PLANO DE AULA SOBRE TRÂNSITO
Objetivos:
- Despertar para a necessidade do cumprimento de regras no trânsito a partir de um texto informativo.
- Conhecer o funcionamento dos semáforos a partir de atividades práticas.
- Atentar para as responsabilidades de pedestres e motoristas a partir de textos de instrução.
Momento 1
1. Leitura do texto informativo pelos alunos:
3. Em seguida, as duplas apresentarão as discussões para toda a classe.
(Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-cuidados-no-transito.html)
Recursos Complementares:
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27521
Problema de trânsito não é de hoje
Faz tempo. Desde que numa cidade os carros aumentam, problemas de
trânsito começam. Os carros não podem andar como querem, para cima e
para baixo, sem ordem - acabam acontecendo batidas. Além disso, há os
pedestres, que também precisam circular pelas ruas e não podem ser
atropelados.
Os sinais apareceram em Londres (Inglaterra) em 1870. Nessa época, lá,
já havia muitos veículos (carruagens). Os sinais foram inventados nas
cores usadas ainda hoje: VERDE, AMARELO e VERMELHO.
(Texto retirado do blog "Vivendo com Arte", produzido pela Vilma- site: http://vida-vivendocomarte.blogspot.com/2010/09/textos-informativos-sobre-o-transito.html)
2. Após uma leitura em duplas, o professor pedirá para que os alunos,
nas duplas, discutam oralmente as seguintes questões: (As perguntas
serão anotadas no quadro para que os estudantes sigam o roteiro)
- Vocês acham que há problemas no trânsito? Quais?
- Segundo o texto esses problemas são atuais?
- Quando começaram os problemas?
- Quais os problemas apontados pela autora?
- Por que foram inventados os sinais?
- Quando e onde foram inventados os sinais?
- Em sua opinião, qual o objetivo da autora ao escrever esse pequeno texto?
- Vocês acham que atualmente os motoristas e os pedestres respeitam os sinais de trânsito? Por quê?
3. Em seguida, as duplas apresentarão as discussões para toda a classe.
Momento 2
1 - Ainda em duplas, os alunos observarão a imagem abaixo, verificando
quais os erros dos pedestres e dos motoristas no trânsito. Os erros
serão marcados na figura e registrados, por escrito, no caderno de aula.
2 - Atividade de descoberta de palavras relacionadas a trânsito:
3 - Leitura do texto:
4 - Pintura da figura de acordo com o modelo de um semáforo:
Momento 3
O professor lerá o seguinte texto para os alunos:
CUIDADOS NO TRÂNSITO
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar. Para
evitar esses acidentes temos que respeitar as leis de trânsito porque
elas foram feitas para auxiliar a todos. Por isso é importante prestar
bastante atenção nas dicas e cuidados no trânsito:
Preste muita atenção porque existem motoristas mal educados. Olhe para
os dois lados quando for atravessar e espere os veículos pararem.
Atravesse sempre na faixa de pedestres ou nas passarelas. Elas foram feitas para te ajudar.
Se a rua não tiver faixa nem semáforo atravesse em lugar reto e sem curvas para poder enxergar os carros.
- Ande na calçada. - Se não tiver calçada ande próximo ao muro da direção contrária dos veículos.
- Não corra ao atravessar a rua.
- Não coloque a cabeça ou braços para fora da janela e nem fique em pé
dentro do carro ou ônibus porque isso pode provocar acidentes.
- Se houver policiais ou agentes municipais de trânsito siga as suas orientações ou peça alguma instrução se tiver dúvidas.
- Se você vai para escola de ônibus, espere-o parar para poder entrar e sair.
- Evite brincadeiras que possam distrair o motorista.
- Use sempre cinto de segurança e ajude seus pais lembrando que todos devem usar o cinto de segurança.
- Se você tem menos de 10 anos, só pode sentar no banco de trás.
- Se for dar um passeio com seu animal cuide bem dele. Use a coleira para que ele não ande na direção dos carros.
- As crianças não podem brincar, andar de patins, skate ou bicicleta no
meio das ruas e próximo aos automóveis. Todos devem fazer essas
atividades no parque, clube, praça, jardim, quintal, campo ou na escola.
- Se a bola cair na rua não corra para buscá-la. Peça isso para adulto ou olhe se está vindo um carro antes de ir buscá-la.
- Menores de 18 anos não podem dirigir veículos ciclomotores.
Para ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do trânsito, devemos
seguir essas dicas e ensiná-las para todos. Afinal, um trânsito seguro
depende de todos nós!
Em seguida, dividirá a turma em grupos e entregará aleatoriamente um
conselho lido acima para cada grupo. Para tanto, o professor reproduzirá
as dicas em tiras de papel e as entregará para as equipes.
As equipes comentarão o conselho e o ilustrarão em uma folha de ofício, elaborando uma legenda escrita para a imagem.
Ao final será montada uma exposição dos desenhos.
Exemplo: Na dica: Não corra para atravessar a rua, os alunos poderão
ilustrar uma pessoa atravessando na faixa de segurança e escrever abaixo
do desenho a própria dica ou inventar uma legenda adequada como:
cuidado ao atravessar.
(Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-cuidados-no-transito.html)
Recursos Complementares:
O professor poderá apresentar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=MTZqgpogYDY
Avaliação: O professor avaliará se os alunos compreenderam a importância
de seguir normas no trânsito e o mecanismo de sinalização, através das
atividades em grupos sugeridas.PLANO DE AULA SOBRE TRÂNSITO
Objetivos:
- Despertar para a necessidade do cumprimento de regras no trânsito a partir de um texto informativo.
- Conhecer o funcionamento dos semáforos a partir de atividades práticas.
- Atentar para as responsabilidades de pedestres e motoristas a partir de textos de instrução.
Momento 1
1. Leitura do texto informativo pelos alunos:
3. Em seguida, as duplas apresentarão as discussões para toda a classe.
(Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-cuidados-no-transito.html)
Recursos Complementares:
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27521
Problema de trânsito não é de hoje
Faz tempo. Desde que numa cidade os carros aumentam, problemas de
trânsito começam. Os carros não podem andar como querem, para cima e
para baixo, sem ordem - acabam acontecendo batidas. Além disso, há os
pedestres, que também precisam circular pelas ruas e não podem ser
atropelados.
Os sinais apareceram em Londres (Inglaterra) em 1870. Nessa época, lá,
já havia muitos veículos (carruagens). Os sinais foram inventados nas
cores usadas ainda hoje: VERDE, AMARELO e VERMELHO.
(Texto retirado do blog "Vivendo com Arte", produzido pela Vilma- site: http://vida-vivendocomarte.blogspot.com/2010/09/textos-informativos-sobre-o-transito.html)
2. Após uma leitura em duplas, o professor pedirá para que os alunos,
nas duplas, discutam oralmente as seguintes questões: (As perguntas
serão anotadas no quadro para que os estudantes sigam o roteiro)
- Vocês acham que há problemas no trânsito? Quais?
- Segundo o texto esses problemas são atuais?
- Quando começaram os problemas?
- Quais os problemas apontados pela autora?
- Por que foram inventados os sinais?
- Quando e onde foram inventados os sinais?
- Em sua opinião, qual o objetivo da autora ao escrever esse pequeno texto?
- Vocês acham que atualmente os motoristas e os pedestres respeitam os sinais de trânsito? Por quê?
3. Em seguida, as duplas apresentarão as discussões para toda a classe.
Momento 2
1 - Ainda em duplas, os alunos observarão a imagem abaixo, verificando
quais os erros dos pedestres e dos motoristas no trânsito. Os erros
serão marcados na figura e registrados, por escrito, no caderno de aula.
2 - Atividade de descoberta de palavras relacionadas a trânsito:
3 - Leitura do texto:
4 - Pintura da figura de acordo com o modelo de um semáforo:
Momento 3
O professor lerá o seguinte texto para os alunos:
CUIDADOS NO TRÂNSITO
Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar. Para
evitar esses acidentes temos que respeitar as leis de trânsito porque
elas foram feitas para auxiliar a todos. Por isso é importante prestar
bastante atenção nas dicas e cuidados no trânsito:
Preste muita atenção porque existem motoristas mal educados. Olhe para
os dois lados quando for atravessar e espere os veículos pararem.
Atravesse sempre na faixa de pedestres ou nas passarelas. Elas foram feitas para te ajudar.
Se a rua não tiver faixa nem semáforo atravesse em lugar reto e sem curvas para poder enxergar os carros.
- Ande na calçada. - Se não tiver calçada ande próximo ao muro da direção contrária dos veículos.
- Não corra ao atravessar a rua.
- Não coloque a cabeça ou braços para fora da janela e nem fique em pé
dentro do carro ou ônibus porque isso pode provocar acidentes.
- Se houver policiais ou agentes municipais de trânsito siga as suas orientações ou peça alguma instrução se tiver dúvidas.
- Se você vai para escola de ônibus, espere-o parar para poder entrar e sair.
- Evite brincadeiras que possam distrair o motorista.
- Use sempre cinto de segurança e ajude seus pais lembrando que todos devem usar o cinto de segurança.
- Se você tem menos de 10 anos, só pode sentar no banco de trás.
- Se for dar um passeio com seu animal cuide bem dele. Use a coleira para que ele não ande na direção dos carros.
- As crianças não podem brincar, andar de patins, skate ou bicicleta no
meio das ruas e próximo aos automóveis. Todos devem fazer essas
atividades no parque, clube, praça, jardim, quintal, campo ou na escola.
- Se a bola cair na rua não corra para buscá-la. Peça isso para adulto ou olhe se está vindo um carro antes de ir buscá-la.
- Menores de 18 anos não podem dirigir veículos ciclomotores.
Para ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do trânsito, devemos
seguir essas dicas e ensiná-las para todos. Afinal, um trânsito seguro
depende de todos nós!
Em seguida, dividirá a turma em grupos e entregará aleatoriamente um
conselho lido acima para cada grupo. Para tanto, o professor reproduzirá
as dicas em tiras de papel e as entregará para as equipes.
As equipes comentarão o conselho e o ilustrarão em uma folha de ofício, elaborando uma legenda escrita para a imagem.
Ao final será montada uma exposição dos desenhos.
Exemplo: Na dica: Não corra para atravessar a rua, os alunos poderão
ilustrar uma pessoa atravessando na faixa de segurança e escrever abaixo
do desenho a própria dica ou inventar uma legenda adequada como:
cuidado ao atravessar.
(Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-cuidados-no-transito.html)
Recursos Complementares:
O professor poderá apresentar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=MTZqgpogYDY
Avaliação: O professor avaliará se os alunos compreenderam a importância
de seguir normas no trânsito e o mecanismo de sinalização, através das
atividades em grupos sugeridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário