PLANO DE AULA - DIA DO ÍNDIO
3º ANO FUNDAMENTAL
NATUREZA E SOCIEDADE- ARTES
EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA
ÁREA DO CONHECIMENTO
Natureza e sociedade, Educação Física, Matemática e artes
OBJETIVOS
Conhecer, valorizar e respeitar os diferentes aspectos culturais de cada povo;
Identificar a influência da cultura indígena em nossa sociedade;
Potencializar a criatividade e imaginação;
Desenvolver raciocínio e atenção;
Estimular a oralidade;
Conhecer diferentes etnias indígenas brasileiras e refletir sobre como elas são importantes para a formação da população do Brasil.
Resolver Situações problemas
DESENVOLVIMENTO
DIA
DO ÍNDIO 19 DE ABRIL
Os
índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Eles vivem em grupos chamados
tribos.
Os
índios têm vários costumes diferentes dos nossos.
Eles
moram em cabanas chamadas de ocas. Várias ocas formam uma aldeia chamada Taba.
Os
índios alimentam-se de produtos que cultivam, de frutos colhidos na mata e de
animais que caçam e pescam.
Para
caçar e pescar, usam arcos, flechas e lanças, feitos por eles mesmos.
Os
índios pintam o corpo e se enfeitam com colares e penas coloridas. Suas festas
São
alegres, com muita música e dança.
Hoje
existem poucas tribos indígenas no Brasil.
A
FUNAI é um órgão criado pelo governo para proteger e valorizar o índio. FUNAI
significa: fundação Nacional do índio.
Interpretação do texto
- Em que dia se comemora o Dia do Índio?
- Como vivem os índios?
- De que se alimentam os índios que vivem nas tribos?
- O que significa FUNAI?
- O que os índios usam para caçar e pescar?
- Na sua opinião, porque existem poucas tribos indígenas no Brasil?
- Depois da leitura do texto e da conversa em sala de aula sobre o assunto, o que você acha que podemos aprender com esses povos?
- Realize uma pesquisa informativa sobre a atual situação dos índios no Brasil, como e onde vivem.
Em equipes, ilustrar a vida do índio com recorte, colagem e papel criativo,
Achei no notebookdaprof
Achei no notebookdaprof
Achei no notebookdaprof
BRINCADEIRAS PARA O DIA DO ÍNDIO
PETECA
Cada time ficará de um lado da quadra. As regras são as mesmas do vôlei:
a peteca não pode tocar na rede e a equipe adversária tem até três
toques para devolvê-la para o outro lado da quadra. Quando uma das
equipes deixar a peteca cair no chão, a equipe adversária ganha o ponto e
o direito ao lançamento.
CIRCUITO DE HABILIDADES MOTORAS
Considerando que a maioria dos índios vive na mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
BRINCADEIRA DA PONTE
Material: Banco sueco.
Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços
BRINCADEIRA DO RIO
Material: Colchonetes.
Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
Dica de impulsão: usar o braço
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)
BRINCADEIRA DE ÁRVORES COM FRUTAS
Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo
BRINCADEIRA DE TEIA DE ARANHA
Material: corda elástica.
Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
Brincadeira do Caminho da onça:
Material: Cordas, arcos e cones.
Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa,
pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)
Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.
Conversa final: O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
Achei no atividadesparaprofessores
DOBRADURA
Realizar dobradura do Índio ou o rosto do índio no prato de papel:
SITUAÇÕES PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
1) Iraci tem 243 penas para um cocar e seu primo Ubiratan tem 125. Quantas penas eles tem ao todo?
2) Um cacique tem 1.052 flechas e 263 arcos. Quantas unidades ele tem no total?
3) Um pajé possui 839 pacotes de ervas medicinais em sua oca. Fez uma
doação de 536. Quantos pacotes de ervas medicinais ele ainda tem?
4) Iara plantou na aldeia 107 pés de milho. Depois de um temporal, 39 pés de milho morreram. Quantos pés de milho sobraram?
5) A índia Maiara colheu mandiocas e colocou 124 em cada cesto.
Quantas raízes de mandioca ela colocou ao todo se ela tem 3 cestos?
6) Para uma viagem 27 índios foram pelo rio de canoa. A tribo possui 3 canoas. Quantos índios foram em cada uma?
7) O índio Porã pescou 106 peixes em uma semana. Quanto pescará se na semana seguinte ele pescar o dobro?
PLANO DE AULA - DIA DO ÍNDIO
3º ANO FUNDAMENTAL
NATUREZA E SOCIEDADE- ARTES
EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA
ÁREA DO CONHECIMENTO
Natureza e sociedade, Educação Física, Matemática e artes
OBJETIVOS
Conhecer, valorizar e respeitar os diferentes aspectos culturais de cada povo;
Identificar a influência da cultura indígena em nossa sociedade;
Potencializar a criatividade e imaginação;
Desenvolver raciocínio e atenção;
Estimular a oralidade;
Conhecer diferentes etnias indígenas brasileiras e refletir sobre como elas são importantes para a formação da população do Brasil.
Resolver Situações problemas
DESENVOLVIMENTO
DIA
DO ÍNDIO 19 DE ABRIL
Os
índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Eles vivem em grupos chamados
tribos.
Os
índios têm vários costumes diferentes dos nossos.
Eles
moram em cabanas chamadas de ocas. Várias ocas formam uma aldeia chamada Taba.
Os
índios alimentam-se de produtos que cultivam, de frutos colhidos na mata e de
animais que caçam e pescam.
Para
caçar e pescar, usam arcos, flechas e lanças, feitos por eles mesmos.
Os
índios pintam o corpo e se enfeitam com colares e penas coloridas. Suas festas
São
alegres, com muita música e dança.
Hoje
existem poucas tribos indígenas no Brasil.
A
FUNAI é um órgão criado pelo governo para proteger e valorizar o índio. FUNAI
significa: fundação Nacional do índio.
Interpretação do texto
- Em que dia se comemora o Dia do Índio?
- Como vivem os índios?
- De que se alimentam os índios que vivem nas tribos?
- O que significa FUNAI?
- O que os índios usam para caçar e pescar?
- Na sua opinião, porque existem poucas tribos indígenas no Brasil?
- Depois da leitura do texto e da conversa em sala de aula sobre o assunto, o que você acha que podemos aprender com esses povos?
- Realize uma pesquisa informativa sobre a atual situação dos índios no Brasil, como e onde vivem.
Em equipes, ilustrar a vida do índio com recorte, colagem e papel criativo,
Achei no notebookdaprof
Achei no notebookdaprof
Achei no notebookdaprof
BRINCADEIRAS PARA O DIA DO ÍNDIO
PETECA
Cada time ficará de um lado da quadra. As regras são as mesmas do vôlei:
a peteca não pode tocar na rede e a equipe adversária tem até três
toques para devolvê-la para o outro lado da quadra. Quando uma das
equipes deixar a peteca cair no chão, a equipe adversária ganha o ponto e
o direito ao lançamento.
CIRCUITO DE HABILIDADES MOTORAS
Considerando que a maioria dos índios vive na mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta
BRINCADEIRA DA PONTE
Material: Banco sueco.
Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços
BRINCADEIRA DO RIO
Material: Colchonetes.
Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
Dica de impulsão: usar o braço
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)
BRINCADEIRA DE ÁRVORES COM FRUTAS
Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo
BRINCADEIRA DE TEIA DE ARANHA
Material: corda elástica.
Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
Brincadeira do Caminho da onça:
Material: Cordas, arcos e cones.
Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa,
pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)
Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.
Conversa final: O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
Achei no atividadesparaprofessores
DOBRADURA
Realizar dobradura do Índio ou o rosto do índio no prato de papel:
SITUAÇÕES PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
1) Iraci tem 243 penas para um cocar e seu primo Ubiratan tem 125. Quantas penas eles tem ao todo?
2) Um cacique tem 1.052 flechas e 263 arcos. Quantas unidades ele tem no total?
3) Um pajé possui 839 pacotes de ervas medicinais em sua oca. Fez uma
doação de 536. Quantos pacotes de ervas medicinais ele ainda tem?
4) Iara plantou na aldeia 107 pés de milho. Depois de um temporal, 39 pés de milho morreram. Quantos pés de milho sobraram?
5) A índia Maiara colheu mandiocas e colocou 124 em cada cesto.
Quantas raízes de mandioca ela colocou ao todo se ela tem 3 cestos?
6) Para uma viagem 27 índios foram pelo rio de canoa. A tribo possui 3 canoas. Quantos índios foram em cada uma?
7) O índio Porã pescou 106 peixes em uma semana. Quanto pescará se na semana seguinte ele pescar o dobro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário