Tema: Festa Julina.
Duração: 01 a 13 de julho/2013.
Clientela: Alunos do pré-b.
Professora: Aline Pires Couto
Justificativa: A Festa Junina é uma excelente
oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o
universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser
explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica
e outros!
A escola tem um papel importante na valorização das
tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar em uma grande
FESTA JULINA.
Objetivo
geral:
Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas ou julinas, oferecendo-lhes
oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento
através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações
características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro,
ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
Objetivos
específicos:
·
Conhecer
e valorizar a tradição das festas juninas;
·
Resgatar
a memória das Festas Juninas;
·
Conhecer
a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro;
- Incentivar o gosto pela culinária junina;
- Promover a Festa junina.
- Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Ler e interpretar imagens;
- Dramatizar histórias;
- Trabalhar a criatividade;
- Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;
- Estimular a atenção e a concentração;
- Desenvolver a noção de número e quantidade;
- Visualizar, perceber e trabalhar as primeiras letras de imagens típicas de festa junina;
- Cantar e dançar através da música e do ritmo;
- Trabalhar a dramatização.
Conteúdos:
- Data comemorativa – Festa junina;
- Coordenação motora – ampla e fina;
- Discriminação auditiva e visual;
- Expressão oral;
- Esquema corporal;
- Ritmo e dança;
- Músicas;
- Artes plásticas: pinturas, recortes, montagens e colagens;
- Dramatização e criatividade;
- Sistema de numeração – noção de quantidade;
- Letras iniciais de palavras típicas de festa junina;
Metodologia:
·
Conversas
e debates sobre o tema: festa junina; os santos padroeiros; comidas típicas;
vestimentas; brincadeiras da festa;
·
Maquete
da festa junina;
·
Hora
do conto: casamento na roça;
·
Jogos
(memória das letras iniciais e figuras; pescaria das letras);
·
Cartazes
com recortes e colagens de gravuras (figuras referentes à festa junina e
identificação destacando a primeira letra);
·
ENSAIO:
Casamento na roça;
·
ENSAIO:
Show das poderosas da roça;
·
Músicas
referentes ao tema (capelinha de melão, cai cai balão, pula a fogueira e outras);
·
Confecção
de bandeirinhas e balões juninos para enfeitar a sala de aula;
·
Atividades
com grafismo: desenho, pintura, traçado;
·
Brincadeiras
no pátio: corrida do saco, ovo na colher, dança da cadeira e pescaria das
vogais e outras letras trabalhadas no projeto.
Culminância: FESTA
JULINA COM A APRESENTAÇÃO DO CASAMENTO NA ROÇA E O SHOW DAS PODEROSAS DA ROÇA.
Avaliação: Deve ser
realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o
que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua
participação na aula e na realização das atividades.
Tema: Festa Julina.
Duração: 01 a 13 de julho/2013.
Clientela: Alunos do pré-b.
Professora: Aline Pires Couto
Justificativa: A Festa Junina é uma excelente
oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o
universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser
explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica
e outros!
A escola tem um papel importante na valorização das
tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar em uma grande
FESTA JULINA.
Objetivo
geral:
Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas ou julinas, oferecendo-lhes
oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento
através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações
características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro,
ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
Objetivos
específicos:
·
Conhecer
e valorizar a tradição das festas juninas;
·
Resgatar
a memória das Festas Juninas;
·
Conhecer
a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro;
- Incentivar o gosto pela culinária junina;
- Promover a Festa junina.
- Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Ler e interpretar imagens;
- Dramatizar histórias;
- Trabalhar a criatividade;
- Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura, recorte e colagem;
- Estimular a atenção e a concentração;
- Desenvolver a noção de número e quantidade;
- Visualizar, perceber e trabalhar as primeiras letras de imagens típicas de festa junina;
- Cantar e dançar através da música e do ritmo;
- Trabalhar a dramatização.
Conteúdos:
- Data comemorativa – Festa junina;
- Coordenação motora – ampla e fina;
- Discriminação auditiva e visual;
- Expressão oral;
- Esquema corporal;
- Ritmo e dança;
- Músicas;
- Artes plásticas: pinturas, recortes, montagens e colagens;
- Dramatização e criatividade;
- Sistema de numeração – noção de quantidade;
- Letras iniciais de palavras típicas de festa junina;
Metodologia:
·
Conversas
e debates sobre o tema: festa junina; os santos padroeiros; comidas típicas;
vestimentas; brincadeiras da festa;
·
Maquete
da festa junina;
·
Hora
do conto: casamento na roça;
·
Jogos
(memória das letras iniciais e figuras; pescaria das letras);
·
Cartazes
com recortes e colagens de gravuras (figuras referentes à festa junina e
identificação destacando a primeira letra);
·
ENSAIO:
Casamento na roça;
·
ENSAIO:
Show das poderosas da roça;
·
Músicas
referentes ao tema (capelinha de melão, cai cai balão, pula a fogueira e outras);
·
Confecção
de bandeirinhas e balões juninos para enfeitar a sala de aula;
·
Atividades
com grafismo: desenho, pintura, traçado;
·
Brincadeiras
no pátio: corrida do saco, ovo na colher, dança da cadeira e pescaria das
vogais e outras letras trabalhadas no projeto.
Culminância: FESTA
JULINA COM A APRESENTAÇÃO DO CASAMENTO NA ROÇA E O SHOW DAS PODEROSAS DA ROÇA.
Avaliação: Deve ser
realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o
que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua
participação na aula e na realização das atividades.
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