PROJETO ESQUEMA CORPORAL E OS ÓRGÃO DOS SENTIDOS


 
Professora: Aline Pires Couto

 Projeto: Esquema corporal e os Órgãos dos Sentidos.

Clientela atingir: alunos de 05 a 06 anos de idade.

Duração: 20 de maio a 07 de junho.

Turno: Manhã.

 

Justificativa: Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por esse motivo é de suma importância à execução desse projeto com os alunos.

 

Objetivo Geral: Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca. Desenvolvendo habilidades de utilização do movimento, como instrumento de comunicação e expressão.

Objetivos específicos:

·         Promover e estimular a linguagem oral;

·         Promover a socialização e a integração entre alunos e professor;

·         Desenvolver atenção, imaginação e a criatividade;

·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·         Desenvolver a expressão corporal;

·         Exercitar números e quantidades;

·         Reconhecer e relacionar os número de 4 e 5;

·         Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;

·         Exercitar as vogais;

·         Dançar através de diversos ritmos;

·         Identificar, conhecer e diferenciar as partes do corpo;

·         Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;

·         Reconhecer e identificar os sentidos;

·         Explorar os sentidos através do concreto.

 

 

 

Conteúdos:

·         Linguagem oral e escrita;

·         Socialização e integração;

·         Criatividade, imaginação e dramatização;

·         Motricidade fina e ampla;

·         Expressão corporal;

·         Número e quantidade (1 a 5);

·         As vogais;

·         Música e ritmo;

·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;

·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido.

·         Esquema corporal;

·         Os sentidos.

 

 

Metodologia:

·         Conversa informal sobre o tema;

·          Músicas relacionadas ao tema: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ; POP POP; ESTÁTUA; FECHE OS OLHOS (relaxamento), AGORA EU VOU ANDAR;

·          Atividades com grafismo, colagem, recortes e pinturas;

·         Exercícios de fixação com as vogais, números e com o tema do projeto;

·         Brincadeiras: JOÃO BOBO, MARIONETE, CHEFINHO MANDOU, MORTO-VIVO, ESTÁTUA, CABRA-CEGA, FANTASMA.

·         Atividades de psicomotricidade: PULAR, ANDAR, CORRER, SALTAR, ENGATINHAR, CAMBALHOTA, ARREMESSAR E AGARRAR, VERTIR E DESVESTIR-SE, DANÇAR, IMITAR, TAPETE HUMANO, PARTE COM PARTE;

·         Jogos motores: CAÇADOR DE TARTARUGAS, JOGO DAS CORES, MEDÁ UM ABRAÇO, LOBOS E CARNEIRINHOS, ONÇA DORMINHOCA, CORRIDA DO ELEFANTE.

·         Mural dos corpos traçados pelos alunos;

·         Desenho livre;

·         Quebra-cabeça das partes do corpo em tamanho grande;

·         Jogo com o Tapete das figuras geométricas;

·         Dinâmica do encontro das flores; dos cheiros e paladar;

·         Construção de bonecos articulados;

·         Caixa dos sentidos;

·         Jogo da memória sensorial;

·         Roleta dos sentidos;

·         Cartazes: partes do corpo, sentidos;

·         Visualização do olho de plástico científico;

·         Construção de um boneco de sucata.

 

Culminância: apresentação do boneco feito de sucata.

 

Avaliação: Através da observação diária do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

 
Professora: Aline Pires Couto

 Projeto: Esquema corporal e os Órgãos dos Sentidos.

Clientela atingir: alunos de 05 a 06 anos de idade.

Duração: 20 de maio a 07 de junho.

Turno: Manhã.

 

Justificativa: Esquema Corporal é o conhecimento do corpo como um todo e das partes que o compõem. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. Por esse motivo é de suma importância à execução desse projeto com os alunos.

 

Objetivo Geral: Fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca. Desenvolvendo habilidades de utilização do movimento, como instrumento de comunicação e expressão.

Objetivos específicos:

·         Promover e estimular a linguagem oral;

·         Promover a socialização e a integração entre alunos e professor;

·         Desenvolver atenção, imaginação e a criatividade;

·         Praticar a coordenação motora fina e ampla;

·         Desenvolver a expressão corporal;

·         Exercitar números e quantidades;

·         Reconhecer e relacionar os número de 4 e 5;

·         Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;

·         Exercitar as vogais;

·         Dançar através de diversos ritmos;

·         Identificar, conhecer e diferenciar as partes do corpo;

·         Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;

·         Reconhecer e identificar os sentidos;

·         Explorar os sentidos através do concreto.

 

 

 

Conteúdos:

·         Linguagem oral e escrita;

·         Socialização e integração;

·         Criatividade, imaginação e dramatização;

·         Motricidade fina e ampla;

·         Expressão corporal;

·         Número e quantidade (1 a 5);

·         As vogais;

·         Música e ritmo;

·         Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;

·         Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido.

·         Esquema corporal;

·         Os sentidos.

 

 

Metodologia:

·         Conversa informal sobre o tema;

·          Músicas relacionadas ao tema: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ; POP POP; ESTÁTUA; FECHE OS OLHOS (relaxamento), AGORA EU VOU ANDAR;

·          Atividades com grafismo, colagem, recortes e pinturas;

·         Exercícios de fixação com as vogais, números e com o tema do projeto;

·         Brincadeiras: JOÃO BOBO, MARIONETE, CHEFINHO MANDOU, MORTO-VIVO, ESTÁTUA, CABRA-CEGA, FANTASMA.

·         Atividades de psicomotricidade: PULAR, ANDAR, CORRER, SALTAR, ENGATINHAR, CAMBALHOTA, ARREMESSAR E AGARRAR, VERTIR E DESVESTIR-SE, DANÇAR, IMITAR, TAPETE HUMANO, PARTE COM PARTE;

·         Jogos motores: CAÇADOR DE TARTARUGAS, JOGO DAS CORES, MEDÁ UM ABRAÇO, LOBOS E CARNEIRINHOS, ONÇA DORMINHOCA, CORRIDA DO ELEFANTE.

·         Mural dos corpos traçados pelos alunos;

·         Desenho livre;

·         Quebra-cabeça das partes do corpo em tamanho grande;

·         Jogo com o Tapete das figuras geométricas;

·         Dinâmica do encontro das flores; dos cheiros e paladar;

·         Construção de bonecos articulados;

·         Caixa dos sentidos;

·         Jogo da memória sensorial;

·         Roleta dos sentidos;

·         Cartazes: partes do corpo, sentidos;

·         Visualização do olho de plástico científico;

·         Construção de um boneco de sucata.

 

Culminância: apresentação do boneco feito de sucata.

 

Avaliação: Através da observação diária do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário