PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS


PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa e Artes

CONTEÚDOS:
Leitura e Interpretação
Uso dos Porquês
Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Realizar a leitura e a interpretação de texto
Conhecer as quatro formas possíveis para a escrita dessa expressão: Porque, por que, porquê, por quê
Relacionar as formas aos usos.

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula.
Realizar com a turma a leitura e a ilustração do poema:


“Por ques” e “porques” engraçados
Por que você acorda?
Porque você dorme.

Por que o leão fugiu?
Porque encontrou a jaula aberta.

Por que o pinto pia?
Porque, não sabe falar.

Por que o galo briga?
Porque a galinha não está no galinheiro.

Por que aquele cachorro não late?
Porque é um cachorro quente.

Por que a xícara tem asas mas não voa?
Porque não é uma ave.

Por que o elefante pesa toneladas?
Porque come muito.

Clélia Márcia

Atividades

1)    Qual é o título do texto?
R.:
2)    Quem é o autor do texto?
R.:
3)    Quantas frases possui o texto?
R.:
4)    Em sua opinião o que levou a autora a dar este título ao texto?
R.:

Fique ligado!
Por que: no inicio e meio de perguntas;
Por quê: no fim de perguntas;
Porque: para responder uma pergunta;
Porquê: quando significar razão ou motivo.

 5)    Agora é sua vez, crie uma pergunta e uma resposta engraçadas utilizando os “por quês”.
R.:

6)    Complete as frases abaixo com o “por que” correto:
a)    Carol está triste. Posso saber  _______________________?
b)    _______________________ Marta chegou atrasada?
c)    Mamãe está feliz _______________________ vai ao cinema.
d)    Qual será o _______________________ de toda aquela multidão?

7)   Complete com (porque, por que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:

a)    Quero saber _______________ você está assim. (pergunta indireta)

b)    Foi aprovado e não sabe _____________________. (por qual motivo)

c)    ______________ está tão feliz. ( pergunta direta)

d)    Vitória não foi a festa ______________________ não tem vestido. (explicação)

e)    Ignoram o __________________ da sua escolha. (o motivo = substantivo)

f)     São difíceis os caminhos _________________ caminhei. (pelos quais)

g)    Não veio a faculdade _________________ carona? ( pergunta propondo resposta)

h)    Não viajou, _______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)

i)     _______________ as pessoas vivem brigando? (pergunta direta)

j)      Não viajou _____________? (frase interrogativa)

k)    Ele viajou _____________ foi chamado para uma festa. (uma vez que)

l)      Ela deve estar na escola ______________ está no horário. (resposta)

m)  A mãe quer um ____________ de tanto choro. (substantivo)

n)    Ana não veio a aula ______________ não tem caderno. (pois)

o)    Muitos reclamaram, mas não havia ________________. (por qual motivo)
Achei no acessaber.com
7) Crie um frase para cada uso dos porquês:
Atividade interativa. Recorte, cole em seu caderno apenas no traço em negrito na vertical, e onde está tracejado você não deverá colar, apenas dobrar, escreva as frases nas linhas do seu caderno.




PLANO DE AULA - 5º Ano - USO DOS PORQUÊS
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa e Artes

CONTEÚDOS:
Leitura e Interpretação
Uso dos Porquês
Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Realizar a leitura e a interpretação de texto
Conhecer as quatro formas possíveis para a escrita dessa expressão: Porque, por que, porquê, por quê
Relacionar as formas aos usos.

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula.
Realizar com a turma a leitura e a ilustração do poema:


“Por ques” e “porques” engraçados
Por que você acorda?
Porque você dorme.

Por que o leão fugiu?
Porque encontrou a jaula aberta.

Por que o pinto pia?
Porque, não sabe falar.

Por que o galo briga?
Porque a galinha não está no galinheiro.

Por que aquele cachorro não late?
Porque é um cachorro quente.

Por que a xícara tem asas mas não voa?
Porque não é uma ave.

Por que o elefante pesa toneladas?
Porque come muito.

Clélia Márcia

Atividades

1)    Qual é o título do texto?
R.:
2)    Quem é o autor do texto?
R.:
3)    Quantas frases possui o texto?
R.:
4)    Em sua opinião o que levou a autora a dar este título ao texto?
R.:

Fique ligado!
Por que: no inicio e meio de perguntas;
Por quê: no fim de perguntas;
Porque: para responder uma pergunta;
Porquê: quando significar razão ou motivo.

 5)    Agora é sua vez, crie uma pergunta e uma resposta engraçadas utilizando os “por quês”.
R.:

6)    Complete as frases abaixo com o “por que” correto:
a)    Carol está triste. Posso saber  _______________________?
b)    _______________________ Marta chegou atrasada?
c)    Mamãe está feliz _______________________ vai ao cinema.
d)    Qual será o _______________________ de toda aquela multidão?

7)   Complete com (porque, por que, porquê ou por quê) de acordo com o que se pede:

a)    Quero saber _______________ você está assim. (pergunta indireta)

b)    Foi aprovado e não sabe _____________________. (por qual motivo)

c)    ______________ está tão feliz. ( pergunta direta)

d)    Vitória não foi a festa ______________________ não tem vestido. (explicação)

e)    Ignoram o __________________ da sua escolha. (o motivo = substantivo)

f)     São difíceis os caminhos _________________ caminhei. (pelos quais)

g)    Não veio a faculdade _________________ carona? ( pergunta propondo resposta)

h)    Não viajou, _______________não tinha dinheiro. (pois) ( explicação)

i)     _______________ as pessoas vivem brigando? (pergunta direta)

j)      Não viajou _____________? (frase interrogativa)

k)    Ele viajou _____________ foi chamado para uma festa. (uma vez que)

l)      Ela deve estar na escola ______________ está no horário. (resposta)

m)  A mãe quer um ____________ de tanto choro. (substantivo)

n)    Ana não veio a aula ______________ não tem caderno. (pois)

o)    Muitos reclamaram, mas não havia ________________. (por qual motivo)
Achei no acessaber.com
7) Crie um frase para cada uso dos porquês:
Atividade interativa. Recorte, cole em seu caderno apenas no traço em negrito na vertical, e onde está tracejado você não deverá colar, apenas dobrar, escreva as frases nas linhas do seu caderno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário