ATIVIDADE EDUCATIVA - CRUZADINHA CORONAVÍRUS

O novo coronavírus já causou várias mortes na China e fora dela o vírus segue se espalhando e o número de casos no Brasil passa de 70. OMS pede que países redobrem comprometimento com o combate à doença.

Os passatempos devem fazer parte das diversas estratégias de ensino. Esta cruzadinha enfatiza palavras, que falam sobre o coronavírus, sintomas, prevenções, etc..


É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, inclusive o uso de cruzadinhas em sala de aula.

De acordo com a BNCC, este tema de coronavírus tem como tema, vida em evolução.O objeto de conhecimento é microrganismos. 

A habilidade proposta é: 

- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.   

As capacidades de partir palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas palavras trocando letras e outros, são essenciais.

As habilidades propostas da BNCC: 

-(EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. 
-(EF01LP31) Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas. 
             


O novo coronavírus já causou várias mortes na China e fora dela o vírus segue se espalhando e o número de casos no Brasil passa de 70. OMS pede que países redobrem comprometimento com o combate à doença.

Os passatempos devem fazer parte das diversas estratégias de ensino. Esta cruzadinha enfatiza palavras, que falam sobre o coronavírus, sintomas, prevenções, etc..


É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, inclusive o uso de cruzadinhas em sala de aula.

De acordo com a BNCC, este tema de coronavírus tem como tema, vida em evolução.O objeto de conhecimento é microrganismos. 

A habilidade proposta é: 

- (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.   

As capacidades de partir palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas palavras trocando letras e outros, são essenciais.

As habilidades propostas da BNCC: 

-(EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. 
-(EF01LP31) Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas. 
             



Nenhum comentário:

Postar um comentário