Projeto identidade
PROJETO IDENTIDADE
“Descobrindo o meu lugar no mundo, através do conhecimento de quem eu sou”
Projeto aplicado no ano de 2009, no CEMEI Raio de Sol, na Cidade de Guaratuba PR
Justificativa:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, a
criança como todo o ser humano é um sujeito social e histórico e faz
parte de uma organização familiar que está escrita em uma sociedade, com
de uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É
profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o
marca, por esse motivo justifica-se que esta instituição de ensino
desenvolva um projeto que estimule a criança a compreender o mundo de
sua maneira, especial e própria, a partir das relações que estabelecem
com a realidade em que vivem, como o meio familiar e com as pessoas com
quem necessitam se relacionar no cotidiano, propondo atividades que
sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que
colaborem para a formação de uma identidade autentica e respaldada em
valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na
construção de sua historia e da historia do outro.
Objetivos:
-
Resgatar a historia de vida do aluno, tendo como fator primordial a
elevação da sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como
sujeito da história;
-
Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual
pertencem ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e
valores);
-
Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de se e de
viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais,
religiosas) como em outras culturas e raças;
-
Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações harmoniosas e
conflitantes, na família e no trabalho, na produção e nas trocas;
- Fazer o aluno reconhecer a própria historia e a história da família, sentindo-se participante dela;
-
Promover a compreensão da historia como um processo que se constrói a
partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço;
- Respeitar as diferenças, evitando o preconceito;
- Trabalhar o esquema corporal para que a criança conheça seu próprio corpo;
-
Propiciar ao longo do desenvolvimento do projeto, momentos com jogos
para que melhor se desenvolva a função simbólica das crianças. Assim as
brincadeiras de casinhas, representações de papeis como o de pai, mãe,
bebê, filho, tia, avó, avô, professora, padeiro, açougueiro médico;
- Organizar um mural de fotografias;
- Construção do livro da vida (solicitar a ajuda dos pais para realizar essas atividades);
- Leitura para as crianças: ler junto com elas, disponibilizar vários livros possibilitando que as crianças escolham e comentem sobre a sua leitura.
Projeto identidade
PROJETO IDENTIDADE
“Descobrindo o meu lugar no mundo, através do conhecimento de quem eu sou”
Projeto aplicado no ano de 2009, no CEMEI Raio de Sol, na Cidade de Guaratuba PR
Justificativa:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, a
criança como todo o ser humano é um sujeito social e histórico e faz
parte de uma organização familiar que está escrita em uma sociedade, com
de uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É
profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o
marca, por esse motivo justifica-se que esta instituição de ensino
desenvolva um projeto que estimule a criança a compreender o mundo de
sua maneira, especial e própria, a partir das relações que estabelecem
com a realidade em que vivem, como o meio familiar e com as pessoas com
quem necessitam se relacionar no cotidiano, propondo atividades que
sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que
colaborem para a formação de uma identidade autentica e respaldada em
valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na
construção de sua historia e da historia do outro.
Objetivos:
-
Resgatar a historia de vida do aluno, tendo como fator primordial a
elevação da sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como
sujeito da história;
-
Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual
pertencem ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e
valores);
-
Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de se e de
viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais,
religiosas) como em outras culturas e raças;
-
Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações harmoniosas e
conflitantes, na família e no trabalho, na produção e nas trocas;
- Fazer o aluno reconhecer a própria historia e a história da família, sentindo-se participante dela;
-
Promover a compreensão da historia como um processo que se constrói a
partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço;
- Respeitar as diferenças, evitando o preconceito;
- Trabalhar o esquema corporal para que a criança conheça seu próprio corpo;
-
Propiciar ao longo do desenvolvimento do projeto, momentos com jogos
para que melhor se desenvolva a função simbólica das crianças. Assim as
brincadeiras de casinhas, representações de papeis como o de pai, mãe,
bebê, filho, tia, avó, avô, professora, padeiro, açougueiro médico;
- Organizar um mural de fotografias;
- Construção do livro da vida (solicitar a ajuda dos pais para realizar essas atividades);
- Leitura para as crianças: ler junto com elas, disponibilizar vários livros possibilitando que as crianças escolham e comentem sobre a sua leitura.
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