pais responderem (surgimento do
nome).
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de
entrada
- Rodinha para seminário dos nomes (questionário que os pais
responderam).
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
A Escolinha do Mar.
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Misturar os crachás para cada um identificar o seu.
- Dança da cadeira com Nomes (O professor propõe às crianças
que façam um círculo com as cadeiras. Depois distribui as fichas com os nomes
para que as crianças fixem-nas cadeiras. Inicia-se a dança das cadeiras onde
ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com
o seu nome. Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras
de lugar).
- Contrato didático: enfatizando os direitos e deveres.
- Observar os crachás e montar o nome com alfabeto móvel.
|
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
A Lebre e a Tartaruga
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Música com nomes próprios.
·
Quem comeu pão.
- Ditado (Dite um nome da lista). Cada criança deverá
encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo é importante fornecer
algumas ajudas, diga a letra inicial e final, por exemplo.
- Contagem e registro (contar e registrar da forma
que souber a quantidade de letras do nome encontrado) - Brincadeiras com
música:
·
Dança do jornal;
·
Caranguejo;
·
A serpente.
.
|
SEGUNDA-FEIRA 02/03
|
TERÇA-FEIRA 03/03
|
QUARTA-FEIRA 04/03
|
QUINTA-FEIRA 05/03
|
SEXTA-FEIRA 06/03
|
- Música de
entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
Festa no céu.
- Colagem de papel picado caracterizando o casco da
tartaruga.
- Música com nomes próprios.
·
Festa no céu.
- Recorte e colagem da 1º letra do nome.
- Contagem e registro (contar no crachá a quantidade de
letras e registrar).
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura pelo professor de uma história infantil-conto.
·
A Barata Comilona.
- Música com nomes próprios.
·
A barata da vizinha.
- Escrita do nome próprio (a partir da observação).
- Identificar os nomes dos colegas que inicia com a mesma
letra.
- Jogo (memória dos nomes próprios com fotos).
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor-Fábula.
·
A história do Eu, do Tu e do Ele.
- Bingo dos nomes.
- Identificação de
números (identificar e pintar o número correspondente a sua idade).
|
SEGUNDA-FEIRA 09/03
|
TERÇA –FEIRA 10/03
|
QUARTA-FEIRA 11/03
|
QUINTA-FEIRA 12/03
|
SEXTA-FEIRA 13/03
|
- Música de
entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·
O Pássaro que enganou o Gato.
- Pesquisa de nomes que inicia com a mesma letra do nome.
- Observar o alfabeto e identificar a letras do nome,
circular.
- Diferenciar números e letras. Recorte e colagem no
caderno.
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
ITINERANTE
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Leitura pelo professor - Fábula
·
Bom dia todas as Cores.
- Cores: utilização de material concreto.
- Atividade Escrita, pintura, números e quantidades.
|
- Música de entrada
- Leitura coletiva do alfabeto e numeral.
- Identificação das vogais no nome próprio.
- Ditado mudo (leitura labial do nome para a entrega do
crachá).
- Leitura pelo
professor - Fábula
·
O Menino que viu uma coisa.
- Construir um monstro com massinha de modelar e lã.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário