PLANO DE AULA - MEDIDAS DE COMPRIMENTO
4º Ano
Disciplinas: Matemática
Conteúdos:
Medidas de comprimento
As quatro operações - Adição - subtração - multiplicação e divisão
Objetivos:
* Conhecer e perceber a utilidade das Medidas de comprimento
Desenvolvimento
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo m (lê-se metro).
Medidas maiores que o metro: Quilômetro
1000 m = 1 km (quilometro)
Medidas menores Que o metro: Centímetro.
1 m = 100 cm (centímetro) – Utilizar o centímetro na questão de usabilidade. (Milímetro - mm)
ATIVIDADES
1. Escreva em seu caderno a unidade de medida de comprimento mais apropriada para cada item.
a) A largura de uma caneta. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________ (milímetro)
b) A largura de um portão de garagem. ______________ (metro)
c) A distância entre duas cidades. ______________ (quilômetro)
d) O tamanho do sapato de um adulto. ______________ (centímetro)
e) O comprimento de um caminhão. ______________ (metro)
f) O comprimento de uma formiga. ______________ (milímetro)
2. Escreva por extenso a medida indicada em cada um dos itens seguintes.
a) 32 km______________________________________________________
b) 48 cm______________________________________________________
c) 5000 m_____________________________________________________
d) 600 km____________________________________________________
e) 3600 m_____________________________________________________
f) 12 cm_____________________________________________________
g) 36 mm_____________________________________________________
h) 6,8 cm:____________________________________________________
i) 4,3m:______________________________________________________
j) 12,6 Km:___________________________________________________
k) 2,6 dm:
3. Responda:
a) A unidade fundamental das medidas de comprimento é o __________________
b) O múltiplo do metro que é mais utilizado é o __________________
c) O submúltiplo mais utilizado do metro é __________________
d) Medimos uma estrada em __________________
e) Medimos um tecido em __________________
f) Medimos um lápis em __________________
4) Complete as lacunas como se pede:
a) 5 km= ___________ m
b) 0,5 km= ___________ m
c) 50 cm= ___________ m
d) 1,5 km= ___________ m
e) 5 km= ___________ m
f) 9 m= ___________ cm
3) Responda:
a) O que usamos para medir o comprimento?
b) Quantos centímetros tem um metro?
c) Quantos centímetros tem meio metro?
d) Um metro e meio tem quantos centímetros?
e) Meça sua altura e anote-a em centímetros.
f) Um metro de fita custa R$ 3,50. Se eu preciso de 7,5 metros, quanto eu vou gastar?
g) Pedro andou 3.750 metros e Marcelo andou 3,6 km. Quem foi mais longe?
h) Vinicius comprou 5 metros de tecido por R$ 25,00. Quanto custa cada metro de tecido?
i) João irá construir uma parede reta, qual unidade de medida deverá utilizar?
j) Quais as medidas principais que uma costureira deverá obter para que a roupa fique perfeita?
4) Desenhe segmentos de reta com as seguintes medidas:
a) 2cm
b) 10mm
c) 40mm
d) 5cm
e) 10cm
f) 3mm
Medidas de Comprimento
1. Quantos centímetros faltam para completar um metro?
50 centímetros:
40 centímetros:
30 centímetros :
2. Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos metros compramos juntos?
a. ( ) 6 metros
b. ( ) 8 metros
c. ( )4 metros
3. Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?
a. ( ) 166 metros
b. ( )160 metros
c. ( )150 metros
4. Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?
a. ( ) 12 metros
b. ( ) 13 metros
c. ( ) 14 metros
5. Coloque um (x) no que pode ser medido com: trena, fita métrica ou régua:
a. ( ) tecido
b. ( ) estradas
c. ( ) ruas
d. ( ) feijão
e. ( ) muros
f. ( ) arroz
g. ( ) linha
6. A rua da escola Rondon mede 46 metros. A rua da casa da Jéssica mede 34 metros. Quantos metros medem as duas ruas juntas?
a. ( ) 80 metros
b. ( ) 60 metros
c. ( ) 50 metros
7. Comprei 56 metros de tecido para fazer 4 cortinas do mesmo tamanho. Elas serão colocadas na sala de aula das minhas filhas. Quantos metros terá cada cortina?
a. ( ) 12 metros
b. ( ) 13 metros
c. ( ) 14 metros
fita métrica para imprimir e montar com os alunos
PLANO DE AULA - MEDIDAS DE COMPRIMENTO
4º Ano
Disciplinas: Matemática
Conteúdos:
Medidas de comprimento
As quatro operações - Adição - subtração - multiplicação e divisão
Objetivos:
* Conhecer e perceber a utilidade das Medidas de comprimento
Desenvolvimento
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo m (lê-se metro).
Medidas maiores que o metro: Quilômetro
1000 m = 1 km (quilometro)
Medidas menores Que o metro: Centímetro.
1 m = 100 cm (centímetro) – Utilizar o centímetro na questão de usabilidade. (Milímetro - mm)
ATIVIDADES
1. Escreva em seu caderno a unidade de medida de comprimento mais apropriada para cada item.
a) A largura de uma caneta. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________ (milímetro)
b) A largura de um portão de garagem. ______________ (metro)
c) A distância entre duas cidades. ______________ (quilômetro)
d) O tamanho do sapato de um adulto. ______________ (centímetro)
e) O comprimento de um caminhão. ______________ (metro)
f) O comprimento de uma formiga. ______________ (milímetro)
2. Escreva por extenso a medida indicada em cada um dos itens seguintes.
a) 32 km______________________________________________________
b) 48 cm______________________________________________________
c) 5000 m_____________________________________________________
d) 600 km____________________________________________________
e) 3600 m_____________________________________________________
f) 12 cm_____________________________________________________
g) 36 mm_____________________________________________________
h) 6,8 cm:____________________________________________________
i) 4,3m:______________________________________________________
j) 12,6 Km:___________________________________________________
k) 2,6 dm:
3. Responda:
a) A unidade fundamental das medidas de comprimento é o __________________
b) O múltiplo do metro que é mais utilizado é o __________________
c) O submúltiplo mais utilizado do metro é __________________
d) Medimos uma estrada em __________________
e) Medimos um tecido em __________________
f) Medimos um lápis em __________________
4) Complete as lacunas como se pede:
a) 5 km= ___________ m
b) 0,5 km= ___________ m
c) 50 cm= ___________ m
d) 1,5 km= ___________ m
e) 5 km= ___________ m
f) 9 m= ___________ cm
3) Responda:
a) O que usamos para medir o comprimento?
b) Quantos centímetros tem um metro?
c) Quantos centímetros tem meio metro?
d) Um metro e meio tem quantos centímetros?
e) Meça sua altura e anote-a em centímetros.
f) Um metro de fita custa R$ 3,50. Se eu preciso de 7,5 metros, quanto eu vou gastar?
g) Pedro andou 3.750 metros e Marcelo andou 3,6 km. Quem foi mais longe?
h) Vinicius comprou 5 metros de tecido por R$ 25,00. Quanto custa cada metro de tecido?
i) João irá construir uma parede reta, qual unidade de medida deverá utilizar?
j) Quais as medidas principais que uma costureira deverá obter para que a roupa fique perfeita?
4) Desenhe segmentos de reta com as seguintes medidas:
a) 2cm
b) 10mm
c) 40mm
d) 5cm
e) 10cm
f) 3mm
Medidas de Comprimento
1. Quantos centímetros faltam para completar um metro?
50 centímetros:
40 centímetros:
30 centímetros :
2. Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos metros compramos juntos?
a. ( ) 6 metros
b. ( ) 8 metros
c. ( )4 metros
3. Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?
a. ( ) 166 metros
b. ( )160 metros
c. ( )150 metros
4. Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?
a. ( ) 12 metros
b. ( ) 13 metros
c. ( ) 14 metros
5. Coloque um (x) no que pode ser medido com: trena, fita métrica ou régua:
a. ( ) tecido
b. ( ) estradas
c. ( ) ruas
d. ( ) feijão
e. ( ) muros
f. ( ) arroz
g. ( ) linha
6. A rua da escola Rondon mede 46 metros. A rua da casa da Jéssica mede 34 metros. Quantos metros medem as duas ruas juntas?
a. ( ) 80 metros
b. ( ) 60 metros
c. ( ) 50 metros
7. Comprei 56 metros de tecido para fazer 4 cortinas do mesmo tamanho. Elas serão colocadas na sala de aula das minhas filhas. Quantos metros terá cada cortina?
a. ( ) 12 metros
b. ( ) 13 metros
c. ( ) 14 metros
fita métrica para imprimir e montar com os alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário