MALETA DA LEITURA
A Maleta da Leitura pode ser abordada como projeto ou como atividade
permanente na sala de aula, tratando-se de uma prática extremamente
significativa no processo de alfabetização e letramento.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da
imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além
disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios
culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as
histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio
do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua
participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se
que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática –
e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivos:
- Proporcionar situações de leitura compartilhada para que desenvolvam a oralidade e saibam expressar-se perante o grupo.
- Interagir com o universo escrito e seus portadores textuais para que possam possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
- Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de
registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa,
permanecendo com esta por uma semana.
O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um
registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos,
montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o
livro que leu e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma
teatral, se o aluno quiser.
É possível também realizar o registro da leitura através de Fichas de Leitura enviadas junto à maleta.
ALGUNS MODELOS DE MALETA DA LEITURA
Podem ser confeccionadas com EVA, tecido, TNT, caixas de papelão, pastas
prontas. Basta usar a criatividade e enfeitá-las com capricho.
Fontes das imagens:
http://bookcrossingdeblumenauoficial.blogspot.com.br/2010/09/mediacao-da-leitura-e-pesquisa_03.html
http://bruniarteva.blogspot.com.br/2012/01/maleta-de-leitura.html
http://mundinhodaeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/08/maleta-da-leitura.html
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/maleta-de-historias.html
Outra sugestão para a Maleta da Leitura, envolve reconto de histórias com fantoches:
Com o objetivo de incentivar a leitura, a “maleta da leitura”,
conhecida por muitos, em que o aluno a leva para casa contendo um livro
para lerem, poderá conter também personagens de um Clássico ou Fábula
Infantil.
A cada dia um aluno leva a maleta para casa e ele próprio conta para sua família a história contida na maleta.
Esses mesmos personagens poderão ser utilizados em sala de aula para realizar a Hora do Conto com as crianças.
Procedimento:
1. Estenda o tapete de história (TNT) no chão e peça para todos se sentarem ao redor dele.
2. Conforme a contação da história, coloque os personagem nela. Ex.: Era uma vez, em uma floresta ...
Na floresta existe o quê? Árvores. Então, coloque-as sobre o tapete. Coloque matinhos – em E.V.A. – sobre o tapete.
3. Para que esse momento se torne mágico, o professor deverá se envolver e fazer novas descobertas em conjuntos com os alunos.
4. Em um pedaço de tecido, os alunos viajarão pelo mundo da imaginação ouvindo a história contada pela professora.
Dicas importantes na Hora do Conto:
- As crianças devem estar devidamente acomodadas;
- Utilizar técnicas de código do silêncio;
- Antes de começar a história, você pode aguçar o interesse e a curiosidade da criança;
- Sentir, ou melhor, viver a história. A história deve despertar a sensibilidade de quem conta;
- Narrar com naturalidade e com clareza, vivenciar o que está sendo narrado;
- Conhecer a história, o contador tem que estar seguro, isto é, tem que conhecer o texto;
- Dominar o interesse do público. Buscar formas para que o ouvinte permaneça concentrado na história;
- Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte tiver dúvidas, ele perguntará;
- Cuidado com a postura e os vícios da linguagem (Né?; Aí, sabe?; Então?);
- Quando for utilizar um material ilustrativo ou outro acessório, é importante saber a sequência correta dos acontecimentos;
- Se der branco, continue. Não faça caretas, use a criatividade e improvise;
- Não se esqueça de olhar para todos, passe a emoção por meio do olhar;
- Evitar descrições longas;
- Se a história for lida, a narrativa deve ser tão animada como se fosse contada;
- Chegar ao desfecho sem apontar a moral da história;
- Não obrigue a criança a ouvir a história que ela não quer;
- Cuidado! Ao adaptar uma história, não modifique a estrutura essencial.
Adaptado de: Revista Guia para Professores de Educação Infantil
MALETA DA LEITURA
A Maleta da Leitura pode ser abordada como projeto ou como atividade
permanente na sala de aula, tratando-se de uma prática extremamente
significativa no processo de alfabetização e letramento.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da
imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além
disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios
culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as
histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio
do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua
participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se
que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática –
e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivos:
- Proporcionar situações de leitura compartilhada para que desenvolvam a oralidade e saibam expressar-se perante o grupo.
- Interagir com o universo escrito e seus portadores textuais para que possam possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
- Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de
registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa,
permanecendo com esta por uma semana.
O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um
registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos,
montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o
livro que leu e o seu registro. Também poderá ser apresentado na forma
teatral, se o aluno quiser.
É possível também realizar o registro da leitura através de Fichas de Leitura enviadas junto à maleta.
ALGUNS MODELOS DE MALETA DA LEITURA
Podem ser confeccionadas com EVA, tecido, TNT, caixas de papelão, pastas
prontas. Basta usar a criatividade e enfeitá-las com capricho.
Fontes das imagens:
http://bookcrossingdeblumenauoficial.blogspot.com.br/2010/09/mediacao-da-leitura-e-pesquisa_03.html
http://bruniarteva.blogspot.com.br/2012/01/maleta-de-leitura.html
http://mundinhodaeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/08/maleta-da-leitura.html
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/01/maleta-de-historias.html
Outra sugestão para a Maleta da Leitura, envolve reconto de histórias com fantoches:
Com o objetivo de incentivar a leitura, a “maleta da leitura”,
conhecida por muitos, em que o aluno a leva para casa contendo um livro
para lerem, poderá conter também personagens de um Clássico ou Fábula
Infantil.
A cada dia um aluno leva a maleta para casa e ele próprio conta para sua família a história contida na maleta.
Esses mesmos personagens poderão ser utilizados em sala de aula para realizar a Hora do Conto com as crianças.
Procedimento:
1. Estenda o tapete de história (TNT) no chão e peça para todos se sentarem ao redor dele.
2. Conforme a contação da história, coloque os personagem nela. Ex.: Era uma vez, em uma floresta ...
Na floresta existe o quê? Árvores. Então, coloque-as sobre o tapete. Coloque matinhos – em E.V.A. – sobre o tapete.
3. Para que esse momento se torne mágico, o professor deverá se envolver e fazer novas descobertas em conjuntos com os alunos.
4. Em um pedaço de tecido, os alunos viajarão pelo mundo da imaginação ouvindo a história contada pela professora.
Dicas importantes na Hora do Conto:
- As crianças devem estar devidamente acomodadas;
- Utilizar técnicas de código do silêncio;
- Antes de começar a história, você pode aguçar o interesse e a curiosidade da criança;
- Sentir, ou melhor, viver a história. A história deve despertar a sensibilidade de quem conta;
- Narrar com naturalidade e com clareza, vivenciar o que está sendo narrado;
- Conhecer a história, o contador tem que estar seguro, isto é, tem que conhecer o texto;
- Dominar o interesse do público. Buscar formas para que o ouvinte permaneça concentrado na história;
- Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte tiver dúvidas, ele perguntará;
- Cuidado com a postura e os vícios da linguagem (Né?; Aí, sabe?; Então?);
- Quando for utilizar um material ilustrativo ou outro acessório, é importante saber a sequência correta dos acontecimentos;
- Se der branco, continue. Não faça caretas, use a criatividade e improvise;
- Não se esqueça de olhar para todos, passe a emoção por meio do olhar;
- Evitar descrições longas;
- Se a história for lida, a narrativa deve ser tão animada como se fosse contada;
- Chegar ao desfecho sem apontar a moral da história;
- Não obrigue a criança a ouvir a história que ela não quer;
- Cuidado! Ao adaptar uma história, não modifique a estrutura essencial.
Adaptado de: Revista Guia para Professores de Educação Infantil
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