Nas
minhas "andanças" pela Net a procura de sugestões inovadoras, encontrei
essa dica para gestão de sala de aula que achei muito interessante,
estou ansiosa para testá-la
A ideia é de fazer O Super Herói Secreto que funciona assim: você
coloca o nome de cada aluno em um palito de picolé e colocá-os em um
recipiente. Utilize algum recipiente (vazio com tampa, e que caiba os
palitos) de produtos que você tem em casa e pinte-o de azul. Se preferir pinte os palitos de picolé metade azul / metade vermelha. Todos os dias você sorteia um palito com o nome de um aluno sem dizer a ninguém quem é o super-herói do dia. Diga: -eu estou observando o meu Super Herói Secreto hoje! No
final do dia, se o super-herói secreto tem seguido as regras e tem
feito seu trabalho com empenho ele receberá uma recompensa. Se ele não demonstrou bom comportamento dizer à classe que o super-herói secreto precisa se esforçar mais. Se
ele não recebeu a recompensa no final do dia, nada é dito ao estudante e
as crianças, pois elas saberão que deverão tentar mais no dia seguinte. Desta forma, você não está reforçando o comportamento individual. Quanto recompensas podem ser materiais escolares, tesoura, lápis de cor, livros. Pretendo testar o tema para ver como ele funciona na sala de aula, mas com certeza é legal na teoria!
Fonte: http://teachersland.com/
Nas
minhas "andanças" pela Net a procura de sugestões inovadoras, encontrei
essa dica para gestão de sala de aula que achei muito interessante,
estou ansiosa para testá-la
A ideia é de fazer O Super Herói Secreto que funciona assim: você
coloca o nome de cada aluno em um palito de picolé e colocá-os em um
recipiente. Utilize algum recipiente (vazio com tampa, e que caiba os
palitos) de produtos que você tem em casa e pinte-o de azul. Se preferir pinte os palitos de picolé metade azul / metade vermelha. Todos os dias você sorteia um palito com o nome de um aluno sem dizer a ninguém quem é o super-herói do dia. Diga: -eu estou observando o meu Super Herói Secreto hoje! No
final do dia, se o super-herói secreto tem seguido as regras e tem
feito seu trabalho com empenho ele receberá uma recompensa. Se ele não demonstrou bom comportamento dizer à classe que o super-herói secreto precisa se esforçar mais. Se
ele não recebeu a recompensa no final do dia, nada é dito ao estudante e
as crianças, pois elas saberão que deverão tentar mais no dia seguinte. Desta forma, você não está reforçando o comportamento individual. Quanto recompensas podem ser materiais escolares, tesoura, lápis de cor, livros. Pretendo testar o tema para ver como ele funciona na sala de aula, mas com certeza é legal na teoria!
Fonte: http://teachersland.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário