PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS
CONTEÚDOS:
Leitura e Interpretação
Uso dos Porquês
Composição visual bidimensional
OBJETIVOS:
Realizar a leitura e a interpretação de texto
Conhecer as quatro formas possíveis para a escrita dessa expressão: Porque, por que, porquê, por quê
Relacionar as formas aos usos.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula.
Realizar com a turma a leitura e a ilustração do poema:
“Por ques” e “porques” engraçados
Porque você dorme.
Por que o leão fugiu?
Porque encontrou a jaula aberta.
Por que o pinto pia?
Porque, não sabe falar.
Por que o galo briga?
Porque a galinha não está no galinheiro.
Por que aquele cachorro não late?
Porque é um cachorro quente.
Por que a xícara tem asas mas não voa?
Porque não é uma ave.
Por que o elefante pesa toneladas?
Porque come muito.
Clélia Márcia
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor do texto?
R.:
3) Quantas frases possui o texto?
R.:
4) Em sua opinião o que levou a autora a dar este título ao texto?
R.:
Fique ligado!
Por que: no inicio e meio de perguntas;
Por quê: no fim de perguntas;
Porque: para responder uma pergunta;
Porquê: quando significar razão ou motivo.
R.:
6) Complete as frases abaixo com o “por que” correto:
a) Carol está triste. Posso saber _______________________?
b) _______________________ Marta chegou atrasada?
c) Mamãe está feliz _______________________ vai ao cinema.
d) Qual será o _______________________ de toda aquela multidão?
7) Complete com (porque, por que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:
a) Quero saber _______________ você está assim. (pergunta indireta)
b) Foi aprovado e não sabe _____________________. (por qual motivo)
c) ______________ está tão feliz. ( pergunta direta)
d) Vitória não foi a festa ______________________ não tem vestido. (explicação)
e) Ignoram o __________________ da sua escolha. (o motivo = substantivo)
f) São difíceis os caminhos _________________ caminhei. (pelos quais)
g) Não veio a faculdade _________________ carona? ( pergunta propondo resposta)
h) Não viajou, _______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)
i) _______________ as pessoas vivem brigando? (pergunta direta)
j) Não viajou _____________? (frase interrogativa)
k) Ele viajou _____________ foi chamado para uma festa. (uma vez que)
l) Ela deve estar na escola ______________ está no horário. (resposta)
m) A mãe quer um ____________ de tanto choro. (substantivo)
n) Ana não veio a aula ______________ não tem caderno. (pois)
o) Muitos reclamaram, mas não havia ________________. (por qual motivo)
Achei no acessaber.com
7) Crie um frase para cada uso dos porquês:
Atividade interativa. Recorte, cole em seu caderno apenas no traço em
negrito na vertical, e onde está tracejado você não deverá colar, apenas
dobrar, escreva as frases nas linhas do seu caderno.
PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS
CONTEÚDOS:
Leitura e Interpretação
Uso dos Porquês
Composição visual bidimensional
OBJETIVOS:
Realizar a leitura e a interpretação de texto
Conhecer as quatro formas possíveis para a escrita dessa expressão: Porque, por que, porquê, por quê
Relacionar as formas aos usos.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula.
Realizar com a turma a leitura e a ilustração do poema:
“Por ques” e “porques” engraçados
Porque você dorme.
Por que o leão fugiu?
Porque encontrou a jaula aberta.
Por que o pinto pia?
Porque, não sabe falar.
Por que o galo briga?
Porque a galinha não está no galinheiro.
Por que aquele cachorro não late?
Porque é um cachorro quente.
Por que a xícara tem asas mas não voa?
Porque não é uma ave.
Por que o elefante pesa toneladas?
Porque come muito.
Clélia Márcia
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor do texto?
R.:
3) Quantas frases possui o texto?
R.:
4) Em sua opinião o que levou a autora a dar este título ao texto?
R.:
Fique ligado!
Por que: no inicio e meio de perguntas;
Por quê: no fim de perguntas;
Porque: para responder uma pergunta;
Porquê: quando significar razão ou motivo.
R.:
6) Complete as frases abaixo com o “por que” correto:
a) Carol está triste. Posso saber _______________________?
b) _______________________ Marta chegou atrasada?
c) Mamãe está feliz _______________________ vai ao cinema.
d) Qual será o _______________________ de toda aquela multidão?
7) Complete com (porque, por que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:
a) Quero saber _______________ você está assim. (pergunta indireta)
b) Foi aprovado e não sabe _____________________. (por qual motivo)
c) ______________ está tão feliz. ( pergunta direta)
d) Vitória não foi a festa ______________________ não tem vestido. (explicação)
e) Ignoram o __________________ da sua escolha. (o motivo = substantivo)
f) São difíceis os caminhos _________________ caminhei. (pelos quais)
g) Não veio a faculdade _________________ carona? ( pergunta propondo resposta)
h) Não viajou, _______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)
i) _______________ as pessoas vivem brigando? (pergunta direta)
j) Não viajou _____________? (frase interrogativa)
k) Ele viajou _____________ foi chamado para uma festa. (uma vez que)
l) Ela deve estar na escola ______________ está no horário. (resposta)
m) A mãe quer um ____________ de tanto choro. (substantivo)
n) Ana não veio a aula ______________ não tem caderno. (pois)
o) Muitos reclamaram, mas não havia ________________. (por qual motivo)
Achei no acessaber.com
7) Crie um frase para cada uso dos porquês:
Atividade interativa. Recorte, cole em seu caderno apenas no traço em
negrito na vertical, e onde está tracejado você não deverá colar, apenas
dobrar, escreva as frases nas linhas do seu caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário