PROJETO PÁSCOA

PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO
PROJETO "PÁSCOA"
PÚBLICO ALVO
Crianças de 05 a 06 anos de idade / Pré-b.
DURAÇÃO
20/03/13 a 28/03/2013
TURNO
Manhã.

JUSTIFICATIVA: O Referente Projeto tem como principal tema “Páscoa e seu significado”. Por se tratar de uma data religiosa muito importante para os cristãos, seus símbolos vêm carregados de significados e merecem um destaque especial no calendário escolar. E ainda por se tratar de uma data muito especial para a criança, pois eles esperam ansiosos pelo coelho e os ovos de chocolate. Este Projeto tem como finalidade, resgatar os valores cristãos representando a ressurreição de cristo, mostrando ao educando que, páscoa vai além de trocas de chocolate. É necessário que a criança compreenda o sentido religioso da data comemorativa Que a solidariedade ao próximo, fraternidade, carinho é que vale mais. Neste contexto é fundamental o conhecimento do aluno a respeito do assunto,

OBJETIVO GERAL: Deseja-se que a criança reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa, contribuir para que os educados possam ampliar os conhecimentos a respeito do real significado da “páscoa”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer a história da páscoa;
• Promover a boa ação e a solidariedade;
• Vivenciar o significado religioso da data;
• Abordar os diferentes símbolos da páscoa;
• Trabalhar a ludicidade;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Estimular a imaginação e a criatividade;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;

CONTEÚDOS:
• Data comemorativa – Páscoa;
• Símbolos da Páscoa;
• Linguagem oral;
• Número e quantidade;
• Criatividade, imaginação e dramatização.
• Motricidade fina e ampla;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;
• Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Expressão corporal;
• Música e ritmo.

METODOLOGIA:
• Conversas e debates;
• Histórias relacionadas ao tema;
• Contos usando fantoches;
• Desenhos e pinturas;
• Pintura facial;
• Colagem usando cola colorida;
• História em sequencia;
• Oficina de culinária (docinho de chocolate);
• Entregas de docinhos para turminha do MI;
• Confecção de cenouras;
• Dobraduras;
• Músicas do coelhinho: coelhinhos pintadinhos, coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, de olhos vermelho;
• Brincadeira, coelhinho sai da toca, corrida dos ovos, coelho elegante, revezamento de coelhos;
• Pintura do rosto imitando o coelho;
• Quebra-cabeça do coelho;
• Jogo da memória;
• Painel artístico com pegadas do coelho usando os pés.

CULMINÂNCIA: Festa de Páscoa e entrega de lembrancinhas.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana

PROFESSORA: ALINE PIRES COUTO
PROJETO "PÁSCOA"
PÚBLICO ALVO
Crianças de 05 a 06 anos de idade / Pré-b.
DURAÇÃO
20/03/13 a 28/03/2013
TURNO
Manhã.

JUSTIFICATIVA: O Referente Projeto tem como principal tema “Páscoa e seu significado”. Por se tratar de uma data religiosa muito importante para os cristãos, seus símbolos vêm carregados de significados e merecem um destaque especial no calendário escolar. E ainda por se tratar de uma data muito especial para a criança, pois eles esperam ansiosos pelo coelho e os ovos de chocolate. Este Projeto tem como finalidade, resgatar os valores cristãos representando a ressurreição de cristo, mostrando ao educando que, páscoa vai além de trocas de chocolate. É necessário que a criança compreenda o sentido religioso da data comemorativa Que a solidariedade ao próximo, fraternidade, carinho é que vale mais. Neste contexto é fundamental o conhecimento do aluno a respeito do assunto,

OBJETIVO GERAL: Deseja-se que a criança reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa, contribuir para que os educados possam ampliar os conhecimentos a respeito do real significado da “páscoa”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer a história da páscoa;
• Promover a boa ação e a solidariedade;
• Vivenciar o significado religioso da data;
• Abordar os diferentes símbolos da páscoa;
• Trabalhar a ludicidade;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Estimular a imaginação e a criatividade;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;

CONTEÚDOS:
• Data comemorativa – Páscoa;
• Símbolos da Páscoa;
• Linguagem oral;
• Número e quantidade;
• Criatividade, imaginação e dramatização.
• Motricidade fina e ampla;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, traçado e pontilhado;
• Artes plásticas: pintura, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Expressão corporal;
• Música e ritmo.

METODOLOGIA:
• Conversas e debates;
• Histórias relacionadas ao tema;
• Contos usando fantoches;
• Desenhos e pinturas;
• Pintura facial;
• Colagem usando cola colorida;
• História em sequencia;
• Oficina de culinária (docinho de chocolate);
• Entregas de docinhos para turminha do MI;
• Confecção de cenouras;
• Dobraduras;
• Músicas do coelhinho: coelhinhos pintadinhos, coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, de olhos vermelho;
• Brincadeira, coelhinho sai da toca, corrida dos ovos, coelho elegante, revezamento de coelhos;
• Pintura do rosto imitando o coelho;
• Quebra-cabeça do coelho;
• Jogo da memória;
• Painel artístico com pegadas do coelho usando os pés.

CULMINÂNCIA: Festa de Páscoa e entrega de lembrancinhas.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário