COLETÂNEA DE VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS (Para
projetos, planos de aula etc.)
Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou
específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o
ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos
evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para
objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e
social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR
OBJETIVO
Acentuar
|
Contar
|
||
Adicionar
|
Contribuir
|
Generalizar
|
Rebater
|
Agrupar
|
Converter
|
Grafar
|
Receber
|
Analisar
|
Cooperar
|
Grifar
|
Reconhecer
|
Andar
|
Correr
|
Identificar
|
Recortar
|
Anotar
|
Costurar
|
Ilustrar
|
Redigir
|
Aplicar
|
Criticar
|
Indicar
|
Reduzir
|
Apresentar
|
Declamar
|
Interpretar
|
Registrar
|
Arbitrar
|
Decompor
|
Interpretar
|
Relacionar
|
Argumentar
|
Deduzir
|
Inventar
|
Relatar
|
Armar
|
Definir
|
Juntar
|
Repartir
|
Arremessar
|
Demonstrar
|
Justificar
|
|
Assinalar
|
Descobrir
|
Lançar
|
Reproduzir
|
Atirar
|
Descrever
|
Ler
|
Resolver
|
Atribuir
|
Desenhar
|
Listar
|
Responder
|
Calcular
|
Destacar
|
Localizar
|
Responder
|
Cantar
|
Determinar
|
Manipular
|
Resumir
|
Caracterizar
|
Discriminar
|
Marchar
|
Reunir
|
Circundar
|
Discutir
|
Medir
|
Riscar
|
Citar
|
Dividir
|
Modelar
|
Saltar
|
Classificar
|
Dramatizar
|
Montar
|
Saltitar
|
Colaborar
|
Elaborar
|
Multiplicar
|
Separar
|
Colar
|
Encenar
|
Narrar
|
Simplificar
|
Coletar
|
Enlaçar
|
Nomear
|
Sintetizar
|
Colorir
|
Enumerar
|
Operar
|
Solucionar
|
Combinar
|
Esboçar
|
Organizar
|
Sublinhar
|
Comentar
|
Escrever
|
Participar
|
Subtrair
|
Comparar
|
Especificar
|
Pegar
|
Sumariar
|
Competir
|
Esquematizar
|
Pintar
|
Tabular
|
Completar
|
Estabelecer
|
Planejar
|
Tocar
|
Compor
|
Pontuar
|
Tocar
|
|
Compor
|
Executar
|
Preparar
|
Traçar
|
Comunicar-Se
|
Pronunciar
|
Traduzir
|
|
Concluir
|
Exemplificar
|
Propor
|
Transformar
|
Confeccionar
|
Expressar
|
Provar
|
Transformar
|
Construir
|
Extrair
|
Pular
|
Usar
|
Construir
|
Falar
|
Racionalizar
|
Verbalizar
|
Construir
|
Flexionar
|
Reagrupar
|
Verificar
|
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
Abrandar
|
Aproveitar
|
Desfrutar
|
Memorizar
|
Absorver
|
Capacitar
|
Entender
|
Pensar
|
Acrescentar
|
Carrear
|
Evidenciar
|
Perceber
|
Adaptar
|
Compreender
|
Facilitar
|
Praticar
bem
|
Adquirir
|
Conhecer
|
Familiarizar-se
|
Saber
|
Aperfeiçoar
|
Conscientizar-se
|
Fixar
|
Sociabilizar
|
Apreciar
|
Cooperar
|
Jogar
bem
|
Ter
idéia de
|
Aprender
melhor
|
Depreender
|
Melhorar
|
Ter
inclinação para
|
Aprimorar
|
Desenvolver
|
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
Abaixar-Se
|
Definir
|
Ilustrar
|
Puxar
|
Abrir
|
Deitar-Se
|
Imitar
|
Quadrupedear
|
Acabar
|
Demonstrar
|
Imitar
|
Qualificar
|
Acampar
|
Derrubar
|
Impulsionar
|
Questionar
|
Acompanhar
|
Derrubar
|
Impulsionar
|
Quicar
|
Adicionar
|
Descrever
|
Inclinar
|
Rastejar
|
Adicionar
|
Descrever
|
Inclinar
|
Reagrupar
|
Agachar-se
|
Deslizar
|
Inclinar-se
|
|
Agarrar
|
Deslizar
|
Inclinar-se
|
Recitar
|
Agarrar
|
Deslocar-se
|
Indicar
|
Reconhecer
|
Agarrar-se
|
Deslocar-se
|
Iniciar
|
Redigir
|
Ajoelhar
|
Desobrigar-se
|
Inspirar
|
Reformular
|
Ajoelhar
|
Diferenciar
|
Integrar
|
Relacionar
|
Ajudar
|
Dirigir
|
Intercalar
|
Relaxar
|
Alternar
|
Discutir
|
Interpretar
|
Remar
|
Analisar
|
Distinguir
|
Investigar
|
Repetir
|
Anotar
|
Dividir
|
Ir
|
Resolver
|
Apalpar
|
Dizer
|
Jogar
|
Responder
|
Aplicar
|
Dobrar
|
Julgar
|
Rever
|
Apoiar
|
Dramatizar
|
Juntar
|
Revezar
|
Apontar
|
Driblar
|
Justificar
|
|
Apresentar-se
|
Elevar-se
|
Lançar
|
Rolar
|
Argüir
|
Empregar
|
Lançar-se
|
Sacar
|
Arquear-se
|
Empurrar
|
Ler
|
Saltar
|
Arrastar-se
|
Encestar
|
Liderar
|
Seguir
|
Arrolar
|
Encolher
|
Listar
|
|
Atar
|
Encolher-se
|
Localizar
|
Selecionar
|
Aumentar
|
Engatar
|
Manipular
|
Separar
|
Automatizar
|
Engatinhar
|
Marcar
|
Seriar
|
Autorizar
|
Enumerar
|
Marchar
|
Serpentear
|
Balançar
|
Equilibrar-se
|
Medir
|
Sintetizar
|
Bater
|
Escorregar
|
Mergulhar
|
Soletrar
|
Bloquear
|
Escrever
|
Modificar
|
Solucionar
|
Boiar
|
Escutar
|
Mover
|
Subdividir
|
Bola
|
Esgueirar-se
|
Movimentar-se
|
Subir
|
Cabecear
|
Especificar
|
Mudar
|
Sublinhar
|
Cair
|
Esquematizar
|
Multiplicar
|
Submeter
|
Cantar
|
Estender
|
Nadar
|
Subtrair
|
Chutar
|
Esticar
|
Nivelar
|
Sugerir
|
Citar
|
Esticar-se
|
Nomear
|
Suportar
|
Classificar
|
Examinar
|
Numerar
|
Suspender-se
|
Colar
|
Executar
|
Obedecer
|
Sustentar
|
Colocar
|
Expirar
|
Observar
|
Tirar
|
Colorir
|
Explanar
|
Obter
|
Tocar
|
Combinar
|
Explicar
|
Olhar
|
Tomar
|
Compara
|
Explorar
|
Ordenar
|
Trabalhar
|
Compartilhar
|
Expor
|
Organizar
|
Tracionar
|
Competir
|
Expor
|
Ouvir
|
Traduzir
|
Completar
|
Expressar
|
Parar
|
Transformar
|
Compor
|
Falar
|
Passear
|
Transpor
|
Computar
|
Fazer
|
Pedalar
|
Trazer
|
Concluir
|
Fechar
|
Percorrer
|
Trepar
|
Conduzir
Uma
|
Flexionar
|
Pesar
|
Unir
|
Construir
|
Flutuar
|
Pesquisar
|
Unir
|
Contar
|
Formar
|
Pintar
|
Usar
|
Contrastar
|
Frear
|
Planejar
|
Usar
|
Converter
|
Galopar
|
Pôr
|
Utilizar
|
Correr
|
Ganhar
|
Predizer
|
Utilizar
|
Cortar
|
Generalizar
|
Prender
|
Valsar
|
Criar
|
Girar
|
Preparar
|
Valsar
|
Curvar
|
Golpear
|
Prestar
|
Verificar
|
Dar
|
Grifar
|
Produzir
|
Ziguezaguear
|
Defender
|
Guardar
|
Pular
|
|
Identificar
|
Puxar
|
VERBOS ADEQUADOS PARA
OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:
DOMINIO PSICOMOTOR
|
DOMINIO COGNITIVO
|
DOMINIO SOCIAL
|
DOMINIO AFETIVO
|
Automatizar
|
Analisar
|
Aceitar
|
Agir
com
|
Colocar
|
Apontar
|
Ajudar
|
Desempenhar
com
|
Correr
|
Aplicar
|
Aplaudir
|
|
Cortar
|
Avaliar
|
Compartilhar
|
Demonstrar
|
Demonstrar
|
Citar
|
Competir
|
|
Deslocar-se
|
Combinar
|
Comunicar-se
|
|
Desempenhar
|
Comparar
|
Cooperar
|
|
Dramatizar
|
Classificar
|
Contribuir
|
|
Driblar
|
Criar
|
Convidar
|
|
Equilibrar-se
|
Distinguir
|
Discutir
|
|
Explorar
|
Definir
|
Elogiar
|
|
Jogar
|
Dizer
|
Escolher
|
|
Quicar
|
Explicar
|
Interagir
|
|
Realizar
|
Explorar
|
Permitir
|
|
Percorrer
|
Enumerar
|
Participar
|
|
Saltar
|
Indicar
|
Saudar
|
|
Selecionar
|
|||
Ordenar
|
|||
Revisar
|
|||
Identificar
|
|||
Compor
|
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
0
01. GERAIS - COGNITIVOS:
Administrar
|
Aprimorar
|
Delegar
|
Fazer
|
Recitar
|
Afirmar
|
Avaliar
|
Demonstrar
|
Formular
|
Resolver
|
Analisar
|
Calcular
|
Distinguir
|
Identificar
|
Saber
|
Aprender
|
Compreender
|
Entender
|
Integrar
|
Transferir
|
Aplicar
|
Constar
|
Enumerar
|
Interpretar
|
|
Apreciar
|
Construir
|
Escrever
|
Propor
|
02. GERAIS - AFETIVOS
Aceitar
|
Cooperar
|
Gostar
|
Oferecer
|
Acompanhar
|
Demonstrar
|
Manter
|
Participar
|
Apreciar
|
Elaborar
|
Mostrar
|
Reconhecer
|
Completar
|
Escutar
|
Obedecer
|
Ter
|
03. GERAIS - PSICOMOTORES
Coser
|
Desenhar
|
Executar
|
Operar
|
Criar
|
Escrever
|
Montar
|
Reparar
|
Demonstrar
|
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS GERAIS:
1. DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar
|
Avaliar
|
Construir
|
Identificar
|
Resolver
|
Aprender
|
Compreender
|
Entender
|
Interpretar
|
Sintetizar
|
Aplicar
|
Conhecer
|
Formular
|
Propor
|
Transferir
|
2. DOMINIO AFETIVO:
Aceitar
|
Apreciar
|
Demonstrar
|
Gostar
|
Valorizar
|
Conscientizar
|
3. DOMINIO SOCIAL:
Aceitar
|
Cooperar
|
Demonstrar
|
Gostar
|
Participar
|
4. DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir
|
Aperfeiçoar
|
Desenvolver
|
Demonstrar
|
OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS
GERAIS
Acreditar
|
Colaborar
|
Crer
|
Entender
|
Adquirir
|
Compreender
|
Desenvolver
|
Julgar
|
Aperfeiçoar
|
Conhecer
|
Disputar
|
Saber
|
Aprender
melhor
|
Cooperar
|
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:
Aplicar
|
Converter
|
Esboçar
|
Justificar
|
Relacionar
|
Autorizar
|
Criar
|
Escrever
|
Listar
|
Relatar
|
Avaliar
|
Criticar
|
Especificar
|
Manipular
|
Reproduzir
|
Calcular
|
Defender
|
Exemplificar
|
Modificar
|
Resolver
|
Categorizar
|
Definir
|
Explicar
|
Mostrar
|
Resumir
|
Citar
|
Demonstrar
|
Expressar-se
|
Obter
|
Reorganizar
|
Classificar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Operar
|
Rever
|
Combinar
|
Diferenciar
|
Identificar
|
Organizar
|
Selecionar
|
Compilar
|
Discriminar
|
Ilustrar
|
Preparar
|
Separar
|
Comparar
|
Distinguir
|
Indicar
|
Prover
|
Se
capaz
|
Compor
|
Dizer
|
Inferir
|
Produzir
|
Subdividir
|
Concluir
|
Enumerar
|
Interferir
|
Reconstruir
|
Sublimar
|
Confirmar
|
Enunciar
|
Interpretar
|
Redigir
|
Sumarizar
|
Contrastar
|
Escolher
|
Inventar
|
Reescrever
|
Utilizar
|
02. ESPECIFICOS – AFETIVOS
Aderir
|
Dar
|
Felicitar
|
Mostrar
|
Repartir
|
Ajudar
|
Defender
|
Formar
|
Nomear
|
Replicar
|
Alistar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Ordenar
|
Resolver
|
Alterar
|
Diferenciar
|
Identificar
|
Organizar
|
Responder
|
Apresentar
|
Discriminar
|
Iniciar
|
Perguntar
|
Rever
|
Arranjar
|
Discutir
|
Influenciar
|
Praticar
|
Salientar
|
Assistir
|
Dizer
|
Integrar
|
Preparar
|
Seguir
|
Atuar
|
Enumerar
|
Justificar
|
Propor
|
Selecionar
|
Combinar
|
Escolher
|
Ler
|
Qualificar
|
Sintetizar
|
Comparar
|
Escrever
|
Localizar
|
Realizar
|
Trabalhar
|
Completar
|
Executar
|
Manter
|
Recitar
|
Usar
|
Conformar-se
|
Estudar
|
Militar
|
Relacionar
|
Verificar
|
Convidar
|
Explicar
|
Modificar
|
Relatar
|
03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES
Afiar
|
Criar
|
Fixar
|
Martelar
|
Redigir
|
Aquecer
|
Desligar
|
Furar
|
Misturar
|
Seguir
|
Calibrar
|
Edificar
|
Juntar
|
Ouvir
|
Segurar
|
Colocar
|
Emendar
|
Ligar
|
Pesar
|
Serrar
|
Compor
|
Enroscar
|
Limpar
|
Prender
|
Usar
|
Consertar
|
Expressar-se
|
Manipular
|
Pintar
|
Utilizar
|
Construir
|
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS
1.Domínio Cognitivo:
Aplicar
|
Confirmar
|
Enumerar
|
Inferir
|
Reescrever
|
Avaliar
|
Contrastar
|
Enunciar
|
Interpretar
|
Relacionar
|
Calcular
|
Converter
|
Escrever
|
Inventar
|
Relatar
|
Categorizar
|
Criar
|
Especificar
|
Justificar
|
Reproduzir
|
Citar
|
Criticar
|
Exemplificar
|
Listar
|
Resolver
|
Classificar
|
Defender
|
Explicar
|
Modificar
|
Resumir
|
Combinar
|
Definir
|
Expressar
|
Organizar
|
Reorganizar
|
Compilar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Preparar
|
Selecionar
|
Comparar
|
Diferenciar
|
Identificador
|
Produzir
|
Separar
|
Compor
|
Discriminar
|
Ilustrar
|
Reconstruir
|
Subdividir
|
concluir
|
distinguir
|
Indicar
|
Redigir
|
Utilizar
|
2. Domínio Afetivo:
Assumir
|
Alterar
|
Escolher
|
Manter
|
Organizar
|
Atuar
|
Conformar-se
|
Formar
|
Modificar
|
Responder
|
apresentar
|
Defender
|
Reconhecer
|
mostrar
|
Seguir
|
demonstrar
|
Prestar
atenção
|
Trabalhar
|
3. Domínio Social:
Aderir
|
Convidar
|
Formar
|
Mostrar
|
Seguir
|
Ajudar
|
Dar
|
Influenciar
|
Relacionar-se
|
|
Aplaudir
|
Escolher
|
Integrar
|
Repartir
|
Trabalhar
|
Assumir
|
felicitar
|
manter
|
responder
|
|
atuar
|
4.Domínio Psicomotor:
Colocar
|
Executar
|
Juntar
|
Prender
|
Realizar
|
Demonstrar
|
Fixar
|
Ligar
|
Segurar
|
Usar
|
efetuar
|
iniciar
|
manipular
|
trabalhar
|
utilizar
|
VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Contribuir
|
Especificar
|
Manipular
|
OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
Abrir
|
Descrever
|
Ir
|
Puxar
|
Acabar
|
Desenhar
|
Jogar
|
Questionar
|
Achar
|
Dirigir
|
Juntar
|
Reagrupar
|
Adicionar
|
Discriminar
|
Justificar
|
Recitar
|
Ajudar
|
Dividir
|
Ler
|
Reconhecer
|
Anotar
|
Dizer
|
Liderar
|
Recordar
|
Apoiar
|
Dizer
|
Listar
|
Repetir
|
Apontar
|
Empregar
|
Marcar
|
Resolver
|
Apontar
|
Empurrar
|
Marchar
|
Reunir
|
Arguir
|
Envolver
|
Medir
|
Saltar
|
Arrolar
|
Escolher
|
Medir
|
Seguir
|
Aumentar
|
Escrever
|
Modificar
|
Selecionar
|
Bater
|
Escutar
|
Mudar
|
Soletrar
|
Calcular
|
Especificar
|
Multiplicar
|
Somar
|
Chutar
|
Esquematizar
|
Nivelar
|
Suar
|
Colar
|
Estabelecer
|
Nomear
|
Sublinhar
|
Colocar
|
Etc
|
Observar
|
Submeter
|
Combinar
|
Evidenciar
|
Obter
|
Subtrair
|
Compartilhar
|
Examinar
|
Ordenar
|
Suportar
|
Completar
|
Examinar
|
Parar
|
Tirar
|
Compor
|
Expor
|
Pesar
|
Tocar
|
Computar
|
Fazer
|
Pintar
|
Tomar
|
Construir
|
Fixar
|
Planejar
|
Traduzir
|
Construir
|
Ganhar
|
Por
|
Transformar
|
Contar
|
Guardar
|
Preencher
|
Trazer
|
Criar
|
Ilustrar
|
Preparar
|
|
Dar
|
Indicar
|
Prestar
|
|
Definir
|
Indicar
|
Produzir
|
|
Demonstrar
|
Investigar
|
Provar
|
VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de
objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:
|
Verbos inadequados para objetivos
imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:
Adquirir
|
Apreciar
|
Desenvolver
|
Saber
|
Aprender
|
Conhecer
|
Entender
|
Sociabilizar
|
Aperfeiçoar
|
Compreender
|
Melhorar
|
Valorizar
|
FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS
OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma
atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo
referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de
avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante
a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los
pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes
de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de
colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Desenvolver o controle da respiração para uma boa
resistência cardio-respiratória.
· Adquirir o hábito da prática da atividade física.
· Desenvolver as qualidades físicas por meio da
prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos
desportos.
· Contribuir para a aquisição e formação de hábitos
higiênicos.
· Aceitar
as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades corporais, estabelecendo relações
equilibradas e construtivas uns com os outros.
· Resolver problemas de ordem corporal em diferentes
contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Realizar as atividades propostas rapidamente sempre
atento nos diferentes comandos do professor;
· Identificar as cores conforme o comando do
professor;
· Agir com rapidez para recuperar a bolinha
correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o jornal, variados movimentos
corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
· Criar diversas formas e tipos de dobradura com o
jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
· Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e
sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
· Demonstrar através dos comandos do professor as
variadas maneiras na situação de equilíbrio
· Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as
regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar atentamente das atividades de agilidade
durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e
depois discriminá-los;
· Executar através de palmas e imitações os exercícios
propostos exigindo a atenção das mesmas.
· Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo
professor;
· Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do
bingo;
· Identificar as peças do dominó para completar o
jogo
· Ouvir e realizar as orientações do professor
conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local mais próximo para a execução da
atividade;
· Participar dos jogos propostos respeitando as
regras.
· Manusear os arcos em diversas formas em diferentes
planos na atividade proposta;
· Executar os exercícios de competição com os arcos
coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
· Desenhar e recortar livremente seguindo as
instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar no local adequado as peças do
quebra-cabeça;
· Identificar as peças do dominó para completar o
jogo
· Relacionar através dos desenhos no chão os
diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
regente;
· Deslocar-se para os limites propostos conforme o
comando do professor.
· Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de
montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples movimento de rebater a peteca
fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes
realizando assim um simples jogo
· Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes
do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
· Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto
as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio
(externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
· Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num
“barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música de acordo com a figura mostrada
com o jornal pelo professor;
· Identificar as peças do dominó para completar o
jogo.
· Realizar os exercícios com os pregadores, palito de
fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo
professor;
· Manter o espírito de competitividade sem que haja
intrigas durante as atividades propostas
· Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma
espalhada sem aglomeração;
· Executar as atividades com a bola atendendo os comandos
propostos pelo professor durante a aula.
· Executar o circuito de maneira satisfatória
passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal do professor para a
mudança das estações no decorrer do circuito.
· Saltar a corda realizando os diferentes tipos de
saltos (apoios);
· Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo
da corda;
· Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a
aula.
· Identificar as respectivas partes do corpo colando
no local indicado;
· Criar movimentos identificando a parte do corpo
citada pelo professor no decorrer da explicitação.
· Pular o elástico diversificando os diversos tipos
de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
· Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos
de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos de saltos durante a realização
dos exercícios.
· Respirar compassadamente observando a respiração do
professor e seus comandos;
· Distinguir as fases da respiração (inspirar e
expirar) conforme a seqüência dos exercícios
COLETÂNEA DE VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS (Para
projetos, planos de aula etc.)
Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou
específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o
ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos
evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para
objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e
social.
VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR
OBJETIVO
Acentuar
|
Contar
|
||
Adicionar
|
Contribuir
|
Generalizar
|
Rebater
|
Agrupar
|
Converter
|
Grafar
|
Receber
|
Analisar
|
Cooperar
|
Grifar
|
Reconhecer
|
Andar
|
Correr
|
Identificar
|
Recortar
|
Anotar
|
Costurar
|
Ilustrar
|
Redigir
|
Aplicar
|
Criticar
|
Indicar
|
Reduzir
|
Apresentar
|
Declamar
|
Interpretar
|
Registrar
|
Arbitrar
|
Decompor
|
Interpretar
|
Relacionar
|
Argumentar
|
Deduzir
|
Inventar
|
Relatar
|
Armar
|
Definir
|
Juntar
|
Repartir
|
Arremessar
|
Demonstrar
|
Justificar
|
|
Assinalar
|
Descobrir
|
Lançar
|
Reproduzir
|
Atirar
|
Descrever
|
Ler
|
Resolver
|
Atribuir
|
Desenhar
|
Listar
|
Responder
|
Calcular
|
Destacar
|
Localizar
|
Responder
|
Cantar
|
Determinar
|
Manipular
|
Resumir
|
Caracterizar
|
Discriminar
|
Marchar
|
Reunir
|
Circundar
|
Discutir
|
Medir
|
Riscar
|
Citar
|
Dividir
|
Modelar
|
Saltar
|
Classificar
|
Dramatizar
|
Montar
|
Saltitar
|
Colaborar
|
Elaborar
|
Multiplicar
|
Separar
|
Colar
|
Encenar
|
Narrar
|
Simplificar
|
Coletar
|
Enlaçar
|
Nomear
|
Sintetizar
|
Colorir
|
Enumerar
|
Operar
|
Solucionar
|
Combinar
|
Esboçar
|
Organizar
|
Sublinhar
|
Comentar
|
Escrever
|
Participar
|
Subtrair
|
Comparar
|
Especificar
|
Pegar
|
Sumariar
|
Competir
|
Esquematizar
|
Pintar
|
Tabular
|
Completar
|
Estabelecer
|
Planejar
|
Tocar
|
Compor
|
Pontuar
|
Tocar
|
|
Compor
|
Executar
|
Preparar
|
Traçar
|
Comunicar-Se
|
Pronunciar
|
Traduzir
|
|
Concluir
|
Exemplificar
|
Propor
|
Transformar
|
Confeccionar
|
Expressar
|
Provar
|
Transformar
|
Construir
|
Extrair
|
Pular
|
Usar
|
Construir
|
Falar
|
Racionalizar
|
Verbalizar
|
Construir
|
Flexionar
|
Reagrupar
|
Verificar
|
VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
Abrandar
|
Aproveitar
|
Desfrutar
|
Memorizar
|
Absorver
|
Capacitar
|
Entender
|
Pensar
|
Acrescentar
|
Carrear
|
Evidenciar
|
Perceber
|
Adaptar
|
Compreender
|
Facilitar
|
Praticar
bem
|
Adquirir
|
Conhecer
|
Familiarizar-se
|
Saber
|
Aperfeiçoar
|
Conscientizar-se
|
Fixar
|
Sociabilizar
|
Apreciar
|
Cooperar
|
Jogar
bem
|
Ter
idéia de
|
Aprender
melhor
|
Depreender
|
Melhorar
|
Ter
inclinação para
|
Aprimorar
|
Desenvolver
|
VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
Abaixar-Se
|
Definir
|
Ilustrar
|
Puxar
|
Abrir
|
Deitar-Se
|
Imitar
|
Quadrupedear
|
Acabar
|
Demonstrar
|
Imitar
|
Qualificar
|
Acampar
|
Derrubar
|
Impulsionar
|
Questionar
|
Acompanhar
|
Derrubar
|
Impulsionar
|
Quicar
|
Adicionar
|
Descrever
|
Inclinar
|
Rastejar
|
Adicionar
|
Descrever
|
Inclinar
|
Reagrupar
|
Agachar-se
|
Deslizar
|
Inclinar-se
|
|
Agarrar
|
Deslizar
|
Inclinar-se
|
Recitar
|
Agarrar
|
Deslocar-se
|
Indicar
|
Reconhecer
|
Agarrar-se
|
Deslocar-se
|
Iniciar
|
Redigir
|
Ajoelhar
|
Desobrigar-se
|
Inspirar
|
Reformular
|
Ajoelhar
|
Diferenciar
|
Integrar
|
Relacionar
|
Ajudar
|
Dirigir
|
Intercalar
|
Relaxar
|
Alternar
|
Discutir
|
Interpretar
|
Remar
|
Analisar
|
Distinguir
|
Investigar
|
Repetir
|
Anotar
|
Dividir
|
Ir
|
Resolver
|
Apalpar
|
Dizer
|
Jogar
|
Responder
|
Aplicar
|
Dobrar
|
Julgar
|
Rever
|
Apoiar
|
Dramatizar
|
Juntar
|
Revezar
|
Apontar
|
Driblar
|
Justificar
|
|
Apresentar-se
|
Elevar-se
|
Lançar
|
Rolar
|
Argüir
|
Empregar
|
Lançar-se
|
Sacar
|
Arquear-se
|
Empurrar
|
Ler
|
Saltar
|
Arrastar-se
|
Encestar
|
Liderar
|
Seguir
|
Arrolar
|
Encolher
|
Listar
|
|
Atar
|
Encolher-se
|
Localizar
|
Selecionar
|
Aumentar
|
Engatar
|
Manipular
|
Separar
|
Automatizar
|
Engatinhar
|
Marcar
|
Seriar
|
Autorizar
|
Enumerar
|
Marchar
|
Serpentear
|
Balançar
|
Equilibrar-se
|
Medir
|
Sintetizar
|
Bater
|
Escorregar
|
Mergulhar
|
Soletrar
|
Bloquear
|
Escrever
|
Modificar
|
Solucionar
|
Boiar
|
Escutar
|
Mover
|
Subdividir
|
Bola
|
Esgueirar-se
|
Movimentar-se
|
Subir
|
Cabecear
|
Especificar
|
Mudar
|
Sublinhar
|
Cair
|
Esquematizar
|
Multiplicar
|
Submeter
|
Cantar
|
Estender
|
Nadar
|
Subtrair
|
Chutar
|
Esticar
|
Nivelar
|
Sugerir
|
Citar
|
Esticar-se
|
Nomear
|
Suportar
|
Classificar
|
Examinar
|
Numerar
|
Suspender-se
|
Colar
|
Executar
|
Obedecer
|
Sustentar
|
Colocar
|
Expirar
|
Observar
|
Tirar
|
Colorir
|
Explanar
|
Obter
|
Tocar
|
Combinar
|
Explicar
|
Olhar
|
Tomar
|
Compara
|
Explorar
|
Ordenar
|
Trabalhar
|
Compartilhar
|
Expor
|
Organizar
|
Tracionar
|
Competir
|
Expor
|
Ouvir
|
Traduzir
|
Completar
|
Expressar
|
Parar
|
Transformar
|
Compor
|
Falar
|
Passear
|
Transpor
|
Computar
|
Fazer
|
Pedalar
|
Trazer
|
Concluir
|
Fechar
|
Percorrer
|
Trepar
|
Conduzir
Uma
|
Flexionar
|
Pesar
|
Unir
|
Construir
|
Flutuar
|
Pesquisar
|
Unir
|
Contar
|
Formar
|
Pintar
|
Usar
|
Contrastar
|
Frear
|
Planejar
|
Usar
|
Converter
|
Galopar
|
Pôr
|
Utilizar
|
Correr
|
Ganhar
|
Predizer
|
Utilizar
|
Cortar
|
Generalizar
|
Prender
|
Valsar
|
Criar
|
Girar
|
Preparar
|
Valsar
|
Curvar
|
Golpear
|
Prestar
|
Verificar
|
Dar
|
Grifar
|
Produzir
|
Ziguezaguear
|
Defender
|
Guardar
|
Pular
|
|
Identificar
|
Puxar
|
VERBOS ADEQUADOS PARA
OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:
DOMINIO PSICOMOTOR
|
DOMINIO COGNITIVO
|
DOMINIO SOCIAL
|
DOMINIO AFETIVO
|
Automatizar
|
Analisar
|
Aceitar
|
Agir
com
|
Colocar
|
Apontar
|
Ajudar
|
Desempenhar
com
|
Correr
|
Aplicar
|
Aplaudir
|
|
Cortar
|
Avaliar
|
Compartilhar
|
Demonstrar
|
Demonstrar
|
Citar
|
Competir
|
|
Deslocar-se
|
Combinar
|
Comunicar-se
|
|
Desempenhar
|
Comparar
|
Cooperar
|
|
Dramatizar
|
Classificar
|
Contribuir
|
|
Driblar
|
Criar
|
Convidar
|
|
Equilibrar-se
|
Distinguir
|
Discutir
|
|
Explorar
|
Definir
|
Elogiar
|
|
Jogar
|
Dizer
|
Escolher
|
|
Quicar
|
Explicar
|
Interagir
|
|
Realizar
|
Explorar
|
Permitir
|
|
Percorrer
|
Enumerar
|
Participar
|
|
Saltar
|
Indicar
|
Saudar
|
|
Selecionar
|
|||
Ordenar
|
|||
Revisar
|
|||
Identificar
|
|||
Compor
|
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS
0
01. GERAIS - COGNITIVOS:
Administrar
|
Aprimorar
|
Delegar
|
Fazer
|
Recitar
|
Afirmar
|
Avaliar
|
Demonstrar
|
Formular
|
Resolver
|
Analisar
|
Calcular
|
Distinguir
|
Identificar
|
Saber
|
Aprender
|
Compreender
|
Entender
|
Integrar
|
Transferir
|
Aplicar
|
Constar
|
Enumerar
|
Interpretar
|
|
Apreciar
|
Construir
|
Escrever
|
Propor
|
02. GERAIS - AFETIVOS
Aceitar
|
Cooperar
|
Gostar
|
Oferecer
|
Acompanhar
|
Demonstrar
|
Manter
|
Participar
|
Apreciar
|
Elaborar
|
Mostrar
|
Reconhecer
|
Completar
|
Escutar
|
Obedecer
|
Ter
|
03. GERAIS - PSICOMOTORES
Coser
|
Desenhar
|
Executar
|
Operar
|
Criar
|
Escrever
|
Montar
|
Reparar
|
Demonstrar
|
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS GERAIS:
1. DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar
|
Avaliar
|
Construir
|
Identificar
|
Resolver
|
Aprender
|
Compreender
|
Entender
|
Interpretar
|
Sintetizar
|
Aplicar
|
Conhecer
|
Formular
|
Propor
|
Transferir
|
2. DOMINIO AFETIVO:
Aceitar
|
Apreciar
|
Demonstrar
|
Gostar
|
Valorizar
|
Conscientizar
|
3. DOMINIO SOCIAL:
Aceitar
|
Cooperar
|
Demonstrar
|
Gostar
|
Participar
|
4. DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir
|
Aperfeiçoar
|
Desenvolver
|
Demonstrar
|
OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS
GERAIS
Acreditar
|
Colaborar
|
Crer
|
Entender
|
Adquirir
|
Compreender
|
Desenvolver
|
Julgar
|
Aperfeiçoar
|
Conhecer
|
Disputar
|
Saber
|
Aprender
melhor
|
Cooperar
|
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:
Aplicar
|
Converter
|
Esboçar
|
Justificar
|
Relacionar
|
Autorizar
|
Criar
|
Escrever
|
Listar
|
Relatar
|
Avaliar
|
Criticar
|
Especificar
|
Manipular
|
Reproduzir
|
Calcular
|
Defender
|
Exemplificar
|
Modificar
|
Resolver
|
Categorizar
|
Definir
|
Explicar
|
Mostrar
|
Resumir
|
Citar
|
Demonstrar
|
Expressar-se
|
Obter
|
Reorganizar
|
Classificar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Operar
|
Rever
|
Combinar
|
Diferenciar
|
Identificar
|
Organizar
|
Selecionar
|
Compilar
|
Discriminar
|
Ilustrar
|
Preparar
|
Separar
|
Comparar
|
Distinguir
|
Indicar
|
Prover
|
Se
capaz
|
Compor
|
Dizer
|
Inferir
|
Produzir
|
Subdividir
|
Concluir
|
Enumerar
|
Interferir
|
Reconstruir
|
Sublimar
|
Confirmar
|
Enunciar
|
Interpretar
|
Redigir
|
Sumarizar
|
Contrastar
|
Escolher
|
Inventar
|
Reescrever
|
Utilizar
|
02. ESPECIFICOS – AFETIVOS
Aderir
|
Dar
|
Felicitar
|
Mostrar
|
Repartir
|
Ajudar
|
Defender
|
Formar
|
Nomear
|
Replicar
|
Alistar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Ordenar
|
Resolver
|
Alterar
|
Diferenciar
|
Identificar
|
Organizar
|
Responder
|
Apresentar
|
Discriminar
|
Iniciar
|
Perguntar
|
Rever
|
Arranjar
|
Discutir
|
Influenciar
|
Praticar
|
Salientar
|
Assistir
|
Dizer
|
Integrar
|
Preparar
|
Seguir
|
Atuar
|
Enumerar
|
Justificar
|
Propor
|
Selecionar
|
Combinar
|
Escolher
|
Ler
|
Qualificar
|
Sintetizar
|
Comparar
|
Escrever
|
Localizar
|
Realizar
|
Trabalhar
|
Completar
|
Executar
|
Manter
|
Recitar
|
Usar
|
Conformar-se
|
Estudar
|
Militar
|
Relacionar
|
Verificar
|
Convidar
|
Explicar
|
Modificar
|
Relatar
|
03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES
Afiar
|
Criar
|
Fixar
|
Martelar
|
Redigir
|
Aquecer
|
Desligar
|
Furar
|
Misturar
|
Seguir
|
Calibrar
|
Edificar
|
Juntar
|
Ouvir
|
Segurar
|
Colocar
|
Emendar
|
Ligar
|
Pesar
|
Serrar
|
Compor
|
Enroscar
|
Limpar
|
Prender
|
Usar
|
Consertar
|
Expressar-se
|
Manipular
|
Pintar
|
Utilizar
|
Construir
|
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR
OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS
1.Domínio Cognitivo:
Aplicar
|
Confirmar
|
Enumerar
|
Inferir
|
Reescrever
|
Avaliar
|
Contrastar
|
Enunciar
|
Interpretar
|
Relacionar
|
Calcular
|
Converter
|
Escrever
|
Inventar
|
Relatar
|
Categorizar
|
Criar
|
Especificar
|
Justificar
|
Reproduzir
|
Citar
|
Criticar
|
Exemplificar
|
Listar
|
Resolver
|
Classificar
|
Defender
|
Explicar
|
Modificar
|
Resumir
|
Combinar
|
Definir
|
Expressar
|
Organizar
|
Reorganizar
|
Compilar
|
Descrever
|
Generalizar
|
Preparar
|
Selecionar
|
Comparar
|
Diferenciar
|
Identificador
|
Produzir
|
Separar
|
Compor
|
Discriminar
|
Ilustrar
|
Reconstruir
|
Subdividir
|
concluir
|
distinguir
|
Indicar
|
Redigir
|
Utilizar
|
2. Domínio Afetivo:
Assumir
|
Alterar
|
Escolher
|
Manter
|
Organizar
|
Atuar
|
Conformar-se
|
Formar
|
Modificar
|
Responder
|
apresentar
|
Defender
|
Reconhecer
|
mostrar
|
Seguir
|
demonstrar
|
Prestar
atenção
|
Trabalhar
|
3. Domínio Social:
Aderir
|
Convidar
|
Formar
|
Mostrar
|
Seguir
|
Ajudar
|
Dar
|
Influenciar
|
Relacionar-se
|
|
Aplaudir
|
Escolher
|
Integrar
|
Repartir
|
Trabalhar
|
Assumir
|
felicitar
|
manter
|
responder
|
|
atuar
|
4.Domínio Psicomotor:
Colocar
|
Executar
|
Juntar
|
Prender
|
Realizar
|
Demonstrar
|
Fixar
|
Ligar
|
Segurar
|
Usar
|
efetuar
|
iniciar
|
manipular
|
trabalhar
|
utilizar
|
VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Contribuir
|
Especificar
|
Manipular
|
OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
Abrir
|
Descrever
|
Ir
|
Puxar
|
Acabar
|
Desenhar
|
Jogar
|
Questionar
|
Achar
|
Dirigir
|
Juntar
|
Reagrupar
|
Adicionar
|
Discriminar
|
Justificar
|
Recitar
|
Ajudar
|
Dividir
|
Ler
|
Reconhecer
|
Anotar
|
Dizer
|
Liderar
|
Recordar
|
Apoiar
|
Dizer
|
Listar
|
Repetir
|
Apontar
|
Empregar
|
Marcar
|
Resolver
|
Apontar
|
Empurrar
|
Marchar
|
Reunir
|
Arguir
|
Envolver
|
Medir
|
Saltar
|
Arrolar
|
Escolher
|
Medir
|
Seguir
|
Aumentar
|
Escrever
|
Modificar
|
Selecionar
|
Bater
|
Escutar
|
Mudar
|
Soletrar
|
Calcular
|
Especificar
|
Multiplicar
|
Somar
|
Chutar
|
Esquematizar
|
Nivelar
|
Suar
|
Colar
|
Estabelecer
|
Nomear
|
Sublinhar
|
Colocar
|
Etc
|
Observar
|
Submeter
|
Combinar
|
Evidenciar
|
Obter
|
Subtrair
|
Compartilhar
|
Examinar
|
Ordenar
|
Suportar
|
Completar
|
Examinar
|
Parar
|
Tirar
|
Compor
|
Expor
|
Pesar
|
Tocar
|
Computar
|
Fazer
|
Pintar
|
Tomar
|
Construir
|
Fixar
|
Planejar
|
Traduzir
|
Construir
|
Ganhar
|
Por
|
Transformar
|
Contar
|
Guardar
|
Preencher
|
Trazer
|
Criar
|
Ilustrar
|
Preparar
|
|
Dar
|
Indicar
|
Prestar
|
|
Definir
|
Indicar
|
Produzir
|
|
Demonstrar
|
Investigar
|
Provar
|
VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de
objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:
|
Verbos inadequados para objetivos
imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:
Adquirir
|
Apreciar
|
Desenvolver
|
Saber
|
Aprender
|
Conhecer
|
Entender
|
Sociabilizar
|
Aperfeiçoar
|
Compreender
|
Melhorar
|
Valorizar
|
FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS
OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma
atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo
referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de
avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante
a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los
pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes
de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de
colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Desenvolver o controle da respiração para uma boa
resistência cardio-respiratória.
· Adquirir o hábito da prática da atividade física.
· Desenvolver as qualidades físicas por meio da
prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos
desportos.
· Contribuir para a aquisição e formação de hábitos
higiênicos.
· Aceitar
as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades corporais, estabelecendo relações
equilibradas e construtivas uns com os outros.
· Resolver problemas de ordem corporal em diferentes
contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Realizar as atividades propostas rapidamente sempre
atento nos diferentes comandos do professor;
· Identificar as cores conforme o comando do
professor;
· Agir com rapidez para recuperar a bolinha
correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o jornal, variados movimentos
corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
· Criar diversas formas e tipos de dobradura com o
jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
· Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e
sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
· Demonstrar através dos comandos do professor as
variadas maneiras na situação de equilíbrio
· Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as
regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar atentamente das atividades de agilidade
durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e
depois discriminá-los;
· Executar através de palmas e imitações os exercícios
propostos exigindo a atenção das mesmas.
· Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo
professor;
· Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do
bingo;
· Identificar as peças do dominó para completar o
jogo
· Ouvir e realizar as orientações do professor
conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local mais próximo para a execução da
atividade;
· Participar dos jogos propostos respeitando as
regras.
· Manusear os arcos em diversas formas em diferentes
planos na atividade proposta;
· Executar os exercícios de competição com os arcos
coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
· Desenhar e recortar livremente seguindo as
instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar no local adequado as peças do
quebra-cabeça;
· Identificar as peças do dominó para completar o
jogo
· Relacionar através dos desenhos no chão os
diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
regente;
· Deslocar-se para os limites propostos conforme o
comando do professor.
· Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de
montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples movimento de rebater a peteca
fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes
realizando assim um simples jogo
· Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes
do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
· Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto
as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio
(externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
· Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num
“barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música de acordo com a figura mostrada
com o jornal pelo professor;
· Identificar as peças do dominó para completar o
jogo.
· Realizar os exercícios com os pregadores, palito de
fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo
professor;
· Manter o espírito de competitividade sem que haja
intrigas durante as atividades propostas
· Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma
espalhada sem aglomeração;
· Executar as atividades com a bola atendendo os comandos
propostos pelo professor durante a aula.
· Executar o circuito de maneira satisfatória
passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal do professor para a
mudança das estações no decorrer do circuito.
· Saltar a corda realizando os diferentes tipos de
saltos (apoios);
· Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo
da corda;
· Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a
aula.
· Identificar as respectivas partes do corpo colando
no local indicado;
· Criar movimentos identificando a parte do corpo
citada pelo professor no decorrer da explicitação.
· Pular o elástico diversificando os diversos tipos
de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
· Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos
de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos de saltos durante a realização
dos exercícios.
· Respirar compassadamente observando a respiração do
professor e seus comandos;
· Distinguir as fases da respiração (inspirar e
expirar) conforme a seqüência dos exercícios
Nenhum comentário:
Postar um comentário