Projeto identidade

Projeto identidade


PROJETO IDENTIDADE



“Descobrindo o meu lugar no mundo, através do conhecimento de quem eu sou”



Projeto aplicado no ano de 2009, no CEMEI Raio de Sol, na Cidade de Guaratuba PR



Justificativa: Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, a criança como todo o ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está escrita em uma sociedade, com de uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca, por esse motivo justifica-se que esta instituição de ensino desenvolva um projeto que estimule a criança a compreender o mundo de sua maneira, especial e própria, a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, como o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autentica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção de sua historia e da historia do outro.



Objetivos:

- Resgatar a historia de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;

- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertencem ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);

- Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de se e de viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas) como em outras culturas e raças;

- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações harmoniosas e conflitantes, na família e no trabalho, na produção e nas trocas;

- Fazer o aluno reconhecer a própria historia e a história da família, sentindo-se participante dela;

- Promover a compreensão da historia como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço;

- Respeitar as diferenças, evitando o preconceito;

- Trabalhar o esquema corporal para que a criança conheça seu próprio corpo;

- Propiciar ao longo do desenvolvimento do projeto, momentos com jogos para que melhor se desenvolva a função simbólica das crianças. Assim as brincadeiras de casinhas, representações de papeis como o de pai, mãe, bebê, filho, tia, avó, avô, professora, padeiro, açougueiro médico;

-  Organizar um mural de fotografias;

- Construção do livro da vida (solicitar a ajuda dos pais para realizar essas atividades);

- Leitura para as crianças: ler junto com elas, disponibilizar vários livros possibilitando que as crianças escolham e comentem sobre a sua leitura.


Projeto identidade


PROJETO IDENTIDADE



“Descobrindo o meu lugar no mundo, através do conhecimento de quem eu sou”



Projeto aplicado no ano de 2009, no CEMEI Raio de Sol, na Cidade de Guaratuba PR



Justificativa: Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, a criança como todo o ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está escrita em uma sociedade, com de uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca, por esse motivo justifica-se que esta instituição de ensino desenvolva um projeto que estimule a criança a compreender o mundo de sua maneira, especial e própria, a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, como o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autentica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção de sua historia e da historia do outro.



Objetivos:

- Resgatar a historia de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;

- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertencem ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);

- Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de se e de viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas) como em outras culturas e raças;

- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações harmoniosas e conflitantes, na família e no trabalho, na produção e nas trocas;

- Fazer o aluno reconhecer a própria historia e a história da família, sentindo-se participante dela;

- Promover a compreensão da historia como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço;

- Respeitar as diferenças, evitando o preconceito;

- Trabalhar o esquema corporal para que a criança conheça seu próprio corpo;

- Propiciar ao longo do desenvolvimento do projeto, momentos com jogos para que melhor se desenvolva a função simbólica das crianças. Assim as brincadeiras de casinhas, representações de papeis como o de pai, mãe, bebê, filho, tia, avó, avô, professora, padeiro, açougueiro médico;

-  Organizar um mural de fotografias;

- Construção do livro da vida (solicitar a ajuda dos pais para realizar essas atividades);

- Leitura para as crianças: ler junto com elas, disponibilizar vários livros possibilitando que as crianças escolham e comentem sobre a sua leitura.



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