A mordida é comum entre crianças de um a três anos
e se estabelece como uma forma de comunicação. Mas, para compreender
como isso se dá, é preciso pensar no bebê assim que nasce, tendo como
única ferramenta disponível o choro.
Mordida |
Com
o tempo, a criança vai ganhando autonomia e passa a sustentar a própria
cabeça, a sentar e engatinhar. Por outro lado, quem cuida do bebê
também adquire mais recursos para compreender suas necessidades.
Quando está um pouco
maior, a criança percebe que seu cuidador não adivinha o que ela sente,
portanto ela precisa de ferramentas para se comunicar. Desse modo, o
pequeno passa a explorar o próprio corpo, começando pela boca, tão usada
para a sucção e para conhecer e experimentar o mundo.
Antes de servir para
comunicar algo, a mordida é empregada nesse período de pesquisas, de
estabelecimento de comunicação entre a criança e o outro. É comum,
inclusive, que a criança que já entende que não pode morder espere o
adulto se afastar para morder um amigo mais uma vez. Ela tenta
compreender quais são os limites, o que acontece se morde o outro.
No entanto, como o
artigo aponta, é preciso entender o contexto, porque muitas vezes o
pequeno dá a mordida como forma de demonstração de carinho ou em disputa
por um brinquedo.
Tags: Mordidas, Crianças, Crianças que Mordem, Artigos Educacionais, Dicas, Dicas para Educadores, Dicas para os País;
Com Informações: Ninguém Cresce Sozinho
A mordida é comum entre crianças de um a três anos
e se estabelece como uma forma de comunicação. Mas, para compreender
como isso se dá, é preciso pensar no bebê assim que nasce, tendo como
única ferramenta disponível o choro.
Mordida |
Com
o tempo, a criança vai ganhando autonomia e passa a sustentar a própria
cabeça, a sentar e engatinhar. Por outro lado, quem cuida do bebê
também adquire mais recursos para compreender suas necessidades.
Quando está um pouco
maior, a criança percebe que seu cuidador não adivinha o que ela sente,
portanto ela precisa de ferramentas para se comunicar. Desse modo, o
pequeno passa a explorar o próprio corpo, começando pela boca, tão usada
para a sucção e para conhecer e experimentar o mundo.
Antes de servir para
comunicar algo, a mordida é empregada nesse período de pesquisas, de
estabelecimento de comunicação entre a criança e o outro. É comum,
inclusive, que a criança que já entende que não pode morder espere o
adulto se afastar para morder um amigo mais uma vez. Ela tenta
compreender quais são os limites, o que acontece se morde o outro.
No entanto, como o
artigo aponta, é preciso entender o contexto, porque muitas vezes o
pequeno dá a mordida como forma de demonstração de carinho ou em disputa
por um brinquedo.
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Com Informações: Ninguém Cresce Sozinho
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